"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 8 de dezembro de 2012

EXÉRCITO DO EGITO FAZ ADVERTÊNCIA AOS PARTIDOS POLÍTICOS

Ou seja, a ditadura pode voltar.

Informa a BBC que o Exército do Egito fez um alerta neste sábado a todas as forças políticas do país, advertindo que não permitirá um “túnel de escuridão” caso não haja acordo entre o partido do presidente Mouhamed Morsi e seus adversários políticos.
 

Primavera ou Inverno?

Como se sabe, Morsi agravou o clima de crescente tensão no país nas últimas semanas ao aprovar decretos que aumentam seus poderes, despertando a ira de grande parte da população. Líderes de algumas facções políticas estão reunidos com Morsi, mas as principais figuras da oposição optaram por boicotar as conversações no palácio presidencial.

Segundo o informe da BBC, embora tenha sido enfático em seu pronunciamento, o porta-voz do Exército egípcio disse que isso não significa que os militares pretendam intervir para tomar o poder.

Traduzindo: o Exército egípcio, que desde a queda da monarquia comanda o país, com apoio estratégico e financeiro dos Estados Unidos, está pronto para assumir o poder, porque a crise do país não tem condições de se resolver politicamente. A Primavera Árabe está em clima de chuvas e trovoadas. Já meses que escrevemos aqui no Blog dizendo que isso siria acontecer.

O8 de dezembro de 2012
Carlos Newton

A VINCULAÇÃO DE UMA ELEIÇÃO COM A OUTRA É BENÉFICA PARA ALGUÉM?


A vinculação automática de uma eleição com a próxima é uma realidade brasileira que não contribui para a democracia e prejudica o surgimento de projetos políticos inovadores. Da mesma forma, a intensificação da polarização partidária também não é benéfica ao sistema democrático.

Há algum tempo, ao término de um pleito já ficam evidentes as estratégias eleitorais dos partidos para o seguinte. Assim, inicia-se um processo de exposição e preservação dos futuros candidatos que, em alguma medida, estimula a adoção pelos atuais governantes de medidas populistas e eleitoreiras.

Desde 2010, quando a presidente Dilma Rousseff foi eleita, o discurso das lideranças e das legendas que a apoiaram é fundamentado na necessidade de "manutenção do arco de alianças da presidente". A pergunta que se faz é a seguinte: De quem é essa necessidade? Sem dúvida, antes de mais nada, a manutenção da parceria eleitoral é boa para quem está no poder. Além de garantir governabilidade, a permanência da unidade política que saiu das urnas facilita, em muito, a reeleição.

###

PREJUÍZOS


Mas será mesmo que para o eleitor esse alinhamento automático é bom? É possível dizer que, do ponto vista administrativo, há prejuízos. Sem dúvida, uma administração menos comprometida com planos políticos futuros tem mais condição de movimentação, o que pode ser traduzido em benefícios para a população, e pode ficar menos preocupada com questões como visibilidade e desgastes.

Do ponto de vista político, pode não haver prejuízos imediatos para a população. Mas, certamente, há o risco da inibição do surgimento de novas alternativas eleitorais. A discussão que o PSDB faz neste momento sobre a candidatura à Presidência em 2014 mostra que a oposição à reeleição está praticamente definida. Portanto, o embate tucano e petista com os nomes de Aécio Neves e Dilma Rousseff já está posto.

Evidentemente podem ainda surgir vias eleitorais alternativas, mas com pouca chance, considerando que a fase pré-eleitoral foi antecipada.

O chamado custo político que ambos s partidos passam a pagar a partir desse ordenamento não é pequeno. Há exemplo para os dois lados. A presidente Dilma já está preocupado com o sucesso de seus programas considerados estratégicos. Eles serão blindados. A questão é saber se são estratégicos para o desenvolvimento do país ou para sua reeleição. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi a público dizer que Aécio Neves precisa assumir, cada vez mais, o papel de líder da oposição. Em seguida, empresas geradoras de energia dos Estados governados pelo PSDB recusaram assinar o acordo para redução da tarifa de energia. Isso é bom para quem?

08 de dezembro de 2012
Carla Kreefft

CADA SER HUMANO É UM CAMINHANTE PELAS ESTRADAS DA VIDA


Tenho especial fascínio por caminhos da roça que sobem a montanha e desaparecem na curva da mata. Ou caminhos cobertos de folhas de outono, em tardes mortiças, pelos quais andava nos meus tempos de estudante nos Alpes da Alemanha. Os caminhos estão dentro de nós. Por vezes, são tortuosos, cansativos e difíceis de percorrer.

O caminho constitui um dos arquétipos ancestrais da psique humana. O ser humano guarda a memória de todo o caminho perseguido pelos 13,7 bilhões de anos do processo de evolução. Por causa dessa memória, o caminho humano apresenta-se tão complexo e, por vezes, indecifrável.

No caminho de cada pessoa, há milhões de caminhos passados e andados por infindáveis gerações. A tarefa de cada um é prolongar esse caminho e fazer o seu caminho de tal forma que aprofunde o caminho recebido, endireite o torto e legue aos futuros caminhantes um caminho enriquecido com sua pisada.

O caminho é o meio pelo qual se alcança a meta. Sem caminho, nos sentimos perdidos. Mergulhamos na escuridão e na confusão.

Cada ser humano é um caminhante pelas estradas da vida. Não recebemos a existência pronta. Devemos construí-la. E para isso importa rasgar o caminho, a partir e para além dos caminhos andados que nos antecederam. Mesmo assim, o nosso caminho pessoal e particular nunca é dado uma vez por todas. Tem que ser construído com criatividade e destemor. Como diz o poeta espanhol António Machado: "Caminhante, não há caminho, se faz caminho caminhando".

###
O CAMINHO DO JUSTO


Efetivamente, estamos sempre a caminho de nós mesmos. Fundamentalmente, ou nos realizamos ou nos perdemos. Por isso, há basicamente dois caminhos, como diz o primeiro salmo da Bíblia: o caminho do justo ou o caminho do ímpio, o caminho da luz ou o caminho das trevas, o caminho do egoísmo ou o caminho da solidariedade, o caminho do amor ou o caminho da indiferença, o caminho da paz ou o caminho do conflito.

Mas prestemos atenção: há sempre a coexistência dos dois caminhos e o entrecruzamento entre eles. No bom caminho se esconde também o mau. No mau, o bom. Esse é o nosso drama, que pode se transformar em crise e até em tragédia.

Como é difícil separar totalmente o bom do mau caminho, somos obrigados a fazer uma opção fundamental por um deles, o bom, embora nos custe renúncias e até nos traga desvantagens; mas, pelo menos, nos dá a paz da consciência e a percepção de fazermos o certo.

Mas a opção fundamental confere qualidade ética ao caminho humano. Se optamos pelo bom caminho, não serão pequenos passos equivocados ou tropeços que irão destruir o caminho e seu rumo. O que conta realmente, frente à consciência e diante dAquele que a todos julga com justiça, é essa opção fundamental.

Por essa razão, a tendência dominante na teologia moral cristã é substituir a linguagem de pecado venial ou mortal por outra mais adequada à unidade do caminho humano: fidelidade ou infidelidade à opção fundamental. Não se há de isolar atos e julgá-los desconectados da opção fundamental. Trata-se de captar a atitude básica e o projeto de fundo que se traduz em atos e que unifica a direção da vida.

Não há escapatória: temos que escolher que caminho construir e como seguir por ele. Mas nunca andamos sós. Multidões caminham conosco, solidárias no mesmo destino, acompanhadas por Alguém chamado "Emanuel, Deus conosco".

08 de dezembro de 2012
Leonardo Boff

IRÃ: NADA COMO ACORDAR COM UM DRONE NO BOLSO


Talvez não seja Predator mortífero equipado com um míssil Hellfire dos que incineram casamentos de pashtuns, mas nesse nosso Bravo Valente Novo Mundo dos Veículos Aéreos Não Pilotados – conhecido também como a "Guerra dos Drones de Obama" – , qualquer ScanEagle muito mais lento, fabricado por subsidiária da Boeing, já nasce com direitos adquiridos de roubar a cena.

Lá está hoje, a estrela do show, numa TV iraniana, depois de capturado sobre o Golfo Persa. Os cabeças-de-bagre especialistas em geopolítica, já fartos da mesma conversa fiada regurgitada incansavelmente por generais norte-americanos pelos canais Fox e CNN, certamente se deleitarão com a faixa ultrarretrô "Esmagaremos os EUA sob nossos pés", para nem falar da peculiar produção de valores pelo Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos (IRGC).

O subalmirante Ali Fadavi, comandante da Marinha do IRGC, disse que o ScanEagle foi "caçado" e "obrigado" a "pousar eletronicamente", depois que invadiu espaço aéreo do Irã. Bem… Talvez tenha sido um pouco mais complicado. A melhor explicação ainda é a do sempre delicioso blog Moon of Alabama: os Guardas Revolucionários, provavelmente, desabilitaram eletronicamente a conexão de satélite do drone e, em seguida, assumiram a linha de controle por rádio da linha de visão.

Além de garantir piadas sem fim, do tipo "os gatos persas derrubam o besouro [orig. drone] dos EUA" – serviço completo, com fotos de gatos gordos brincando com o modelo made-in-Iran do RQ-170s (o drone que o Irã capturou ano passado) – a coisa é quase tão boa quanto a mais recente reportagem de Bob Woodward, que flagrou um dos homens de Rupert Murdoch que operam o canal Fox News tentando vender (literalmente) ao general Petraeus a ideia de tornar-se candidato à presidência , como representante pessoal de Murdoch, nas eleições para a Casa Branca. General bagre-ensaboado-à-moda-canal-Fox, sabe-se lá?

O general canal Fox-Petraeus, por falar dele – mesmo antes de a coisa ter virado ‘corporal’ com a fã & gostosinha Paula Broadwell – jamais se deixaria apanhar em situação tão degradante. Seus drones da CIA no Af-Pak sempre foram e continuam a ser máquinas de matar confiáveis, não essas porcarias de hoje, que só recolhem informação de inteligência falhada, que não prestam para nada.

###
TRÉGUA CÔMICA


Esse novo capítulo do seriado Guerra dos Drones, oferece, pelo menos, uma trégua cômica, à Monty Python, na desgraça cotidiana, ininterrupta – com a Turquia obtendo a aprovação da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para instalar mísseis Patriot interceptores para "defender-se" contra algum doido sírio que se atreva a atravessar a fronteira.

Os burocratas da OTAN em Bruxelas já começaram a espalhar aos quatro ventos a negativa oficial, na linha do "Oh, não, não! Não queremos uma zona aérea de exclusão sobre a Síria! É que a gente aqui adooooora mísseis gordos, grandes e maus."

Os EUA – sempre, sempre, como sempre – negam tudo que tenha a ver com o drone ScanEagle que não voltou para casa. Um porta-voz do Comando Central da Marinha dos EUA, no Bahrain, esse país-símbolo, exemplar, de democracia, disse que "a Marinha dos EUA mantém pleno controle sobre todos os veículos aéreos não tripulados em operação na região do Oriente Médio."

Vai-se ver, é problema de terminologia: o Irã fica no Sudoeste Asiático – assim sendo, drones que andem ‘pivoteando’ em área de ‘pivoteamento’ não entram na conta. Mas, calma; a coisa ainda melhora! O porta-voz disse também que "não temos registro de qualquer ScanEagle extraviado recentemente". Quer dizer: só se a Marinha perdeu, além de um drone… também todos os registros.

O que se vê, são esforços frenéticos da Marinha para pôr a culpa… nos drones dos outros! Vai-se ver, esse ScanEagle teria decolado de outro paraíso da democracia mantido pelo Conselho de Cooperação do Golfo, os Emirados Árabes Unidos. Austrália, Canadá, Países Baixos e até a Colômbia têm drones. A Grã-Bretanha e a França também fabricam drones, e a Rússia, logo, logo, também chega lá. Ou, quem sabe, um espião "Ai-raniano" do Mal roubou o tal drone em Dubai, quando andou por lá em expedição de compras.

Podem esperar: vai começar um boom de vendas de drones ScanEagle em miniatura, de plástico, para trazer um refresco ao deprimido e mortalmente super sancionado mercado iraniano – exatamente como aconteceu ano passado, com o RQ-170. Os gatos persas que vivem de Qom ao Mar Cáspio, depois de derrubá-los todos, com certeza farão um baile.

(Artigo enviado pelo jornalista Sergio Caldieri) 08 de dezembro de 2012
Pepe Escobar
(Asia Times Online)

 

POR QUE O MINISTRO MARCO AURÉLIO, DO SUPREMO, SUSPENDEU A AÇÃO PENAL SOBRE A MORTE DE CELSO DANIEL?


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu processo que tramita na Justiça de São Paulo para apurar as responsabilidades pelo assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel. O político foi morto em janeiro de 2002. O pedido foi protocolado no STF pela defesa de Sérgio Gomes da Silva, mais conhecido como Sombra, então segurança do prefeito. Os advogados apontaram cerceamento de defesa em vários pontos, em especial, na impossibilidade de fazer perguntas a outros réus do processo.

Sombra foi denunciado em dezembro de 2003, acusado de ter idealizado e encomendado a morte do prefeito de Santo André para encobrir o cometimento de crimes contra a administração municipal. Desde 2010, ele foi liberado para julgamento no Tribunal do Júri, o que ainda não ocorreu devido a uma série de manobras da defesa.

Marco Aurélio concedeu habeas corpus, o que impede agendamento da data do júri, alegando que os defensores de Sombra poderiam ter interrogado os demais réus. "É forçoso concluir pela existência de dualidade no campo das defesas, uma não excluindo a outra. Ao reverso, comungam-se visando o melhor resultado em termos de Justiça".

Além de Sombra, mais seis réus respondem ao processo e já foram condenados: Marcos Bispo dos Santos (18 anos de prisão), Ivan Rodrigues da Silva (24 anos de prisão), José Edison da Silva (20 anos de prisão), Rodolfo dos Santos Oliveira (18 anos de prisão), Elcyd Oliveira Brito (22 anos de prisão) e Itamar Messias Silva dos Santos (20 anos de prisão).

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG

O ministro está correto. Estamos numa democracia ou não? Não se pode admitir cerceamento de defesa (no caso Celso Daniel) , assim como não se pode admitir ocultação de provas (no caso dos telefonemas entre Rose e Lula).


08 de dezembro de 2012
Débora Zampier (Agência Brasil)

STJ MANTÉM DECISÃO QUE PERMITIU O USO DE PLACAS DESCARACTERIZADAS EM CARROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO

 

Decisão unânime da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça admitiu o uso de placas diferenciadas para veículos do Ministério Público do Estado do Paraná, entendendendo não ser racional que a lei exigisse a identificação dos veículos utilizados por autoridades incumbidas de fazer investigações.

Segundo o ministro Humberto Martins. relator do processo, “qualquer disposição neste sentido implicaria a frustração deste objetivo e poderia colocar em risco a integridade dos agentes públicos”.


MP com chapa normal

O governador do Paraná, atendendo solicitação da Procuradoria-Geral de Justiça, autorizou o Ministério Público estadual a usar placas particulares em automóveis do Ministério Público, com base na necessidade de resguardar a segurança dos integrantes da instituição.

O Tribunal de Justiça do Paraná aceitou a medida, entendendo de que o MP, ao exercer funções investigativas, inerentes às suas atribuições, desempenha atividade de caráter policial, justificando-se assim a descaracterização das placas de seus veículos, conforme previsão do artigo 116 do Código Nacional Trânsito .

O artigo diz que os veículos da União, do Distrito Federal e dos estados poderão circular com placas particulares “somente quando estritamente usados em serviço reservado de caráter policial, obedecidos os critérios e limites estabelecidos pela legislação que regulamenta o uso de veículo oficial”.

###

MOTIVOS IMORAIS??

O advogado José Cid Campêlo Filho, autor de ação popular contra a medida, recorreu ao STJ, sustentando que a decisão violou o artigo 116 do CTB, pois o uso de placas descaracterizadas só é possível em serviços de caráter policial. Afirmou ainda que a autorização dada pelo governador possuía motivos ilegais e imorais.

Em seu voto, o ministro Humberto Martins demonstrou que a decisão do tribunal paranaense deve ser mantida, pois ela não identificou nenhuma ilegalidade ou imoralidade na autorização concedida pelo governador para que o Ministério Público utilizasse veículos com placa descaracterizada.

“Se o Ministério Público, que possui poderes investigatórios, requereu a descaracterização das placas de alguns veículos oficiais e fundamentou-se na necessidade de resguardar a segurança da Procuradora-Geral de Justiça e demais integrantes do Parquet, não se visualiza na concessão do pleito qualquer afronta ao artigo 116 do CTB”, salientou o magistrado.

08 de dezembro de 2012
José Carlos Werneck

QUANDO O HUMOR DESENHA A REALIDADE



08 de dezembro de 2012

SANATÓRIO GERAL DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Lhama-de-Franja

“Eu queria em nome de todos os países dar as boas vindas ao nosso querido presidente Evo e a todo povo boliviano que, para nós, traz para o Mercosul uma cultura diversificada, cultura dos povos indígenas que muito nos orgulha. Evo, muito bem-vindo”.

Dilma Rousseff, explicando que o Mercosul vai melhorar muito com o ingresso no clube do companheiro cacique Evo Morales, o Lhama-de-Franja, porque a Bolívia é habitada exclusivamente por tribos índigenas, até agora sem representação na única entidade do gênero que, quando entra um sócio novo, fica menor.

Bancada da gaiola

“Ele pode ser preso e ainda sim continuar a exercer seu mandato. Nada impede que os réus exerçam atividade laboral fora do sistema carcerário para depois irem para o repouso noturno”.

Ricardo Lewandowski, ao defender a preservação dos mandatos dos deputados mensaleiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal, explicando que os parlamentares poderiam aproveitar o período da tarde para defender reivindicações dos companheiros presidiários, com os quais se reuniriam todas as noites no pátio da cadeia, em assembleias presididas pelo ministro José Eduardo Cardozo.

Cérebro baldio (2)

“A América Latina vive hoje uma era de paz e progresso que há muito tempo não vivia. Continuamos pobres e com problemas, mas há muito tempo não tínhamos esse progresso, principalmente com o aprofundamento da democracia, e a Europa, que era um berço de tranquilidade, vive uma era nervosa, apreensiva, principalmente para a juventude. Por que isso aconteceu? Porque muitos políticos terceirizaram a política e a política não pode ser terceirizada”.

Lula, refugiado em Berlim para escapar do escândalo protagonizado pela companheira Rose, no discurso que alguém escreveu, ensinando aos participantes de um encontro de metalúrgicos que a Venezuela é um exemplo de nação em paz, que o PIB do Brasil vai imortalizar Guido Mantega, que Cuba está cada vez mais democrática, que até tranquilidade tem berço, que a Europa só vai livrar-se do nervosismo quando ficar parecida com a Nicarágua e que toda essa confusão aconteceu por causa da terceirização da política, coisa que ninguém descobriu até agora o que é.

Cérebro baldio

“Eu temo que na Europa vocês comecem a negar a União Europeia, que é um patrimônio da humanidadade, ela superou 1.500 anos de conflitos”.

Lula, tentando escapar do caso Rose em Berlim, no trecho da discurseira em que ensinou aos participantes de um congresso de metalúrgicos que, entre o Dia da Criação e o século V, não houve na Europa nenhum conflito a superar.

Professor doidão

“Eu acho que tem gente no mundo que não quer paz, quem quer paz é o povo, mas tem governante que precisa da discórdia para poder ser importante, se não, não teria nenhuma explicação a gente não ter paz no Oriente Médio. A mesma ONU que criou o Estado de Israel, por que que não cria o Estado palestino?”

Lula, nesta sexta-feira, em Berlim, sem conseguir disfarçar o alívio por não ser obrigado a comentar o caso Rose, ensinando a alguns líderes do SPD, o partido democrata alemão, que o conflito entre judeus e palestinos é uma espécie de Fla-Flu que começou muitos séculos antes da inauguração do Maracanã.

Negociante sem tempo

“Só sai meu nome na imprensa. Estou precisando trabalhar e vocês não estão deixando”.

José Weber Holanda, ex-subchefe da Advocacia Geral da União, na entrevista ao Globo, acusando a imprensa de tomar-lhe o tempo que dedicava à administração da fábrica de pareceres criminosos e do armazém de ilhas.

08 de dezembro de 2012~
Augusto Nunes

"OS RATOS JÁ COMEÇARAM A ABANDONAR A NAU DOS PESADELOS"

 

Ser brasileiro nesses tempos de lulopetismo realmente não é tarefa para qualquer um. É difícil não se envergonhar de autoridades tão corruptas, desprovidas de decoro e, acima de tudo, cínicas.
O que me deixa mais indignado é que, além de ser roubado como pagador de impostos e humilhado como cidadão que, ainda que inadvertidamente, patrocina a transformação do Gabinete da Presidência da República em reles prostíbulo, sou ofendido por vassalos imorais que me tomam por idiota.

A autonomia da PF e dos órgãos investigativos não é uma dádiva do governo federal, seja ele de que partido for, menos ainda se do PT. É garantida pela Constituição.

Diante de tanto descalabro, a brasilidade, sentimento que num passado ainda recente era motivo de orgulho de toda uma nação, já começa a dar sinais de debilidade. Vilipendiada durante uma década inteira, aos poucos perde o brilho e a intensidade que lhe eram características.

De tanto vulgarizar esse sentimento que sempre identificou o orgulho espontâneo do povo, o PT de Lula, Zé Dirceu, Erenice e Rosemary e outros vigaristas está criando uma nova geração de nativos, composta de cidadãos amorfos e apátridas. Não demorará muito para que ser chamado de brasileiro soará como ofensa.

Hoje, parte significativa da população se dá por satisfeita com a verve filantrópica e eleitoreira do estado. Tangida pelo mais forte dos instintos, o da sobrevivência, pouco se importa com quem a comanda.
Sem perspectivas, não consegue visualizar um futuro além do oferecido pela servidão das bolsas carinhosas e encontra no ócio a única referência da pátria mãe gentil e traz no número do cartão de benefícios fragmentos de sua identidade.

Há uma década, uma horda de políticos venais tem se esforçado para perenizar esse estado decadente, desumano e opressor, que descobriu na miséria do povo a fórmula ideal para se perpetuar no poder. A mediocridade é a nação que os identifica e lhes dá asilo, e a corrupção é a justiça que os rege e os iguala.

O que não me faz perder a esperança de que haveremos de retomar o país das mãos desses delinquentes é que, apesar de suas dimensões continentais, ainda assim, o Brasil se mostrará pequeno para acomodar tantos egos exacerbados e ambições desenfreadas. Já se pode notar no horizonte, até pouco tempo tão calmo, os primeiros sinais de autofagia.

Prudentes por natureza, os ratos já começaram a abandonar os porões imundos dessa nau dos pesadelos.

08 de dezembro de 2012
Mauro Pereira

IMAGEM DO DIA

Maria Sharapova vence Caroline Wozniack nesta sexta (07/11), no Gillette Federer Tour
Maria Sharapova vence Caroline Wozniack nesta sexta (07/11), no Gillette Federer Tour - Ivan Pacheco
 
08 de dezembro de 2012

"TRUCADA" ARRISCADA

Não há dúvidas de que a presidente Dilma “deu uma trucada” na oposição com a proposta de redução da tarifa de energia elétrica, deixando os governos tucanos de São Paulo, Minas e Paraná e o pessedista com alma democrata de Santa Catarina em situação política complicada.

Ao recusar o acordo do governo federal de renovação de concessões a preços mais baixos, os oposicionistas estão sendo identificados pela presidente como “insensíveis”, contrários, em suma, aos interesses da população.

Em 2003, por ocasião da reunião da Organização Mundial do Comércio em Cancún, no México — que paralisou as negociações da Rodada de Doha para liberalização do comércio internacional devido a um impasse que colocou o recém-criado G-20, grupo de países emergentes à época liderado pelo Brasil, em contraposição a Estados Unidos, Japão e União Europeia —, o presidente Lula disse que havíamos dado “uma trucada neles”, utilizando-se do “truco”, jogo popular de cartas, para se vangloriar de que os emergentes haviam enfrentado com êxito os “países ricos”.

Até hoje o acordo de Doha não foi alcançado e a “trucada” brasileira não passou de bravata.

Agora, ao anunciar em uma cadeia nacional de rádio e televisão a redução da tarifa de energia elétrica para consumidores de cerca de 20% sem ter combinado com os estados responsáveis pelas principais companhias de energia nem com os acionistas privados, Dilma deu mais uma demonstração da maneira intervencionista que tem de governar.

Como o governo é majoritário na Eletrobrás, obrigou a estatal a aceitar o acordo, deixando acionistas minoritários sem alternativa imediata, com um prejuízo que dificultará a manutenção de serviços e novos investimentos.

Mesmo assim, a promessa, feita no 7 de setembro como se fizesse parte das comemorações da independência, não se realizará sem que o Tesouro subsidie cerca de 6% do corte, e a presidente Dilma anunciou, orgulhosamente, que isso será feito. Como se o dinheiro do Tesouro viesse de outro lugar que não do bolso do contribuinte brasileiro.

Quer dizer, o preço da energia será bancado em parte pelo usuário, que não terá noção do prejuízo que está sofrendo com essa decisão voluntarista da “rainha”, na visão marqueteira de João Santana.

Politizando uma questão técnica, a presidente vende a ideia de que governadores da oposição recusaram a proposta para boicotar esforços do governo federal de reduzir a tarifa da energia, realmente muito alta.

Mas o governo poderia extinguir encargos embutidos na tarifa e reduzir o percentual de tributos e contribuições, alegam os oposicionistas, dando o exemplo que poderia ser seguido pelos estados.

A proposta do governo, que teve que ser refeita porque calculava para baixo indenizações que deverão ser pagas, é tão controversa que mesmo técnicos historicamente ligados ao petismo, liderados pelo diretor da Coppe/URFJ, Luiz Pinguelli Rosa, que presidiu a Eletrobrás no governo Lula, enviou carta à presidente Dilma alertando para o risco de o país passar a conviver com apagões devido à incapacidade de investimento das concessionárias.

Os técnicos chamam atenção para a insegurança jurídica que pode afetar o setor elétrico, desestimulando investimentos privados nacionais ou estrangeiros. “Todos sabemos, a duras penas, que não existe plano B para energia elétrica. Eletricidade não tem substituto e pior que kWh caro é a falta de energia que poderá ocorrer no futuro”, alertam especialistas.

Eles fazem uma proposta técnica que levaria à redução das tarifas sem atingir tanto a capacidade financeira das concessionárias. Esse caso é exemplar do que a revista britânica “The Economist” chamou de “colapso de confiança” no governo Dilma.

A revista, uma das mais respeitadas do mundo, classificou a economia brasileira de “moribunda” e, numa crítica ao intervencionismo do governo federal, chamou a presidente Dilma de “intrometida-chefe”.

Para culminar, diz a revista que, se Dilma quiser disputar a reeleição em 2014 com chances, terá que demitir o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O comentário de Dilma, embora a favor da liberdade de imprensa, teve tom nacionalista, apontado como outra razão para o travamento da economia brasileira: “(...) em hipótese alguma o governo brasileiro, eleito pelo voto direto, vai ser influenciado pela opinião de uma revista que não seja brasileira”.

08 de dezembro de 2012
Merval Pereira, O Globo

PT AGORA RECONHECE O ÓBVIO: A EXISTÊNCIA DO MENSALÃO DE LULA

PT recusa proposta de não reconhecer resultado do mensalão
 
 O diretório nacional do PT recusou ontem proposta de um de seus membros para não reconhecer o resultado do julgamento do mensalão e empreender uma campanha de rua contra o STF (Supremo Tribunal Federal).

A recusa frustrou José Dirceu, ex-ministro condenado pelo STF, e tensionou o clima na reunião do diretório petista, em Brasília, como informou o jornal "O Globo".

A proposta foi feita por um dirigente de Santa Catarina, Serge Goulart, após conversar reservadamente com Dirceu. Segundo interlocutores, foi necessário o presidente da sigla, Rui Falcão, convencer os demais a sequer votar a requisição do colega.

Motivo: se a proposta fosse aprovada, a sigla assumiria para si um ataque institucional contra STF; se rejeitada, pareceria um veto a Dirceu e aos demais condenados no julgamento do mensalão.

Três dirigentes petistas relataram a frase de Falcão quando Goulart se recusou, pela primeira vez, a retirar a proposta: "Manifestamos sempre nossa solidariedade, mas não podemos associar o partido a uma campanha contra o Supremo. Nossa campanha em 2013 tem de ser pela reforma política".

Diante da falta de apoio para iniciar a votação, o próprio Dirceu convenceu o colega a desistir da pauta. Goulart retirou a proposta e o ex-ministro deixou a reunião antes de fim. Disse a colegas que precisava buscar a filha de dois anos na escola.

Há uma decisão interna, apoiada por Lula e pela presidente Dilma Rousseff, de não transformar a batalha dos condenados no julgamento do mensalão em uma guerra do partido.

O que a legenda se dispõe a fazer é desconstruir o que chama de "a narrativa do mensalão", alicerçada na acusação de compra de votos parlamentares, junto a formadores de opinião.

"Não foi encampado [fazer protestos contra o STF] porque o proponente retirou sua proposta diante das manifestação de que o PT vinha fazendo a defesa dos seus companheiros", disse em entrevista a jornalista durante uma pequena pausa do encontro. Para ele, a pauta do PT para 2013 é o apoio ao governo e a tentativa de viabilizar uma reforma política no Congresso Nacional.

Questionado se o ex-ministro José Dirceu não se chateara em razão da recusa da pauta, o presidente da sigla contra-argumentou. Disse que Dirceu está "satisfeito" com as manifestações do partido, citando a carta de apoio divulgada no mês passado, e que este prosseguirá com seus atos contra o resultado do julgamento.

Sobre os petistas condenados pelo Supremo, Falcão afirmou que eles seguem gozando de seus direitos partidários e de que diversos colegas já falam em fazer uma cota para arcar com as multas, consideradas desproporcionais, fixadas pelo tribunal.

O diretório definiu que o Congresso do partido será em fevereiro de 2014, dedicado a discutir a legenda, fazer balanço do governo petista nos últimos dez anos.

Sobre a falta de apoio explícito a Dirceu contra a condenação no Supremo, Falcão desconversou. "O PT está manifestando sua solidariedade. Inclusive já ouvi que colegas irão se cotizar para ajudar a pagar as multas [impostas aos réus do mensalão que foram condenados]".

08 de dezembro de 2012
Folha Online
 

UMA ROSA, É UMA ROSA, É UMA ROSA...

Huummmm! Aff! Eu sabia que esse negócio ia feder!

PF CONFIRMA INDICIAMENTO DE ROSEMARY POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA

Relatório final da Operação Porto Seguro, enviado à Justiça, acusa a "amiga íntima" do ex-presidente Lula por mais um crime e indicia ex-diretor da Antaq

Rosemary Nóvoa de Noronha: ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo
Ex-chefe de gabinete da Presidência da República: indiciada por quatro crimes (Jorge Araujo/Folhapress)
Ao todo, 23 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal
 
A Polícia Federal (PF) confirmou neste sábado o indiciamento por formação de quadrilha de Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo. A “amiga íntima” do ex-presidente Lula responde agora por quatro crimes, pois, em novembro, ela já havia sido indiciada por corrupção, tráfico de influência e falsidade ideológica. A informação faz parte do relatório final do inquérito da Operação Porto Seguro, que foi encaminhado à 5ª Vara da Justiça Federal de São Paulo.

A PF concluiu que Rose mantinha "relação estável" com os outros integrantes do grupo que corrompia servidores públicos para compra de pareceres técnicos favoráveis a interesses empresariais.

A Polícia também indiciou Tiago Pereira Lima, ex-diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), por crime de corrupção passiva. O executivo foi afastado do cargo nesta sexta-feira pela presidente Dilma Rousseff.

Segundo a PF, desde 23 de novembro, quando a Porto Seguro – operação que revelou um esquema de corrupção, tráfico de influência e fraudes em órgãos federais – foi deflagrada, o órgão obteve informações adicionais por meio de depoimentos e da análise de documentos apreendidos. Essas novas informações possibilitaram os novos indiciamentos.

Ao todo, 23 pessoas foram indiciadas – dentre as quais estão os irmãos Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas (Ana) e Rubens Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apontados como chefes do grupo. Entre os envolvidos, há também funcionários da Advocacia Geral da União (AGU), do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

O inquérito será encaminhado agora pela Justiça ao Ministério Público Federal (MPF), que pode oferecer denúncia contra os suspeitos, pedir investigações e diligências complementares à PF ou ainda optar pelo arquivamento das acusações. Em até 90 dias, a PF enviará à Justiça discos rígidos que foram apreendidos e encontram-se sob perícia.

Os indiciamentos indicam crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha, tráfico de influência, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica e falsificação de documento particular, cujas penas podem ir de dois a doze anos de prisão.

08 de dezembro de 2012
Ceja Online

Leita também:

No auge do escândalo, Lula viaja ao exterior por 12 dias
Irmãos que integravam quadrilha foram indicados por Lula
Indiciado é avalista de aluguel de chefe da AGU

PSDB, AFINAL, INICIA CRUZADA CONTRA DILMA, A GESTORA DESASTRADA

Por Aécio, PSDB inicia cruzada contra Dilma. Resultados da economia e questões éticas serão alvo de críticas
Num esforço para viabilizar uma candidatura competitiva para a sucessão presidencial, o PSDB pretende tornar Aécio Neves o principal porta-voz da sigla em 2013 e focará a sua munição eleitoral não mais no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas em sua sucessora, Dilma Rousseff, candidata do PT em 2014.
O projeto da sigla para a disputa ao Palácio do Planalto tem sido conduzido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para quem a sigla só terá chances de derrotar o PT na corrida eleitoral se passar a fazer uma “oposição contundente” ao governo federal.

O próprio senador mineiro, que iniciou nesta semana a sua campanha à sucessão presidencial, reforçou, em reunião com tucanos, que é hora de fazer críticas à atual presidente, e não ao seu antecessor. O diagnóstico de dirigentes da sigla é de que, nos últimos anos, o partido errou ao ter poupado Dilma de críticas duras, o que, segundo eles, teria contribuído para o aumento de sua popularidade.

— Ou o PSDB engrossa a voz oposicionista ou não sobe a rampa do Palácio do Planalto. O partido tem ficado aquém das expectativas em matéria de veemência. Por um lado, muitos oposicionistas não são afeitos ao enfrentamento. Por outro, não temos número para dar volume ao nosso discurso no Congresso Nacional — avaliou o líder do PSDB no Senado Federal, Álvaro Dias.

Na formulação de um novo discurso, que pavimente uma candidatura presidencial, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, tem se reunido regularmente com economistas, entre eles Armínio Fraga e André Lara Resende, e falado com o cientista político Antonio Lavareda, especialista na área de marketing político. Em boa parte dos encontros, Aécio tem acompanhado o dirigente da sigla. O partido discute retomar as suas bandeiras políticas à frente do governo federal, como as parcerias com a iniciativa privada e a estabilização da economia, e propõe fazer um embate público com o PT, sobretudo no campo da ética.

Em conversas reservadas, FH tem reconhecido que a disputa eleitoral será dura e afirma que chegou a hora de fazer uma leitura crítica das gestões petistas. O comando da sigla defende que o novo discurso incorpore teses como a de que a “herança bendita” do PSDB no governo federal “está chegando ao fim” e de que Dilma tem falhado em sua política econômica “intervencionista”.

— A oposição ou é incisiva ou não é nada. Não existe oposição suave, ela tem de indicar os erros do governo. Nos últimos anos, a presidente tentou se distinguir do seu antecessor na forma de se expor. No cerne, contudo, são parecidos. O tom do discurso é diferente, mas o conteúdo é semelhante — criticou o vice-presidente do PSDB, Alberto Goldman

08 de dezembro de 2012
Gustavo Uribe- O Globo

MEFISTÓFELES DE SAIA

 

mefis
Como o assunto ainda está candente, fui navegar pela páginas do Dr. Google para ver o que achava. Gente, cês nem imaginam o que li por aí.

Como, graciosamente, os delinqüentes geriátricos deste jornal me abriram uma oportunidade de ser lido por outros, preciso dividir as notícias.

São várias fontes que, como ainda não sou articulista, apenas um projeto, acabei por guardar apenas uma das fontes, que cito no texto.

É uma coletânea do que lí mas, como já vem sendo divulgado pela mídia, que agora mudou para correnteza que está comendo os pés de barro da estátua do herói do sertão. JERÔNIMO!
Dilma sabia dos escândalos no escritório da Presidência e deixou estourar para se livrar de Lula. – Caso pensado – Alegar que foi informada de última hora sobre a operação Porto Seguro, da Polícia Federal, foi a forma encontrada pela “presidenta” para sair pela tangente.

Cansada de ter de cumprir ordens dadas por Lula e José Dirceu, Dilma soube com muita antecedência do que ocorria no escritório da Presidência em São Paulo e deixou o assunto avançar para se ver livre do antecessor.
Com 122 telefonemas entre Lula e Rosemary Nóvoa de Noronha gravados pela PF, o ex-presidente não pode, em qualquer hipótese, dizer que de nada sabia e que foi apunhalado pelas costas.

Ninguém, por maior que seja seu devaneio, usaria o nome de um ex-presidente para negociatas sem o conhecimento do mesmo.
Como se percebe, o escritório da Presidência em São Paulo foi transformado em local de despachos de Lula. Tanto é assim, que quando tinha de encontrar com Lula, a presidente Dilma Rousseff se deslocava para São Paulo e o encontrava no mesmo local onde a Polícia Federal fez uma devassa.

Ciente de que Rosemary é pessoa de confiança de Lula e Dirceu, a presidente deixou o escândalo estourar para se ver livre da dupla que continua a dar ordens dentro do Partido dos Trabalhadores e principalmente na Presidência da República.

É bom lembrar que Dilma, pelo tempo que passou como guerrilheira, sabe ser fria o suficiente para armar uma cilada para o companheiro ao lado.
O governo Lula foi o período mais corrupto da história e Dilma por certo descobriu situações inenarráveis. E a Lula caberá se contentar com o ostracismo, até que alguém lhe invente uma missão esdrúxula.

Presidentes com amantes jamais foi uma grande novidade na conturbada história política brasileira – Bomba-relógio – A cada hora que passa aumentam em todo o País os rumores sobre a intensa intimidade entre o ex-presidente Luiz Inácio da Silva e Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência, em São Paulo, que pediu demissão do cargo após a deflagração da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.

De acordo com a PF, Rosemary de Noronha integrava uma quadrilha infiltrada na máquina federal para fraudar pareceres técnicos em favor de empresários que desejavam realizar negócios com o governo ou para outros fins.
Se Lula e Rosemary eram amantes, ou não, é um problema que deve ser tratado a três. Entre os dois e Dona Marisa Letícia, a nossa ex-primeira-dama.
A intimidade entre ambos era tamanha, que Rosemary chamava Lula de “tio”.

Pois bem, até nesse tipo de confusão o PT comete lambança, deixando digitais por todos os lados.

Por outro lado, o Brasil tem na sua história ex-presidentes que tiveram amantes, mas foram discretos. Um deles, em viagem ao exterior, escalou na comitiva uma jornalista, sua amante de longa data.
Para entrar na suíte do presidente sem ser flagrada pelas câmeras de segurança do hotel, a jornalista-amante foi colocada na parte inferior do carrinho usado por garçons para levar comida aos hóspedes em seus aposentos.
Como o carrinho estava coberto por uma elegante toalha branca, a jornalista, de porte pequeno, não foi flagrada pelas câmeras de segurança e passou a noite com o presidente.
E para sair pela manhã foi utilizada a mesma estratégia.

Esse pulo do gato se repetiu várias vezes e à época os jornalistas que cobriam o cotidiano do Palácio do Planalto batizaram a tramóia de “Operação Padrão”.

– Conversas com Rosemary de Noronha são bombásticas e devem complicar Lula no âmbito pessoal

– Barril de pólvora – O desdobramento da Operação Porto Seguro deve ser constrangedor para o ex-presidente Luiz Inácio da Silva, devido ao teor das muitas conversas com Rosemary Nóvoa de Noronha, a quem chama carinhosamente de Rosa.
A chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo, por sua vez, chamava Lula de “Tio”.

A Agência Brasileira de Inteligência descobriu ao longo das investigações que Rosemary enviava documentos para endereços em Interlagos e nos Jardins, na capital paulista, tendo como destinatários o próprio Lula e também José Dirceu, o que explica a contínua ingerência de ambos na administração de Dilma Rousseff.

Preocupada com a possibilidade de o material apreendido e os grampos serem destruídos por motivos óbvios, a ABIN já gravou tudo em um sofisticado sistema tecnológico, podendo ser resgatado a qualquer momento.

Nas 122 conversas entre Lula e Rosemary gravadas pela Polícia Federal há conteúdo de todos os gêneros, sendo que em alguns dos telefonemas o ex-presidente pode se complicar de maneira séria no âmbito pessoal.
Algo muito parecido com o que ocorreu durante a Assembleia Nacional Constituinte, quando surgiu nos bastidores petistas uma tal Dra. Zeca.

Empresário importante que conhece Lula declarou ao ucho.info que intimidade com Rosemary Noronha é explosiva – Bomba a caminho – que conhece com propriedade e certa dose de intimidade Luiz Inácio da Silva e José Dirceu, disse há instantes ao editor do ucho.info que, na esteira da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, a bomba tende a estourar no colo do ex-presidente da República.

O empresário disse ainda que, ao pedir à presidente Dilma Rousseff que mantivesse Rosemary Nóvoa de Noronha na chefia de gabinete do escritório da Presidência, em São Paulo, Lula não o fez somente pela confiança que tinha na funcionária e pelos inúmeros segredos que ela guardava, mas principalmente pela relação de intimidade entre ambos.
Rosemary, mesmo estando subordinada à presidente Dilma Rousseff, continuava servindo a Lula e José Dirceu.

Caso as gravações feitas pela Polícia Federal vazem, Lula estará liquidado politicamente, afirmou o empresário, sob a condição de anonimato. Pedindo licença ao nosso coeditor para usar sua expressão favorita, putaquepariuderoda, é o que todo o país, exceção dos desavisados e petralhas, desejam que aconteça o mais breve possível.

08 de dezembro de 2012
Ancião

MEFISTÓFELES DE SAIA

 

mefis
Como o assunto ainda está candente, fui navegar pela páginas do Dr. Google para ver o que achava. Gente, cês nem imaginam o que li por aí.

Como, graciosamente, os delinqüentes geriátricos deste jornal me abriram uma oportunidade de ser lido por outros, preciso dividir as notícias.

São várias fontes que, como ainda não sou articulista, apenas um projeto, acabei por guardar apenas uma das fontes, que cito no texto.

É uma coletânea do que lí mas, como já vem sendo divulgado pela mídia, que agora mudou para correnteza que está comendo os pés de barro da estátua do herói do sertão. JERÔNIMO!
Dilma sabia dos escândalos no escritório da Presidência e deixou estourar para se livrar de Lula. – Caso pensado – Alegar que foi informada de última hora sobre a operação Porto Seguro, da Polícia Federal, foi a forma encontrada pela “presidenta” para sair pela tangente.

Cansada de ter de cumprir ordens dadas por Lula e José Dirceu, Dilma soube com muita antecedência do que ocorria no escritório da Presidência em São Paulo e deixou o assunto avançar para se ver livre do antecessor.
Com 122 telefonemas entre Lula e Rosemary Nóvoa de Noronha gravados pela PF, o ex-presidente não pode, em qualquer hipótese, dizer que de nada sabia e que foi apunhalado pelas costas.

Ninguém, por maior que seja seu devaneio, usaria o nome de um ex-presidente para negociatas sem o conhecimento do mesmo.
Como se percebe, o escritório da Presidência em São Paulo foi transformado em local de despachos de Lula. Tanto é assim, que quando tinha de encontrar com Lula, a presidente Dilma Rousseff se deslocava para São Paulo e o encontrava no mesmo local onde a Polícia Federal fez uma devassa.

Ciente de que Rosemary é pessoa de confiança de Lula e Dirceu, a presidente deixou o escândalo estourar para se ver livre da dupla que continua a dar ordens dentro do Partido dos Trabalhadores e principalmente na Presidência da República.

É bom lembrar que Dilma, pelo tempo que passou como guerrilheira, sabe ser fria o suficiente para armar uma cilada para o companheiro ao lado.
O governo Lula foi o período mais corrupto da história e Dilma por certo descobriu situações inenarráveis. E a Lula caberá se contentar com o ostracismo, até que alguém lhe invente uma missão esdrúxula.

Presidentes com amantes jamais foi uma grande novidade na conturbada história política brasileira – Bomba-relógio – A cada hora que passa aumentam em todo o País os rumores sobre a intensa intimidade entre o ex-presidente Luiz Inácio da Silva e Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência, em São Paulo, que pediu demissão do cargo após a deflagração da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.

De acordo com a PF, Rosemary de Noronha integrava uma quadrilha infiltrada na máquina federal para fraudar pareceres técnicos em favor de empresários que desejavam realizar negócios com o governo ou para outros fins.
Se Lula e Rosemary eram amantes, ou não, é um problema que deve ser tratado a três. Entre os dois e Dona Marisa Letícia, a nossa ex-primeira-dama.
A intimidade entre ambos era tamanha, que Rosemary chamava Lula de “tio”.

Pois bem, até nesse tipo de confusão o PT comete lambança, deixando digitais por todos os lados.

Por outro lado, o Brasil tem na sua história ex-presidentes que tiveram amantes, mas foram discretos. Um deles, em viagem ao exterior, escalou na comitiva uma jornalista, sua amante de longa data.
Para entrar na suíte do presidente sem ser flagrada pelas câmeras de segurança do hotel, a jornalista-amante foi colocada na parte inferior do carrinho usado por garçons para levar comida aos hóspedes em seus aposentos.
Como o carrinho estava coberto por uma elegante toalha branca, a jornalista, de porte pequeno, não foi flagrada pelas câmeras de segurança e passou a noite com o presidente.
E para sair pela manhã foi utilizada a mesma estratégia.

Esse pulo do gato se repetiu várias vezes e à época os jornalistas que cobriam o cotidiano do Palácio do Planalto batizaram a tramóia de “Operação Padrão”.

– Conversas com Rosemary de Noronha são bombásticas e devem complicar Lula no âmbito pessoal

– Barril de pólvora – O desdobramento da Operação Porto Seguro deve ser constrangedor para o ex-presidente Luiz Inácio da Silva, devido ao teor das muitas conversas com Rosemary Nóvoa de Noronha, a quem chama carinhosamente de Rosa.
A chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo, por sua vez, chamava Lula de “Tio”.

A Agência Brasileira de Inteligência descobriu ao longo das investigações que Rosemary enviava documentos para endereços em Interlagos e nos Jardins, na capital paulista, tendo como destinatários o próprio Lula e também José Dirceu, o que explica a contínua ingerência de ambos na administração de Dilma Rousseff.

Preocupada com a possibilidade de o material apreendido e os grampos serem destruídos por motivos óbvios, a ABIN já gravou tudo em um sofisticado sistema tecnológico, podendo ser resgatado a qualquer momento.

Nas 122 conversas entre Lula e Rosemary gravadas pela Polícia Federal há conteúdo de todos os gêneros, sendo que em alguns dos telefonemas o ex-presidente pode se complicar de maneira séria no âmbito pessoal.
Algo muito parecido com o que ocorreu durante a Assembleia Nacional Constituinte, quando surgiu nos bastidores petistas uma tal Dra. Zeca.

Empresário importante que conhece Lula declarou ao ucho.info que intimidade com Rosemary Noronha é explosiva – Bomba a caminho – que conhece com propriedade e certa dose de intimidade Luiz Inácio da Silva e José Dirceu, disse há instantes ao editor do ucho.info que, na esteira da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, a bomba tende a estourar no colo do ex-presidente da República.

O empresário disse ainda que, ao pedir à presidente Dilma Rousseff que mantivesse Rosemary Nóvoa de Noronha na chefia de gabinete do escritório da Presidência, em São Paulo, Lula não o fez somente pela confiança que tinha na funcionária e pelos inúmeros segredos que ela guardava, mas principalmente pela relação de intimidade entre ambos.
Rosemary, mesmo estando subordinada à presidente Dilma Rousseff, continuava servindo a Lula e José Dirceu.

Caso as gravações feitas pela Polícia Federal vazem, Lula estará liquidado politicamente, afirmou o empresário, sob a condição de anonimato. Pedindo licença ao nosso coeditor para usar sua expressão favorita, putaquepariuderoda, é o que todo o país, exceção dos desavisados e petralhas, desejam que aconteça o mais breve possível.

08 de dezembro de 2012
Ancião

DALTÔNICO?

 

forma rosa
O Noronha, num dia em que as libações alcoólicas haviam passado um pouco do limite, lá na reunião dos delinqüentes geriátricos, no bar do posto, contou-nos que, na sua juventude, havia sido motorista de táxi, numa época de dureza, fins da década de 1960, em que não conseguia emprego e seu primeiro casamento estava indo para a pica do saci.


Um amigo trabalhava com o táxi dele de dia, e à noite o emprestava. O ponto era no Aeroporto de Congonhas. Uma noite, entra no táxi um senhor muito elegante, recém-chegado do vôo noturno do Rio de Janeiro. Pede ao Noronha para levá-lo para casa.

Vinham conversando. A viagem não era muito rápida, porque ainda não existia a Avenida Ruben Berta. O senhor dizia que estava muito cansado, pois viajava amiúde. Ele morava num prédio de luxo, na Praça da República, atrás do Colégio Caetano de Campos.

Pouco antes de chegar, passando alí na boca do luxo, na rua Araújo, onde havia uma boate, Clube das Mulheres, o senhor vê uma senhora elegante com um vestido vemelho bonito, bem decotado, entrando na boate. Reconhecendo-a, ele pede ao chofer que dê uma volta no quarteirão e volte à porta da boate.

Quando ele encostou, o senhor tirou do bolso um maço de notas, separou algumas, entregou-lhe e disse:
– Aqui estão dois mil cruzeiros. São seus se você tirar de dentro desse Clube aquela mulher vestida de vermelho que acaba de entrar. Mas vá tirando e cobrindo de pancada, sem contemplação, porque aquela desgraçada é minha mulher.

Noronha, que estava numa pior, aceita de cara e entra na boate.
Cinco minutos depois, sai arrastando uma mulher pelos cabelos, com o rosto sangrando, desgrenhada e gritando todos os impropérios conhecidos no mundo.

O senhor no táxi vê a cena e percebe, horrorizado, que a mulher está de vestido verde e sai do carro rapidamente para alertar o motorista.

– Pare, pare. O senhor errou. Esta não é minha mulher. Como o senhor confundiu vermelho com verde? O senhor é daltônico?
Noronha respondeu:
– Fique tranqüilo, senhor. Esta é a minha mulher. Já volto lá para pegar a sua!

08 de dezembro de 2012
Magu

CRISE DILMA-SINDICATOS PODE TOMAR CORPO E SE ESTENDER AO MEIO POLÍTICO

Segundo informações colhidas, em Brasília, no início da noite de sexta-feira (7), outras entidades deverão seguir o exemplo da Força Sindical e, do mesmo modo, devem romper com o governo Dilma, pelas mesmas razões apontadas: falta de diálogo; não atendimento de propostas do meio sindical, arrocho salarial, inclusive com o funcionalismo público e militar; desoneração da folha de pagamento criando problemas à Previdência Social; perdas de benefícios no INSS previsto com a reforma do ano que vem e, entre outras, a má remuneração do FGTS e desvio de verbas desse Fundo para a Copa 2014.

Claro que a não correção adequada das aposentadorias e pensões também servem para tornar as relações sindicatos-governo mais ácidas, assim como a manutenção do fator previdenciário. Líderes com espaço no Palácio do Planalto se consideram desprestigiados, mesmo sendo do mesmo partido governista e se classificam órfãos junto aos altos escalões.

Abstendo tal aspecto, o que se denota é que o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, não consegue mais fazer a interlocução com os trabalhadores com a mesma eficiência e respeito, na medida em que canais de diálogos estão completamente fechados. “Dilma pediu que eu seja um sensibilizador das demandas sociais”, disse Gilberto Carvalho, por ocasião de sua nomeação.

Isto, hoje, é uma utopia. Gilberto Carvalho é um dos nomes históricos do PT e possui forte ligação com o movimento social e com os movimentos de base da Igreja, de inspiração a partir da Teologia da Libertação.
O secretário-geral da Presidência iniciou sua militância na Pastoral Operária, organização da qual foi coordenador nacional, transitou para a militância sindical e posteriormente afirmou-se como uma importante liderança do Partido dos Trabalhadores, sendo secretário-geral do partido por vários anos. Gilberto ainda coordenou o Instituto Cajamar de formação criado pelo PT e pela CUT.

No primeiro ano de governo Dilma, conseguiu “administrar” e qualificar a relação com o movimento social, não sem muitas tensões como nos casos da rebelião de Jirau e na polêmica construção de Belo Monte.
Esta semana, cinco presidentes de Centrais foram “ignorados” pelo Palácio do Planalto. Eles queriam uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. O objetivo é claro: desejam que o governo federal coloque em votação ainda este ano o projeto que cria uma alternativa para o fator previdenciário.

O documento é assinado por dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), segundo informou Vagner Freitas, presidente da CUT.

No momento, o que se pode dizer é que as sucessivas crises do governo Dilma passam a ter outra conotação pelo rompimento até agora de uma Central Sindical. Como praticamente já entramos no processo sucessório de 2014, isso – com toda a certeza – terá reflexos no meio político, cujos desdobramentos são impossíveis de se estabelecer agora. Evidente que se for uma decisão que ganhe corpo com a adesão das demais, os alicerces do Planalto vão tremer.

08 de dezembro de 2012
Oscar Andrades é jornalista

DILMA ROUSSEFF EM VERSÃO PARA INGLÊS VER

Apresentada ao incauto povo brasileiro como grande gestora, uma “gerentona”, Dilma Rousseff tem mostrado ao País que alguém mentiu acintosamente ao falar sobre suas qualidades. E quando o assunto é mitomania não é preciso nenhum esforço descomunal do raciocínio para descobrir que o mentiroso da história é o messiânico Luiz Inácio da Silva.
 
Após receber uma maldita herança daquele que a inventou eleitoralmente, Dilma vem enfrentando as consequências da crise econômica, em cenário marcado pela fanfarrice do irresponsável Lula, protagonista do período mais corrupto da história nacional.
 
Com a economia verde-loura dando sinais de fraqueza, a revista inglesa “The Economist” sugeriu à presidente a demissão do ministro da Fazenda, Guido Mantega, como forma de recuperar a credibilidade do País e a trazer de volta os investidores internacionais.
 
Sempre com um estoque sobressalente de mau humor, Dilma Rousseff tentou mostrar-se politicamente correta – obrigação exclusiva dos políticos – e afirmou que defende a liberdade de expressão, mas que não será uma revista estrangeira que determinará o que ela deve fazer em relação à economia.
No afã de exibir seu perfil democrata, Dilma disse que só aceitaria tal sugestão de um veículo brasileiro de comunicação.
 
Pois bem, há muito, bem antes da The Economist, venho defendendo a demissão sumária e imediata de Guido Mantega, um incompetente de quatro costado que é alvo de seguidos chistes no mercado financeiro do País.
 
As medidas adotadas por Mantega para salvar a economia nacional são tão utópicas e díspares, que até mesmo um ignaro em economia se arrepia ao ver o imbróglio patrocinado pelo titular da Fazenda. Como se fosse pouco sua incompetência como ministro, a sua porção de profeta é um assombroso fracasso.
 
A utopia é tamanha, que de um lado o Banco Central garante que há condições para manter a taxa Selic nos atuais 7,25% ao ano, o que deve durar, segundo previsões de especialistas, até o final de 2013. Do outro, o governo se empenha para fazer a economia decolar a qualquer preço no próximo ano, o que por consequência fará com que a inflação dispare.
Traduzindo para o idioma oficial da tresloucada e outrora Terra de Santa Cruz, o governo está operando na voltagem errada. E um curto-circuito político-econômico não deve ser descartado no curto prazo.
 
Qualquer jornalista brasileiro que sugerir à presidente a demissão de Guido Mantega que se prepare, pois a cibernética tropa de choque petista está apostos para entrar em ação, como se o enfraquecido e corroído PT fosse a derradeira solução do planeta.
 
Petistas não suportam críticas e reagem de forma covarde e sorrateira, como é típico de “quadrilha de bandoleiros de estradas” (a expressão é do ministro Celso de Mello), que atacam de supetão. Enquanto Dilma finge que é liberal e defende a liberdade de expressão, o PT decidiu em recente encontro que regular a mídia é condição sine qua non.
 
O Brasil já vive a ditadura da corrupção, que impede os cidadãos de clamar por justiça, mas em breve entrará em cena o totalitarismo da esquerda tupiniquim, tirando de cada um direito de protestar contra a usina de desmandos em que se transformou o Palácio do Planalto.
 
Antes que a ditadura por aqui aporte de uma vez, que a presidente Dilma aceite a minha sugestão de demitir o incompetente Guido Mantega, até porque a resposta à “The Economist” foi só para inglês ver.

08 de dezembro de 2012
Ucho Haddad, paulistano da gema e nascido às margens plácidas do riacho do Ipiranga, é jornalista político e investigativo, analista político, cronista esportivo, escritor e poeta.

A CONFISSÃO EM TRÊS PALAVRAS

 


Em Berlim, um jornalista quis saber se a Operação Porto Seguro surpreendera o ex-presidente Lula. O autor da pergunta já se preparava para anotar a repetição da lengalenga sobre a facada nas costas quando foi surpreendido pela resposta. “Não me surpreendi”.

Grávido de irritação, Lula avisou que precisava cuidar dos problemas do mundo e avisou que não trataria do caso Rose.

Nem precisava dizer mais. Quem não fica surpreso com um sangrento ataque pela retaguarda não pode espantar-se com nada.
Se achou previsível o que fizeram a antiga parceira e os quadrilheiros que apadrinhou, Lula sabia com quem lidava.  
Não tem o direito de surpreender-se com as pilantragens que levaram a Polícia Federal a indiciar Rosemary Noronha por corrupção e formação de quadrilha.

Com uma frase de três palavras, o cúmplice de mais uma bofetada na cara do Brasil que presta confessou que sempre soube de tudo.

08 de dezembro de 2012
Augusto Nunes

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

STF pode reagir contra crime petralha de recorrer a tribunais internacionais em defesa dos mensaleiros


A Executiva Nacional do PT vai mesmo aplicar um criminoso golpe contra a soberania do Brasil. O partido passará por cima do Supremo Tribunal Federal e recorrerá aos Tribunais internacionais para conseguir um perdão para os membros de sua cúpula condenados por corrupção no Mensalão. Na prática, os nazicomunopetralhas romperão com a ordem institucional brasileira, desmoralizando, globalitariamente, a instância maior do nosso Poder Judiciário.

O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, terá a obrigação constitucional de defender a soberania do Brasil e do próprio Judiciário. No STF e no Conselho Nacional de Justiça, reservadamente, já se estuda como os advogados dos mensaleiros e os petralhas poderiam ser enquadrados, legalmente, por desrespeitar uma decisão soberana da Corte Suprema. Ainda mais que o Brasil não vive, ao menos formalmente, em um regime político de exceção – como tentarão alegar os defensores do Governo do Crime Organizado.

Um outro conflito institucional pode ficar conflagrado a partir de segunda feira. A maioria do STF tende a determinar a cassação dos mandados dos deputados já condenados, além de impedir que José Genoíno possa assumir a vaga de suplente do PT que será aberta no começo do ano.

O presidente da Câmara, o petista radicalóide Marco Maia, insiste que é o parlamento, corporativamente, quem deve decidir sobre a cassação de seus pares. A guerra entre o Legislativo e o Judiciário pode ter consequências imprevisíveis.

A situação é surreal. Mesmo que agindo no pragmático sentido da autopreservação, quando uma crise institucional maior se avizinha, tecnica e juridicamente, o STF faz o que há de ser feito: condenar quem praticou crimes objetivos de corrupção.

Perigosamente, os larápios da Câmara tentam se agarrar nos cargos.

Após uma certa embromação e firulas, se o Supremo vacilar, é grande a chance de o espírito negativo de corpo do parlamento vencer. Até agora, na cínica verborragia da malandragem criminosa, os mensaleiros desfilam alvissareiros e pimpões pelos corredores do poder.
Mandam cusparadas para o outro lado da Praça dos Três Poderes que ousou afrontá-los.

A grande pergunta nessa guerrilha psicológica entre os Poderes é: Como os militares estão encarando tanto desrespeito a ordem jurídica constitucional. Como enxergam o risco de uma quebra da soberania do Brasil – que a eles cabe resguardar – com o recurso dos condenados a supostos tribunais internacionais de Justiça?

Nossa CF, também batizada de “Cidadã”, prevê que as Forças Armadas podem ser convocadas por qualquer um dos Poderes para garantir o respeito à soberania nacional. Ninguém se surpreenda se as “legiões” forem chamadas a atuar como “moderadoras”, restabelecendo o equilíbrio entre os poderes, sem a necessidade dos tradicionais “golpes”.

A grande dúvida, lançada ontem por um senador de oposição, é: será que os generais verde-olivas, brancos e azuis terão “aquilo roxo” para impedir que a coisa fique preta entre os poderes republicanos? Ou vai prevalecer o espírito “melancia” de agir de forma passiva para preservar a mão dos podres poderes que alimentam privilégios para parte da cúpula militar.

A Oligarquia Financeira Transnacional já ataca Dilma Rousseff como nunca antes na história deste País. Os controladores globalitários dão indicações – via discursos de presidentes de grandes corporações e pela mídia por eles amestrada – de que não dá mais para fazer negócios seguros em um Brasil com tanta corrupção, altos impostos, juros escorchantes e insegurança jurídica-contratual.

Por isso, o golpe nazicomunopetralha contra a Justiça tem tudo para ser um tiro que sairá pela culatra. O que não está claro, neste cenário de risco de ruptura institucional, é quem será o setor hegemônico com poder suficiente para administrar o processo de transição – para uma tentativa de democracia ou de mais uma costumeira ditadura disfarçada, liderada por alguém que seja do interesse da Oligarquia Financeira Transnacional.

Que vai dar m... é certo. O risco é quem vai cuidar, depois, da limpeza imediata do vaso sanitário e da posterior gestão do grande banheiro institucional, sem cometer novas e piores sujeiras contra o Brasil.

Pós-gafe

Depois da gafe que levou Dilma Vana Rousseff Linhares a seguir a velha ordem do politicamente correto, e não o mais recente modismo, chamando “pessoas com deficiências” de “portadores de deficiências”, a turma da internet dá mais uma avacalhada na ineficiente gestão Federal:

O governo Dilma é um portador de deficiência na equipe econômica: o ministro Guido Mantega, que se disse surpreso com o PIBinho...”.

Já pensou se a The Economist fizesse tal brincadeira com a intrometida-chefe de uma economia que parece uma caricatura moribunda?

Caricatura tupiniquim

Visto por milhões de pessoas no YouTube, o vídeo abaixo é uma criação do ator André Dread, para o canal Multishow.


Repito o que escrevi ontem, sabendo que o “telejornal” era verdadeiro só no formato, mas não no conteúdo:

Mesmo sendo uma reportagem fake, a matéria é uma caricatura perfeita de um País em que vigora a mais absurda inversão de valores, ao ponto de os bandidos reivindicarem ética e honestidade, e ainda desafiarem a Justiça e rasgarem nossa soberania, apelando aos ditos tribunais internacionais globalitários.

Por onde anda a Rosemary?

Dizem as más línguas que ela não está mais escondida no coração de Lula...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

08 de setembro de 2012
Jorge Serrão é jornalisgta, radialista, publicitário e professor.