Os principais diretores do cinema brasileiro também resolveram lançar um manifesto à nação, em resposta aos militares da reserva. Em defesa da implantação da Comissão da Verdade, o Manifesto dos Cineastas Brasileiros já foi assinado por 110 cineastas.
###
TEXTO DO MANIFESTO
Nós, cineastas brasileiros, expressamos a nossa preocupação com as frequentes manifestações de militares confrontando as instituições democráticas e o próprio estado de direito. Todos os cidadãos brasileiros têm o direito de conhecer o que foram os 21 anos de ditadura militar instaurada com o golpe de 1964.
É preciso que a Comissão da Verdade, instituída para esclarecer fatos obscuros daquele período, em que foram cometidas graves violências institucionais, perseguições, torturas e assassinatos, tenha plenas condições e apoio da sociedade brasileira para realizar essa tarefa histórica.
Repudiamos os ataques desses setores minoritários das Forças Armadas brasileiras, que de forma alguma irão obstruir as investigações que devem ser iniciadas o quanto antes. Estaremos atentos para que tal comissão seja composta por pessoas comprometidas com a democracia e com a verdade.
Sergio Caldieri
07 de março de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário