"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 6 de setembro de 2011

A PANELA ESTÁ FERVENDO


Abaixo uma reportagem do UOL, com calendário das mobilizações que estão sendo criadas nas redes sociais.

Não precisamos ir dispostos a gritar, pular como macaquitos, fazer discurso ou qualquer coisa parecida. Basta nossa presença, nem que seja para dar um olá e conhecer as pessoas com quem lidamos todos os dias sem saber quem são, como somos, pois nossa verdadeira imagem está escondida atrás de fotos cuidadosamente escolhidas (a minha, inclusive).

POR FAVOR,
VAMOS AO MENOS COMPARECER
PARA MOSTRAR QUE ESTAMOS VIVOS,
QUE TEMOS CÉREBRO E NÃO NOS SUJEITAMOS
AO PAPEL IDIOTIZADO QUE ESTÃO NOS IMPONDO.


Milhares de internautas estão tentando organizar, por meio das redes sociais, o maior protesto contra a corrupção desde o movimento dos caras pintadas, que ajudou a derrubar o ex-presidente Fernando Collor, em 1992. Os atos estão marcados para esta quarta-feira (7), Dia da Independência, em todas as capitais e também em cidades do interior.

No Facebook, até a noite dessa segunda-feira (5), haviam sido convocados quase 300 eventos do tipo, alguns deles com milhares de presenças confirmadas. Também foi criado um blog, o "Brasil+Ético", que tenta reunir todas as manifestações que irão acontecer no país –clique aqui para ver o calendário.

Os três eventos com o maior número de participantes confirmados no Facebook são o “Manifesto contra a corrupção no Brasil”, com mais de 30 mil confirmações; “Reação contra corrupção – O Brasil de luto”, com cerca de 25 mil participantes; e “Caras pintadas contra a corrupção”, com mais de 20 mil participações confirmadas.

O brasiliense Giderclay Zeballos, um dos criadores da comunidade mais popular do Facebook, afirma que o grupo surgiu da mobilização de cidadãos comuns diante das denúncias de corrupção, como as recentes ocorridas nos ministérios dos Transportes, do Turismo e da Agricultura. “A corrupção virou uma doença no Brasil. Sentimos que temos que fazer alguma coisa”, disse Zeballos.

Segundo ele, os próprios organizadores estão arrecadando com amigos e parentes recursos para a compra de material para a manifestação, como faixas e tintas.
O grupo pede que os participantes levem spray, apitos, balões e tinta para pintar o rosto durante a marcha. “Não carregue bandeira de nenhum partido, a bandeira que devemos carregar é apenas a do Brasil, que é o nosso interesse comum”, diz texto na página do evento.

Protestos

Em Brasília, o protesto está marcado para as 10h, no Museu da Nacional, onde será realizado o tradicional desfile da Independência. Há manifestações convocadas para a Praça dos Três Poderes e para o Congresso Nacional.

Em São Paulo, o ato está marcado para começar às 9h, no vão livre do Masp, na avenida Paulista. No Rio de Janeiro, a manifestação foi convocada para a avenida Rio Branco, no centro, também a partir de 9h.

Os organizadores do evento se dizem apartidários e, inclusive, pedem que partidos políticos não participem das manifestações. Em geral, o tom é patriótico, e pede-se aos possíveis participantes que vão aos atos trajando roupas pretas, simbolizando o luto.

Não há uma pauta clara de reivindicações, mas, em comum, todos os eventos e grupos criticam a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) e o voto secreto, e apoiam a “faxina” de Dilma Rousseff nos ministérios. Outros temas que aparecem são a instalação da CPI da Corrupção e pedidos para que a corrupção se torne crime hediondo.

As manifestações também estão sendo divulgadas via Orkut e Twitter. Na rede de microblogs, as hashtags utilizadas são #todoscontraacorrupcao, #LutopeloBrasil, #setembronegro, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário