"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

QUASE 37 MIL ADOLESCENTES SERÃO MORTOS NO BRASIL ATÉ 2016, DIZ ESTUDO DO UNICEF

 
  • Maiores vítimas são jovens do sexo masculino e negros
  • A maior parte é morta por arma de fogo

Um total de 36.735 adolescentes entre 12 e 18 anos será vítima de homicídio até 2016 no Brasil.
 
A previsão foi divulgada nesta quinta-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na apresentação dos novos dados do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA).
 
Em média será uma perda de mil adolescentes a cada ano ou de 14 meninos e meninas por dia, até as Olimpíadas no Rio.
 
As maiores vítimas são jovens do sexo masculino e negros. E a maior parte é morta por arma de fogo. Tudo isso em apenas 283 municípios no país, cujos dados foram analisados.
Os dados de 2009 revelam que, para cada mil pessoas de 12 anos, 2,61 serão assassinadas antes de completarem a adolescência. Esse valor aumentou para 2,98 em 2010, o que representa um aumento inquietante da violência letal contra adolescentes no Brasil.
A partir desse índice, se as condições que predominavam em 2010 não mudarem, é possível estimar o total de homicídio até 2016.
- O número tem a magnitude de um genocídio e demonstra também que as políticas públicas não conseguiram avançar neste campo - analisa a psicóloga Raquel Willadino, coordenadora do Programa de Redução da Violência Letal do Unicef.
Em 2010, os adolescentes do sexo masculino apresentavam um risco 11,5 vezes superior ao das adolescentes do sexo feminino, e os adolescentes negros, um risco 2,78 vezes superior ao dos brancos.
Segundo o estudo, esse resultado frisa a importância de focar as políticas públicas preventivas em adolescentes com esse perfil. Por sua vez, os adolescentes tinham um risco 5,6 vezes maior de serem mortos por meio de arma de fogo do que por qualquer outro.
Os três riscos relativos caem moderadamente em 2010 quando comparados com 2009.
“Tão hediondo quanto a violência sexual de crianças, os assassinatos de adolescentes no Brasil chamam atenção pelo grau de banalização assumido pela sociedade. A aceitação social em relação as mortes de adolescentes – sobretudo quando estes adolescentes negros – revelam os profundos tabus que ainda temos que superar para alcançar os reais direitos de crianças e adolescentes no Brasil”, diz o estudo.
O IHA expressa, para cada grupo de mil pessoas com idade de 12 anos, o número de adolescentes nessa idade inicial que serão vítimas de homicídio antes de completarem 19 anos.
 
13 de dezembro de 2012
O Globo

"O CARA"








13 de dezembro de 2012


AGORA SIM, ESTAMOS FALANDO SÉRIO!

bndes1
 
Deu no Valor: o Ministério Público Federal entrou na Justiça contra o BNDES por “falta de transparência em suas operações”, exigindo que o banco torne públicas informações detalhadas sobre todos os financiamentos concedidos a empresas e entidades públicas nos últimos 10 anos e de agora em diante.

O MPF pede detalhes desses negócios tais como a forma e a condição da captação dos recursos, os critérios para definir onde o dinheiro é investido, o risco das operações, prazos, taxas de juros cobradas, garantias exigidas e o retorno obtido”.

De dois anos para cá, esgotada a munição própria nos primeiros 10 anos dessa guerra subterrânea, conforme mostrei com detalhe na matéria A “bola” está rolando de novo, o BNDES está repassando dinheiro do Tesouro Nacional a juros subsidiados para empresas e outras instituições privadas.

bndes8

Mais de 54% do total emprestado nesse período veio de aportes do Tesouro que já representam mais de 20% da dívida pública líquida e 63,5% desse dinheiro foi entregue a umas poucas empresas-gigantes que têm todas as condições de se financiar nos mercados nacional e internacional.

Mas apesar de se tratar de uma empresa pública que distribui dinheiro público – e, nos últimos dois anos, tirado diretamente do caixa onde os contribuintes depositam os impostos que fazem falta na saúde, na educação e na infraestrutura – o BNDES não divulga informações sobre “seus investimentos” alegando que “estão protegidas pelo sigilo bancário”!!

A Procuradoria da República do Distrito Federal não aceita essa desculpa, acusa o banco de estar descumprindo a Lei de Acesso à Informação e quer dados concretos “para avaliar se os financiamentos a empresas privadas são de interesse social ou relevantes para o desenvolvimento da economia nacional”.

bndes12

Agora sim estamos falando sério!
Que Mensalão, que Rosemary que nada!
Mesmo as estripulias e saltos ornamentais do doutor Mântega dizem respeito apenas às operações táticas do PT para colocar índices em posições favoráveis nas vésperas de eleição.

As operações estratégicas que realmente alteram o meio ambiente em que a democracia brasileira tenta sobreviver estão a cargo dos operadores do BNDES, dos fundos de pensão do funcionalismo e dos operadores dos supercomputadores da Receita Federal.

É essa a tropa de elite. É aí que está o “núcleo duro” do PT. É aí que se jogam as grandes cartadas do vasto movimento de subversão argentária com que o partido pensa construir o seu Reich de Mil Anos.

bnd

São eles que, dos bastidores, determinam quem vai viver e quem vai morrer na arena da economia brasileira. Quem vai comprar e quem vai ser comprado em cada setor de produção.

É aí que se decide se teremos mesmo um ambiente “pró-mercado” com oportunidades iguais para todos, expressão que dona Dilma tem gostado de usar ultimamente, ou se viveremos todos ajoelhados e de mãos estendidas para uma pequena constelação de monopólios girando em torno do sol do BNDES e das mega estatais de petróleo, telecomunicações e energia, neste momento entrando no mesmo processo de encurralamento pelo qual já passou toda a indústria de base que hoje se senta à mesa do governo no seu Conselho de Gestão.

13 de dezembro de 2012
vespeiro

LUIZ GONZAGA CANTA "O JUMENTO É NOSSO IRMÃO"

 



Luiz Gonzaga, pernambucano nascido em Exu, filho de seu Januário e de don'Ana, faria 100 anos hoje.

A ele devemos o conhecimento, em todo o Brasil, dos deliciosos ritmos do sertão nordestino.

E mais: aprendemos com ele muito sobre o sertanejo e sobre a vida dura, sofrida, de um povo que é rico em personalidade e caráter.

A ele devemos Asa Branca, O Xote das Meninas, Chamego, Baião de Dois, No Ceará Não Tem Disso Não, Dezessete e Setecentos e muitas outras músicas que é ouvir e querer dançar... ou chorar... ou rir: indiferente ninguém fica.

13 de dezembro de 2012

ENTRE CRÂNIO E CRAQUE

 

Quando Rodrigo Constatino começou a escrever na imprensa, pareceu-me ver surgir um bom articulista liberal, contra os equívocos estatistas e outros, especialmente por não se entregar ao irracionalismo de certa direita hidrófoba, e nessa linha produziu ele muitos textos de real interesse, inclusive uma magnífica diatribe contra o politicamente correto que inclusive recortei.
Infelizmente tal posição parece que se vai perdendo, como no recente artigo “O humanista que amava Stalin”, sobre Oscar Niemeyer.

Para começar, em se tratando do valor do artista, vemos da parte do autor a típica declaração de tecnicismo segmentador que tanto idiotiza a humanidade: “Não sou da área, não posso julgar.”

Para apreciar arquitetura, a mais social das artes, é preciso “ser da área”?
Alguém precisa “ser da área” para sentir a beleza de uma vila palladiana, de uma catedral gótica ou de um edifício de Mies van der Rohe?
Nunca aprendi a tocar um instrumento musical, infelizmente, mas passei as melhores horas de minha vida ouvindo Bach ou Beethoven, Schubert ou Brahms, etc. etc.
Quem olha para o Palácio Capanema, a Catedral de Brasília ou o Ministério das Relações Exteriores da mesma capital e não sente qualquer estesia é um cego arquitetônico, e pronto.

Nelson Rodrigues, inteligência fulgurante, escreveu uma frase infeliz que caiu no gosto geral, “toda a unanimidade é burra”. Creio, humildemente, que quem quebra a unanimidade que há sobre Mozart ou Homero, Caravaggio ou Shakespeare, entre centenas de outros, é que é burro.

Sei como o contato com o lobby esquerdista pode ser enlouquecedor, mas atribuir o reconhecimento de Niemeyer a ele, ou dizer que ele não o teria se estivesse do outro lado ideológico, é um equívoco.

Ninguém nega o fabuloso talento da nazista Leni Riefenstahl, nem a genialidade dos direitistas Fernando Pessoa ou Jorge Luis Borges, ou do colaboracionista Louis-Ferdinand Céline. Por outro lado, não me consta que alguém valorize a abominável arquitetura da época de Stalin.

Vi Niemeyer criticar violentamente Stalin, embora provavelmente o amasse na época da união planetária contra o Eixo, como metade do mundo naquela conjuntura.

Quanto ao “prêmio” ou “castigo” pela construção de Brasília, esse deveria pertencer a Juscelino Kubitschek, não ao arquiteto de muitos dos seus prédios públicos, que Constantino chama de “responsável pelo caríssimo projeto de construção” da própria.

A classe política que está em Brasília é o exato espelho do povo que a elegeu, e não da cidade em que se instalou.

Quanto às obras de Niemeyer terem sido construídas com nossos impostos, fico muito feliz com o uso da parte que me cabe.

Como homem que alcançou um custoso horror a todos os totalitarismos, que entende que nenhuma vantagem material compra uma única migalha da liberdade do indivíduo, considero Oscar Niemeyer, excelente pessoa e artista magistral, um indivíduo politicamente equivocado, o mesmo, por exemplo, que Chico Buarque, fabuloso compositor popular que não tive a satisfação de conhecer.

O mais lamentável do artigo, no entanto, fica para a perífrase a respeito de certa “palavra que vem antes de craque e depois de crânio” para definir o grande arquiteto, ou seja, crápula.

Sou inimigo figadal de todos os ismos totalitários que em má hora a humanidade criou, sou vítima periódica do lobby de intelectuais orgânicos gramscianos, sou um homem religioso, portanto minha visão do mundo está nas antípodas do saudoso mestre.

Sou, portanto, para usar a palavra merecida, de direita, o que me faz muito feliz num momento em que as piores oligarquias feudais do Nordeste são de esquerda.

Apesar disso, acho lamentavelmente agressivo, perigosamente próximo da conhecida direita hidrófoba a que me referi, e, mais que tudo, destituída de toda a caridade humana pelas características alheias com que não compactuamos, uma afirmação como essa.

13 de dezembro de 2012
Alexei Bueno é poeta

QUANDO O HUMOR RETRATA A REALIDADE



13 de dezembro de 2012

STF NEGA RECURSO DE NATAN DONADON E DEPUTADO PODE SER PRESO

 

BRASÍLIA - Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quinta-feira o último recurso apresentado pelo deputado Natan Donadon (PMDB-RO) contra condenação imposta a ele em 28 de outubro de 2010 por peculato e formação de quadrilha.
Ele pegou 13 anos, quatro meses e dez dias de reclusão, mas até hoje não foi preso porque o recurso ainda não tinha sido julgado pela Corte. O deputado também foi condenado a restituir os cofres públicos de Rondônia em R$ 1,6 milhão.

Após a publicação da decisão, o processo estará encerrado e o STF pode determinar a prisão de Donadon.

Depois de um julgamento, o tribunal tem prazo regimental de até dois meses para publicar o acórdão. O prazo é interrompido durante o recesso forense, de 20 de dezembro a 31 de janeiro. Por isso, a prisão é aguardada apenas para o fim de março.
No processo, o Ministério Público Federal não pediu a cassação do mandato. Portanto, o STF não discutiu o tema. No entanto, a atividade parlamentar ficará inviável com a prisão em regime fechado à qual o réu foi condenado.

O advogado do parlamentar, Nabor Bulhões, avisou que, depois de publicado o acórdão, ele vai pedir a revisão criminal do processo. Ele argumentou que outros condenados pelas mesmas irregularidades foram julgados por tribunais da primeira instância e receberam penas de um ano e três meses.
A pena prescreveu e todos saíram ilesos. Agora, Bulhões quer o mesmo tratamento para seu cliente.
O advogado vai pedir que a execução da pena seja suspensa até o julgamento deste pedido.

Na sessão de hoje, relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, rejeitou os embargos de declaração – um recurso jurídico que aponta contradições, omissões ou obscuridades numa decisão judicial – apresentados pela defesa de Donadon.
Segundo a ministra, o recurso não pretendia esclarecer qualquer ponto, mas rediscutir a matéria, reabrindo o julgamento, algo que não é possível. Todos os ministros presentes votaram da mesma forma.

- Não há reparos a serem feitos ao acórdão, por não haver contradição, omissão obscuridade ou erro material. E que o embargante (Natan Donadon), ao impor os embargos, procura utilizá-los como verdadeiro recurso de apelação com intuito de rediscussão total da matéria, o que foi discutido de forma fundamentada e após exaustivo debate pelo plenário deste Supremo Tribunal Federal.
Os embargos declaratórios não se prestam a debater questões que foram enfrentadas de forma clara e explícita na decisão embargada - disse Cármen Lúcia.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, concordou com a relatora:

- O embargante tenta usar embargos não para reparar eventual gravame produzido em decorrência de omissão ou obscuridade, mas sim para rediscutir matérias já apreciadas por esse plenário. Tudo isso no intuito derradeiro de obter um novo julgamento de suas alegações.

- Percebe-se que o embargante procura obter uma segunda chance de ter a causa julgada - acrescentou Dias Toffoli.

Na sessão, Nabor Bulhões pediu a palavra em plenário para sustentar sua tese sobre a discrepância entre as penas impostas a Donadon e aos outros réus julgados na primeira instância.
Marco Aurélio concordou que havia um paradoxo, mas não concedeu o pedido do advogado para que a pena fosse reformulada. Para o ministro, a decisão do Supremo não pode ser atrelada a outra da primeira instância.

- Surge realmente um paradoxo, porque os corréus foram apenados com patamares bem inferiores ao patamar em que é apenado o embargante. Esse fato a meu ver só vem a demonstrar a erronia em termos de sistema como um grande todo da prerrogativa de foro - comentou Marco Aurélio Mello.
Gilmar Mendes votou na mesma linha. Ele ressaltou que, com a possibilidade de desmembramento de um processo, deixando no STF apenas pessoas do direito ao foro especial, há o risco de ocorrer esse tipo de incongruência.

- Não vejo como, nesta sede, e a própria jurisprudência não permite, salvo em situações excepcionalíssimas, a revisão do processo em sede de embargos de declaração.
Com o desmembramento, vamos conviver com essas possibilidades de incongruências. Estamos ainda a desenvolver o debate acerca dos critérios dos desmembramentos - argumentou.

Marco Aurélio afirmou que, passados dois anos desde a condenação e com o julgamento ainda não concluído, a pena para formação de quadrilha teria prescrito. Os demais ministros discordaram. Argumentaram que, ao fim do julgamento, o prazo de prescrição estava interrompido.

13 de dezembro de 2012
 O Globo

A FRASE (m'engana que eu gosto) DO DIA



"Quando político é denunciado, a cara dele sai noite e dia nos jornais. Vocês já viram banqueiro nos jornais? São eles que pagam as publicidades da mídia."


Lula, em Paris

13 de dezembro de 2012

REDOMA DE AÇO

 

Das sandices decorrentes da arrogância aliada ao culto à personalidade, essa de considerar que o cidadão Luiz Inácio da Silva não deve satisfação a ninguém é, como diriam os mais antigos, de cabo de esquadra.

Julga-se "falta de respeito" pedir que o ex-presidente esclareça alguns fatos. Não corriqueiros, casos envolvendo suspeitas de ilícitos cometidos por gente muito próxima a ele.

De Rosemary a Freud, passando pelo "capitão do time" vencedor em 2002 e agora condenado à prisão, o entorno de Lula acumula um passivo cuja conta mais cedo ou mais tarde será cobrada. Quanto mais o tempo passa somam-se a ela juros e correção monetária.

Ligar o nome dele ao mensalão, diz o ministro Gilberto Carvalho, é uma "indignidade". Lula, segundo ele, está "muito indignado" com o que disse Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República sobre o aval que teria dado à arrecadação ilícita de dinheiro para distribuição a partidos e políticos.

Eloquente no ataque, na defesa Lula se esconde atrás de porta-vozes. Por que ele mesmo não fala? Tanto resguardo faz supor que necessite mesmo de proteção. Quem o faz inimputável, autoriza a suposição de seja também indefensável.

A presidente Dilma Rousseff agora resolveu se associar à tese de que cobrança de explicações significa "desrespeito" e "tentativa de desgastar a imagem" de alguém que tanto fez pelo Brasil.
Nada desgasta mais a imagem de Lula que a recusa de se dirigir com clareza ao Brasil que depositou nele tanta confiança.

Sem contar que atinge a própria presidente. Dilma vinha conseguindo ficar na posição de magistrada, sem se envolver diretamente na temática dos escândalos.

Limitava-se a demitir os envolvidos e a colher os aplausos pela "faxina". Quando em Paris desqualificou as denúncias por antecipação, a presidente saiu da tribuna de honra e foi se juntar ao restante do time no meio do campo. Resultado: volta de viagem de braço dado com o problema.
Um passo arriscado. O caso Rosemary não terminou, renderá processo e mais tarde julgamento. Nesse meio tempo muita coisa pode acontecer.

Marcos Valério, por menos crédito que mereça, falou em depoimento ao Ministério Público. Isso gera automaticamente algum procedimento: investigação ou arquivamento. Na primeira hipótese, ficará demonstrado se mentiu ou disse a verdade.

E se houver fundamento, como fica a posição da presidente que assumiu um lado antes de conferida a veracidade do relato?

Desacreditada na pretendida condição de fiadora da imparcialidade e rigorosa sacerdotisa da ética. Isso na versão mais otimista. Na mais realista, terá dito ao País que a Lula não se aplica o artigo 5.º da Constituição - "todos os homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações".

Não se trata de dizer que o ex-presidente não possa contar com os aliados nas horas difíceis. Para isso são aliados. Apenas soa esquisito o excesso, a redoma de aço que se levanta a cada vez que nas proximidades dele surge um ato ou um personagem suspeito.

O amparo extremo não o protege. Antes o fragiliza, pois é como se, questionado, fosse necessariamente desmontar.

Lula é forte para suplantar obstáculos e ganhar eleições a despeito da pior adversidade. Levanta postes, remove montanhas. Deveria ser forte também para dirimir as dúvidas quanto à própria conduta.

De grão em grão. Primeiro o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, confronta o PT em eleições municipais. Depois, rivaliza com o tucano Aécio Neves nas críticas de gestão ao governo federal.

Agora, finge que não vê um deputado do partido que preside alimentar a cizânia na base governista na disputa pela presidência da Câmara e, ao mesmo tempo, o PSB rompe com o governo petista do Distrito Federal rumo a voo solo em 2014.
A isso se dá o nome de passo a passo.

13 de dezembro de 2012
Dora Kramer - O Estado de S.Paulo

IMAGEM DO DIA

 
Artista de rua caminha com seu macaco treinado em cima de uma cabra durante uma chuva forte em Lahore, no Paquistão
Artista de rua caminha com seu macaco treinado em cima de uma cabra durante uma chuva forte em Lahore, no Paquistão - Arif Ali/AFP
 
13 de dezembro de 2012

RESSARCIMENTO

 

Lula e Almir Lando: então ficamos acertados assim!
Lula e Almir Lando: então ficamos acertados assim!

Isso está me parecendo um golpe publicitário do MPF, de procuradores petralhas, para manter o molusco na mídia. E mostrar que ele é perseguido.
Ou então, incompetência absoluta. No mínimo, deveriam ser responsabilizados por não entrarem com o processo na época própria. Estou tão puto que não consigo pensar direito (é, com trocadilho mesmo)”.

Como o Raphael é um gentleman, enviou-me a resposta: “O artigo 37, § 1º da CF brasileira, diz que os citados EX não poderiam fazer uso do informe do INSS para promoção pessoal, como de fato ocorreu na carta enviada aos segurados do referido Instituto com o custo de milhões de reais.
É bem taxativo e específico este artigo e parágrafo constitucional.

Não bastasse, o mesmo artigo 37 em seu § 5º, ordena: ” a lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por QUALQUER AGENTE, servidor OU NÃO, que cause prejuízos ao erário, RESSALVADAS AS RESPECTIVAS AÇÕES DE RESSARCIMENTO. A maior LEI, mãe de todas, não permite prescrição para ações de ressarcimento.
 
Crimes contra o Erário são imprescritíveis. É visível então que o procedimento do MPF se faz míster em recorrer dessa decisão que teve sentença proferida em 19/11/2012 e e ainda dentro do prazo para tal que é de 15 dias após a publicação, isto porque até a publicação da referida sentença demanda, pelos ritos processuais, cerca de 10/20 dias.
Acredito que não prosseguirá por razões de erro na denúncia pelo MPF, contrária ao entendimento pelo STF sobre improbidade administrativa (servidores) e crime de responsabilidade administrativa (agente politico). Mesmo fora dos cargos, Lulla e Amir Lando poderão responder por crime de responsabilidade administrativa. A competência fica na esfera federal, ou seja, da Justiça Federal.

Em sua sentença, define o Juiz Paulo César que não cabe ação de improbidade administrativa para ressarcimento de danos por serem os denunciados agentes políticos e não exercendo mais o cargo, além da prescrição de cinco anos.

A via eleita (improbidade) seria aceita caso os agentes fossem públicos (servidores) ou se o ato dos agentes politicos for tipificado de improbidade e não constituir em crime de responsabilidade. Pode evidentemente, o agente politico responder tanto por um como pelo outro. Creio que o que difere é que a ação de improbidade tem seus efeitos se os agentes estiverem no exercício do cargo. Neste caso pode responder pelos dois.

Conclui-se então que o não provimento da ação teve por base a via inadequada da propositura que deveria se ater a crime de responsabilidade administrativa, caracterizado pelo pedido de ressarcimento do Erário, ou seja, crime.

Finalizando, acredito na sua colocação de incompetência do MPF e talvez até, no golpe publicitário para mostrá-lo perseguido… é muito provável isso. Tal situação só poderá ser confirmada se o MPF não der prosseguimento em busca da reparação do Erário público….
A sentença pode ser lida aqui:


classe : 7300 – ação de improbidade administrativa processo

13 de dezembro de 2012
Magu

O ZUMBI DO PLANALTO

 


Ir contra a realidade é uma tarefa difícil até para os mais inteligentes, e impossível para aqueles que a tem escassa. Estou me referindo Dilma Rousseff, é uma presidente que não sabe presidir, uma mentirosa que não sabe mentir, tem a rara faculdade de reforçar o que ataca e enfraquecer o que defende.

Nelson Barbosa e Guido Mantega
Nelson Barbosa e Guido Mantega

Poderia muito bem ter maneirosa quando perguntada sobre a reportagem em que a revista Britânica The Economista, fez críticas a seu ministro da Fazenda, mas não, valeu seu provincianismo e sua falta de sensibilidade. De público, num país estrangeiro fez duros ataques ao órgão informativo. (veja Rodou a baiana – 11/2).

O que se constata na realidade, é que Mantega está transformado num verdadeiro zumbi, vagueia pelos corredores do ministério sem nada para fazer e sem nada saber, haja vista, que perdeu toda sua capacidade decisória, que foi assumida por um triunvirato, do qual fazem parte além da “doutora em economia” Dilma, o secretário-executivo de Mantega, Nelson Barbosa e o secretário do Tesouro Arno Augustin.

Guido Mantega apenas é comunicado das decisões do “triunvirato” das quais aceita ser porta-voz. Dilma não o demitiu ainda a pedido de Lula.

Ele está pagando esse preço exorbitante por uma pequena vaidade, se puder vai agüentar até abril do ano que vem, para tornar-se o ministro da Fazenda mais longevo da história.
Todavia, caso consegui chegar ao seu objetivo, este terá perdido qualquer valor, pela forma como foi adquirido.

13 de dezembro de 2012
Giulio Sanmartini

Texto de apoio: Cláudio Humberto.

Ex-ministro na prática, Mantega já não decide

Ministro da Fazenda desde o governo Lula, Guido Mantega se mantém no cargo porque aceita se submeter a decisões das quais nem sequer participa. A condução da política econômica é obra de um “triunvirato” formado pelo seu secretário-executivo, Nelson Barbosa, o secretário do Tesouro, Arno Augustin, e a própria presidenta Dilma, que a respeitada revista britânica The Economist classificou de “chefe intrometida”.

 Só um porta-voz

Guido Mantega apenas é comunicado das decisões do “triunvirato” das quais aceita ser porta-voz. Dilma não o demitiu ainda a pedido de Lula.

Mãe Dina

Desconectado das deliberações do “triunvirato”, Mantega tem arriscado “previsões” sempre desmentidas pelos fatos, lamentam os assessores.

Fogueira das vaidades

Mantega se submeteria às humilhações do “triunvirato”, dizem amigos, só para virar em abril o ministro da Fazenda mais longevo da História.

Mediocridade

O “triunvirato” não é exatamente brilhante. O currículo de Arno Agustin, por exemplo, o qualifica mais como militante de uma facção do PT-RS.

13 de dezembro de 2012
in claudio humberto

POR LEI, SÓ 30% DE NOTÍCIAS NEGATIVAS...

 


Quando a mídia começou a noticiar suas mazelas, ele começou a defecar no prato em que se fartara. A lua de mel acabou com um solene “foda-se a Constituição”, quando quis punir um jornalista estrangeiro que havia noticiado algo que ele não gostou. (2009).

 Vladimir Putin e Rui Falcão

Vladimir Putin e Rui Falcão

Logo depois (7/10/2010) o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins afirmou que “a liberdade de imprensa não garante que a imprensa seja boa”, na sua tentativa de amordaçar a imprensa com o “Marco Regulatório”.

Nessa semana, estando em Paris, a presidente Dilma Rousseff, colocou em dúvida a seriedade da revista britânica “The Economist”, por ter criticado o ministro Guido Mantega (leia mais Rodou a baiana – 11/2).

Nesse mesmo dia 11/12, o imbecilizado Rui Falcão, presidente do Partido dos Trabalhadores PT, assinou nota da Direção Nacional do PT que lamenta o espaço dado pela imprensa para as supostas denúncias assacadas pelo empresário Marcos Valério contra o partido e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Caso essas declarações efetivamente tenham sido feitas em uma tentativa de “delação premiada”, deveriam ser tratadas com a cautela que se exige nesse tipo de caso. Infelizmente, isso não aconteceu. (leia a íntegraRui Falcão rebate acusações feitas por Marcos Valério).

Contudo, um deputado propôs uma lei intitulada “Para a proteção psíquica da população”, que em última análise imporia que jornais, rádios e televisões usassem um teto máximo de 30% do espaço para notícias negativas e o resto ficaria para a publicação de fatos otimistas e tranqüilizadores.
Uma lei que para o PT seria a sopa no mel, só que para azar deles, o autor da proposta é Oleg Mikheev, do partido Rússia Justa.

Se o PT continuar a mandar e desmandar no país, logo encontraremos algum puxa-saco de plantão para propor algo igual ao seu colega russo.

13 de dezembro de 2012
Giulio Sanmartini

MENTIRINHAS DA DILMA

Dilma defende Lula e diz ao “Le Monde” que o antecessor deu autonomia à Polícia Federal e ao MP


Só mentira – Antes de embarcar para Moscou, a presidente Dilma Vana Rousseff concedeu uma entrevista ao importante jornal francês “Le Monde”. A mandatária brasileira disse que não tolera corrupção. “Eu não tolero a corrupção e meu governo também não”, disse a presidente.
 
Na tentativa de defender o antecessor, o enrolado Lula, Dilma disse que ele deu autonomia de investigação ao Ministério Público e à Polícia Federal.
 
Esse discurso é barato e de encomenda, pois de acordo com a Constituição Federal ambos têm não apenas o direito, mas o dever de investigar crimes e desmandos, especialmente os cometidos por políticos e autoridades.
 
“O Ministério Público é independente, a Polícia Federal investiga e prende e a Justiça pune. “E aquele que iniciou esta nova etapa de governança foi o ex-presidente”, afirmou Dilma.
 
Na condição de chefe de Estado, Lula tinha a obrigação de, além de permitir, ordenar que investigações fossem realizadas mediante a suspeita de uma transgressão, sob pena de não o fazendo incorrer no crime de prevaricação.
 
O melhor exemplo de que Lula tentou fazer da PF uma polícia de governo, ocorreu no caso do Dossiê Cuiabá, conjunto de documentos apócrifos, reunidos por petistas, contra os candidatos tucanos José Serra e Geraldo Alckmin, em 2006.
 
Os integrantes da quadrilha, chamados pelo próprio Lula de aloprados, eram pessoas de sua confiança, sendo que alguns deles foram presos com R$ 1,7 milhão em dinheiro, quantia que seria utilizada para pagar o malfadado dossiê. O delegado da Polícia Federal que ousou investigar o esquema criminoso que tinha como objetivo beneficiar Aloizio Mercadante, então candidato ao governo paulista, foi afastado e o assunto simplesmente foi sepultado.
 
Dilma Rousseff poderia pelo manter a coerência, não falando inverdades e deixando que Lula se entenda com a Justiça e conceda à imprensa internacional as devidas explicações, pois nos últimos dias o ex-metalúrgico foi manchete em muitos veículos de comunicação europeus como chefe de um esquema de corrupção.

 13 de dezembro de 2012
ucho.info
 

FUSÍVEL QUEIMADO

Incompetência do governo obrigará o brasileiro a enfrentar um caos ainda maior na saúde pública


Há algo errado na educação do País. Escolhido por Lula para disputar a prefeitura de São Paulo, o petista Fernando Haddad foi apresentado aos eleitores da maior cidade brasileira como o melhor ministro da Educação da história. O que leva qualquer um a concluir que a educação no Brasil está em níveis de excelência.

Na última semana, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) deu um grave sinal de alerta. Mais da metade dos médicos recém-formados avaliados pelo órgão foram reprovados. O que mostra que Lula faltou com a verdade e Haddad está longe de ser o gênio que foi anunciado. Fora isso, o atual ministro da Educação, o irrevogável Aloizio Mercadante, parece não ter se incomodado com o assunto.

Pois bem, na quarta-feira (12) a Polícia Federal prendeu ao menos 46 pessoas envolvidas em um esquema para fraudar vestibulares de medicina. De acordo com a PF, uma das sete quadrilhas envolvidas na fraude faturava perto de R$ 2 milhões, sendo que cada aluno pagava R$ 80 mil para receber o gabarito da prova.
Ou seja, toda a parafernália inventada pelo governo para melhorar o nível da educação no País serviu apenas para reforçar a pirotecnia palaciana.

Na mesma quarta-feira, a Comissão de Educação do Senado aprovou o chamado “Ato Médico”, restringindo aos profissionais da medicina uma série de práticas. Com isso, qualquer enfermeira ficará impossibilitada de dar sequência a um tratamento hospitalar, por exemplo, sem a presença do médico.

A principal reclamação em relação ao projeto é que, ao estabelecer como privativo do médico o diagnóstico de doenças, o projeto estaria impedindo a atuação de fisioterapeutas, por exemplo, quando os mesmos identificam problemas em articulações. O mesmo acontece com os acupunturistas, que serão prejudicados com a proposta aprovada no Senado.

Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Ivone Evangelista Cabral classificou o projeto como uma proposta “absurda e corporativa”.
Em relação ao ponto mais polêmico do projeto, Ivone Evangelista afirma: “O que é privativo do médico é o diagnóstico médico. [Com o projeto] a enfermagem passa a ficar completamente dependente do médico para todas as ações que venha fazer, o que inviabiliza o processo assistencial (…) Seria o caos na saúde pública brasileira, que já é problemática”.

Em meados de 2006, Luiz Inácio da Silva se preparava para a campanha rumo à reeleição e aproveitou para dizer que a saúde pública no Brasil estava a um passo da perfeição. Uma sonora mentira, que o próprio Lula reconheceu posteriormente como uma armadilha eleitoral.

Os governantes não estão preocupados com o assunto, pois quando adoecem se valem de um jato oficial e rumam na direção dos melhores hospitais particulares do País, a extensa maioria na capital paulista, com as despesas custeadas pelos incautos contribuintes.

O grande problema da imprensa brasileira é fazer o papel de vaca de presépio e noticiar os fatos, de maneira pontual isolada, abstendo-se de emitir qualquer opinião a respeito do assunto.
É preciso que os veículos de comunicação brasileiros saiam da letargia, para não afirmar que se trata de preguiça, pois é preciso noticiar os fatos de maneira correta, fazer a conexão dos mesmos e exigir do governo soluções imediatas, pois a cobrança de impostos é sempre implacável.

13 de dezembro de 2012
ucho.info

QUE LEGENDA VOCÊ COLOCARIA SOB ESSA IMAGEM?


"Si nóis esvazia esse pinico, nóis pode renovar o cocô!"



13 de dezembro de 2012

OS HISTÉRICOS NO PODER

O histérico não sente o que percebe, mas o que imagina.

Quando o orador gayzista aponta a presença de cento e poucos homossexuais entre cinquenta mil vítimas de homicídios como prova de que há uma epidemia de violência anti-gay no Brasil, é evidente que o seu senso natural das proporções foi substituído pelo hiperbolismo retórico do discurso grupal que, no teatro da sua mente, vale como reação genuína à experiência direta.

Quando a esposa americana, armada de instrumentos legais para destruir a vida do marido em cinco minutos, continua se queixando de discriminação da mulher, ela evidentemente não sente a sua situação real, mas o drama imaginário consagrado pelo discurso feminista.

Quando o presidente mais mimado e blindado da nossa História choraminga que levou mais chicotadas do que Jesus Cristo, ele literalmente não se enxerga: enxerga um personagem de fantasia criado pela propaganda partidária, e acredita que esse personagem é ele.

Todas essas pessoas são histéricas no sentido mais exato e técnico do termo. E se não sentem nem a realidade da sua situação pessoal imediata, como poderiam ser sensíveis ao apelo de uma verdade que não chega a eles por via direta, e sim pelas palavras de alguém que temem, que odeiam, e que só conseguem enxergar como um inimigo a ser destruído?

A raiz de todo diálogo é a desenvoltura da imaginação que transita livremente entre perspectivas opostas, como a de um espectador de teatro que sente, como se fossem suas, as emoções de cada um dos personagens em conflito. Essa é também a base do amor ao próximo e de toda convivência civilizada.

A presença de um grande número de histéricos nos altos postos de uma sociedade é garantia de deterioração de todas as relações humanas, de proliferação incontrolável da mentira, da desonestidade e do crime.

13 de dezembro de 2012
Olavo de Carvalho é filósofo, escritor e jornalista.

MARAVILHOSO PARA QUEM, CARA PÁLIDA?

Lula conseguiu arruinar o Brasil, mas ousa dar palpites na crise que chacoalha a União Europeia


Excesso de audácia – Luiz Inácio da Silva continua acreditando que é a derradeira solução para o planeta. Depois de participar de evento promovido por seu instituto em Paris, Lula almoçou nesta quinta-feira (13), em Barcelona, com o ex-presidente da Espanha, o socialista Felipe Gonzalez.

Ao deixar o encontro, Gonzalez se recusou a dizer se a crise no PT fez parte da conversa com Lula. Felipe Gonzalez, que nos últimos anos de seu governo foi alcançado por escândalos de corrupção que afetaram o seu partido, se limitou a dizer “falamos de tudo”. “Foi maravilhoso”, completou o espanhol.

Como se não bastasse, Lula ainda pediu um encontro com sindicalistas, a quem recomendou que “resistam” e que “não se rendam” diante das políticas de governos da União Europeia de cortes de investimentos sociais, de salários e de direitos trabalhistas.
No Brasil, as centrais sindicais romperam com o governo federal e o Ministério do Trabalho está quase paralisado, mas o petista entende que deve ingerir nos assuntos de outras nações, como se aqui fosse o país de Alice, aquele das maravilhas.

Apesar das acusações de envolvimento em escândalos de corrupção, noticiados com largueza pela imprensa internacional, Lula receberá nas próximas horas um prêmio do governo catalão, o que representa uma ofensa à parcela de bem do povo brasileiro, pois o petista conseguiu arruinar a economia e espalhou pelo País a falsa sensação da impunidade, o que permitiu que seus companheiros, aliados e apaniguados se envolvessem em um sem fim de escândalos com direito a desvio de dinheiro público e outras ousadias do mundo do crime.

Por ordem da presidente Dilma Rousseff, ministros de Estado e integrantes da chamada base aliadas foram comunicados que devem defender Lula a qualquer custo, pois do contrário o PT entrará em processo de desmonte.

Como o escambo continua, apesar do fim do mensalão, os genuflexos cumprem a ordem presidencial como gado na fila do abate.

13 de dezembro de 2012
ucho.info

DILMA PROMETE CONSTRUIR 800 AEROPORTOS NO BRASIL...


A presidANTA Dilmarionett Ducheff, prometeu hoje em mais um dos seus desconexos discursos, que irá construir 800 (oitocentos) aeroportos regionais na pocilga.

Impressionante que nos DESgovernos das Ratazanas Vermelhas, tudo é grande
O minha casa minha dívida, era um plano de dois milhões de casas... Pelo que parece nem um quinto disso saiu do papel.

O pré sal nos levaria à OPEP, Seis mil creches seriam construídas. Iriam combater a corrupção, o crack, o tráfico de drogas.

Fazem Copa do Mundo, inauguram obras inacabadas, constroem universidades aos montes. A transposição do São Chico...etc...etc...etc...

As promessas são magníficas e rendem votos a bangu, mas na prática nada sai do papel, e o que sai é superfaturado, fraudado ou muito aquém do que foi planejado.

Bem, agora essa dos oitocentos aeroportos foi de phoder. Como é que um DESgoverno quer construir aeroportos de médio porte para atender as demandas em cidades localizadas lá na potaquepareu, se não existem companhias aéreas regionais para atender tamanha pretensão.

Construir aeroporto em cidade esquecida no mundo é mole, quero ver é a iniciativa privada investir dinheiro para comprar avião e montar regionais aéreas para levar meia dúzia de gatos pingados.

De onde foi que a PresidANTA tirou essa pérola?

Montar uma regional aérea custa caro, os aviões não são comprados como se compra um caminhão, demanda muita grana, treinamento de pessoal, e muito investimento.
 
Além é claro, da insegurança do retorno, pois manter linhas em áreas que não tenham demanda, fatalmente irão deixar alguns aeroportos às moscas, ou subutilizados pelos traficantes de drogas.

Impressionante a falta de noção que essa cambada tem quando abrem a vala para vomitar insanidades e fazer promessas ridículas.
Não conseguem cumprir o que já prometeram há anos, e voltam novamente com números gigantescos.
Será que essa cambada acredita que o mundo todo é composto de idiotas como no Brasil?

Mesmo sendo leigo no assunto uma pessoa que tem no mínimo dois neurônios em bom estado de funcionamento sabe que essa dos 800 aeroportos é mais uma palhaçada que esses ratos vermelhos usam para iludir eleitor otário,

E, SENHORES PASSAGEIROS ...
 
13 de dezembro de 2012

E VAMUNÓIS, PETRALHADA!

39 anos? Não! Delação premiada!!! Beijinhos procês!

13 de dezembro de 2012

DEPUTADO DONADON PODE SER PRESO

 

FotoDEPUTADO NATAN DONADON
 
O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) poderá ser preso, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte julgou nesta quinta-feira (13) recurso contra a pena aplicada pelo próprio Tribunal ao parlamentar, em outubro de 2010, a mais de 13 anos de prisão.

O regime de cumprimento é inicialmente fechado, pois a pena supera os oitos anos de detenção. A prisão só pode ser decretada quando a decisão for publicada, o que deve ocorrer, em tese, em até dois meses.

O deputado federal foi condenado pelos crimes de peculato e formação de quadrilha por desviar mais de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia entre 1995 e 1998, quando era diretor financeiro do órgão.

Ele também terá que restituir aos cofres estaduais R$ 1,6 milhão. A condenação foi unânime em relação ao crime de peculato e por maioria quanto ao crime de quadrilha.

13 de dezembro de 2012
in claudio humerto

YO NO CREO EN BRUJAS, PERO QUE LAS HAY LAS HAY

'Eu não tolero a corrupção', diz Dilma

FotoJORNAL FRANCÊS TEM DECLARAÇÃO DE DILMA
 
“Eu não tolero a corrupção” é a frase que estampa a edição desta quinta-feira (13) do jornal francês Le Monde. A declaração foi dada pela presidenta Dilma Rousseff, que visitava o país para se reunir com empresários, representantes do governo francês e o presidente François Hollande.

A viagem foi ofuscada pelas novas denúncias do operador do mensalão, Marcos Valério. Questionada sobre os problemas de corrupção no país, ela defendeu o sistema brasileiro, criticou a “caça às bruxas”, elogiou o ex-presidente Lula e disse que não é o momento ainda de pensar em uma possível reeleição em 2014.

“Eu não tolero a corrupção e o meu governo também não. Se há suspeitas fundamentadas, a pessoa deve partir. Certamente, não se deve confundir essas investigações e a caça às bruxas próprias aos regime autoritários ou de exceção. Para ser candidato em uma eleição, os brasileiros devem se sujeitar à Lei da Ficha Limpa, não podem ter sido condenados. O Ministério Público é independente, a Polícia Federal investiga, prende e condena. E quem começou essa nova etapa de governança foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse a presidenta ao diário francês.

Dilma destacou que a corrupção atinge todos os países e defende a necessidade de transparência.

13 de dezembro de 2012
in claudio humberto

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Cachoeira negocia delação premiada e venda de dossiês por R$ 10 milhões para detonar a petralhada


Exclusivo – O risco maior para inviabilizar o governo federal e o de vários estados está prestes a se realizar. Carlinhos Cachoeira pretende mesmo revelar tudo que sabe sobre o modus curruptus da petralhada e de seus principais aliados. O empresário do ramo de jogos tem material em vídeo, áudio, fotografia e muito papel com potencial suficiente para implodir a base do governo do crime organizado – do qual ele próprio faz parte.

Com saúde abalada pela prisão e com previsão de puxar mais cadeia, quando não tiver mais como recorrer judicialmente, Cachoeira vai romper o estranho silêncio que mantém até agora motivado por vingança. O lobista da jogatina cansou de ser ameaçado de morte e humilhado por aqueles a quem ajudou. Por isso, guarda,em vários locais seguros e com pessoas de sua extrema confiança pessoal, um explosivo arsenal de dossiês contra políticos – principalmente do PT.

Cachoeira é aconselhado por alguns advogados a não pegar pesado por enquanto. Mas ele não deseja seguir tais conselhos defensivos e prefere partir para a ofensiva contra aqueles que tentaram – e praticamente conseguiram – destruí-lo. Se possível, Carlos Augusto Ramos ainda quer levar vantagens na operação. Sonha com o complicado benefício de uma delação premiada, ao se dispor a colaborar com a Justiça. Também gostaria de faturar R$ 10 milhões vendendo seus principais dossiês a órgãos de imprensa que se comprometessem a publicá-los.

Enquanto Lula e Dilma não são alvos maiores do jogo de Cachoeira, os petistas sem-noção e os petralhas que sabem tudo de corrupção começam a aloprar de forma burra, radical e suicida, embarcando na cega defesa do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva – para eles um santo, quase Deus, que não pode ser atacado pelos profanos inimigos políticos. Foi um gesto desesperado a decisão apressada da estressada base aliada do governo de convocar Fernando Henrique Cardoso, o Procurador-Geral da República Roberto Gurgel e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, para prestarem depoimentos na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional.

As convocações ocorreram em retaliação à vontade da “oposição” de convocar Marcos Valério, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e a ex-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, para falarem de todos os escândalos recentes que envolvem o desgoverno Lula-Dilma. Ainda no plano dos efeitos especiais, a base aliada conseguiu adiar a votação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, para convocar o publicitário Marcos Valério a prestar esclarecimentos sobre as acusações feitas, em depoimento à Procuradoria Geral da República, de que o ex-presidente Lula da Silva deu aval ao esquema de desvio de recursos públicos para financiar o PT e comprar apoio no Congresso.

Fraude eleitoral escancarada

O engenheiro Amilcar Brunazo Filho, especialista em urnas eletrônicas, dará uma entrevista logo mais na JustTV sobre a possibilidade concreta, verificada por hacker do Rio de Janeiro, de fraude no sistema eletrônico de votação.

Brunazo falará do PLIP (Projeto de Lei de Iniciativa Popular – disponível em www.vototransparente.com.br ), para que o voto eletrônico seja acompanhado do voto impresso.

O link para a entrevista ao vivo é:
http://www.justtv.com.br/portal/juridico-news/

Leia, abaixo, o gravíssimo artigo do jornalista Ápio Gomes:

Hacker de 19 anos revela no Rio como fraudou eleição




Campanha de salvação

O Globo de hoje revela que Lula disse a amigos que sua ação de defesa mais enfática começará em fevereiro ou março de 2013, quando voltará a fazer pelo País as caravanas que ficaram famosas em suas primeiras campanhas ao Palácio do Planalto.

O ex-presidente considera que a melhor forma de responder às acusações é conversar diretamente com o povo e defender o seu legado.

Dona Marisa Letícia teria adorado a ideia, desde que Lula não leve a Rosemary novamente nas viagens...

E se a coisa ficar muito preta, ninguém se surpreenda se Lula se candidatar ao Senado pelo Estado de São Paulo, em 2014, só para recuperar aquele providencial foro privilegiado...

Lula na mira

O ministro Marco Aurélio Mello é mais um do Supremo Tribunal Federal a defender abertamente que sejam investigadas as denúncias de Marcos Valério sobre o poder de influência, decisão e recebimento de dinheiro por Lula da Silva no esquema do Mensalão:

A simples notícia de uma prática criminosa já sugere abertura de investigação. Quando juiz, defrontando-se com processo de natureza civil, verifica que um fato pode configurar crime, ele deve extrair e mandar para o Ministério Público. Caberá ao Ministério Público verificar a veracidade do depoimento. Concluindo de forma negativa, arquivará. Se ele entender que há indícios de prática criminosa, ele poderá aprofundar as investigações”.

Como o presidente do STF, Joaquim Barbosa, já tinha manifestado opinião idêntica a de Marco Aurélio, Lula que se prepare para receber um “convitinho” do Procurador-Geral da República, para prestar “amplos esclarecimentos”...

Problema eletrizante

O deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), líder da Maioria na Câmara dos Deputados, conseguiu emplacar seu requerimento para que o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, seja gentilmente convidado a prestar esclarecimentos sobre o esquema de corrupção e lavagem de dinheiro para abastecer campanhas políticas do PSDB, no início dos anos 2000.

O caso ficou conhecido como “Lista de Furnas” e entra no meio da Ação Penal 536 do Supremo Tribunal Federal – apelidada de “Mensalão Mineiro” e considerada a grande arma sonhada pelos petistas para impedir que o PSDB retome o Palácio do Planalto com Aécio Neves.

Engraçado é que Tatto questiona, no pedido de convocação, qual seria a influência de FHC na empresa, considerando a “importância estratégica para o país da Eletrobrás-Furnas como geradora e transmissora de energia elétrica”.

Será que o Tatto não sabe que é justamente a ação da petralhada e aliados na empresa e nos fundos de pensão a ela ligados que provoca hoje o risco de um apagão econômico no setor elétrico brasileiro?

Leia, no Fique Alerta, artigo do professor Heitor Scalambrini Costa:
Recuo para evitar fiasco maior



General Tatto

Se eles querem guerra, vão ter! É a primeira vez que participo desta comissão e gostei”.

Foi desse jeitinho molecote que Jilmar Tatto comemorou a vitoriosa aprovação para convocar FHC – que nem é obrigado a comparecer à CCAI:

É o esquema de financiamento de campanha do PSDB. Recursos para a campanha presidencial do Fernando Henrique em 1998. Sempre dizem que a lista é falsa, mas um perito analisou recentemente e disse que é verdadeira. Essa comissão serve para pensar para o futuro. Nada melhor do que convidar o presidente para explicar os fatos, a influência do ex-presidente sobre Furnas e Eletrobrás, como se deu essa relação e evitar que isso volte a acontecer no Brasil”.

Poxa, Tatto, ainda bem que essas coisas não acontecem no governo do PT, embora o Rosegate, o Mensalão e outras falcatruas menos votadas revelem exatamente o contrário...

Collor e a Inteligência

O presidente da CCAI, senador Fernando Collor (PTB-AL), emplacou o convite ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para que preste esclarecimentos sobre a “confluência das atividades de inteligência com o papel do Ministério Público e da Polícia Federal”.

Collor reclama que as recentes operações da Polícia Federal (Vegas e Monte Carlo) têm demonstrado “o quanto de informações devem ter sido adquiridas por meio de atividades de inteligência".

Collor alega que, a princípio, o MPF e a própria PF não são órgãos “dotados de setores específicos e típicos de inteligência”.

Segurança nacional de quem mesmo?

A CCAI aprovou outro requerimento na mesma linha de questionar as ações de inteligência e descobrir se são reais as denúncias de prática de espionagem dentro da Agência Brasileira de Inteligência.

Por isso, a comissão deseja ouvir o general José Elito Carvalho Siqueira, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e o diretor-geral da Abin, Wilson Roberto Trezza.

A CCAI quer saber até que ponto a segurança nacional foi afetada com a denúncia de que um servidor da Abin teria quebrado códigos e senhas de colegas que atuavam em investigações estratégicas.

Na verdade, a petralhada está se borrando com o vazamento de tantas informações que comprometem suas ações criminosas – como vem ocorrendo no Rosegate...

Gripe providencial

O ministro Celso de Mello, pode dar hoje o voto de desempate sobre a perda de mandato imediata dos deputados condenados pelo STF.

Gripado e com febre, o decano do supremo não pode ir trabalhar ontem.

Mas hoje João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) devem ir para o saco – gerando uma crise institucional com a presidência da Câmara dos Deputados, que alega ter a primazia para julgar seus membros.

Carta mal escrita dá nisto...

A Constituição Federal tem duas interpretações sobre a perda de mandatos de parlamentares.

A primeira permite a condenação em ação criminal com suspensão de direitos políticos.

A segunda prega que só as Casas Legislativas podem decretar a perda de mandato após processo interno específico.

Errrrrrrrrrrou feio, Dilma...

Os atentos leitores Luiz Gonzaga e Manoel Vigas pegaram uma mega-mancada cometida pela Presidenta Dilma Rousseff, durante o recente Seminário Empresarial: Desafios e Oportunidades de uma Parceria Estratégica - Paris/França:

“(...)que nós recolocamos no século XXI, que foi inicialmente pensada no século XVI - em 1500, quando fomos teoricamente descobertos -, que, de fato, eu acredito que o país é hoje, no presente, o país do futuro”.

Vigas lembra que há uma regra simples para quando um ano termina em 00: o século é dado pelos dois primeiros números. Logo, 1500 é século 15.

A pequena gafe pode ser conferida no link:
http://www2.planalto.gov.br/imprensa/discursos/discurso-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-durante-seminario-empresarial-desafios-e-oportunidades-de-uma-parceria-estrategica-paris-franca

Convocação Geral e Generalizada

A base aliada ameaça convocar Papai Noel para saber por que tanta merda acontece contra Lula e o PT na vésperea do Natal...

Por isso, se Roberto Gurgel e FHC aparecerem no Congresso vestidos de Papai Noel, os membros da base amestrada terão de usar a roupinha dos "Irmãos Petralhas" (muito mais perigosos que os inocentes famosos vilões da Disney, os Irmãos Metralha.

E Já que Lula jura nada temer e que tudo dito por Valério é mentira, porque base aliada não o convoca para livre depoimento no Congresso?

Burrice

Enfim, se fosse ainda vivo, e era muito, Roberto Campos, proclamaria:

"No Brasil a corupção (e não apenas a burrice) têm passado glorioso e futuro promissor".

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

13 de dezembro de 2012
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.
alerta total