Quando tudo parecia perdido, Lula se materializou. Sua presença foi suficiente para instalar a harmonia entre o casal. Ele agora levará os dois para firmar uma aliança com Paulo Maluf.

ITAMARATY – Em lance ousado da diplomacia brasileira, a presidenta Dilma Rousseff despachou o chanceler Antonio Patriota para Los Angeles com a missão de trazer à mesa de negociações Tom Cruise e Katie Holmes. “Nos últimos dois dias, o mundo tem se mantido acordado sem saber se Tom e Katie continuarão a dividir o mesmo teto. As repercussões políticas, sociais e econômicas da crise são imprevisíveis”, declarou o Secretário-Geral das Relações Exteriores, embaixador Ruy Nunes Pinto Nogueira.

Observadores da política externa brasileira atribuem a audaciosa jogada de Brasília a uma nova tentativa do governo de desempenhar algum protagonismo na cena internacional. “Lula tentou resolver o impasse entre israelenses e árabes, mas por alguma razão que nos escapa a coisa não deu muito certo”, confidenciou um diplomata com acesso às conversas entre Patriota e Dilma. “Daí em diante, metemos os pés pelas mãos em Honduras, fracassamos na Rio+20, admitimos o Chávez no MERCOSUL e até agora não chegamos à conclusão se o que aconteceu no Paraguai foi golpe, rito democrático ou distração. Era hora de agir”

Diante de tantos reveses, o núcleo feminino do poder, representado por Ideli Salvati, Gleisi Hoffmann e Maria das Graças Foster, foi à presidenta com a sugestão de enviar Patriota em missão de paz a Los Angeles. "Além do casal ser uma graça, todo o Brasil está preocupado com a guarda da pequena Suri”, teria argumentado Ideli.
Segundo fontes presentes ao encontro, Dilma ficou profundamente comovida. Chorando convulsivamente, a presidenta agitou o lencinho em direção ao Itamaraty e Patriota foi imediatamente convocado.

O chanceler brasileiro embarcou para os Estados Unidos levando um exemplar de Marimbondos de Fogo. Segundo o Secretário-Geral Pinto Nogueira, estudos da Academia Maranhense de Literatura indicam que não há amor que deixe de se reavivar quando exposto à leitura de qualquer um dos poemas do livro.

A estratégia da diplomacia brasileira exigirá habilidade e coragem: uma vez lograda a missão de reunir Tom Cruise e Katie Holmes no mesmo ambiente, Antonio Patriota prorromperá em declamação lírica dos versos iniciais de A paixão é folha seca.
Caso o casal ainda hesite, o embaixador partirá para a íntegra de Moça bonita é como amora. O passo é audaz e exigirá bastante cautela. Será, por exemplo, essencial deixar o ambiente o mais rapidamente possível para evitar ser levado ao chão pelo casal, o qual, tomado de fúria amorosa, já não levará em conta a presença de terceiros.

Não procede a informação de que o pedido de divórcio do casal tenha coincidido com a abertura de um festival de cinema brasileiro patrocinado pela Petrobrás, na qual Katie Holmes foi apresentada ao Ministro Edison Lobão.

06 de julho de 2012
The i-Piaui Herald