"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

UM TIRANO DE PIADA

Uma cena de Adolf Hitler em A Queda! vira pretexto para  centenas de paródias na internet. Os alvos vão de Lula ao iPad


               
 


Em 2004, o filme A Queda! - Os Últimos Dias de Hitler provocou sensação: fazia quase cinco décadas que uma produção alemã não se detinha sobre a figura do ditador nazista.
 
Centrado sobre os doze dias que antecederam o suicídio de Hitler, em abril de 1945, o filme tem passagens memoráveis - como aquela em que o führer se dá conta da derrota iminente e explode em fúria contra seus quatro generais.
 
A cena é, até hoje, uma campeã de audiência no YouTube - mas em versões diferentes da original. Centenas de versões, aliás: como qualquer usuário pode pôr no site o que bem entender, brincalhões se aproveitam da ira assombrosa de Hitler e de sua prosódia caricata (mérito do estupendo ator suíço Bruno Ganz), fazem suas próprias legendas e satirizam assim todo e qualquer tópico que esteja em voga.
 
Nessas paródias, o tirano já se enfureceu com a final do Campeonato Brasileiro, com os mistérios do seriado Lost e com nomes conhecidos da política, do esporte e da música. No sucesso do momento, o objeto de seu ódio é o iPad.
Ansioso por um produto revolucionário, Hitler se exalta quando recebe de seus assessores a notícia de que o recém-lançado tablet da Apple não funciona como telefone, não permite fotografar e não visualiza sites com o sistema Flash.
 
O alemão Oliver Hirschbiegel, diretor de A Queda!, se diverte cada vez que recebe a indicação para assistir a mais um vídeo - ao todo, ele contabiliza 150 versões. "Às vezes, as legendas são tão engraçadas que rio alto da cena que eu mesmo dirigi. Não há elogio maior que esse para um cineasta", diz Hirschbiegel, que elege a fúria de Hitler com a morte de Michael Jackson às vésperas da turnê do cantor como sua paródia favorita. ("Eu paguei 1 000 euros pelo ingresso!", espumeja o ditador.)
 
Nem todas as sátiras de A Queda!, contudo, são levadas na brincadeira. Uma paródia sobre o trânsito em Tel-Aviv, por exemplo, mostra Hitler esbravejando que os inspetores da cidade israelense não têm "um pingo de humanidade" e são "piores que a SS".
Choveram reclamações, e o secretário-geral da organização que representa os sobreviventes do holocausto requisitou formalmente ao YouTube que o vídeo fosse retirado do site - pedido aceito.
 
"Os próprios usuários assinalam com bandeiras os vídeos impróprios. Nós os revemos, e, sempre que um deles viola as diretrizes do site, é imediatamente removido", diz Ricardo Blanco, gerente de comunicação do YouTube para a América Latina.
No que depender de A Queda!, trabalho é que não vai faltar.
 
Fotos divulgação
 
TÁBULA RASA
A cena do destempero de Adolf Hitler em A Queda! se presta a qualquer tipo de paródia, como provam as centenas delas existentes no YouTube. A seguir, quatro das mais divertidas:
 
 
iPAD
Na sátira, Hitler se enfurece ao ser informado por seus generais de que o iPad, o tão aguardado tablet da Apple, de Steve Jobs, se revelou uma frustração e nem sequer funciona como telefone

Assista ao vídeo


MICHAEL JACKSON                    
Hitler fica possesso ao descobrir que o cantor americano morreu, e ele não poderá finalmente ver o moonwalk ao vivo
Assista ao vídeo
Joel Ryan/AP


Leonardo Carvalho/Folha ImagemLULA                    
O ditador assume o papel de presidente do Brasil e fica fora de si ao saber que descobriram seus gastos pessoais com o cartão corporativo para a compra de bebidas
Assista ao vídeo


BARACK OBAMA                    
É um campeão dessas paródias. Numa delas, Hitler se irrita com sua premiação com o Nobel da Paz. Noutra, Hitler é o próprio Obama - que se choca ao saber que muitos o consideram mentiroso
Assista ao vídeo
Koichi Kamoshida/AFP


JOSÉ SARNEY
Hitler transforma-se no senador José Sarney e descobre as manifestações do povo contra as acusações de atos secretos e nepotismo em plena crise que assolou seu mandato no ano passado.
Assista ao vídeo


CHIP
Hitler pede o chip para Pedro:

Assista ao vídeo


FUTEBOL
No papel de técnico de futebol, Hitler descobre que Cristiano Ronaldo, ‘’o melhor jogador do planeta’’, será transferido para o Real Madrid.
Assista ao vídeo

GAMES
Hitler é informado que a sua conta no Xbox Live, serviço de jogos on-line, é encerrada - 3.930.232 de visualizações (desde junho 2007)
Assista ao vídeo

MERCADO IMOBILIÁRIO
Hitler é um investidor na época do estouro da bolha imobiliária, nos EUA

ROUBO
Hitler descobre que seu carro foi roubado 
Assista ao vídeo

http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com.br/2013/08/um-tirano-de-piada.html#links

02 DE AGOSTO DE 2013
Bruno Meier

PARÓDIA: A PRIVATARIA TUCANA

YOU TUBE TIRA PARÓDIAS COM HITLER DO AR

PRODUTORA DO FILME A QUEDA , PEDIU PARA SITE RETIRAR OS VÍDEOS


                                          
Editora Globo 
Estão querendo acabar com a graça da internet. Desde o dia 20, o site de vídeos Youtube está tirando do ar as dezenas de paródias feitas em cima do filme A Queda. Os vídeos estão sendo apagados a pedido da Constantin Film, produtora do filme.
      
O filme A Queda! Os Últimos Dias de Hitler foi lançado em 2004 e chegou a concorrer para o Oscar de melhor filme estrangeiro.
 
Ele conta a história do que teria acontecido com Hitler em seus últimos momentos de vida, em meio ao fim da Segunda Guerra Mundial e a iminente derrota da Alemanha.
 
A brincadeira dos internautas consistiu em pegar uma das cenas do filme e criar legendas novas, fazendo piadinhas com o que é originalmente dito em alemão. Na cena original, o ditador explode de raiva com seus subordinados ao se dar conta de que está perdendo a guerra.
 
Várias paródias foram feitas e postadas no Youtube. Entre os vídeos mais populares, estão a decepção do ditador com o iPad, suas dicas para o Sarney acabar com a crise no senado e sua tristeza com a morte de Michael Jackson.
 
Algumas versões tiveram mais de 4 milhões de visualizações. O vídeo abaixo foi um dos poucos que ainda não foi retirado do ar. Ele mostra Hitler decepcionado com o desempenho do Brasil na última olimpíada.
 
O Youtube está apagando os vídeos a pedido da produtora Constantin Film. Quando o internauta tenta acessá-los, ele se depara com a seguinte mensagem: “Este vídeo apresenta conteúdo de Constantin Film, que o bloqueou com base nos direitos autorais”.
 
O ato já está causando polêmica na internet, com alguns mais exaltados reclamando de censura. Como resposta, uma nova paródia foi postada no site. Desta vez, Hitler esbraveja contra o ato do Youtube e até usa alguns bons argumentos.
Ele fala que os vídeos fizeram, durante dois anos, a melhor propaganda quer o filme já teve – e de graça. Antes da brincadeira poucas pessoas conheciam o filme. E termina questionando: Onde está a liberdade de expressão?
O vídeo, em inglês, pode ser visto abaixo:
 
02 de agosto de 2013
Redação Galileu

PARÓDIA: F-X2

MIENTRAS TANTO, EN EL URUGUAY...

Nunca usei drogas. Sou talvez um dos raros universitários de minha geração que não sabe fazer diferença entre alfafa e maconha. Verdade que, naqueles dias, havia gente consumindo alfafa por maconha sem se dar conta. Afinal, pouca é a diferença entre Cannabis sativa e Medicago sativa.

Quando escrevia na finada Folha da Manhã, em Porto Alegre, caiu-me em mãos a notícia de um traficante que operava numa favela chamada Vila do Cai n’Água. Preso pela polícia, alegou que nada estava vendendo de ilegal. Vendia alfafa batizada com esterco de cavalo. E o pessoal não reclama? – perguntou o policial. “Eles acham que o cheiro é muito forte. Digo que é maconha do Nordeste. Da boa”.

Durante semanas me diverti com os “magrinhos”, como chamávamos lá no Sul os filhinhos de papai que se pretendiam contestadores do “sistema”. Fui brindado com o título de superego da província. Nunca tive curiosidade alguma pelas drogas. Para começar, seus usuários eram gregários e viviam falando com o próprio umbigo. Pessoas de pouca ou nenhuma leitura, nada me impelia a confraternizar com eles. Jamais tive, em meu círculo de amigos, mascadores de alfafa ou maconha.

Para não dizer que jamais fumei maconha, nos distantes anos 70 dei uma ou duas tragadas num baseado. Estava em Estocolmo, em um apartamento de universitários, com 19 brasileiros e três suequinhas. Me passaram o bagulho. Para não bancar o estraga-prazeres, dei uma pitada. Uma das suecas me perguntou:

- Vocês brasileiros só sabem fazer isso?
- Isso o quê?
- Puxar fumo e ficar olhando o próprio umbigo?

Brasileiros, até pode ser, respondi. Mas expliquei que não era muito brasileiro. E convidei as três para meu apartamento, onde tomamos vinho a noite toda até o amanhecer. Noite e amanhecer é modo de dizer. Era verão e as noites eram de uma luz irreal, emanada por um sol paranóico que teimava em não deitar-se.

Sem jamais ter consumido drogas, faço a defesa de sua legalização. Verdade que certas drogas, como o crack e mais recentemente o tal de oxi, devem permanecer na ilegalidade, em função de sua letalidade. Mas há muito veneno em farmácia cuja compra não é proibida. Nossas leis tampouco proíbem que alguém se suicide.

Dito isto, nuestros vecinos de la Banda Oriental estão prestes a seguir o exemplo do Brasil, isto é, legalizar a maconha. Ora, direis, no Brasil o uso de drogas é ilegal. Teoricamente, até pode ser. Na prática, no dia em que um drogado for preso e permanecer em cana, o fato até merece manchete. Pois há mais de década não se prende mais alguém pelo uso de drogas.

Alguma exceção, cá e lá, até pode ocorrer. Mas, de modo geral, o consumo é livre. Aqui em São Paulo, a quinze minutos a pé de onde moro, os nóias fumam crack a céu aberto, sob o olhar complacente da polícia. O campus da PUC, em Perdizes, é um dos mais reputados fumódromos da Paulicéia. E só poderia ser assim. Em um país em que 250 mil condenados por crimes estão soltos nas ruas por falta de vagas carcerárias, onde colocar mais alguns milhões de consumidores de drogas?

O projeto de legalização da maconha no Uruguai, que recebeu ontem a aprovação na Câmara dos Deputados, deixa o país na "vanguarda" da questão da maconha, segundo seu presidente José Mujica, promotor da iniciativa. "Isto tem o caráter de uma batalha em todos os terrenos (...) Em nenhuma parte do mundo a repressão deu resultado", disse Mujica em seu programa de rádio. Ao mesmo tempo, caiu na contradição de todos os países que liberaram as drogas, ao criticar o tráfico, que gera "lucros capaz de corromper tudo".

Tanto a repressão não deu resultado, que hoje no Ocidente é mais fácil encontrar maconha que Melhoral. Desconheço país na Europa que mande, hoje, para a prisão, um usuário de drogas. Nos 70, quando estava na Suécia, havia bares especiais para menores, para o consumo de drogas, onde maior de idade não podia entrar. Quando vivia em Madri, nos 80, a maconha era oferecida livremente na Gran Via. Hoje, até o tímido Portugal liberou geral. O consumo e a posse de drogas para uso particular, sem distinçao entre drogas leves e pesadas, deixaram de ser considerados crimes em Portugal ... há treze anos.

Assim como saudou o papa por aceitar o homossexualismo – quando em verdade o papa não aceitou coisa nenhuma – a imprensa agora diz que o Uruguai tomou uma iniciativa pioneira no continente. Só se for para inglês ver.

Sempre tive simpatias pela Banda Oriental. Para começar, nasci quase lá. Nos anos 60, com a censura no Brasil, era onde íamos buscar filmes e livros aqui proibidos. Privilegiados eram os santanenses. Se quisessem ver O Último Tango em Paris, bastava atravessar a Sarandi. O resto do país teve de esperar não poucos anos após o lançamento do filme na França. Parece que os militares consideraram um atentado aos bons costumes ver a manteiga como artigo de cama e mesa.

Chiquitito, pero libre. Em Madri, tive como colega uma montevideana, de quem ouvi certo dia a expressão “al norte del Uruguay”. Não resisti: “Es decir que Ustedes se dán al lujo de tener un norte?” Ela ficou perplexa com meu comentário.

"Nós queremos parar com esta coisa na fronteira, onde tem início o vício pelas drogas – prossegue Mujica -. Não é fácil porque não temos uma receita. Temos consciência de que estamos fazendo uma experiência de vanguarda no mundo inteiro". Pelo jeito, acreditou no que a imprensa diz.

O projeto prevê que, após serem registrados, os usuários possam comprar até 40 gramas de maconha por mês em farmácias, além de permitir o autocultivo da erva. O texto da lei agora segue para votação no Senado. Caso seja aprovado – e isto sim é algo novo - o Uruguai se tornará o primeiro país do mundo em que a produção, a distribuição e a venda de maconha a consumidores adultos serão reguladas pelo Estado. Estrangeiros não-residentes no país não poderão comprar nem cultivar a canabis. Pergunta que se impõe: quem vai fiscalizar?

Rivera vai viver dias interessantes – poderia pensar algum desavisado. Não bastasse atrair milhares de gaúchos por ser zona franca, agora atrairá milhares de outros, em busca de outras culturas que não a livresca ou a cinematográfica. A bem da verdade, com a nonchalance que se fuma maconha no Brasil, não vale a pena deslocar-se até lá por um baseado.

Seja como for, o gesto dos uruguaios é um golpe na hipocrisia dos países onde a droga é proibida por lei mas permitida pelo Estado.


02 de agosto de 2013
janer cristaldo

PROBLEMAS DO BRASIL SÃO DOMÉSTICOS - AFIRMA ARMÍNIO FRAGA

Ex-presidente do BC minimiza os efeitos do exterior para o crescimento fraco e a inflação alta
 
O fraco crescimento econômico e a alta inflação que alimentam o pessimismo sobre o Brasil são mais autoinduzidos do que o resultado de influências exteriores, pois o governo não conseguiu cortar gastos e reduzir as políticas econômicas intervencionistas, segundo afirma o ex-presidente do banco central Armínio Fraga.
 
"Nossos principais problemas são internos, como sempre", afirmou Fraga em uma entrevista exclusiva para a agência Dow Jones, no seu escritório no Rio de Janeiro. "Eu diria, intuitivamente, que a ordem de magnitude é de quatro ou cinco para um", acrescentou, comparando o impacto dos problemas domésticos em relação aos externos na economia brasileira.
 
Mesmo assim, Fraga afirma que a possível redução nas ações de estímulo do Federal Reserve pode gerar dificuldades para os mercados de bônus que se beneficiaram da liquidez abundante nos últimos anos. Por outro lado, ele aponta que a dependência do Brasil das exportações para a China é menor do que muitos analistas acreditam, em função da economia fechada do País.
 
O ex-presidente do Banco Central afirma ainda que as administrações de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff são mais "estatais", com o aumento do papel dos bancos públicos e a menor preocupação com a eficiência das empresas, o que deixou o Brasil com uma infraestrutura inadequada. "Esse modelo não tem sido capaz de entregar o ritmo esperado de crescimento", afirma Fraga, que comandou a autoridade monetária durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Ele também critica os subsídios para a gasolina, que "asfixiam" a Petrobrás.
 
Fraga diz que está mais preocupado com dois dos três pilares econômicos que são parte do legado da administração de FHC: a contenção dos gastos públicos e o sistema de metas de inflação. Com o terceiro pilar, o câmbio flutuante, ele não está tão temeroso. "O governo tem tentado domar a inflação com controles de preços, uma receita bem conhecida por estar fadada a fracassar".
 
Ele acredita que o banco central ainda precisará elevar mais os juros no curto prazo para combater as pressões inflacionárias, mas, no longo prazo, com um pouco mais de disciplina fiscal, a tendência é que os juros caiam.
 
Em relação ao câmbio, Fraga discorda daqueles que dizem que o Brasil abandonou o regime de câmbio flutuante, em função das frequentes intervenções do banco central no mercado para conter a volatilidade do real ante o dólar. "O banco central tem dito que não tem uma meta para o câmbio, apesar de o mercado entender que existe uma meta. Na prática, está claro que o banco central não tem feito um enorme esforço para atingir um valor particular para o câmbio. Eu só posso especular que eles estejam preocupados com a volatilidade (quando promovem intervenções). Não é um sinal de desespero", afirma.
 
O ex-banqueiro central também comentou que apoia os recentes protestos populares no Brasil contra o alto custo de vida e por melhores serviços públicos. Para ele, os manifestantes têm razões para estarem insatisfeitos: "os impostos são muito altos e o povo tem todo o direito de reclamar sobre a educação, saúde e transporte".
 
No lado positivo, Fraga diz que o governo tem promovido algumas mudanças recentemente, como a retomada das concessões de aeroportos e para exploração de petróleo, além da legislação para incentivar novos investimentos em portos. "É muito cedo para jogar a toalha e dizer que o Brasil tem problemas que não podem ser resolvidos", garante. Fonte: Dow Jones Newswires.

02 de agosto de 2013
Álvaro Campos, da Agência Estado

QUEM TE VIU...

De tiete do comunista Enver Hodja a ministra, passando pelo sonho de ser freira, Gleisi virou “patricinha”

Quem te viu… – Ainda ministra-chefe da Casa Civil, a petista Gleisi Hoffmann, que chegou a sugerir à presidente Dilma Rousseff que colocasse as tropas nas ruas para conter as roucas vozes que ecoaram durante os protestos de junho, agora dedica parte do seu tempo a atividades bem mais amenas e fúteis, por que não afirmar que são frivolidades.

Gleisi visitará no sábado (3), em Curitiba, a Casa Cor do Paraná, mostra de decoração que exibirá o trabalho de duas arquitetas que decoraram uma “suíte master” em homenagem à senadora licenciada que um dia sonhou em substituir Dilma, mas agora cambaleia na disputa pelo Palácio Iguaçu.

De acordo com colunistas paranaenses, a ministra participou de todas as etapas da elaboração do espaço, desde a escolha dos materiais empregados, além de ceder alguns objetos pessoais para decorá-lo.
Um dos destaques é um retrato de Gleisi feito pelo artista paranaense Anderson Thives, que estampar a petista na tela adotou o estilo de Andy Warhol, o norte-americano que afirmou ser direito de todo ser humano pelo menos quinze minutos de fama.
 
A suíte Gleisi foi pintada nas cores amarelo e azul, o que sob a ótica da política remete ao PSDB, mas na verdade a intenção das arquitetas foi homenagear o holandês Van Gogh, pintor favorito da ministra.
 
Na Boca Maldita, local no centro de Curitiba onde assuntos polêmicos são discutidos com a empolgação necessária, comenta-se deliberadamente e em tom de chiste que Gleisi, após perder o bom senso durante manifestações de junho, passou a ouvir, no mês seguinte, “com orelha de van Gogh o grito das ruas”.
 
Os comunistas abominam qualquer ligação com a direita, mas no planeta nada pode ser mais direitista do que um representante da esquerda no poder. E desde que chegou ao Planalto Central, o PT tem dados seguida e inequívocas provas de sua devoção pelo capitalismo, o mesmo que nos tempos de oposição os petistas classificavam como selvagem. Para quem defendia o modelo comunista criminoso da Albânia, Gleisi Hoffmann é de fato um espanto.
 
Apenas para não deixar de citar, muitos foram os que criticaram o então ministro Nelson Jobim (Defesa), que ao se referir à essência pífia de Gleisi disse que a escolhida pela presidente para chefiar a Casa Civil sequer conhecia Brasília. E com o ouvido de Van Gogh por certo a ministra ainda não conseguiu ouvir o ruído da capital dos brasileiros.

02 de agosto de 2013
ucho.info

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA HELIO FERNANDES

Nos EUA, inflação tão baixa, chega a parecer deflação. Dona Dilma tenta ‘defender’ Joaquim Barbosa, se confunde inteiramente. O primeiro presidente negro dos EUA, que decepção. O soldado Manning está entre prisão perpétua e 136 anos de cadeia. E Obama? Quem acessa internet nos EUA é gravado automaticamente.



Dramáticos os primeiros seis meses do segundo mandato do presidente Obama. Em 2008 ganhou com certa facilidade, devia ser muito mais difícil, quem admitia um negro presidente da maior potência econômica do mundo?
É bem verdade que já haviam se passado 142 anos da aprovação da emenda nº 13, que acabou com a escravidão, em 1865.

Mas preconceito é preconceito, basta ver a consequência da aprovação dessa emenda, que levou ao assassinato de Lincoln. Obama tinha muitas qualidades, talvez o povo americano quisesse apagar o passado, ou reinventar o presente, plantando um futuro sem maldições. E Obama no primeiro mandato não foi de todo mal.

Mas no segundo, o que aconteceu? Ele atacou principalmente o que havia de mais sagrado na Constituição única do país, complementada pelas emendas, que já estavam planejadas e projetadas pelos “pais fundadores”, como eles mesmo se intitularam.

A Primeira Emenda, respeitada e reverenciada pelo mundo, a consagração da Liberdade, do direito de expressão, o mais próximo que se pode chegar no caminho da igualdade, a não intromissão na vida dos outros. Pois foi essa conquista que o negro esperança destruiu, destruindo também a própria credibilidade.

Se algum inimigo, direta ou indiretamente, quisesse massacrar Obama, bastaria “aconselhá-lo” a fazer exatamente o que está fazendo. Segundo pesquisas feitas lá dentro mesmo dos EUA, quebrando a privacidade do mundo, Obama jogou todos contra ele.
E a mesma pesquisa dá o seguinte número só interno, sem contar o resto do mundo.

Os EUA estão no momento com 306 milhões de habitantes. Os atingidos pela quebra do sigilo, só entre americanos, já teriam sido devassados 200 milhões de pessoas. Os outros 106 milhões estão ou estariam entre os que vão nascendo e os que chegam a 14 ou 15 anos. (A dúvida é da própria agência que fez a pesquisa).

O SOLDADO MANNING E A DEVASSA DA INTERNET

O informante que deu as avassaladoras notícias para o WikiLeaks foi preso e está sendo julgado. Excluíram a pena de morte, mas requisitaram um grupo grande de “juristas de aluguel”, que depois de meses, enquadraram Manning em 20 acusações.

A menor delas sujeita a 6 anos de prisão, o que no total chega a 136 anos de cadeia. Ou então a prisão perpétua. Que, segundo os padrões americanos, pode ser com direito a redução de sentença ou com ela cumprida integralmente.

Ou como eles dizem e os juízes ratificam na decisão: “Com direito a ou sem direito a CONDICIONAL”. Se Manning receber a CONDICIONAL, 136 ANOS ou perpétua podem cair para 15 ou 20 anos.

O mais atordoante é a pena imposta, automaticamente, a quem “mexe” com internet. Tudo que o cidadão americano ou qualquer um que more nos EUA movimente pela internet é gravado, e mais inacreditável: seus dados pessoais são colocados nessa mesma internet, e ficam à disposição de qualquer um, sem o menor esforço.

###

PS – Não existe mais privacidade para ninguém, não há defesa nem uma forma de proteção. Para terminar por hoje, por hoje.


PS2 – Circulam nos jornais não impressos as mais variadas versões motivos e razões para justificar (?) o que Obama está fazendo.

PS3 – O The Guardian, britânico, garante que “isso que está sendo revelado” seria o mínimo dos mínimos. E deixa entrever, sem garantir, que pode publicar outras revelações.

ONDE ESTÁ SNOWDEN?

Está é outra face do mistério. Está encurralado pela hipocrisia de Putin, que já disse, “não vou criar uma situação de crise com os EUA, por um fato sem importância”. Para Putin, a questão da liberdade de um cidadão é fato “sem importância”.

E onde está o agente Snowden? Dizem que “recebeu da Rússia asilo provisório”. Se voltar aos EUA, comparando o que acontece com o soldado Manning, não sairá mais da prisão.
FESTIVAL DE

Presidente do Banco Central: “Inflação excessivamente baixa pode prejudicar a recuperação”. Logicamente não foi o do Brasil, e sim o dos Estados Unidos.
Lá os juros estão em 0,25% e a inflação não dá nem para registrar. Aqui a inflação longe da meta, e a taxa de juros sobe sem parar.

Não esquecer: o governo dos EUA distribui “incentivos” de 35 BILHÕES mensais.

MAIS MÉDICOS, MÁS NOTÍCIAS

Dona Dilma insiste na contratação de médicos estrangeiros, apesar da resistência geral, e de todas as organizações de classe. E  sem falar com ninguém, Dona Dilma fundiu o Ministério da Educação com o da Saúde, como sempre foi.

Pelo menos quem aparece diariamente na televisão, falando sobre o assunto, é o ministro Mercadante.
E o doutor Padilha, da Saúde, recebeu ordem da presidente para ficar em silêncio, por que iria desobedecer? Que República. Antigamente, qual ministro se submeteria?

DILMA “DEFENDE” E “CONFUNDE” BARBOSA

Joaquim Barbosa foi muito criticado (inclusive por este repórter) pela falta de educação (ou melhor, isso e também arrogância) não cumprimentando Dona Dilma, como devia e com a atenção que o cargo exige. A própria tentou defendê-lo, mas se perdeu no caminho.

Diz a Constituição: “São Poderes da União, harmônicos e independentes entre si, o Executivo, Legislativo e Judiciário”. Dona Dilma chamou Joaquim Barbosa de “chefe do Poder Judiciário”.
Como sempre, errou. O chefe do Poder Executivo é o presidente da República. Do Legislativo é o presidente do Senado, que preside o Congresso.

O Poder Judiciário não tem chefe. Todos os magistrados, da primeira à última instância, fazem parte do Judiciário. Joaquim Barbosa preside o Supremo (por dois anos improrrogáveis), o mais alto tribunal do país.
Mas não comanda o Judiciário. Seria surpreendente se Dona Dilma acertasse alguma coisa.

TENTANDO SE RECUPERAR, DILMA ATACA ALCKMIN

A Presidente foi a São Paulo “dar” 8 bilhões ao “prefeito poste” da capital. Todos sabiam, na véspera o próprio Haddad informou.
Na hora ela atirou no governador, que não estava presente. Bobagem, ele está tão impopular e tão desprestigiado quanto ela.
 Lula telefonou logo para ela: “Assim você não se recupera”. O ex é implacável.

###

PS – Alckmin fica eufórico, vibrante entusiasmado, quando ouve ou lê que o ministro da Saúde será seu adversário em São Paulo

PS2 – Alckmin está no governo de São Paulo desde 1994. Era vice de Mario Covas, doente, até 1998. Continuou vice de Covas, doentíssimo, até 2002. Ninguém ignorava que o governador eleito nem ia ao Bandeirantes.

PS3 – Nesse 2002, foi candidato a governador, absurdo, o terceiro mandato seguido. Em 2006 deixou o governo para ser candidato derrotado a presidente.

PS4 – O projeto de agora, ser reeleito em SP, e, em 2018, se candidatar novamente a presidente. Seu sonho e obsessão: acumular duas derrotas presidenciais, como Serra.

PS5 – Não foi o presidente da Câmara que convidou o deputado Vaccarezza para presidir a Comissão da Reforma Política, como publicaram. Foi o ex-presidente Lula que telefonou e disse a Henrique Eduardo: “Quero o Vaccarezza na Comissão”. E a resposta afirmativa e subserviente: “Sim, senhor”.

PS6 – Laco, nada de pedir desculpas, podia ter sido o general Albuquerque Lima, meu informante antes do golpe, nacionalista ferrenho, defensor do interesse nacional.

PS7 – Em 1969, quando Costa e Silva teve o derrame e foi considerado incapacitado pelos “Três Patetas”, marcaram eleição indireta para “presidente”. Colocaram urnas em órgãos do Exército, Marinha e Aeronáutica.

PS8 – Albuquerque Lima ganhou de Orlando Geisel em todos os lugares. Mas não deram posse a ele. Orlando Geisel, furioso, protestou: “Como é que eu, general de 3 estrelas, posso fazer continência a um presidente de 2 estrelas?”. “Inventaram” então o general Médici, que não queria mesmo.

02 de agosto de 2013
 

TIRO AO ALVO

PSDB quer explicação de Fernando Pimentel sobre maior déficit da balança comercial em 20 anos

O fiasco da balança comercial sob os auspícios da petista Dilma Vana Rousseff recheará as discussões no Congresso Nacional a partir da próxima semana, quando deputados e senadores retornam ao trabalho. Com isso, o PT terá muito trabalho para evitar que o assunto reverbere além da expectativa do Palácio do Planalto.

Líder do PSDB na Câmara, o deputado federal Carlos Sampaio (SP) anunciou que apresentará no início da próxima semana requerimento de convocação para que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, compareça à Casa para expor detalhes sobre a situação da balança comercial brasileira – dados do próprio ministério mostram que a balança registrou, nos sete primeiros meses de 2013, déficit de US$ 4,989 bilhões, o maior da história para o período.

Para Sampaio, a situação é extremamente grave, o que torna inadiável e urgente a ida do ministro Pimentel ao Congresso para explicar as razões de tão tenebroso cenário tenebroso e quais medidas serão adotadas pelo governo para revertê-lo. “Não é mais o sinal amarelo que está aceso: é a luz no fim do túnel que começa a ficar cada vez mais fraca, quase se apagando, na medida em que nos aproximamos do fim do mandato da presidente Dilma. Onde está a gerente, a grande gestora apresentada pelo ex-presidente Lula nas eleições de 2010?”, questionou o líder tucano.

O requerimento será protocolado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados no início da semana. A expectativa é de que o pedido seja analisado logo na primeira reunião do segundo semestre da Comissão, marcada para o próximo dia 7 (quarta-feira).

02 de agosto de 2013
ucho.info

ALÇA DE MIRA

Pesquisa sobre confiança do brasileiro nas instituições reforça rejeição ao desgoverno de Dilma

Dilma Rousseff e o PT trabalham nos bastidores para minar as bases da oposição, mas o esforço pode ser perdido, tendo como base a pesquisa do Ibope sobre a confiança dos brasileiros nas instituições.

Um dos mais ativos líderes da oposição no Congresso Nacional, o deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) avalia que a pesquisa confirma o alerta que os adversários do Palácio do Planalto fazem desde 2011:
o governo Dilma é marcado pela má gestão, política econômica caduca e desarticulação completa.

De acordo com o levantamento, a confiança na instituição “presidente da República” despencou 21 pontos em um ano. É três vezes mais do que a perda média de confiança das 18 instituições pesquisadas. “No primeiro ano de governo de Dilma Rousseff, seu índice de confiança caiu de 69 para 60. Recuperou-se para 63 no ano seguinte, e despencou agora para 42 – uma nota “Vermelha”.

Em um ano, saiu da 4ª posição no ranking para a 11ª. Nenhuma outra instituição perdeu tantas colocações em tão pouco tempo”, relata o jornal O Estado de S. Paulo, que encomendou a pesquisa.

Para Rubens Bueno, exemplos do desastre do governo do PT não faltam. “Vivemos hoje com um PIB pífio, que em 2012 cresceu apenas 0,9% e em 2013 não deve chegar a 2%, como preveem diversos analistas econômicos.

Enfrentamos, agora, o pior déficit comercial da história, no valor de quase US$ 5 bilhões. É uma incompetência geral para gerir a economia. Por outro lado, temos investimentos travados e uma saúde em frangalhos.

A população começa a enxergar que a fase do PT no governo, além de se esgotar, não fez bem ao país”, afirma o líder do PPS, lembrando que a pesquisa do Ibope aponta que a confiança no sistema público de saúde sofreu a terceira maior queda, de 42 para 32, e segue na 16ª posição.

A pesquisa, feita após as manifestações que levaram milhares de brasileiros às ruas a partir do mês de junho, mostra que a sociedade percebe um governo perdido. “O governo está paralisado e completamente confuso.
Não sabe o que fazer e um exemplo disso são as idas e vindas, os recuos do Planalto diante de vários temas nos últimos meses.
Primeiro, pressionado pelas manifestações, veio com a proposta golpista de constituinte exclusiva para a reforma política.
Desistiu, mas tentou emplacar um plebiscito sobre o tema. Também recuou, pois a ideia era claramente diversionista e tinha o objetivo de jogar a insatisfação da sociedade com a gestão do governo no colo do Congresso”, aponta Rubens Bueno.

Nos setores onde o governo deveria agir com acerto e sem demora, a presidente Dilma também se atrapalha. Na área de Saúde, o Planalto recuou no programa “Mais Médicos”, que deixou de exigir dois anos adicionais na formação básica dos alunos.
Também voltou atrás na portaria sobre cirurgias para troca de sexo e na campanha sobre Aids do Ministério da Saúde. “E corre o risco de recuar na redução da tarifa de energia, já que falta dinheiro para compensar as concessionárias. Especialistas da área já alertam que a conta de luz pode subir 20%. Ou seja: é mais uma peça de marketing sendo desmontada”, ressalta o parlamentar.
Congresso e partidos

Rubens Bueno reconhece, no entanto, que não é apenas o governo Dilma que está devendo para a sociedade. “O Congresso Nacional e os partidos políticos, como mostra a pesquisa, são as instituição mais mal avaliadas. O Legislativo precisa aprovar urgentemente uma reforma política; garantir mais recursos para a saúde, o que podemos fazer por meio do projeto que redistribui os royalties do petróleo; e promover uma reforma tributária. Lembro que, no caso desse último item, a presidente Dilma, em seu discurso de posse no Congresso, prometeu fazê-la e, até hoje, não cumpriu”, ressalta o parlamentar.

O processo de enfraquecimento do Congresso também é reflexo, segundo o deputado, de sua postura subalterna diante do governo. “Infelizmente, nos governos petistas, o parlamento se subalternizou. Só faz o que o Planalto quer. Com isso, o Congresso acaba votando quase que somente medidas provisórias, muitas delas verdadeiras árvores de natal para atender interesses desse ou daquele grupo aliado do governo. Ou seja, o Parlamento perdeu a iniciativa e se desgasta ainda mais por seguir apenas os ditames do governo”.

O líder do PPS também tem consciência de que apenas os pontos acima não são suficientes para melhorar a eficiência do aparelho estatal e oxigenar a política. “Precisamos de uma reforma completa da estrutura do Estado, que torne a gestão pública desburocratizada, eficiente, ágil e com maior blindagem contra a corrupção. Não há cabimento, por exemplo, termos hoje 39 ministérios para oferecer a população um péssimo serviço. Com 2014 se aproximando é hora de cada partido ouvir a sociedade e construir sua proposta para o país”, finaliza Rubens Bueno.

02 de agosto de 2013
ucho.info

QUANDO O HUMOR DESENHA A REALIDADE


 
02 de agosto de 2013


AS CONTAS DA JUSTIÇA


Taí uma coisa que não entra na minha cabeça: que conta maluca é essa da justiça americana que condena um sujeito à prisão perpétua e mais mil anos de xilindró - o caso do americano que manteve três mulheres presas durante dez anos?

Em todo caso, fica o exemplo: o cara foi preso em janeiro e já foi julgado.

Enquanto isso, nos Emirados Petralhas do Bananistão, seu Dirceu, seu Genoíno e seu Cunha vão completar dez anos soltos. Quem sabe até ganhem liberdade perpétua e com mais mil anos de direito à roubalheira?

Detalhe: aqui, o sujeito pode pegar mil anos de cadeia ou mais, o que, na prática, equivale a dizer que dos trinta anos que ele deveria ficar detido - o máximo que permite a legislação -, se cumprir a metade, por causa das reduções a que tem direito, já é muito.
 
02 de agosto de 2013
Ricardo Froes

O BRASILEIRO VAI SER SEMPRE UM MERDA!

Eu estava com meu carrinho de compras em uma fila no caixa do supermercado Zona Sul, razoavelmente cheio, virei de costas, me afastei um passo e estiquei a mão para pegar um vidro de sal marinho sueco que estava em promoção. Tal “operação” não durou dez segundos, só que, ao voltar, um cidadão estava exatamente em frente ao meu carrinho, preparando-se para tirá-lo do caminho e passar à minha frente e, educadamente, falei: “eu estou aqui”, nada mais que isso. E fui “recebido” pelo cara com um sorrisinho irônico e uma dúzia de palavras em uma língua que me parecia eslava dirigidas às amiguinhas de olhos azuis que o acompanhavam, que também se debulharam em risadinhas. Mas até aí, tudo bem. Embora meu pavio curto estivesse mais curto ainda, deixei pra lá.
 
Passado mais ou menos um minuto, com o cara colado no meu cangote, a fila andou e eu retirei da minha frente um carrinho vazio atrapalhando o caminho, pedindo licença a todos e o deixando ao lado da fila, com todo cuidado para não esbarrar em ninguém. E não é que o gringo, olhando para a minha cara com o mesmo sorrisinho de babaca, pegou o carrinho e quis colocá-lo de volta enquanto dizia coisas ininteligíveis que provocavam mais risadinhas nas suas amigas?
 
Bom, aí vocês podem imaginar a minha reação, muito mais teatral do que verbal: peguei o carrinho e o empurrei com toda a força para um canto enquanto algumas imprecações - nada de palavrões - saíam instintivamente da minha boca. O sujeitinho se deu conta que estava se exibindo para as amiguinhas com o cara errado e foi para outra fila.
 
Mas na minha frente na fila tinha uma perua e, ao terminar a minha sessão pavio curto, virei-me em direção ao caixa e devo ter dito alguma coisa para mim mesmo em voz alta como “e depois falam dos brasileiros...”, o que foi o bastante para a perua dizer “mas ele foi muito educado”.
 
Pra quê!
 
“Minha cara, por acaso a senhora fala esse diabo de língua?”, perguntei.
 
“Não, mas costumo viajar muito para o exterior e...”
 
Aí eu interrompi:
 
“E, o quê? Na terra deles eles fazem esse tipo de coisa? Viajado eu também sou, mas nunca vi disso!”
A perua se calou e tratou de pagar os dois pãezinhos franceses e a Coca-Cola pequena, que eram as suas compras, e se mandou.
Maldosamente, pensei comigo mesmo como é que uma pessoa que janta pão seco com Coca pode ter a cara de pau de dizer que viaja muito para o exterior...
 
Independentemente das minhas “furibundices” nada corretas, o episódio serve para mostrar o nosso complexo de vira-latas, ou seja, o gringo, mesmo errado, é mais educado que nós.
 
Aonde foi parar o amor próprio e o orgulho de ser brasileiro dessa gente?
 
02 de agosto de 2013
Ricardo Froes

"JESUS CRISTO É O CAMINHO, EU SOU O PEDÁGIO". EDIR MACEDO


Edu e Márcia estão num vôo para a Austrália para comemorar o quarto aniversário de casamento.
De repente, o comandante anuncia pelos alto-falantes:
- Senhoras e senhores, tenho más notícias… problemas graves nos motores, vamos tentar um pouso de emergência… há uma ilha não catalogada nos mapas… vamos aterrissar na praia.
Ele aterrissou com êxito, mas avisou aos passageiros:
- Isto aqui parece o fim do mundo – é improvável a possibilidade de resgate… talvez tenhamos que viver nessa ilha pelo resto de nossas vidas!
Nessa hora, Edu pergunta para a mulher:
- Márcia, você pagou o dízimo ao pastor este mês?
- Ai, me perdoa Edu. Com essa história de viagem, esqueci completamente!
Edu, eufórico, agarra a mulher e tasca-lhe um beijão, o melhor de todo no casamento.
Márcia não entende e pergunta:
- Edu por que você me beijou desse jeito?
E ele responde eufórico:
- Ele vai nos achar!

QUANDO O HUMOR DESENHA A REALIDADE

 
02 de agosto de 2013


NOTAS PERTINENTES LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO DA NOTÍCIA

URUGUAI À BEIRA DA MACONHA

 Todo presidente tem o direito de saber envelhecer. Mujica não deveria ter desperdiçado essa chance. Resolveu ficar caduco... Tipo assim FHC, aqui no Brasil   
TÍTULO E SUBTÍTULO

Estranho o jeito de fazer jornal nesse país. Eis a manchete que toma conta dos espaços nas melhores casas do ramo: "Congresso retoma trabalhos nesta quinta-feira". Cegueira voluntária. A manchete deveria ser "Congressistas voltam ao Congresso depois de férias ilegais e são demitidos por abandono de emprego". E o subtítulo bem que deveria ser mais ou menos assim: "Todos serão processados e condenados por justa causa. Devolverão o dinheiro que esbanjaram dos cofres públicos".   

Faça no caldeirão deles, faça!

Cuidado! O Brasil continua correndo o sério risco de ser propriedade da mesma pandilha de sevandijas de sempre. E daqui pra frente o risco é maior ainda. Os governistas, homiziados em seus partidos ambidestros, já perceberam que, mesmo com a inércia da oposição - uma espécie de sua alma gêmea - podem estar a um passo do deslizamento eleitoral no ano que vem.

Isso quer dizer o quê? Tudo, menos um programa sério de governo; tudo menos seriedade; tudo menos moral e honestidade de propósitos e de atiutudes.

Isso quer dizer então que, diante da ameaça de mudança dos rótulos, o melhor mesmo é aproveitar a ocasião. Frente à agonia de ver a fonte secar, o melhor é ir com sede ao pote. Fique certo, você aí candidato a rebelde com causa das próximas manifestações populares pacíficas e indignadas, esta temporada de caça ao tesouro e de pura fisiologia já começou.

Até outubro do próximo ano, os caras-pálidas farão de tudo para enganar os peles-vermelhas. E como John Wayne já era, cada um de nós tem que assumir o papel de um Indiana Jones. E se alguém cair nas malhas e armadilhas dessas poderosas tribos de ambição desmedida, só resta uma saída: satisfazer as necessidades fisiológicas dentro do caldeirão. Pelo menos você estragará a sopa desses selvagens.

RODAPÉ - O pior dessa história da vida real é que esses devoradores da politicalhada brasileira comem de tudo.

A cabeça desse governo

 Em ali plantando, nada dá de bom.

A cabeça da gente desse governo, um corpo estranho no organismo das democracias, está cheia de esterco. E o pior é que, em ali plantando nada dá de bom. É que não serve nem como adubo.

Vejam que eles semeiam na seara democrática há mais de 20 anos, contando a estiagem dos tucanos, e nada de bom até agora se criou. A não ser que você veja com bons olhos frutos com Sarney, Beira-Collor e outros bichados e contaminados.

Depois de plantar um canteiro eleitoral para 2014, semeando dois anos a mais na safra acadêmica dos cursos de medicina, agora desenterrou a semente vencida. Simples assim, como colher uvas que estão verdes, não prestam.

Depois de ceifar mais de R$ 900 milhões do orçamento das Forças Armadas fez chover R$ 4 bilhões do dinheiro brasileiro na horta dos parlamentares. Simples assim.

Agora anuncia, com cheiro de terra seca e nenhuma fertilidade para a nação ingênua, que vai replantar 11 bilhões de reais em "investimentos". Alhures assim; simples assim.

"Investimento", meu caro agricultor sem terra e sem medo de ser feliz, "investimento"é a chave de ouro que abre todas as portas para licitações peneiradas, o meio mais rápido e rasteiro de lavar dinheiro das burras públicas e tapar o sol da safadeza com a peneira.

Um colibri me contou que vem aí mau tempo. A lona de um imenso mensalão vai cobrir o solo amado dessa pátria mãe gentil.

A verdade é que, quando essa gente usa a cabeça, infesta a Esplanada dos Ministérios e transforma o Brasil num imenso pântano, num incomensurável terreno alagadiço, em que semeando adubo cerebral, faz nascer uma floresta de corruptos verdes e maduros, prontos para se dar e vender.

Eles proliferam assim porque não precisam de esterco de má qualidade. Todos eles se adubam de per si, por moto próprio, sem sangue, suor ou lágrimas. 

De minha parte lhes digo, não suporto o cheiro putrefato que sai da cabeça desses semeadores de grãos da maldade, cujo fruto lhes sacia a sede por dinheiro e lhes satisfaz a fome da ganância. Satisfaz, mas não mata o seu insaciável e desmedido apetite.
   

Vandalismo - Volta a Teoria do Domínio dos Fatos

Algum corrupto pode ter voltado à ativa e formado nova quadrilha

Não é Carnaval, nem nada... Então se o cara anda mascarado, com capuz a meia boca, o que a polícia tem que fazer é prender o suspeito. Pergunta depois. Se os responsáveis pela segurança pública não agem assim, então passam a ser suspeitos também.

Em que país se vê a pollícia cruzar os braços diante de um mascarado, diante de uma pessoa vestida a caráter como um patife sem caráter?!? Aí tem.

Quem lucra mais com o vandalismo e a baderna que confundem a consciência nacional criando dúvida para cima dos protestos da população indignada contra a corrupção, os péssimos serviços essenciais impingidos pelo governo e as desigualdades sociais? Pergunte-se: quem, quem tem interesse nisso?!?

Há, no seio da máquina administrativa, o bloco dos descontentes com a "falta de oportunidades" que o governo Dilma lhes dedica; há os que querem Lula de volta; há os que pertencem à linha dos mensaleiros - maior facção governista dos dias atuais desse governo estapafúrdio.

Quem nos dirá então que esses vândalos não obedecem às ordens de algum corrupto condenado pelo Supremo não tenha voltado à ativa e formado uma nova quadrilha?!? Faça o seguinte: consulte listagem dos mensaleiros de sempre e depois diga se a teoria da conspiração não pode ser, na realidade, a teoria do domínio dos fatos... No País do Futebol, o Brasil da Silva é uma caixinha de surpresas.
   
FORA DO PADRÃO

É disso que a gente está falando... Diante do flagrante despreparo, do jeito autortário de ser, da bossa de ser grande coisa em matéria de segurança pública e pessoal durante a semana do papa Francisco, os trapalhões da Polícia Federal desagradaram meio mundo.

O fiasco internacional que protagonizaram caiu no desagrado geral. Repercutiu até em Zurique, na Suiça. E agora a garbosa e sempre vestida a rigor, tipo assim filme de ação, com seus óculos Ray Ban, ternos pretos e gravatas idem, corre o risco de ser dispensada durante a Copa do Mundo de 2014 e não ter sequer acesso livre aos estádios no decorrer da competição.

A banda de Joseph Blatter decidiu que a PF do peremptório Zé Eduardo Cardoso, ministro da Justiça de Dilma não tem padrão Fifa. Mais uma, só mais uma constatação - essa de repercussão planetária - de que o governo brasileiro faz saber, mas não sabe fazer.
 

Os donos do Brasil reagem!

Acho que um dia eu vou pro céu!

Vou repetir o que Francisco disse: "Não se deixem manipular". E não o disse só por dizer. Disse porque tinha caraminholas na cabeça. Francisco, o Humilde é mais que isso, um sábio muito bem informado.

Antes que a geração que botou o clamor nas ruas se desse conta, o papa que declarou espertamente que não sabia "muito bem a razão dos protestes no Brasil", já estava ciente das manobras dos donos do poder, tentando corromper a quem tivesse qualquer semelhança com quem lhes parecesse ser "cabeça" das manifestações do povo indignado. Não, nada do que o papa ficou sabendo era mera coincidência.

O Serviço de Inteligência e Segurança do Vaticano não é a balbúrdia da Agência Brasileira de Inteligência que não sabe sequer traçar um roteiro de viagem, mesmo quando teve tempo para isso, desde que Jorge Mario Bergoglio, já na pele de cordeiro de Deus e atendendo pelo nome de Francisco informou que viria ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude.

Um passarinho, daqueles que não tem nada a ver com o fantasma de Hugo Chávez, tinha lhe cantado que não vem por aí bom tempo...

E então, sábio e duro, mas sem perder a ternura botou no ar o alerta que os brasileiros não podem ignorar: os manipuladores estão voltando à cena do crime e tomando providências, porque gostam de ser poderosos, porque gostam da mentira, da burla, do engodo e da riqueza mal-havida, muito mais do que gostam da verdade, um pesadelo que invade os seus sonhos de dominação social.

Eu percebi que Francisco queria dizer aos jovens e aos velhos que o Movimento Passe Livre foi convidado a abocanhar uma espécie de pedágio para não mais sair às ruas.

Achei que Francisco estava dizendo que havia senhores de anéis, contumazes e debochados predadores do patrimônio público, infiltrando o vandalismo indiscriminado nas marchas da indignação, para que os descontentes pareçam baderneiros e não um imenso bom bocado da renascida brava gente brasileira, cansada de corrupção, de serviços essenciais de péssima qualidade e penetrante crueldade.

Pareceu-me que Francisco percebeu a estratégia de marqueteiros e outros maquiavélicos que o governo mantém levando a mídia embasbacada e afoita a virar seus holofotes para o vandalismo profissional ao invés de tratar da razão principal da indignação que saiu às ruas: a corrupção e a aversão aos políticos que vivem em palácios e se banham à vontade no mar de lama das desigualdades sociais, todos eles garantidos pelas tábuas de salvação da imunidade e da impunidade.

Quando Francisco disse o que disse, ele inspirou-se tenho certeza, no Brasil Fantasia que os comerciais do governo passaram a mostrar nos mais caros horários de TV e nas melhores e mais bonitas casas do ramo jornalístico impresso, sob a égide e o singelo patrocínio da decaída Petrobras e similares estatais que já não têm dinheiro para gastar, como também não têm dinheiro para torrar em marketing e outros planos de publicidade enganosa as 39 arapucas que constituem a Esplanada dos Ministérios.

Eu não tenho religião; religião é coisa dos homens. E nunca ouvi dizer que há provas de que as religiões tenham nascido para que se espalhassem pelo mundo sem cobrança de dízimos, sem templos faustosos, capazes de levar os mais ricos e os mais pobres fiéis aos céus, numa pra lá de merecida volta ao Paraíso.

Mas hoje, depois desses agitados 2013 anos d.C.eu preciso me confessar: o que ele disse me deu esperança de que, um dia, tendo a coragem que o seu Jesus teve de sair às ruas para mudar a vida, a voz dos velhos e dos jovens terá vez e será o grande fator da transformação social que o Brasil brasileiro merece. Pronto, me confessei. Acho que um dia eu vou pro céu.

Eu boto fé nesse Francisco. Vou rezar por ele as orações que ainda me restam das aulas ginasiais no colégio dos padres. Acho que vou rezar pouco... Francisco é um alvo fixo dos poderosos paisanos. E ele ainda diz que o seu maior guarda-costas é Jesus...

Os donos do poder são todos muito bons, só não gostam de ser contrariados. O que Francisco tem a favor de sua perenidade papal é que ele também chega em qualquer canto do mundo dizendo que "não tenho ouro, nem prata"...



O diabo é que o Brasil e o mundo já não precisam mais de um Pôncio Pilatos e nem de lavar as mãos para autorizar a execução de qualquer humilde e despojado na face da Terra.  

Hora de passar o Brasil a limpo

O PMDB, do vice-mais presidente da República, Michel Temer, chuta o pau da barraca e insiste em extinguir nada menos do que 19 dos 39 ministérios de Dilma Vana. É uma paulada nas relações com a president@ que acabou de dizer que está determinada a manter os 39 inoperantes ministérios.

A esquerda do PT - te mete com esse partido, ele tem direita, esquerda e centro só pra ele mesmo! - está acusando Michel Temer de sabotagem.

E isso tudo tem um fundo de verdade - Epa! verdade nesse meio?!? - pois Michel, o "sabotador" já disse que vai procurar a chef@ da nação para ameaçá-la com rompimento. Ele não diz, mas o divórcio será irreversível se Dilma não concordar EM pagar o preço da velha amizade com um bom milhar de cargos públicos para o mais perigoso partido político do país, quase tão pernicioso quanto o próprio PT do Mal.

Quer dizer, Michel Temer não é nenhum "sabotador". Quê nada, ele é, em termos de sua facção política, um contumaz chantagista; daqueles que não podem ver numa vitrine um cartaz de "aproveite a ocasião", sem entrar e pegar tudo que tiver pela frente, sem passar pelo caixa... Para pegar o troco.

RODAPÉ - Não só o PMDB e o PT agem na base do toma lá, dá cá... No Brasil, todas as facções de direita, esquerda e de centro são fisiologistas. Só descansam quando satisfazem suas necessidades fisiológicas. Ahê, geração indignada, tá na hora de passar o Brasil a limpo!
    
CUIDADO COM ELES!

 Sei lá, mas pressinto que a juventude católica foi convocada pelo papa Francisco, a fazer mais do que ajoelhar e rezar: "Sejam revolucionários. Tenham a coragem de viver. Jesus teve coragem e saiu às ruas. Não lavem as mãos e não se deixem nunca manipular". Este é, no mínimo, um alerta de Francisco: cuidado, porque os que estão no centro do Poder querem - e têm conseguido - manipular as pontas da sociedade: os jovens e os velhos. Abram o olho com aqueles que estão no meio. Não se deixem manipular.
FALTA MORAL NA HISTÓRIA

A primeira-mulher-president@ da República, Dilma Vana é a imagem ambulante de que nada nesse país é mais problema para o seu governo do que o PT, nem mesmo o guloso PMDB, ou ela mesma, a arguta aprendiz de empresária que conseguiu quebrar a própria loja padrão 1,99 que montou, muito tempo atrás, em Porto Alegre

Ela subiu a rampa em 2010, oito anos depois do reinado estapafúrdio e cheio de escândalos de Luiz Erário Lula da Silva. 

Agora se sabe - pela boca da própria Dilma - que a criatura só ocupou o lugar do seu criador para continuar cumprindo o regime ditado por quem se acha proprietário do Brasil: fazer saber sem saber fazer. 

Ela, com seu enorme poder de falar e não dizer nada a não ser o que se pode ler nas ocultas entrelinhas, escancarou à nação brasileira o que a nação brasileira já sabia: "Lula não pode voltar ao governo porque ele nunca saiu". 

Mais que uma declaração genial, uma pomposa confissão de que ela é só uma estação, na linha do poder de Lula. O governo Dilma é só uma passarela, por onde Lula vai e vem quando bem entende e quer, sem medo de ser feliz. 

Como nem ela e nem ele são de arregaçar as mangas e pegar no pesado, nada acontece no Brasil além das falsas inaugurações de obras prometidas em palanques mambembes que jamais saem do papel. 

Tudo sempre foi realizado na base do gogó, da garganta. E é justamente aí que a porca torce o rabo. Tanto que Dilma repita a missão de falar por Lula, como Lula falar por Dilma. A falta de moral da História do Brasil é a mesma.
 
02 de agosto de 2013