"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 8 de março de 2013

A INDÚSTRIA DA CELULOSE USA DIA DA MULHER PARA DESTRUIR EUCALIPTOS


As esquerdas odeiam eucaliptos. Descobri isto há uns bons quarenta anos. Eu vivia em Florianópolis e passeava pela ilha com uma amiga que havia descoberto o marxismo, depois de velha, em Berlim. Ao passarmos por um "caliperal", como dizem os ilhéus, ela me bombardeou com invectivas contra os eucaliptos. Que era uma árvore alienígena, que destruía a flora nativa, que destruía a agricultura, só faltou dizer que era uma árvore imperialista. Eu, que havia nascido sob frondes amigas de eucaliptos, que sinto cheiro de infância quando esmago folhas de eucalipto nas mãos, estava perplexo. Seu ódio aos eucaliptos nascera em Berlim, nos anos 70. Não por acaso, na época em que a pasta de celulose derivada do eucalipto surgira pela primeira vez em escala industrial. Em conversas ocasionais com gente de esquerda, sempre constatei esta ojeriza aos eucaliptos. Antes de a indústria da celulose tê-los descoberto, ninguém os odiava.

Alguém lembra ainda da Aracruz? Ou Aracruz já não diz mais nada para ninguém? Em 2006, duas mil mulheres de um movimento ligado ao MST, o tal de Via Campesina, comemoraram o Dia Internacional da Mulher destruindo um laboratório e um viveiro de mudas de eucaliptos da Aracruz Celulose em Barra do Ribeiro (RS). Vinte anos de pesquisa e alguns milhões de dólares foram jogados ao lixo. Último resquício aguerrido de um marxismo que já é cadáver em países desenvolvidos, o MST desde há muito tenta empurrar o País rumo às trevas dos regimes comunistas. As viúvas do comunismo alegam que o eucalipto estaria transformando o campo em um deserto verde. O oxímoro é típico de europeu, que não conhece a geografia do Sul. A pampa gaúcha, uruguaia e argentina sempre foi um deserto verde e jamais ocorreu a celerado algum destruir a pampa. Felizes os povos que desfrutam de desertos verdes.

Não por acaso, assessoravam as invasoras representantes da Noruega, Canadá e Indonésia, mais um representante do País Basco, que atende pelo basquíssimo nome de Paul Nicholson. Em Porto Alegre, planejaram a depredação hospedados no hotel Sheraton, sob as barbas do governo gaúcho, na época ocupado interinamente por um arrivista oriundo do PT, que nada fez para punir os apparatchicks estrangeiros. Mas que têm a ver estes senhores das antípodas com pesquisas sobre eucaliptos no Rio Grande do Sul?

Antes da resposta, ouçamos o deputado marxista Roberto Freire, para quem o MST pode ser tudo, menos comunista. "O comunismo é filho do iluminismo, uma corrente de pensamento que acredita no progresso da ciência como forma de minorar os males da humanidade. Destruir lavouras experimentais e laboratórios científicos nada mais é do que obscurantismo".

O deputado mentiu descaradamente. O marxismo sempre foi inimigo da ciência e do progresso da ciência. Roberto Freire não nasceu ontem e sabe muito bem quem foi Trofime Denisovitch Lyssenko, o agrônomo que pretendeu submeter os genes ao pensamento dialético de Marx. Através de experiências truncadas com pinheiros e rutabagas, proclamou que a aparição de caracteres novos transmitidos pelo organismo à sua descendência depende do meio, isto é, que os caracteres específicos adquiridos podem ser deliberadamente transmitidos. Sua ascensão foi imediata e ele se tornou presidente da Academia de Ciências Agronômicas. A ciência se divide então entre ciência burguesa e proletária. Finalmente a genética fora liberada do império da política reacionária. Os "mencheviques idealistas" que não aprovavam os resultados foram excluídos da Academia, transferidos e mesmo deportados para a Sibéria. A menos que reconhecessem publicamente seus erros. Stalin reconheceu o embuste como verdade de Estado e os comunistas de todos os países do mundo adotaram os absurdos de Lyssenko como artigos de fé. Pena que os gens não estavam de acordo com a doutrina de Lyssenko. A agricultura soviética nos anos 40 foi pras cucuias.

Filho do iluminismo terá sido também o marxismo de Mao Tse Tung, que promoveu nos anos 60 a "grande caçada aos pardais". Segundo o Grande Timoneiro, o pardal seria o vilão das deficiências da agricultura chinesa. A brilhante mente científica de Mao ordenou a milhões de chineses que perseguissem os pardais batendo latas e tambores, para que não repousassem um segundo, o que os levou à morte por exaustão. Com o pássaro quase extinto, os insetos aproveitaram o campo livre e destruíram a lavoura. A fome se abateu sobre a China provocando a morte de milhões de chineses.

Que não venham velhos comunistas falar de filiações iluministas. O marxismo, como toda religião dogmática, sempre foi hostil à ciência. Prova disto são as constantes invasões e depredações de laboratórios e culturas transgênicas promovidas pelo MST. Métodos científicos sempre facilitarão a agricultura, exatamente o que os comunistas não querem, para não perder a bandeira.

Volto aos eucaliptos. Entre as espécies utilizadas para a produção de celulose, o eucalipto é hoje a mais rentável. Seu ciclo de crescimento é de sete anos, em contraposição às coníferas do litoral americano, que levam quase um século para amadurecer. O choupo, outra matéria-prima da celulose americana e canadense, só atinge sua altura plena após 15 anos. Se as florestas dos Estados Unidos rendem entre dois e três metros cúbicos madeira por ano, as cultivadas pela Aracruz rendem, no mesmo período, 45 metros cúbicos. Ou seja, a indústria da celulose a partir do eucalipto é extremamente competitiva.

Em outubro de 2005, cerca de 300 índios tupiniquins e guaranis, reivindicando terras indígenas, ocuparam três fábricas da Aracruz Celulose S/A, em Aracruz, ES. Para dar apoio a justa causa índigena, um ônibus com estudantes saiu da Universidade Federal do Espírito Santo, entre eles - atenção! - dez noruegueses. Sobre a depredação do centro de pesquisas gaúcho, disse o "basco" Paul Nicholson: "As mulheres da Via Campesina se mobilizaram em Porto Alegre contra o modelo de agricultura neoliberal e da monocultura".

Vamos a alguns fatos. Segundo a FAO, a produção mundial de celulose atingiu 162 milhões de toneladas em 1999. Estados Unidos e o Canadá responderam com 52% do total produzido. A Noruega hoje exporta cerca de 90% de sua produção de celulose e papel. A Indonésia, principal exportador de celulose de fibra curta da Ásia, tem 70% de seu território coberto por florestas, num total de 143,9 milhões de hectares. Não me parece necessário ter a intuição de um Sherlock para perceber porque um "basco" chamado Paul Nicholson, mais representantes do Canadá, Noruega e Indonésia, coordenam a depredação do laboratório gaúcho. Desde há muito instituições católicas européias - Misereor e Caritas, entre outras - vêm financiando o MST para destruir a estrutura agrária do País. Agora são os cartéis do papel que injetam recursos na guerrilha católico-marxista brasileira para destruir uma indústria que representa cerca de 5% de nosso PIB e dá emprego a dois milhões de pessoas.

Segundo Aurélio Mendes Aguiar, pesquisador da Aracruz, foram destruídos naquele ataque dezesseis clones de alta produtividade, duas mil mudas de pesquisa que seriam testadas nos próximos quinze dias, cerca de 50 matrizes (as plantas de melhor qualidade genética, selecionadas para cruzamentos), além de um milhão de mudas comerciais. O banco de germoplasma do laboratório, biblioteca biológica onde eram preservadas as sementes para uso em melhoramento, também foi destruído. "Se fôssemos realizar todos os cruzamentos de novo, levaria no mínimo cinco ou seis anos. Alguns nunca mais serão possíveis, porque as matrizes não existem mais", diz Aguiar.

Os depredadores da Aracruz foram coerentes com a boa doutrina marxista. Abaixo a ciência! Longa vida - e muitas verbas estatais - ao obscurantismo!

Dia da Mulher de novo. Num ato declarado de sabotagem, cerca de 500 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) - a maioria mulheres - invadiram ontem a Fazenda Aliança, propriedade da família da senadora Kátia Abreu (PSD-TO). Encapuzados e munidos de foices, eles destruíram o canteiro de mudas de eucaliptos. Os seguranças e empregados da fazenda se recolheram aos alojamentos e não houve confronto. É o que noticia o Estadão de hoje.

O MST afirmou que a ocupação visava a marcar posição política contra o agronegócio e em defesa da reforma agrária. "A ruralista e senadora Kátia Abreu é símbolo do agronegócio e dos interesses da elite agrária do Brasil, além de ser contra a reforma agrária e cometer crimes ambientais em suas fazendas", disse Mariana Silva, dirigente do movimento em Tocantins. "Nosso objetivo foi mostrar a essa senadora que, em vez de destruir o meio ambiente, o melhor caminho é diversificar a produção de alimentos para o povo."

A invasão da propriedade faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas, que está em andamento desde segunda-feira, com a participação da Via Campesina e do Movimento Camponês Popular (MCP). No lugar do canteiro de eucaliptos, os ativistas deixaram sementes de arroz e feijão, além de mudas. Segundo o jornal, um dos principais alvos da jornada de luta em andamento é a indústria de papel e celulose. Em Itabela, no sul da Bahia, militantes do MST ocupam desde segunda-feira uma fazenda de eucalipto da Veracel Celulose. Outras duas fazendas da Suzano Celulose foram invadidas na cidade de Teixeira de Freitas.

A coordenação do movimento estima que quase 1,2 mil mulheres participam das ações. As moças escolheram uma singular maneira para comemorar seu dia. Até hoje, autoridade alguma houve por bem investigar os interesses da indústria de celulose neste ódio aos eucaliptos.


08 de março de 2013
janer cristaldo

ONDE ESTÃO OS RATOS DA PROPAGANDA DO PT?, ORA, NO PODER!

 
Onze anos depois, onde estão os ratos da propaganda do PT? A lógica elementar indica que estão no poder
 
Um amigo enviou-me ontem um e-mail lembrando a propaganda política do PT em 2002, antes do início oficial da campanha eleitoral, que acabaria elegendo Lula presidente da República. Criada por Duda Mendonça, chamava-se “Xô Corrupção” e se dizia “Uma campanha do PT e do povo brasileiro”. Vale a pena rever.
 

 
Quase 11 anos depois, cumpre perguntar? O que foi feito daqueles ratos, hein? Estão mais viçosos do que nunca, não é mesmo? Há uma resposta ditada pela lógica elementar: a menos que todos os ratos do país estejam no PSDB, no DEM e no PPS, é forçoso admitir que a maioria está mesmo é no poder, certo? Afinal, é tudo “base aliada”… Rato, a gente sabe, é um bicho mau-caráter. Vai onde tem comida…
É… Duda Mendonça talvez tenha sido profético, a despeito das próprias intenções. A frase continua a valer: “Ou a gente acaba com eles, ou eles acabam com o Brasil”.
PS – Bem, preciso lembrar a ironia da história. Duda, o autor dessa peça publicitária impactante, foi o marqueteiro de Lula. Recebeu o pagamento ao longo de 2003, em dólares, numa conta no exterior. A origem do dinheiro é desconhecida.
08 de março de 2013
Reinaldo Azevedo, Veja Online

INFLAÇÃO DE DILMA É DE 6,31%. FEIRA MOSTRA QUE É PELO MENOS O DOBRO

 
Inflação oficial desacelera em fevereiro e sobe 0,60%. No ano, o IPCA acumulou uma alta de 1,47%; em 12 meses até fevereiro, a taxa acumulada foi de 6,31%

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou fevereiro em 0,60%, ante 0,86% em janeiro, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou perto do teto do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que iam de uma taxa de 0,36% a 0,63%, com mediana de 0,50%.
No ano, o IPCA acumulou uma alta de 1,47%. Em 12 meses até fevereiro, a taxa acumulada foi de 6,31%, acima do centro da meta estipulada pelo governo, de 4,5%.

A coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, concede entrevista coletiva daqui a pouco para comentar os resultados.

Energia

As contas de energia elétrica ficaram 15,17% mais baratas em fevereiro, dentro do IPCA. O item puxou a desaceleração da inflação no mês. O movimento reflete boa parte da redução de 18% no valor das tarifas em vigor desde 24 de janeiro.

Com peso de 3,18%, o item energia elétrica deu uma contribuição de -0,48 ponto porcentual no IPCA de fevereiro. Junto com a queda de 3,91% verificada no índice de janeiro, as contas de energia elétrica ficaram 18,49% mais baratas em 2013.

Em fevereiro, o item mais do que compensou os expressivos aumentos registrados no aluguel (2,26%) e no condomínio (1,33%) no mês. Como resultado, o grupo Habitação registrou deflação de 2,38% em fevereiro, com impacto de -0,35 ponto porcentual sobre o IPCA do período. Em janeiro, o grupo Habitação já tinha registrado queda de preços de 0,20%.

08 de março de 2013
Daniela Amorim, da Agência Estado

E AS CARAS DE LULA E DILMA PARA O DEFUNTO CHÁVEZ?

 

Imagem cedida pela presidência da Venezuela mostra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula no velório de Hugo Chávez, na Academia Militar de Caracas
 
08 de março de 2013

GOLPE DE ESTADO NA VENEZUELA

 
De que ri Maduro um dia após ter chorado em cadeia de televisão a morte de seu chefe e melhor amigo? Ri de felicidade por ter conseguido dar um criminoso golpe de Estado na Venezuela.
O mundo inteiro parou, e não se fala noutra coisa desde o dia 5, quando foi oficialmente anunciada a morte de Chávez. Tenho pouco a comentar sobre isso pois, como venho dizendo há tempo, minha principal preocupação é a situação política do país, governado por usurpadores, verdadeiros urubus se refestelando na carniça de um defunto ainda quente e brigando pela repartição do botim.
Toda a trajetória desse déspota sanguinário foi marcada pela mentira e ocultação de fatos que deveriam ser do conhecimento dos venezuelanos, desde seus atos em vida - sobretudo como e com quem gastava a fortuna oriunda do petróleo -, passando pela sua doença e finalmente sobre sua morte. O chefe da guarda presidencial de Chávez, general José Ornella, anunciou que ele morreu em conseqüência de “um enfarto fulminante”. Segundo Ornella, Chávez “não podia falar, mas disse com os lábios: ‘eu não quero morrer, por favor, não me deixem morrer’, porque ele queria muito a seu país, se imolou por seu país”.
Como até hoje não se sabe a realidade dos fatos, qualquer especulação ou conto serve de consolo. E dentre essas incontáveis histórias divulgadas com a finalidade de mostrar um homem bom e generoso, agora ele aparece não só como “católico” senão como que “morreu no seio da Igreja”. Parece contraditório que esta informação parta de comunistas ateus, como o próprio Chávez que se exibia em público beijando um Crucifixo, mas faz parte do jogo de desinformação, uma vez que a Venezuela possui 90% de católicos no país. Esta seria, então, a maneira mais fácil de conquistar parcelas enormes não só da população nacional como também internacional, que denunciavam os horrores do comunismo que vinha sendo implantado no país. Nenhum católico venezuelano esquece as heresias ditas no vídeo abaixo. Então, alguém que levou toda sua vida afrontando a Deus, perseguindo a quem se opunha à sua ditadura e que NUNCA pediu perdão pelos seus atos cruéis e criminosos contra pessoas inocentes, não pode ter “morrido no seio da Igreja” porque, para isto, era necessário o arrependimento e o pedido de perdão, às suas vítimas e a Deus. Assistam ao vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=dbASIhQMFTc&feature=player_embedded

E a farsa prosseguiu durante o velório, pois conforme mostra a foto abaixo, Chávez aparece em um caixão saindo do Hospital Militar, e em outro completamente distinto durante o cortejo e o salão onde está sendo velado. Como pôde isto? Por que a troca de caixões? Especula-se, mais uma vez, que o primeiro caixão foi o que o transportou de Cuba à Venezuela mas como era totalmente fechado, providenciou-se outro com uma janela de vidro. Há ainda outro mistério: por que não há nem se pode tirar fotos do ilustre defunto? As pessoas estão sendo rigorosamente revistadas, conforme relata um repórter da agência AFP, para que não entrem no recinto com câmeras fotográficas de nenhum tipo e ficam apenas 10 segundos se despedindo. Há sobre o seu corpo uma faixa vermelha bordada em letras douradas a palavra “Milícia”, uma organização para-militar criada por ele com 120.000 civis em armas, prontos para “defender a pátria”... dos seus compatriotas contra-revolucionários!
 
Quem assistiu à declaração de Nicolás Maduro viu quando ele chorou emocionado ao informar que Chávez havia morrido. No entanto, a foto abaixo tirada ontem no velório, mostra-o em companhia de Evo Morales onde ambos sorriem de forma absolutamente inadequada a um velório. De que ri Maduro um dia após ter chorado em cadeia de televisão a morte de seu chefe e melhor amigo? Ri de felicidade por ter conseguido dar um criminoso golpe de Estado na Venezuela, com a anuência de TODOS os países pertencentes à ALBA, Foro de São Paulo e OEA, pois na reunião emergencial havida em 10 de janeiro naquele órgão, o único a apontar o crime constitucional que se estava cometendo foi o embaixador do Panamá, Guillermo Cochez, o que acabou lhe custando a exoneração do cargo.



Vale a pena revisar o que vem ocorrendo desde que Chávez deixou o país em 11 de dezembro de 2012:
1. No dia 10 de janeiro de 2013 encerrava-se um período presidencial e começava outro. Nesta data, Chávez deveria se juramentar e nomear seu novo vice-presidente, o que não ocorreu dada a sua impossibilidade física. Numa atitude claramente ilegal e inconstitucional, a presidente do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) Luisa Estella Morales decide que, como houve uma re-eleição, se poderia “estender” o prazo até que Chávez estivesse em condições;
2. Com este golpe, dona Luisa Estella além de ratificar Maduro no cargo de vice-presidente, ratificou também o seu próprio cargo e dos demais membros do governo como ministros, embaixadores, comandos militar, etc.;
3. Considerando que esta atitude fosse legal, a sentença da Sala Constitucional agora fica vencida com a morte de Chávez, caraterizando-se sua “ausência absoluta e definitiva”;
4. Conforme reza a Constituição Nacional em seu Art. 233, o cargo de presidente da República fica legalmente vacante devendo assumi-lo o presidente da Assembléia Nacional, Diosdado Cabello, e novas eleições devem ser convocadas em 30 dias, uma vez que Chávez morreu sem tomar posse. Portanto, todos os cargos ocupados atualmente expiraram, perderam a validade;
5. Conforme reza também a Constituição, como “Presidente Encarregado” Maduro não se inabilita a concorrer às eleições mas como vice-presidente ele não poderia, teria que renunciar, mostrando claramente uma jogada política planejada desde que Chávez concorreu às últimas eleições, SABENDO que não viveria para tomar posse! Assim, ele garantiu - por ordem dos ditadores Castro - a perpetuação de seu projeto revolucionário, e através desses mesmos ditadores é que Maduro vem tomando as atitudes mais espúrias e ilegais num país sem lei. Tudo fora planejado para que Diosdado Cabello NUNCA assumisse o cargo que constitucionalmente lhe cabia, pois os Castro temiam perder as regalias que recebem e que Cabello, que goza de prestígio no meio castrense, levasse os militares a uma sublevação.
A doutora Blanca Rosa Mármol de León, ex-magistrada da Corte Supre de Justiça venezuelana e cuja aposentadoria foi “apressada” pela presidente do TSJ, deu uma entrevista a Pedro Corzo da Radio Martí, e confirma todas as denúncias que eu já vinha fazendo desde fins do ano passado e começo deste. Ouçam aqui:
O mais estarrecedor de toda esta trama diabólica, é que Nicolás Maduro além de usurpar um cargo que caberia por direito a Diosdado Cabello, já está emitindo decretos, como o mostrado abaixo, onde se auto-nomeia “Presidente Encarregado” e NINGUÉM da imprensa nacional ou internacional denuncia isto. É como Olavo de Carvalho sempre aponta, a “espiral do silêncio”, pois não interessa para nada que se desmorone esse castelo sinistro que Chávez levou 14 anos para construir, sob o comando de Havana e do Foro de São Paulo.


Há muitos países dependentes dos petro-dólares venezuelanos, a começar por Cuba, que nesses 14 anos recebeu aproximadamente 5.000 milhões de dólares em petróleo, dinheiro e serviços. Do mesmo modo, bandos criminosos, como as FARC, teriam recebido além de apoio logístico dentro da Venezuela onde possuem propriedades, identidades venezuelanas, além de facilidades no “comércio” da droga. E não preciso citar a Bolívia, Nicarágua, Equador, Argentina, Paraguai e Uruguai, por isso todos choram a morte de seu ídolo. Sobre a fortuna expropriada em prol de sua família e dos irmãos Castro, sugiro a leitura deste artigo muito revelador.
E para encerrar esta edição de hoje, o Notalatina mostra, através da foto abaixo, que Nicolás Maduro já estava em campanha, talvez incentivado pelo próprio Chávez, quando o nomeou e pediu ao povo que votasse nele desde o ano passado. O cartaz abaixo mostra Maduro e Chávez juntos, uma jogada de marketing muito usada para associar um candidato a outro, sobretudo os populistas o que garante os votos de um para o outro. Cansamos de ver isso aqui no Brasil. E isto já devia estar pronto há tempo porque propaganda impressa não se faz da noite para o dia, teve de ser planejado, testado e impresso.

Temo e me preocupo com o destino da Venezuela em mãos de bandidos perigosos e armados, pois vai-se convocar eleições mas a oposição está completamente fragmentada, desiludida, cansada de tanta traição e sem um líder visível, pois Henrique Capriles tem se esmerado em mostrar que não passa de um socialista demagogo, que vai perder sem resistência alguma para um ex-motorista de ônibus ignorante, sem traquejo político nenhum e que, por isso mesmo, foi o candidato escolhido a dedo por Raúl e Fidel Castro. E ele já deu provas incontestes nesse período de ausência de Chávez, fazendo tudo, até a morte do ditador bolivariano, como determinavam os “senhores da ilha”. Que a Virgem de Coromoto proteja os venezuelanos de bem, e não permita que se consolide uma ditadura comunista de direito e de fato na Venezuela. Fiquem com Deus e até a próxima.
 
08 de março de 2013
Graça Salgueiro
notalatina

O RELATÓRIO DE PATRÍCIA MORGAN SOBRE O "CASAMENTO" GAY

    
          Artigos -
Movimento Revolucionário 
A especialista britânica de política familiar e professora da universidade de Buckingham, Patrícia Morgan, apresentou recentemente um relatório ao parlamento inglês acerca das consequências da legalização do “casamento” gay.
 
O relatório foi efectuado mediante a análise da experiência dos Estados onde o “casamento” gay foi legalizado — Suécia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Espanha, o Canadá e os Estados Unidos; Portugal está fora da lista porque o “casamento” gay em Portugal não permite a adopção de crianças.
 
 
1 - A ideia segundo a qual o “casamento” gay reforça a instituição do casamento revelou-se, pela experiência, falsa;
 
2 - Na medida em que o casamento é redefinido na lei para acomodar os relacionamentos gays, passa para a cultura antropológica a ideia de que o casamento não tem nada a ver com a paternidade e com a maternidade;
 
3 - O “casamento” gay tem como consequência, na cultura antropológica, a banalização das uniões heterossexuais e a separação entre o casamento, por um lado, e a maternidade e paternidade, por outro lado;
 
4 – Na Espanha, após a introdução do “casamento” gay, verificou-se uma aceleração marcada do declínio do casamento (o número de casamentos celebrados, em geral na sociedade, baixou);
 
5 - Nos países com “casamento” gay, as relações nos casais (de sexo oposto, obviamente) tendem a identificar-se com as normas comportamentais gays, e não o contrário;
 
6 - O “casamento” gay não impede a efemeridade endógena e idiossincrática dos relacionamentos gays;
7- O “casamento” gay é um direito negativo, ou seja, o que interessa à comunidade minoritária gay é que o casamento esteja disponível, embora a participação na instituição do casamento não tenha interesse para os gays;
 
8 - O “casamento” gay faz parte de uma política anti-família e anti-casamento, de que a Suécia é o exemplo típico;
 
9 - O “casamento” gay desencadeia o desmembramento das estruturas familiares nas sociedades tradicionalmente favoráveis à família (como é o caso de Portugal e Espanha).
(Via
Federation Pro Europa Christiana)
08 de março de 2013
Orlando Braga

DEMOCRACIA E REPÚBLICA


          Artigos - Cultura 
Tudo parece indicar que existe uma grave confusão a respeito da diferença substancial entre a democracia e a república. Nessa confusão parecem haver caído os americanos, ante a presente situação que de alguma maneira esfuma o regime que os Founding Fathers iniciaram exitosamente a partir da Constituição de 1787. Tanto assim que recentemente publicou-se um livro a respeito: “O Estado no Terceiro Milênio” de Kart R. Leube, no qual ele trata do tema e se refere e qualifica a democracia,

“A história mostra que no longo prazo a mera idéia da democracia prova ser incompatível com os grande poderosos Estados, muito provavelmente devido a que essas grandes massas só se podem preservar mediante um controle totalitário ou ao menos autoritário”.

Nesse mesmo sentido apareceu um vídeo no qual se explica fidedignamente aos próprios americanos a diferença substancial entre a república e a democracia. Assim, resgata o fato transcendente de que o sistema americano do Rule of Law constitui a expressão genuína da república e não é uma democracia.
A esse respeito, começa por assinalar que a palavra democracia jamais aparece na Constituição americana. A respeito igualmente, vale lembrar que tampouco aparece na Constituição argentina. Foi nesse sentido que Thomas Jefferson declarou: “Um despotismo eletivo não é o governo pelo qual lutamos”.
Essa expressão é de utilidade para analisar a atual situação das democracias latino-americanas.

Continuando com o pensamento que o vídeo em questão traduz, citam no mesmo as palavras de James Madison em “O Federalista” a respeito das democracias. “Tais democracias sempre foram espetáculos de turbulência e conflito; se acharam sempre incompatíveis com a segurança pessoal ou os direitos de propriedade”.
O sistema do Rule of Law se baseia fundamentalmente em que as maiorias não têm o direito de violar os direitos das minorias. E essa proposição se sustenta no princípio fundamental expressado por John Locke que diz: “O direito à busca da própria felicidade é o princípio fundamental da liberdade”.

A confusão persiste e a mesma se manifesta no léxico repleto de julgamentos de valor implícitos, que impedem a compreensão do conceito que supostamente pretendem descrever. Essa primeira confusão léxica se manifesta na suposta divisão da sociedade entre esquerda e direita. Insisto então em que a divisão do pensamento político entre esquerda e direita entranha um juízo de valor.
Assim, a esquerda por estar a favor dos pobres é altruísta, enquanto que se considera a direita de per si a favor dos ricos, e portanto concupiscente e cobiçosa. Nesta dicotomia valorativa se desconhece o direito à busca da felicidade e, portanto, igualmente o direito de propriedade.

A meu ver esse estabelecimento filosófico-político de esquerda e direita não faz mais que confundir as verdadeiras alternativas políticas que a sociedade enfrenta.
O que está em jogo na sociedade é que se respeitem os direitos individuais ou, pelo contrário, que a esquerda baseada na falácia do altruísmo decide não respeitá-los.
Posso dizer então que o socialismo, tanto nos Estados Unidos como na Argentina, é um projeto inconstitucional, pois parte da hipótese de eliminar o direito de propriedade que ambas as constituições garantem.

Mais confusão cria o conceito de extrema-direita, que implica em confundir o liberalismo com o fascismo. Assim se ignora, como bem explicou Friedrich von Hayek em seu “O Caminho da Servidão”, que o nazismo foi derivado do socialismo marxista, ao qual contribuiu definitivamente Werner Sombart, reconhecido marxista.
A meu ver, Lenin contribuiu igualmente quando, em seu ensaio “A Nova Economia Política”, descobriu que os capitalistas não obstante sua suposta maldade eram os únicos que sabiam fazer as coisas e, portanto, tinha que transacionar com eles.
Esse foi o princípio em que se baseou o fascismo de Mussolini. Nesse sistema em que não se respeita o direito de propriedade, os empresários capitalistas não têm outra opção que a de colidir com a ditadura, ou abandonar a empresa.
Ou seja, ditaduras que podem ser democráticas no sentido de que representam as maiorias tais como foram Hitler e Mussolini. Tenhamos em conta por sua vez, o Socialismo do Século XXI, hoje estendido ao Equador.

Recordemos então as palavras de Locke a respeito das quais não há liberdade sem lei, que é um princípio liminar do liberalismo. Porém, é necessário fazer um esclarecimento a respeito e ele está explicado por Hayek na obra citada, na qual diz:

“A distinção entre a lei formal, justiça e as leis substantivas é muito importante. A diferença entre essas duas classes de normas é a mesma que entre estabelecer as regras do trânsito, como um Código de Trânsito, e ordenar o povo para onde ir”.

Entramos então no âmbito da justiça, e aqui surge a grande diferença entre a república e a democracia majoritária. A limitação do poder político é um princípio fundamental do liberalismo, que se sustenta na aceitação da natureza humana. Tal princípio se ignora pelo socialismo na busca de um homem novo, pletórico de generosidade.
Assim Alexis de Tocqueville escreveu a respeito: “O socialismo e a concentração de poder são frutos do mesmo solo”. Aí temos igualmente na Europa onde se supõe reina a democracia. Como disse Lord Acton: “O dogma de que o poder absoluto pode pela hipótese de sua origem popular ser tão legítimo quanto a liberdade constitucional está escurecendo o ambiente”.

Chegamos pois a um conceito fundamental, que determina a divisão dos poderes como limite ao poder político, ante a consciência da imutabilidade da falibilidade da natureza humana. Por isso Locke alertou que os monarcas também são homens, e portanto a liberdade requeria limitar as prerrogativas do rei. Ante esta realidade nos encontramos ante o rol principal que o poder judiciário tem como garantidor dos direitos individuais que a Constituição reconhece.

Essa definição explícita do Rule of law como expressão da república, é exposta por Alexander Hamilton quando diz: “Nenhuma lei contrária à Constituição pode ser válida... Uma constituição é de fato, e deve ser considerada pelos juízes como lei fundamental. Portanto, lhes pertence definir seu significado”.
E essa concepção foi levada à prática pelo Juiz Marshall no caso Marbury vs. Madison que se constituiu no precedente ineludível do Judicial Review (A revisão Judicial). Assim estabeleceu: “Uma lei da legislatura repugnante à constituição é nula... É enfaticamente o âmbito e o dever do departamento de Justiça dizer o que é a lei”. Aí reside o princípio fundamental da liberdade.

A violação de tal princípio em nome da política, como pretende o presidente uruguaio Mujica, constitui o desconhecimento da república em nome do despotismo das maiorias. Por isso, já Adam Smith havia reconhecido: “Quando o poder Judiciário está unido ao Executivo, é escassamente possível que a justiça não seja freqüentemente sacrificada ao que se conhece vulgarmente por política” e continua: “No progresso do despotismo a autoridade do poder Executivo absorve a de todos os outros poderes do Estado”.

Creio que fui bastante explícito na definição dos princípios liberais republicanos que permitiram a liberdade pela primeira vez na história e conseqüentemente se criasse riqueza. Perdão pela multiplicidade de citações, pois afortunadamente não foram minhas idéias as que criaram este mundo. Se assim tivesse sido, estaríamos vivendo na Idade Média.

E para terminar, permitam-me recordar Alberdi: “A política não pode ter visões diferentes das visões da Constituição”.

08 de março de 2013
Armando Ribas  
Tradução: Graça Salgueiro

UM MENSALEIRO NA TRIBUNA

 
Condenado a seis anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão, o deputado federal José Genoino (PT-SP) fez ontem seu primeiro discurso na Câmara depois de assumir a vaga de suplente, no início deste ano.

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores falou por pouco mais de cinco minutos sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje. Ele citou avanços nas políticas voltadas para as brasileiras nos últimos anos e fez um discurso defendendo a liberdade e contra o “despotismo”, o que levou alguns colegas a pensarem que Genoino fazia um paralelo com a sua própria situação de condenado.
 
“Quando os seres humanos utilizam a diferença, que é um valor do ser humano, para exercer o despotismo, a dominação e a manipulação, é o pior tipo de autoritarismo porque vai na alma, vai na consciência, vai na dominação simbólica de que a mulher tem que aceitar ser dominada porque ela introduz dentro de si o conceito de ser inferior”, disse.

Genoino já havia se manifestado no plenário na última quarta-feira ao comentar a morte do venezuelano Hugo Chávez. Na semana passada, ele também fez um aparte a um discurso de um colega que falava sobre a região Nordeste.

A fala de ontem, porém, foi a sua primeira fala oficial do ano. “Não é nada extraordinário eu fazer discurso. Sou um parlamentar por natureza e gosto de falar mesmo. Não fiz isso antes porque a Câmara não estava funcionando”, afirmou ao Correio.
O último discurso havia sido em dezembro de 2010, na legislatura passada.

LEANDRO KLEBER e ADRIANA CAITANO Correio Braziliense
08 de março de 2013

PROSPERIDADE, FILHA DA DEMOCRACIA

Quem conhece os mistérios da alma humana? Quem é capaz de dizer por qual razão os entes políticos tratam as pessoas comuns como um bando de rematados idiotas?

A foto de Hugo Chávez todo coradinho ao lado de suas duas filhas lendo uma edição do Granma, obviamente plantada aí por um photoshop , nao difere em nada da foto do ditador Artur da Costa e Silva , de perfil, ao lado de sua mulher Yolanda, vendendo saúde depois de um derrame, ou da foto de Tancredo Neves como um ectoplasma, cercado por sua equipe médica alguns dias antes de morrer.

Querem nos fazer crer que os políticos são imortais? Uma hora ou outra eles acabam morrendo, como todo mundo, e quem tentou nos enganar sai de fininho como se nunca tivesse estado aí.

Pois aí está. Apesar de a multidisciplinar doutora Dilma ter-nos garantido, do alto de seus conhecimentos médicos, no dia 23 de fevereiro que “o quadro do presidente Chavez não é preocupante”, ele morreu porque imortal não era.

Não é decente nem digno festejar , como alguns fizeram nas redes sociais, a morte de um ser humano, por mais pecados políticos que se possam atribuir a ele. Também não é digno mentir às pessoas tentando esconder-lhes a verdade.


Não chega a ser indigno, mas é apenas patético, senão cômico, tentar atribuir o nascimento, a evolução e o desfecho da doença a fantasmagóricas intervenções externas de supostos inimigos, como se o vírus do câncer fosse uma arma química que um agente secreto pudesse carregar na mochila.

Chavez morreu, novas eleições serão realizadas na Venezuela dentro de 30 dias, e apesar de todas as incertezas o vice-presidente de um voto só, Nicolás Maduro, que conta com o apoio dos militares, deverá vencer sem muitos problemas.

Chavez estava no início de seu quarto mandato consecutivo e sua morte reavivou velhas discussões sem fim sobre se a Venezuela era uma democracia ou não e sobre se ele fez bem ao seu povo ou não.

Caudilhos são caudilhos exatamente porque são amados por seu povo, e são amados porque são carismáticos e distribuem benesses.

A democracia, nesses casos, principalmente na América Latina, passa a ser um enfeite de prateleira, e o desrespeito às formalidades democráticas se justifica, segundo seus defensores, por eventuais “avanços sociais” que venham a ser conseguidos.

O raciocínio “ad absurdum” que passa a vigorar é este: quer dizer que nao dá para conseguir “avanços sociais” sem sacrificar a democracia ? Estão aí as prósperas democracias do Ocidente para mostrar que essa é uma falácia.

A prosperidade, a equidade e as sociedades mais justas, são filhas da democracia e não do autoritarismo.

08 de março de 2013
Sandro Vaia é jornalista. Foi repórter, redator e editor do Jornal da Tarde, diretor de Redação da revista Afinal, diretor de Informação da Agência Estado e diretor de Redação de “O Estado de S.Paulo”.

DIRETAMENTE DA GERUNDOLÂNDIA...

Boa Tarde! Hoje, Dia Internacional da Mulher...



esta Sem Voto vai estar se dirigindo aos brasileiros e brasileiras Com Votos.
-
Como já estão sabendo, temos uma Presidente mulher, que até gostaria de ser chamada Presidenta, mas eu estou lhe pedindo desculpas antecipadas por não estar obedecendo ao seu gosto, é questão geracional, aprendi Presidente e sabe como é, nasci e cresci num país que tinha escolas só para a elite. E como sou a Condessa de Tatuapé...

Dona Dilma neste ano de 2013 está sempre nos brindando com belos discursos pois ela vem trabalhando pelo crescimento do Brasil e pela erradicação da miséria, o que vem acontecendo rapidamente graças a seu incansável roteiro de palanques.

Os Com Votos sabem como é: bota uma torneira para pingar em cima da pedra mármore que ali vai aparecendo um furo. Pode ficar demorando um bocado, mas um dia o furo estará lá. Assim com as palavras na cabeça da gente.

No dia 4/2 em Arapongas (PR), num discurso de 43 parágrafos, quando ela ficou falando 30m24s (segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República), gentil, ela usou 19 parágrafos cumprimentando as pessoas presentes.

Os que estão sempre implicando, vão estar quebrando a cara ao ver quem ela cumprimentou nos parágrafos 18 e 19, às artes e à querida Imprensa:

“Queria agradecer ao Pereira da Viola, por aquela maravilha que ele tocou para todos nós,

Cumprimentar os senhores jornalistas, os senhores fotógrafos e os senhores cinegrafistas”.

Ainda em Arapongas, quando estava lançando o programa Terra Forte, dona Dilma ficou muito impressionada com a ordenha:

” Vi, depois, o resfriador, o resfriador de leite. Tudo levado de forma automática para o resfriador. A vaca é ordenhada, o leite sai e vai para o resfriador.

Depois, vi toda a estrutura, toda a estrutura que permite a industrialização do leite, tanto através do queijo, como do iogurte, como dos produtos lácteos. Depois eu vi como é que o caminhão frigorífico encosta. Portanto, aqui tem uma linha de produção agro-pecuário-industrial de laticínios completa e com um padrão tecnológico de primeira linha”.

O discurso em Arapongas é todo muito emocionante. Estou linkando, como vocês viram e estou pedindo, não deixem de ler. Quero dizer para vocês, não deixem de ler. Tenho medo que vocês não leiam, por isso estou linkando de novo.

Eu quero dizer para vocês o quanto me aborrece ser chamada de Sem Voto. Eu não estou sabendo direito o que isso quer dizer, mas basta ser Sem, eu já não gosto.

Comecei dizendo que tenho dificuldade em dizer Presidenta, coisa diferente do que aprendi na escola, mas uma lição de dona Dilma ficou em minha alma. De agora em diante só estarei dizendo:

'Obrigada para todos'.

É muito mais forte!

Da Gerundolândia, em 8 de março de 2013
Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

LOBISTAS DE EMPREITEIRAS CLASSIFICAM DE BRAVATA INFANTIL A AMEAÇA DE CALOTE FEITA POR CABRALZINHO GUARDANAPO

 

As maiores empreiteiras de obras e serviços não levam a sério a bravata lançada ontem por Sérgio Cabral Filho de suspender todos os pagamentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, exceto o pagamento de servidores e transferências a municípios, até que o Supremo Tribunal Federal decida sobre a constitucionalidade da lei a ser promulgada pelo Congresso roubando os royalties de petróleo do RJ, ES e SP.
Tão ou mais grave que a decisão idiota e claramente inconstitucional tomada pelos deputados e senadores é a ameaça de Cabral. Calotes no pagamento da merenda escolar e na compra de material hospitalar são criminosos, burros e atentam contra o interesse público. Ninguém acredita que Cabral tire o leitinho de suas tradicionais financiadoras de campanha – as construtoras Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Carioca Engenharia e OAS. O blefe de Cabralzinho é uma infantilidade política.
A Presidenta Dilma Rousseff odiou atitude de Cabral. Ficou com raiva, principalmente, das ameaças de tirar incentivos e não liberar licenças ambientais da Petrobras – que passa por um momento problemático e não pode correr risco de novos prejuízos. Dilma avalia que a guerra dos royalties pode lhe provocar desgaste na imagem para a reeleição em 2014. Se Cabralzinho lhe criar dores de cabeça, perde a quase acertada e tão sonhada vaga de vice-presidente (substituindo Michel Temer).
Caberá ao Supremo Tribunal Federal definir a partir de que momento a nova legislação dos royalties valerá ou não. A tendência é que sejam preservados os contratos antigos – o que mantém a atual situação de pagamento de compensações bilionárias a RJ, SP e Espírito Santo. Como o assunto mexe com a governabilidade, gerando um desequilíbrio na nossa federação de mentirinha, o STF tende a julgar o caso rapidamente, assim que for acionado pelos três estados prejudicados.
A nova regra, claramente, é um desastre jurídico. Nada menos que 142 dispositivos foram vetados pela Presidenta Dilma. A Câmara dos deputados derrubou os vetos presidenciais por placares que variaram entre 349 e 354 votos (já que cada um dos 142 foi apreciado separadamente). No Senado, 54 dos 81 senadores sacramentaram a derrubada dos vetos de Dilma.
O Congresso deu uma rasgada na Constituição. O Artigo 20 prevê a compensação de Royalties aos estados e municípios produtores de petróleo e gás. A repartição era claramente definida pela Lei ordinária 9.478, de 6 de agosto de 1997. A lambança legislativa de agora é maior ainda – porque a nova regra de distribuição joga com a receita da exploração na camada pré-sal (que é um ovo incerto e caro sonhado para um dia sair da barriga da galinha de ouro negro).
De imediato, a indefinição sobre a guerra dos royalties já arma uma sensação de insegurança jurídica para a 11ª rodada de licitação para novos blocos de exploração de óleo & gás – agendada para maio. O governo e sua desastrada base aliada conseguiram armar uma crise de complicada solução que pode ter reflexos muito negativos para a planejada reeleição de Dilma.
 
Uma coisa é certa. O Rio vai para o saco. Se Cabral cortar mesmo as verbas, a economia vai desandar, na véspera da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas... A Petrobras – a joia da coroa capimunista – será uma das maiores prejudicadas. O triste é quem vai pagar, como de costume, o alto preço da irresponsabilidade política: o otário cidadão-eleitor-contribuinte.

Mas tal situação merece um adendo de análise. Será que o Rio de Janeiro só sobrevive do "cheque especial" dos Royalties? A arrecadação não é suficiente? A grana de compensação pela exploração de petróleo representa 1/4 da receita estadual. E os outros 3/4 - não são suficientes? Cabe também uma avaliação crítica de como são gastos os recursos dos royalties - pelo governo estadual e pelos municípios beneficiados. Não existe transparência sobre isto. Imagina-se que o desperdício e a roubalheira não gerem os benefícios previstos legalmente.

Junto com a campanha pelo retorno do dinheiro dos royalties, caberia uma cobrança também pela transparência dos gastos e investimentos públicos oriundos do "ouro negro"...

Piada internacional
 

Gaiatos da internet acabam de lançar uma campanha transnacional para que Luiz Inácio Lula da Silva, um experiente ex-Presidente ainda atuante no governo da sucessora, seja indicado para Papa.

Os piadistas, falando sério, alegam com vantagens competitivas do candidato o fato de ter discurso messiânico e gostar de ser endeusado por uma massa com fé política quase religiosa.

Se pudesse ser escolhido pelos cardeais, o novo Papa receberia o batismo de Luiz 51...

Caso tal campanha desse certo, qual seria o cargo ocupado por Gilberto Carvalho no Vaticano?
Capimunismo de m...
Depois da salvadora ajuda, com consultoria e promessa de crédito dada pelo BTG, o empobrecido bilionário Eike Batista agora pede ajuda à Petrobrás?
Não deveria ser o contrário, já que a estatal de economia mista anda passando dificuldades?
Problema é que o Capimunismo tupiniquim funciona assim: os pretensos empreendedores privados só jogam com a grana estatal – que em muitos casos acaba na privada...
Se fosse parente...
O ódio pessoal de José Dirceu contra Joaquim Barbosa aumentou sensivelmente.
Só porque o presidente do STF não deixou o rico condenado no Mensalão viajar para o velório e enterro de Hugo Chávez - seu companheiro do Foro de São Paulo.
O terrível Barbosa negou o pedido de viagem a Caracas, alegando o fato objetivo de que Chávez não era parente próximo de Dirceu...
Passport pode...
Fala sério
Dia Internacional da Mulher devia ser todo dia...
Retorno marcado?
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

08 de março de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.
alerta total