"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 5 de julho de 2012

WAGNER CANHEDO, DA VASP, É CONDENADO A 8 ANOS DE PRISÃO, MAS JÁ TEM 75 ANOS DE IDADE ETC E TA...L

Os sites noticiosos revelam que a Justiça Federal enfim condenou o empresário Wagner Canhedo, ex-diretor presidente da Viação Aérea São Paulo (Vasp), a 8 anos, 8 meses e 17 dias de prisão por crime de apropriação indébita de contribuição previdenciária. O montante que Canhedo deixou de recolher aos cofres da Previdência, segundo cálculo da Procuradoria da República, alcança cerca de R$ 35 milhões.


Canhedo com a mulher (Reprodução da AE)

O juiz Fábio Rubem David Müzel, da 7ª Vara Federal em São Paulo, levou quatro anos para dar a sentença de 12 páginas, na qual assinalou o que todos já sabiam: “A materialidade do delito está devidamente delineada”. A Vasp não repassava ao INSS as contribuições descontadas dos salários dos empregados, em violação ao artigo 168-A, parágrafo 1.º, do Código Penal.

Segundo a Agência Estado, Canhedo, de 75 anos, foi condenado a cumprir pena em regime fechado, mas poderá apelar em liberdade porque o juiz considerou que não estão presentes os pressupostos para a decretação da prisão cautelar do réu – não há notícia de que ele estaria ameaçando testemunhas ou de risco de fuga do País. Seu advogado, o criminalista Ricardo Alexandre de Freitas, já recorreu ao Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3). Ele pede anulação da sentença.

Traduzindo: A exemplo do que acontece com o juiz corrupto Nicolau dos Santos Neto, que desviou milhões da obra do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, Canhedo ficará em prisão domiciliar, porque é idoso. A Justiça brasileira é muito compreensiva, não acham?

Carlos Newton

PICOS, VALES E CRISES

Estou em Madri, dando 45 trilhões de entrevistas, por isso não tenho escrito muito no blog. Mas fui alertado sobre um ataque notavelmente estúpido a mim sobre o tema da Islândia feito pelo Conselho de Relações Exteriores (CRE) – e uso esse termo deliberadamente.

O pessoal do CRE me recrimina por medir o desempenho econômico da Islândia e dos países bálticos em relação ao pico pré-crise, o que, eles sugerem, é uma espécie de golpe. Por que não medir em relação ao vale pós-crise, caso este em que os países bálticos parecem melhores?

Os economistas vêm estudando ciclos econômicos há cerca de 90 anos, e feito comparações com picos anteriores o tempo todo; aparentemente esses caras não sabem nada disso. Tratemos do assunto com vagar.

Primeiro, pensamos numa recessão como um período em que a economia cai abaixo do seu potencial: a maneira natural de aferir uma recuperação é ver quanto terreno perdido foi recuperado.

Melhor, comparemos dois países hipotéticos – vamos chamá-los de pais I e país L. Os dois sofrem de um sério baque econômico, mas o país I consegue reagir melhor ao choque, de modo que a produção cai somente 10% em I, mas 20% em L. Depois, as duas economias se recuperam.

Nessa recuperação, a produção em L cresce mais a partir do vale que a produção em I – mas somente porque o país havia se saído pior antes, mas o pessoal do CRE queria nos fazer crer que L e não I é a história de sucesso.
Uma pílula de história: a economia americana cresceu 10,9%, sim, 10,9% em 1934.
O New Deal triunfante! Ou talvez não. O PIB real ainda estava cerca de 20% aquém do seu nível de 1929.
Portanto, ao comparar a produção com o pico anterior, estou fazendo a coisa óbvia, natural; a alternativa do CRE não faz sentido.

Oh, e Ryan Avent ataca o outro argumento, anterior, do CRE de que os países bálticos cresceram mais desde 2000. Esse é um tipo diferente de confusão, misturando crescimento de longo prazo em potencial com déficits aquém do potencial.

A Islândia foi e é um país rico; os países bálticos eram países pobres correndo atrás, o que não é relevante em nenhum dos casos para a história da crise.
Um ponto em que discordo de Ryan é no seu desejo de parar de falar da Islândia. Sim, trata-se de uma pequena ilha que exporta principalmente peixe e alumínio.

Mas pegamos nossos experimentos naturais onde podemos encontrá-los. (Milton Friedman baseou sua defesa original das taxas de câmbio flutuantes em parte invocando o exemplo de, acreditem, Tanger).

A Islândia foi o único país da periferia europeia que recebeu aportes enormes de capital, e respondeu à crise não com uma inflexível determinação de permanecer no euro ou atrelado a ele, mas desvalorizando. No processo, ela demonstrou que desvalorização é muito mais fácil do que “desvalorização interna”, que é realmente o ponto principal.
Seja como for, hora de sair para outros 300 milhões de entrevistas.

REFLEXÕES SOBRE OS PODERES QUE O JUDICIÁRIO TEM AVOCADO PARA SI




É interessante o status dos magistrados. Afinal, em que lugar do mundo, um cidadão, por ter passado num concurso público, goza de tamanho privilégio e poder, a ponto de enfrentar o maior executivo do país, o presidente da República, a cabo de ameaçá-lo de prisão por descumprimento de uma mesquinha ordem judicial, que busca seu próprio benefício?

Lembrem que a presidenta Dilma Rousseff e o então presidente do Supremo Cezar Peluso entraram em conflito no ano passado por causa do aumento salarial dos ministros e dos servidores do Judiciário. E porque a presidenta não quis incluir os recursos no Orçamento Geral da União de 2012 para esse fim. Data máxima venia, é lamentável que alguns doutrinadores de estigma colonial, do nebuloso passado das castas, confundam o cargo público de juiz com os cargos tipicamente políticos, para promovê-los a agentes políticos, posição absolutamente incompatível com a função de julgar.

O fato é que o então ministro da Justiça, Tarso Genro, chegou a afirmar em 2010: “Há hoje no Brasil uma radicalização da estatização da política em função dos poderes que o Judiciário tem avocado para si”.

O ministro enfatizou ainda: “E essa é a mais complexa e difícil questão de ser resolvida, por uma questão muito simples: quando o Poder Judiciário supre a omissão dos outros poderes ou altera decisões e a execução de políticas públicas, a sociedade e o cidadão individualmente não tem instância para recorrer”.

Pode-se dizer sem nenhum temor de cometer heresia, de que estamos diante de um quadro típico de inversão de valores. O jurista Dalmo Dallari em sua obra “O Poder dos Juízes”, ensina que o Poder Judiciário é entre os três poderes o mais fraco, pelo fato de se sujeitar ao que os outros poderes acham e não por ser um poder individualmente conceituado. Dallari coloca isso não pelo fato do Poder Judiciário ter maus juízes, mas pelo fato de ter como foco principalmente a justiça o que neste contexto ocorre pouco.

Para ele, “o Judiciário deveria ser composto por juízes mais conscientes de seu papel na sociedade, e de sua responsabilidade perante o povo, saindo do acomodamento e da mesmice e correndo em busca de uma justiça ampla e igual a todos”. Se o Poder Judiciário é composto de pessoas que tem por responsabilidade a garantia e os direitos humanos, devem dessa forma trabalhar em prol desse ideal se aliando com o povo, pois é ele, e é por causa dele que estão no poder.

É inequívoco pensar que a saga dos juízes inferniza a vida econômica e social da nação. Economicamente, porque mobilizam bilhões de reais em sentenças que não se traduzem em solução; e socialmentel, porque causam o trauma da expectativa e a da não entrega do resultado, e isso em especial na justiça laboral é desastroso.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu no dia 29 de junho (sexta-feira), na sede do TRT 12ª Região, o Encontro Regional Sul do “Programa de Valorização da Magistratura-Unidos em Busca de Soluções”, tendo objetivo de discutir formas de valorizar o trabalho dos magistrados (incluindo segurança, condições de trabalho e saúde) e melhorar o relacionamento do Poder Judiciário com a sociedade.

Foi mais uma vez, permissa venia, a mesma tonata – valorizar o já infinitamente valorizado trabalho do magistrado, começando pela alta remuneração e benefícios. É sempre assim, corporativismo, o foco é o juiz, e a sociedade apenas terá a viciada resposta, de que a morosidade é por culpa dos recursos.

HÁ BOCAS E BOCAS...

Charge Alpino

GOVERNO PROTEGE OS PLANOS DE SAÚDE, AUMENTA OS PREÇOS ACIMA DA INFLAÇÃO E AGORA BANCA O DURÃO, AMEAÇANDO PUNIR ALGUNS DELES

Um dos maiores escândalos brasileiros é a questão da Saúde. Já houve tempo em que havia excelência nos hospitais públicos. Era lá que os governantes buscavam atendimento. Lembro do então presidente João Figueiredo internado no Hospital dos Servidores, aqui no Rio, depois de sofrer um enfarte. Agora, tudo mudou. Os governantes fogem dos hospitais públicos e têm fortes motivos para agir assim.

Conseguir um plano de saúde é hoje o maior sonho de consumo dos brasileiros, embora o atendimento seja cada vez pior. Nos últimos anos ficou muito difícil conseguir uma internação, porque os hospitais conveniados passaram a reservar a maioria dos quartos para pacientes de cirurgia, que propiciam maior retorno em termos de faturamento.

Não é surpresa que as queixas contra planos de saúde tenham aumento 57% em apenas três meses. Há problemas até para atendimento em consultório e para fazer exames. por incrível que pareça, alguns laboratórios que demoram quase duas semanas para liberar o resultado de um simples exame de sangue. Se for um caso grave, o paciente morre sem que o médico tenha podido comprovar qual era a doença.

###

O FIM DA ANAMNESE

O pior é que a existência dos planos de saúde causou uma grande deterioração no atendimento em consultórios. Os planos pagam muito mal aos médicos e a imensa maioria deles hoje atua como se fossem taxistas. O cliente entra, o médico aciona a bandeirada, atende numa velocidade absurda, manda fazer algum exame ou dá uma receita, e estamos conversados. A boa e velha anamnese hoje é feita superficialmente, não há uma interação maior entre médico e paciente. Isso não existe mais.

###

AGÊNCIA REGULADORA?

Em meio a esse verdadeiro caos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) diz avaliar a possível suspensão da comercialização de produtos de 40 operadoras de planos de saúde, que infringiram a Resolução Normativa nº 259 sobre prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias.
Os prazos são de 14 dias para agendar consultas médicas de especialistas, sete dias para consultas básicas e até três dias úteis para exames de sangue, por exemplo. Segundo informações publicadas terça-feira pela ANS, no período entre março e julho foram apuradas 4.682 reclamações por beneficiários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos máximos estabelecidos.

Foto: Vejam a Diferença e tirem suas conclusões!</p>
<p>AMIGOS CURTO E RECOMENDO ESTA PÁGINA>>>> https://www.facebook.com/LembraremosDeVoceNaEleicao<br />
NÃO TEMOS RABO PRESO COM NINGUÉM FALAMOS O QUE MUITA GENTE TEM VONTADE DE FALAR E NÃO FALA.....

CABIDES DE EMPREGOS

Sabem o que vai acontecer? Nada. Como todas as outras “agências reguladoras”, a ANS é apenas um cabide de empregos bem-remunerados, cujos ocupantes não demonstram a menor preocupação com o interesse público. Esta é a realidade em que vivemos.

E lembrar que o então presidente Lula chegou a dizer que em seu governo o atendimento do SUS estava perto da perfeição… Até ofereceu a Barack Obama o “modelo brasileiro” para ser implantado nos Estados Unidos, vejam só que tamanha desfaçatez. Lula disse que atendimento estava tão bom que ele tinha vontade de ficar doente para ser tratado lá.

Por ironia do destino, poucos meses depois Lula adoeceu gravemente e teve de recorrer a um atendimento no sofisticado e caríssimo Hospital Sírio Libanês. Na mesma época, quem recorreu ao SUS foi uma prima de Lula, que também sofria de câncermas teve cancelada a cirurgia, por problemas no SUS. Nenhum jornal publicou nada sobre ela, que é apenas um rosto na multidão.

Espero que tenha sobrevivido. Que Deus a proteja e a nós não desampare, como diz nosso amigo Ancelmo Gois.

Carlos Newton
05 de julho de 2012

MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA EM DOBRO

                                                                      Conta gorda

Os dados encaminhados pela Receita Federal à CPI mista do Cachoeira mostram que a vida de Agnelo Queiroz melhorou bastante depois que o petista chegou ao governo do Distrito Federal.
Em 2008, a movimentação financeira declarada por Agnelo bateu na casa de 184 000 reais em créditos. Em 2009, os créditos caíram para 134 000 reais e, em 2010, desceram a 110 000 reais.
Já em 2011, primeiro ano de mandato de governador, a movimentação financeira de Agnelo mais do que dobrou, chegando a 499 000 reais em créditos.

05 de julho de 2012
Por Lauro Jardim


HIERONIMUS BOSCH - OS SETE PECADOS CAPITAIS (PARTE 1)

Os Sete Pecados Capitais, uma das mais extraordinárias dentre todas as extraordinárias obras de Hieronimus Bosch, deduz-se que criada c. de 1500, pode ter sido feita sob encomenda de uma ordem religiosa.
Bosch, como já vimos, baseava as figuras que retratava em provérbios, lendas, superstições e ensinamentos populares e com isso criou uma iconografia própria.
Sempre preocupado com o Homem e seu destino após a morte, demonstrou em quase todas as suas obras uma visão apocalíptica da condição humana.


Parte 1

Os Sete Pecados Capitais (imagem do painel completo acima), óleo sobre painel de madeira, é composto por sete círculos em torno de um central e que retratam a avareza, o orgulho, a gula, a ira, a inveja, a preguiça e a luxúria. Ocupam quase todo o painel de madeira. Nas quatro pontas, outros quatro círculos que retratam a Morte, o Juízo Final, o Inferno e o Paraíso.
No centro do painel, contornado por um anel dourado, vemos Jesus Cristo e a inscrição em latim: Cuidado, Cuidado, Deus Vê. A esfera central representa o olho humano, com Cristo dentro da pupila.
No alto e na parte de baixo do painel, duas citações em latim retiradas do Deuterônimo (5º Livro do Pentatêuco): "Posto que é uma nação desprovida de juízo e não há neles nenhuma inteligência" e "Ó, se eles fossem sábios! Considerariam isto tudo e refletiriam sobre o que lhes acontecerá ao fim".
Esta semana mostrarei suas obras com o mínimo de palavras possível. O importante é o que cada um de nós sente ao olhar para o que Bosch desenhou e pintou.

Acima, em detalhe, ampliado, o âmago do painel
Os Sete Pecados Capitais, óleo sobre madeira, 120 cm × 150 cm
Acervo
Museo del Prado, Madrid

05 de julho de 2012

HIERONIMUS BOSCH: OS SETE PECADOS CAPITAIS - FINAL

Os Sete Pecados Capitais está entre as obras que Felipe II da Espanha mandou levar para o Escorial em 1574 (ver Guerra dos Oitenta Anos) . É triste e depressivo saber, mas é um fato: quantas obras de arte da melhor qualidade surgiram da História das Guerras e quantas foram saqueadas e hoje enriquecem museus longe de onde foram criadas...

O painel em madeira era obra de devoção e meditação e, ao que parece, encontrava-se nos aposentos do rei junto a outro quadro do mesmo pintor, Os Sete Sacramentos.

Nos quatro cantos do painel Bosch colocou círculos nos quais representou as etapas finais da vida humana: a Morte do Pecador, o Juízo Final, o Inferno e o Paraíso. Ei-los:



A Morte do Pecador: o anjo e o demônio pesam a alma do moribundo...



O Dia do Juízo Final



Inferno ou a punição pelos sete pecados capitais



Paraíso ou Glória

Acervo Museo del Prado, Madrid

Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa
05 de julho de 2012
in blog do noblat

FRASE DO DIA

O PT quer vassalagem. Eles só conhecem o ‘Vem a nós’. Querem destruir o PDT, como estão fazendo com o PC do B. Mas, com o PSB, não vão fazer.
Ciro Gomes, sobre o fim das alianças municipais entre PT e PSB
05 de julho de 2012

UBUNTU

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.
Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"

Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...

UBUNTU PARA VOCÊ!

05 de julho de 2012

A FALÁCIA DA PREVIDÊNCIA

Veja realizou recentemente duas reportagens sobre o assunto, e deveriam ser cotejadas. Se a situação previdenciária é tão grave, por que o Governo não a entrega às diversas categorias profissionais para sua gestão?

Entrevistou essa figura desconcertante do ministro Garibaldi, como o próprio disse, nada entendia de previdência. Aliás, essa é a assustadora administração petista impõe ao Brazil... De onde vem o rombo da Previdência?

Esses fantoches, supõem que todos nós somos idiotas, e espargem o veneno da mentira insistente... até que pareça verdade. É a conhecida ideologia em martelá-la à exaustão.

Aí exaurem os cofres públicos, surrupiando matreiramente seus recursos em malas, cuecas, pacotes, nas garagens, enfim, não há limites. Alguém deve ser responsabilizado...

Conhecidos ventrículos alardeiam, então que a Previdência não agüenta...

Ora, a prorrogação da DRU (Desvinculação das Receitas da União, permite o assaque de 20%, ou seja 1/5 do Orçamento da União, agora somados aos da Previdência Social para serem gastos à vontade da Presidente... Antes a incidência da DRU era apenas sobre a receita tributária. Malandramente, resolveram fundir coisas distintas: tributos com as contribuições previdenciárias. Aumentaram o “bolo”. Significa apossar-se indevidamente dos descontos efetuados aos salários dos trabalhadores, contribuições dos empresários, além de transferências das diversas loterias, obras civis, etc. Uma fábula!

Essa é a violência contra a Previdência, prevista para garfar-lhe 62 BILHÕES, é exatamente o déficit anunciado. Popularmente, isso se chama ROUBO! Isso mesmo, o trabalhador está sendo TUNGADO em sua aposentadoria, atendimento à saúde, além do sofrimento no pensionamento de suas viúvas, e ainda a sobrevida de seus netos...

Nem se precisa falar no CÂMBIO PREVIDENCIÁRIO, quando as contribuições em salários mínimos se transformam no garfário FATOR PREVIDENCIÁRIO!!! Explicando: Paga-se em u’a moeda e recebe-se noutra diferente, e mais fraca!...

Aí nossa imaginação fica impregnada de minhocas... Será que não se Veja essas aberrações?

O antigo teto da previdência eram de 20 salários mínimos. Lembram-se? Reduziram para 10 S.M.

Para onde foi a diferença?

Agora, o Governo investe contra o Servidor Público de Carreira, reduzindo-lhe suas aposentadorias, ajustando-as àquelas minguadas, e miseráveis, quase impossíveis de serem conseguidas, igualando-as àquelas pagas pelo famigerado INSS...

Saliente-se, pois, que jamais o segurado, beneficiário da Previdência recebe o teto de sua contribuição...

Tenha-se, em conta, que a MOEDA de contribuição não é a mesma utilizada NO PAGAMENTO da retribuição das aposentadorias; isto porque, além do valor de referência, instituíram uma outra armadilha, que reduz o direito de seu alcance máximo, denominada FATOR DE REFERÊNCIA...

Além disso, o Governo, "dono da VERDADE", instituiu indenizações, aposentadorias, pensões, sem nenhuma contribuição daqueles que tanta desgraça trouxeram ao País, quando não esconderam suas preferências de VENDILHÕES DA PÁTRIA! É passado recente, daí concluir-se que tivemos em DITA MOLE, e não uma ditadura!

Para reforçar essas MENTIRAS graciosas, esse menestrel, engraçadinho, apareceu confessando que nada entendia de Previdência (Revista Veja-amarelas), e assim continua ventriculando suas fanfarriches, acomodado em suas polpudas aposentadorias de ex-governador, ex-ParlamenTar, e etc. A partir de um seminário, saltitou - EUREKA!

A libélula transformou-se um sabichão!

Desconhece, certamente a origem da previdência, que não era estatal, mas dava certo...

Nos bons tempos, quando o Brasil, era grafado com “Z”, época, quando então instituiu-se a demagogia no País, capitaneado pelo espertalhão, Getulio Vargas, resolveu estatizar as Caixas de Aposentadorias e Pensões, disseminadas pelas diversas categorias profissionais, originadas das Caixas de Socorro, advindas da solidariedade dos trabalhadores, nascida na Inglaterra, quando as famílias se cotizavam para atender os acidentados no trabalho, ou seus mortos...

Entre nós, a derradeira e renitente foi a Caixa de Aposentadoria dos Ferroviários, que sobreviveu a sucessivos absurdos!

Aquele ditador vislumbrou, com sua perspicácia ladina, um magnífico curral eleitoral, se instituísse um órgão estatal centralizador dessas “Caixas”, que mais tarde, evoluíram nas diversas instituições de previdência: IAPAS, INAMPS, etc.

Os recursos arrecadados eram astronômicos!

Foi o começo do fim... A partir daí, todos dela tiraram seus "quinhões".

Serviu, preliminarmente, à construção da CSN, depois Brasília, investiu-se na Rodovia Trans-Amazônica, Ponte Rio-Niteroi, Hidrelétricas de Três Marias, Itaipú, etc. E nada retornou aos cofres... PREVIDENCIÁRIOS!

Diga-se, ainda que no caso dos Servidores da União, havia então, o IPASE (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado), então mantido com 5% das contribuições dos funcionários públicos. Vale dizer que esses recursos eram suficientes para pagar as aposentadorias e pensões, além de custear seu Plano de Saúde... Esses recursos eram aplicados, sobretudo financiamento de imóveis e automóveis, com juros módicos... Havia rentabilidade... Aí, mais uma vez, no Brasil, como tudo que dá certo não serve ao Governo, "amontoaram" os demais outros institutos, até essa famigerada Previdência Social de nossos dias, que quando permite o cidadão aposentar-se, aplica, impiedosamente, seu torniquete financeiro, levando-os à míngua!

É como aquele clássico desmoronamento, que apesar da carga de explosivos, insiste de pé...

Quem se lembra do TETO MÁXIMO da Previdência? Eram 20 salários reduziram para 10 salários mínimos e, além de caparem essa diferença grotescamente, criaram uma nova moeda - SALÁRIO DE REFERÊNCIA. Aonde foi parar essa diferença? Deixemos de ser idiotas!

Por que o aposentado do Serviço Público, golpeado pelo STF do Jobim, tem que continuar pagando a Previdência? Êle já não pagou sua aposentadoria? E, com sobras?

Recebi, após aposentado com 36 anos de contribuição, o saldo do PASEP, equivalente a o FGTS, o valor de R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais)... Minha filha, com 10 anos de serviço particular, levantou o Fundo de Garantia, que lhe proporcionou a aquisição de um apartamento em local nobre de Vitória...

Nossa contribuição, que não é pouca, avança sobre a totalidade dos vencimentos, não temos a contribuição PaTronal, Fundo de Garantia, nem ParTicipamos de multas rescisórias.

Quando FHC, (Patrono da Maconha), chamou-nos de vagabundos, levantei no SIAFI, nossas contribuições, em todas as Unidades da Federação, em uma Conta-Corrente, no Tesouro Nacional, intitulada CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SERVIDOR PÚBLICO. Resultou essa busca em que em todas elas, sem nenhuma exceção, apresentava SALDOS CREDORES ! Nem mesmo nas menores delas, tais como Campos dos Goytacazes/RJ e Vitória/ES, eram deficitárias!

E, mais alentador para nossa glória: SEM A CONTRIBUIÇÃO PATRONAL!

Ora, Senhor repórter, por conseguinte, onde está esse ROMBRO fajuta?

Para ingressar no SPF, tem que se submeter aos concursos públicos, onde certamente são selecionados os melhores, salvo a criação da vergonhosa criação dos cargos em comissão (?), modalidade em que, no mínimo, se esperava inteligências brilhantes, ao invés de espertos cabos eleitorais .

Indaga-se: E, daí para frente, quem serão os novos funcionários públicos?

Se já não está bem, vamos piorá-lo! Aliás, ultimamente, exemplos de corruPTos é amazônico...

Sem as garantias oferecidas pelo serviço público, tudo será nivelado, igualzinho... Ninguém é de ferro!

Eis a diferença... Irão sim, todos se locupletarem à vontade!

Maravilha! Ninguém reporá nada, tudo se reduzirá a um MENSALÃO brasileiro!

Imagine-se a procura por um simples uniforme de “guarda”; sim, de um guarda-chuvas, mas invertido, canalizado para receber as águas do proPinoduTo!

Lastimável, que esse imaturo repórter, não buscasse verdadeira história da previdência, servido apenas de caixa de ressonância à essa monumental PaTifaria, endossando esse lamentável desserviço à Patria.

Publiquem os nomes desses 318 votantes a favor para que a população e eleitores os conheçam, e lhes dêem os merecidos castigos, se tiverem coragem.

Que Deus tenha piedade de nosso Brazil, e ilumine o Senado Federal para apagar esse triste projeto de derrocada pública!

05 de julho de 2012Mauricio Alves é Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.

AMENIDADES SANATORIAIS

Supremo deve seguir tese de que não há provas técnicas da prática do mensalão e absolverá maioria dos réus

A famosa “tese”, sempre repetida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que “o mensalão jamais existiu”, tem tudo para sair vencedora no julgamento que começa a partir de 2 de agosto, no foro privilegiado do Supremo Tribunal Federal.
 
A maioria dos 11 ministros do STF – nenhum deles especialista em direito criminal – tende a concordar com o argumento “técnico” de que não existem provas concretas que comprovem a prática do pagamento mensal, ou constante, de recursos públicos para remunerar, ocultamente, parlamentares que votam ou votaram a favor do governo.

Nos bastidores do Judiciário, já se dá como muito provável a previsão de absolvição para a grande maioria dos 38 supostos mensaleiros. A tendência é que a maioria dos ministros do STF considera que não se pode comprovar o mensalão.
No entanto, para não deixar no ar alguma impressão de impunidade, desagradando a opinião pública e publicada, o STF deve aplicar condenações aos réus que, comprovadamente, cometeram algum tipo de crime de lavagem de dinheiro.
As acusações de peculato e formação de quadrilha, com o mensalão “incomprovável”, ficariam prejudicadas – o que facilitaria a absolvição dos principais acusados.

Das 600 testemunhas ouvidas na fase de instrução criminal do processo do mensalão, apenas o ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente do PTB, insistiu na denúncia de que existiria o pagamento de uma espécie de mesada a parlamentares da base aliada no Congresso, em troca de votos favoráveis ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005.
 
O problema maior é que, além da negativa das testemunhas, são nada consistentes as tais “provas técnicas” da prática do mensalão. No raciocínio simples, como o mensalão não pode ser comprovado, não se pode punir quem é acusado de promovê-lo.

Cabeça de magistrado é sempre imprevisível – ainda mais em um tribunal em que os membros são indicados politicamente pelo Poder Executivo.
Mas, nos bastidores da Justiça, vazam tendência previsíveis. Devem endurecer com os mensaleiros os ministros Carlos Ayres Britto, presidente da Corte suprema, e Joaquim Barbosa, relator do processo.
Tendem a embarcar na tese “técnica”, os ministros Celso de Mello, Marco Aurélio e Gilmar Mendes (este último, apesar de sua reconhecida bronca com Lula e a petralhada).
Os ministros “técnicos” devem complicar a vida dos réus diretamente envolvidos na manipulação de recursos de campanha – que podem receber condenações leves, que não chegam a levar réus primários para a cadeia.

Os demais ministros do STF – indicados na gestão Lula e Dilma – devem embarcar na tese de que o mensalão não existiu, derrubando as denúncias da Procuradoria-Geral da República.
 
Assim, provavelmente em setembro, antes da eleição municipal de outubro, os réus políticos do mensalão devem se livrar das máculas capazes de atrapalhar suas campanhas – como é o caso de João Paulo Cunha, que concorre à Prefeitura de Osasco (SP), considera estratégica para os atuais esquemas do PT.
E o grande vitorioso da história deve ser José Dirceu de Oliveira e Silva, que recupera seus direitos políticos, e ainda terá condições de processar todos que “prejudicaram sua imagem”, pedindo ao Estado ou a particulares uma polpuda indenização.

A tendência a uma absolvição em massa no STF é enorme. Os réus contam com os melhores advogados criminalistas do País que vão se defrontar com ministros que não são especializados na matéria criminal.
 
A não ser que, por milagre, ocorra alguma oculta “pressão externa” – como a que derrubou, em altíssima velocidade político-jurídica, o bispo Lugo da presidência do Paraguai -, o episódio do mensalão vai acabar, como se diz no popular, em pizza calabresa – sabor preferido pelas máfias da ficção cinematográfica.

Explicando o inexplicável sobre a Petrobrás

Maria das Graças Foster não terá moleza na explicação que dará ao Senado, terça-feira que vem, sobre o plano de negócios que prevê investimentos de US$ 236,5 bilhões para a Petrobrás, no período 2012-2016.

Alguns senadores querem saber detalhes sobre o misterioso funcionamento da PIFCO (PETROBRAS INTERNATIONAL FINANCE COMPANY) – que é o braço financeiro da estatal de economia mista no exterior.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado também quer que a Graça explique por que a Petrobrás não cumpre as metas de produção e quais são os critérios da empresa para patrocinar tanta coisa.

Tensão nos bastidores

Investidores minoritários da Petrobrás exigem mudanças urgentes no Conselho de Administração da estatal de economia mista, para conter a violenta queda de valor de mercado.

O investidor baiano Romano Allegro insiste na saída do empresário Jorge Gerdau Johannpeter, alegando que ele falha na representação dos minoritários.

Allegro alega que Gerdau foi eleito por fundos de pensão estatais controlados pela união federal que dissimuladamente se dizem “minoritários”.

Transparência necessária

Os tribunais brasileiros terão que divulgar na internet, além da remuneração base paga a magistrados e servidores, as vantagens, subsídios, indenizações e diárias recebidas por eles no mês.

A decisão foi proposta pelo grupo de trabalho criado pelo presidente do CNJ, ministro Ayres Britto, para regulamentar a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e confere maior transparência aos dados.

Todas as Cortes brasileiras, com exceção do STF, terão que publicar mensalmente na internet a remuneração paga aos seus membros, incluindo o nome, a função exercida pelo servidor ou magistrado e a unidade na qual está efetivamente lotado, além dos valores referentes a indenizações (auxílios alimentação, pré-escolar, saúde, moradia, natalidade, entre outros) e vantagens pessoais (adicional por tempo de serviço, quintos, décimos, etc).

Destino de bens apreendidos

Juízes de todo o país começam a receber nas próximas semanas o Manual de Bens Apreendidos.

Criada pela Corregedoria Nacional de Justiça, com tiragem inicial de 20 mil exemplares, a publicação vai trazer todas as informações de que os magistrados brasileiros precisam para alienar antecipadamente aviões, joias, computadores, armas, barcos e outros objetos apreendidos que se acumulam em pátios e depósitos pelo Brasil à espera de uma decisão judicial.

Seguindo o livrinho, o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Marlos Melek, vai liderar, no Paraná, um projeto-piloto para alienação antecipada de cerca de 12 mil automóveis parados nos depósitos da Receita Federal e do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR).

Agora é nóis (ou melhor, eles...)

Parabéns aos corinthianos e curintianos pela conquista inédita e invicta da Taça Libertadores da América.

O Corinthians merece a vitória porque segue hoje dois novos paradigmas necessários ao futebol brasileiro.

Muito boa gestão de marketing, que traz recursos para o “clube-empresa”, aproveitando a força da torcida, e um time que joga no esquema tático moderno, com todos os jogadores marcando, defendendo e atacando.

05 de julho de 2012
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.
www.fiquealerta.net

O ÚNICO SENADOR QUE VOTOU CONTRA O VOTO ABERTO EM CASSAÇÕES


article image


Senador Lobão Filho (PMDB-MA) (Fonte: Reprodução/AE)

Votação aconteceu em dois turnos, que terminaram com os placares de 56 votos a um e 55 votos a um, respectivamente

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 4, o fim do voto secreto para processos de cassação na casa por quebra de decoro parlamentar. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.
A votação aconteceu em dois turnos, que terminaram com os placares de 56 votos a um e 55 votos a um, respectivamente. O único senador que votou contra o voto aberto em processos de cassação foi Lobão Filho (PMDB-MA).

Cassação de Demóstenes

Também nesta quarta-feira a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o pedido de cassação do senador Demóstenes Torres. A cassação de Demóstenes deve ser votada no plenário do Senado na próxima quarta-feira, 11.
Na Câmara, a proposta terá que ser aprovada em comissão especial e no plenário, em dois turnos de votação, de modo que a votação sobre a cassação de Demóstenes ainda vai acontecer com o voto secreto.

05 de julho de 2012

JÁ É NATAL NO PALÁCIO DO PLANALTO


article image


O governo resolveu antecipar o Natal e liberou R$ 450 milhões em emendas parlamentares de anos anteriores para obras e projetos de até R$ 750 mil. Com essa dinheirama na mão se fará um vendaval


Corre que dá tempo!


Foi só fazer "Chazan" que o dinheiro apareceu!


Num mutirão para conseguir fugir das restrições impostas pela lei eleitoral que proíbe assinaturas de convênios do governo federal com as prefeituras entre julho e outubro, o Palácio do Planalto resolveu antecipar o Natal e liberou R$ 450 milhões em emendas parlamentares de anos anteriores para obras e projetos de até R$ 750 mil.


Com essa dinheirama na mão se fará um vendaval que certamente irá recolher votos, pois esses recursos que atenderão e serão usados para “obras pontuais”, que são feitas diretamente nas cidades, poderão dar aquela ilusão de que aquele político está fazendo tudo por sua cidade e por causa disso mereceria ficar por mais quatro anos para dar continuidade (em alguns casos) à podridão de sua gestão.


Olho vivo. Não se deixe iludir por uma pintura com tinta sem cheiro se debaixo da parede os tijolos estão com lama e sem cimento. E quando quebrar o cheiro será de esgoto.



Demóstenes Torres reafirma que é inocente e que foi vítima de uma conspiração de pessoas que querem derrubá-lo, como se faz com uma árvore


Tá com pena? Leva pra sua casa!


O ainda quase futuro ex-senador sem partido Demóstenes Torres, diante de um plenário vazio, pediu desculpas. Eu arriscaria dizer que talvez nesse vazio isso pudesse simbolizar uma tentativa desesperada dele de se ouvir para tentar se convencer que essas desculpas tem algum fundamento.


Por outro lado, Demóstenes continua jurando de pés juntos que tudo não passou de um plano diabólico e seletivo, somente para prejudicá-lo. Que tudo isso não aconteceu dessa maneira, que ele é inocente e que sua “consciência está tranquila” como sono de criança.


Se isso for mesmo verdade, já imaginaram que o mesmo pode ter acontecido com o mensalão? Já pensou se ele também não existiu?


Será que estamos vivendo numa esfera imaginária onde mentes diabólicas tentam desenfreadamente limpar nossas mentes fazendo com que acreditemos que alguns políticos querem se dar bem a qualquer custo e que muitos deles não prestam? Ou será ainda pior e estamos vivendo como no filme O Show de Truman em que tudo isso que vemos e vivemos é uma mentira e o mundo real é belo, colorido, todos se amam, não existem guerras, corrupção, nem Lulas e Cachoeiras?


Não sei mais o que pensar… Não sei mais o que devo sentir… Tenho medo!
Será que alguém pelo menos me dá a mão para eu segurar?


Palmas pra ele que ele merece! Será?



Depois de puxar muito pela memória, Raul Filho reconheceu ajuda de Cachoeira...
O prefeito “perfeito” de Palmas, Raul Filho, merece uma salva de palmas pela honestidade e coragem de afirmar – diferentemente de seu colega senador Demóstenes – que recebeu ajuda de Cachoeira para sua campanha eleitoral de 2004, mas negou que tenha dado qualquer favorecimento a empresas ligadas ao bicheiro, quero dizer, empresário dos bichos, Carlinhos Cachoeira.
Por isso e por tudo, ele provavelmente será convocado a depor na CPI.


Mas aí eu me pergunto quando isso vai acabar, pois é impressionante a quantidade de coisas e pessoas que vão surgindo das trevas, mostrando que os tentáculos de Cachoeira vão muito além que os de um simples polvo. Esse é um polvo modificado em um laboratório de Brasília e que mostra que é um buraco sem fundo.


Parece até que Carlinhos tem criação de coelhos espalhada pelo Brasil. É do Oiapoque ao Chuí. É impressionante. E pra fechar todas as arestas só faltaria a Carminha da novela “Avenida Brasil” ser a sua cúmplice no bairro do Divino.



Com o novo Kit de Limpeza TSE não tem sujeira que resista


Tá sujo? Tem problema não!


Tá com suas contas sujas? Você nem vai precisar se estressar tentando escolher qual o detergente que vai ter que usar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já resolveu isso pra você. Melhor que isso só dois disso.


Um pedido do PT com apoio de 17 outros partidos fez com que o TSE voltasse atrás de sua decisão que exigia que os candidatos nas eleições deste ano tivessem as contas de campanhas anteriores aprovadas pela Justiça.
Ou seja, liberou geral. Boa sorte pra nós.


Amarelou!



A tendência da moda aponta o amarelo como a cor do momento


Foi só ele pedir, que as portas da esperança foram abertas. A Comissão de Ética Pública – ética, onde? – decidiu que o ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, há 13 meses fora do governo, se enquadra na regra da quarentena e, portanto, tem direito a receber quatro meses de salário.
Ou seja, Palocci vai receber um cheque bem gordinho, R$ 107 mil.


Será que o presidente dessa comissão, Sepúlveda Pertence, não poderia fazer com que todos os trabalhadores (principalmente os que de fato trabalham) fossem beneficiados com essa tal de quarentena? Será que isso não pertence ao Sepúlveda?


Pergunta básica!


Quebrar vidros é pior que quebrar espelhos? Espelho são sete anos de azar, e quebrar vidros? Já imaginou se tivermos que somar então cada vidro quebrado pelo piloto do caça da FAB que destruiu vidros do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal durante a solenidade de troca da Bandeira Nacional? Precisava tudo isso para trocar uma bandeira? Prefiro nem pensar, mas alguém aí tem uma calculadora? Ou pelo menos um pé de coelho?
Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambiente fechado.

05 de julho de 2012
Claudio Schamis
opinião&notícia

AS FORTUNAS DA ELITE COMUNISTA CHINESA


article image

Família de Xi Jinping expandiu seus negócios por diferentes setores durante sua ascensão política (The Economist)
Sites revelam enriquecimento por parte de principal cotado para assumir o controle do Partido Comunista e são censurados na China

Xi Jinping, o homem cotado para ser o próximo presidente da China alertou os membros do governo durante uma reunião anticorrupção em 2004: “Controlem suas esposas, filhos, parentes e funcionários, e prometam nunca usar o poder para ganhos pessoais”. Mas, enquanto ele galgava os postos mais altos da hierarquia do Partido Comunista, sua família expandiu seus negócios, atuando nos setores de minérios, imóveis, e telefonia celular.
De acordo com documentos públicos, reunidos pela Bloomberg, os investimentos correspondem a ativos que totalizam US$ 376 milhões; 18% das ações de uma companhia de matérias-primas que tem mais de um bilhão de dólares em ativos; e uma participação de US$ 20,2 milhões em uma companhia de tecnologia negociada abertamente.

Nenhum dos ativos foi diretamente relacionado a Xi Jinping, sua esposa Peng Liyuan, uma famosa cantora do Exército de Libertação Popular, ou sua filha, uma estudante na universidade norte-americana de Harvard. Não há nenhuma indicação de que ele tenha feito qualquer intervenção para facilitar as relações comerciais de seus parentes, ou nada que possa incriminar um membro de sua família. A Bloomberg teve o cuidado de publicar sua matéria sugerindo que os parentes de Xi Jinping foram simplesmente abençoados com uma sorte infinita.

A resposta do governo foi a esperada: os sites da Bloomberg e da Businessweek foram censurados pela firewall do governo chinês. Além disso, um artigo da Economist mencionando a matéria da Bloomberg também está indisponível para a população da China. No entanto, por ser uma ferramenta essencial para os negócios da elite financeira chinesa, o site da Bloomberg Professional não teve sua acessibilidade alterada.

“Os cidadão chineses se enfurecem quando ouvem histórias sobre pessoas se tornando milionárias e bilionárias por meio da influência política”, diz Barry Naughton, professor de economia chinesa na Universidade da Califórnia, em San Diego. A investigação sobre os membros do governo está se intensificando antes da transição, no fim do ano, quando Xi Jinping e a próxima geração de líderes devem assumir o poder. A expulsão, em março, de Bo Xilai, chefe do maior distrito municipal do país, por participação num escândalo de corrupção e assassinatos, inflamou a fúria popular contra a corrupção, e deu origem a exigências de que os membros do alto escalão do Partido Comunista detalhassem sua fortuna em editoriais de publicações financeiras chinesas.
Em abril, a Bloomberg News reportou que a família de Bo Xilai acumulara cerca de US$ 136 milhões em ativos.


Estruturas complexas de propriedade são comuns na China, de acordo com Victor Shih, um professor da Northwestern University, em Evanston, Illinois, que estudas as ligações entre finanças e política no país. Os “príncipes” (membros do Partido cotados para a sucessão) colocam pessoas de sua confiança, quase sempre familiares, para abrirem companhias que participam de licitações das empresas estatais, afirmou Shih, que não se referia especificamente à família de Xi Jinping.

05 de julho de 2012

"A PETROBRAS ENGASGADA"

No último dia 25, a presidente da Petrobrás, Graça Foster, empossada em fevereiro deste ano, apresentou publicamente um novo plano de investimentos da empresa no período 2012/2016, substituindo o anterior, de 2011/2015, que se revelou inadequado logo de início. As referências quanto ao que se passou no evento são das edições deste jornal e do Valor do dia seguinte.

Graça Foster marcou o anúncio com mais uma demonstração de sua conhecida franqueza e de disposição para resolver problemas. E os que apontou na ocasião foram vários, sem nenhuma graça. Pelo contrário, deu a entender que no passado a companhia divulgava metas que sistematicamente descumpria e convivia com certa indisciplina financeira e com falta de planejamento e de controle. E que costumava adquirir antecipadamente equipamentos de projetos ainda não aprovados em todas as fases.

Mencionou a refinaria Abreu e Lima, cuja construção está atrasada, afirmando tratar-se de "uma história para ser aprendida, a ser escrita e lida pela companhia de tal forma que não seja repetida". Recorde-se que nesse projeto há a participação de 40% da empresa venezuelana PDVSA, mas até agora essa presença não se concretizou financeiramente. Não sei se o projeto incluiu um fator de risco associado a essa parceria, dada a presença, no outro lado, do nada confiável Hugo Chávez.

Entre outros atrasos, também foi mencionado o do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), cuja primeira refinaria tinha setembro de 2014 como data de inauguração, depois de adiada algumas vezes. Graça Foster nem se arriscou a fixar uma nova. E afirmou que "nenhum diretor da companhia está autorizado a falar sobre novos prazos deste e de outros projetos", indicando que estão em fase de reexame.

Também se referiu a atrasos no recebimento de equipamentos nacionais e estrangeiros. Um caso não abordado no evento, mas que foi objeto de propaganda na campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2010, foi o do petroleiro João Cândido, lançado ao mar no Brasil em maio do mesmo ano, pelo então presidente Lula. Mas, como nunca antes neste país, foi um lançamento sem efetivo funcionamento, com o que o bebezão ficou no berçário para tratamento. Só em 2012 partiu para o seu trabalho.

Sintetizando o impacto desses e de outros problemas, pelo novo plano, a produção de petróleo do País deverá alcançar 2,5 milhões de barris diários em 2015, meio milhão ou 20% abaixo da previsão adotada até o ano passado. Entre outras implicações, a discussão no Congresso Nacional em torno dos royalties do pré-sal que caberão à União, Estados e municípios precisará levar em conta esse novo número.

Inegavelmente, o que disse Graça Foster foi uma crítica à administração da empresa no governo Lula. Analisando todo esse quadro, um editorial deste jornal encontrou traços "de alguns dos piores costumes consagrados no governo anterior, como o aparelhamento da administração, o voluntarismo, o favorecimento a grupos econômicos e a mistificação populista".

Na raiz dos problemas que a Petrobrás enfrenta, vejo também o novo modelo de exploração que o governo Lula adotou depois de identificado o grande potencial do conjunto de jazidas conhecido como pré-sal. O que houve foi a substituição do modelo de concessão em que as empresas participavam de leilões de áreas de exploração e vencia a que se dispunha a pagar à União o maior valor pela área licitada. A produção ficava com a concessionária, que também pagava royalties a entes governamentais, como uma compensação pelo que iria retirar dos poços, além de uma "participação especial" no caso dos mais rentáveis.

No modelo de partilha que Lula instituiu, o petróleo continuará da União, e as empresas operadoras serão compensadas pelos seus investimentos. Mas a Petrobrás poderá ser contratada sem licitação, e em qualquer nova área leiloada ela será necessariamente uma parceira.

Com isso tornou-se ainda mais poderosa, mas não foi levado em conta o risco de dificuldades de gestão em razão da enormidade do empreendimento que o governo lhe outorgou. Com esse estímulo adicional ao seu voraz apetite para atuar em questões energéticas, acabou se engasgando. Parece o que os economistas chamam de "deseconomias de escala". E no risco de gestão cabem não só questões essencialmente administrativas, mas também outras, como os piores costumes mencionados no referido editorial.

Os vários problemas da Petrobrás podem ser sintetizados na avaliação que dela faz o mercado acionário. Nele, o preço de uma ação tende a revelar sinteticamente todas as informações disponíveis quanto ao valor de uma empresa. Multiplicado pelo número de ações, mostra o seu valor total de mercado.
Ora, tomando apenas dados de 2010 para cá - ou seja, depois da crise econômica mundial do final da década anterior, antes da qual esse seu valor era bem maior -, daquele ano até o dia 25 do mês passado ele caiu de R$ 380,2 bilhões para R$ 237,3 bilhões, e nessa última data era inferior ao valor do patrimônio líquido da empresa, conforme seu balanço. Em números, apenas 71% desse patrimônio.

Também é importante lembrar que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) há anos não realiza novo leilão de áreas a ser exploradas. Temo que uma das razões seja a de que talvez ela esteja aguardando a Petrobrás se arrumar para que esta possa estender seus ampliados tentáculos a novas áreas.

Ora, dado um conjunto de áreas onde se entende ser provável encontrar petróleo, quanto maior o número de áreas entregues à exploração e de poços nelas perfurados, maior será a probabilidade de achá-lo em grande quantidade.

Será preciso esperar a Petrobrás se arrumar para a ANP leiloar? Se for, será mais uma razão para o Brasil continuar como hoje se encontra, também desarrumado para avançar no seu crescimento econômico.

Roberto Macedo
O Estado de São Paulo
05 de julho de 2012

"PROSTITUIÇÃO E POLÍTICA"

As razões que levaram Roberto Jefferson a denunciar o mensalão, em junho de 2005, são conhecidas. Ele estava no centro de um escândalo de corrupção, esperou por uma boia que o governo Lula não quis atirar e preferiu submergir atirando a se afogar em silêncio.

Prestes a perder o mandato, o então deputado revelou uma mágoa antiga -e talvez mais determinante para sua revolta com a nova elite dirigente. O PT, ele disse, tratava partidos aliados como "prostitutas". Pagava pelo serviço final, mas se recusava a fazer a corte, dar a mão no cinema, convidar para jantar.

Veterano na defesa de governos de todos os tipos, o chefe do PTB se queixava de defender o Planalto sem ser ouvido, fornecer votos no Congresso sem direito a opinar.

Sua rebelião ensinou que políticos, além de verbas e cargos, também precisam de carinho. Uma lição que os petistas pareceram ter aprendido quando Lula levou Fernando Haddad à casa de Paulo Maluf.

A cena lembrou um casamento à moda antiga: o pai conduzindo a noiva, o jardim de filme americano, os sorrisos de álbum de retratos. Quando os flashes pararam, poucos se lembravam da canetada que instalou um malufista em posto-chave do Ministério das Cidades. Então veio a saída de Luiza Erundina, e a relação tomou outro rumo.

O candidato deixou claro que Maluf não será bem-vindo na propaganda de TV e se recusa a citar seu nome em entrevistas. Um dirigente petista escreveu artigo em defesa da aliança sem mencionar o aliado, e a nova vice avisou que ele terá "papel reduzido" na campanha. A guinada chegou ao ápice no último sábado, quando militantes petistas vaiaram o ex-prefeito na convenção que lançou Haddad.

Maluf não é Jefferson, mas compartilha com ele o gosto pelo flerte político e a repulsa a se sentir desprezado por quem apoia. Resta saber como reagirá ao tratamento que o ex-deputado descreveu sete anos atrás.

Bernardo Mello Franco - Folha de São Paulo
05 de julho de 2012

CIRO GOMES...

Ciro aumenta o tom e critica PT: aliança não é para liquidar companheiro

Ex-ministro diz que partido aniquilou a sua vida pública e afirmou que legenda quer fazer o mesmo com o PSB
Em meio ao silêncio da direção do PSB sobre o embate com o PT, coube ao ex-ministro Ciro Gomes atacar a gula do aliado, que rompeu a aliança com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), e lançou Patrus Ananias na disputa. "O PT quer vassalagem. Eles só conhecem o ‘Vem a nós’. Querem destruir o PDT, como estão fazendo com o PC do B. Mas, com o PSB, não vão fazer", criticou Ciro, para quem nem o PT nem o PSDB do senador Aécio Neves (MG) pensaram nos interesses de Belo Horizonte ao esticarem a corda até o ponto de os petistas deixarem a coligação.

'Quem quer pegar galinha não diz xô', disse Ciro Gomes - Wilson Pedrosa/AE
Wilson Pedrosa/AE
'Quem quer pegar galinha não diz xô', disse Ciro Gomes

"Ao contrário do que o PT pensa, aliança não é para liquidar o companheiro. O que mais querem de mim além de terem aniquilado minha vida pública?", indagou, ao lembrar que o PSB abriu mão de sua candidatura a presidente para apoiar o PT de Dilma Rousseff.

O PT deve se preocupar com o projeto de poder do PSB?Temos muita lucidez. Tanto que eu próprio fui sacrificado. Eu era o quadro mais experiente e o mais qualificado das possibilidades de candidatura na eleição passada. Estava em segundo lugar nas pesquisas e o partido retirou minha candidatura para apoiar a candidata Dilma. Se o PT não entender isso, é porque a goela do PT ficou maior que a cabeça.

O ex-ministro José Dirceu disse que o rompimento da aliança PT-PSB em Recife, Fortaleza e Belo Horizonte ameaça a aliança nacional, tendo em vista a reeleição de Dilma. O sr. concorda?Quem quer pegar galinha não diz xô. É preciso falar claro para todo mundo entender. Nós permanecemos aliados e entendemos que o que está em marcha é a eleição municipal. Na eleição presidencial passada o PSB fez um sacrifício e não participou. Ao contrário do que o PT pensa, aliança não é para liquidar o companheiro.

O PT não é bom parceiro?O PT quer vassalagem. Eles só conhecem o ‘Vem a nós’. Querem destruir o PDT, como estão fazendo com o PC do B. Mas, com o PSB, não vão fazer. O que mais querem de mim além de terem aniquilado minha vida pública?

Na semana passada o sr. e o prefeito Marcio Lacerda tiveram um encontro reservado em Brasília, na casa do senador Aécio Neves (PSDB-MG), para tratar da eleição em Belo Horizonte. Como foi a conversa?O prefeito me pediu para acompanhá-lo nesta conversa, da qual saí muito mal impressionado com o Aécio. Ele não pode brigar por coligação de vereador em Belo Horizonte. Grande parte da opinião brasileira dá a ele a possibilidade de ser um quadro nacional. Se ele tem essa missão histórica no futuro, não pode ficar cuidando de aliança de vereador e botando a faca no pescoço de aliados como eu, que sempre fui aliado incondicional dele.

Mas Lacerda também não queria reeleger petistas que fazem oposição a ele na Câmara, e os vereadores do PSB ameaçaram renunciar se houvesse coligação.
Poderíamos sacrificar alguns companheiros porque temos o candidato majoritário e uma administração extremamente bem avaliada e apoiada, em sua origem, por PT e PSDB. Quem rompeu foi o PT, mas os dois esticaram a corda e Aécio também apequenou-se nesse processo. Nem o PT de BH nem o Aécio pensaram nos interesses de Belo Horizonte. Só pensaram nessa queda de braço mesquinha e extemporânea. Mas falo por mim. Ele (Lacerda) com certeza não concorda com o que estou dizendo.


Christiane Samarco, de O Estado de S.Paulo
05 de julho de 2012

PRENDERAM O JUQUINHA!!!

Preso ex-presidente da Valec, Juquinha, auxiliar da dupla Lula-Dilma

Foi constatado sobrepreço de R$ 129 milhões em quatro contratos da Ferrovia Norte-Sul

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira José Francisco das Neves, ex-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, e mais três pessoas acusadas de fraude em licitações da Ferrovia Norte-Sul.
Em apenas quatro inquéritos, a PF constatou sobrepreço de R$ 129 milhões nas obras da ferrovia entre Goiás e Tocantins. Na operação chamada de Trem Pagador, foram presos ainda a mulher, o filho e um sócio do executivo.

Neves, conhecido como Juquinha, foi preso na casa em que mora no condomínio Alphaville, em Goiânia, perto do imóvel onde foi detido o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Juquinha comandou a Valec de 2003 a 2011, quando foi demitido em meio a denúncias de irregularidades que derrubaram a cúpula do Ministério dos Transportes.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão temporária, sete mandados de condução coercitiva, 14 mandados de busca e apreensão e sequestro de 15 bens imóveis em seis municípios de Goiás e duas cidades de São Paulo.

As prisões, buscas e apreensões ocorrem em Goiânia (GO), Mundo Novo(GO), Uruaçu(GO), Inhumas(GO), Senador Canedo(GO), Orizona (GO), e nas cidades paulistas de Paulínea (SP) e Campinas (SP).

Jailton de Carvalho - O Globo
05 de julho de 2012

TUDO VAI BEM?

O noticiário mostra fatos muitas vezes de difícil entendimento. No plano político a presidente Dilma é aprovada por 77%, o que significaria que o povo está muito feliz com o seu governo. Na economia o ministro da fazenda e os demais do setor, só mostram dados espetaculares de progresso.

 No setor corrupção a tal CPI, criada pelo ex presidente Lula com a finalidade de atingir o governador de Goiás, vai se complicando com mais e mais novos fatos, novas gravações, novas denúncias mostrando que, se algo não for feito com rapidez, ou não existem inocentes em canto nenhum, ou está na ora de encerrar tudo com uma belíssima pizza, como é habito no Brasil.

Na Justiça, da qual se espera finalmente algo positivo no combate ao mensalão e aloprados, existe uma promessa de julgamento em plena fase eleitoral. No setor Saúde um desastre geral, segundo a imprensa livre (tão combatida por parte significativa dos atuais governantes, exceto a presidente, felizmente) a coisa vai de mal a pior.

Falta assistência que é garantida pela Constituição, faltam profissionais em vários setores, faltam hospitais, medicamentos, recursos etc..
E quanto à segurança? Um verdadeiro caos que se acentua a cada dia. No campo diplomático também confusão, após a destituição do presidente paraguaio o que ensejou o temível ingresso da Venezuela no Mercosul.

Realidades: A Economia está em declíniodos envolvidos no caso “dólares na cueca” já provoca uma terrível sensação de desastre.
Na saúde, o ministro da Educação – que de medicina não sabe nada – quer criar escolas sem nenhuma condição de formar médicos. Segurança então nem se fala. Uma reforma total no código penal e no E C A não vai acontecer como deveria. Os “meninos” já chefiam atividades criminosas. No setor diplomático a confusão parece sem solução.
Difícil, não???

05 de julho de 2012
Plínio Zabeu

OLÍVIA?

Uma informação interessante para nossos leitores. Não sei se já tinham conhecimento disso. A oleuropeína. A substância, encontrada no azeite de oliva extravirgem, é a nova arma da nutrição para evitar e combater a osteoporose, doença que acelera a perda de massa óssea. A oleuropeína, presente no azeite de oliva é um sócio do cálcio .

Um estudo da Universidade de Córdoba, na Espanha, revela que esse tipo de polifenol aumenta a quantidade de osteoblastos, células que fabricam osso novinho em folha. Consumi-la , portanto, traria imensas vantagens para manter o arcabouço do corpo em pé ao longo da vida.


“O tecido ósseo é dinâmico, destruído e construído constantemente”, explica o geriatra Rodrigo Buksman, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, em Brasília. Os osteoblastos ajudam justamente a realizar a reconstrução. É como se fossem a massa corrida colocada na parede para tapar os furos que aparecem com o tempo.

Sem essas células, os buracos ficam maiores, os ossos se enfraquecem e cresce o risco de fraturas. O envelhecimento e a menopausa provocam uma queda na concentração de osteoblastos no organismo.

Daí a importância da reposição desses construtores, que recebem um belo reforço com a inclusão do azeite de oliva extravirgem no dia a dia, a melhor fonte de oleuropeína. “Aos 30 anos nosso corpo atinge a quantidade máxima de massa óssea e, a partir daí, começa a perdê-la”, nota o ortopedista Gerson Bauer, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Por isso é que se diz que a prevenção da osteoporose se inicia muito antes da maturidade.
“Essa doença se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea, o que torna os ossos mais frágeis e propensos às fraturas”, arremata a nutricionista Clarisse Zanette, mestre em ciências médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com o azeite, no mínimo, esse processo destrutivo demora mais tempo para ocorrer. E, se alguém quiser substituir sua fonte de oleuropeína de vez em quando, saiba que existe mais uma opção. “A substância também é fornecida pela azeitona, de onde o óleo é extraído”, diz Clarisse.

Não são apenas os ossos. O coração também se beneficia, porque suas veias e artérias ficam livres de entraves. “A gordura monoinsaturada, principal constituinte do óleo, interfere nos receptores do fígado que captam o colesterol circulante”, explica o cardiologista Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, em São Paulo. “Assim, há uma redução nas taxas da sua versão ruim, bem como de sua quantidade total.” Já os compostos fenólicos do azeite diminuem a oxidação do colesterol, processo crucial para a formação das placas que obstruem as artérias e causam as doenças cardiovasculares.

“Esse poder se deve à sua intensa atividade antioxidante”, justifica a cardiologista Paula Spirito, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. “Esses compostos impedem que os radicais livres — moléculas que provocam danos às células — oxidem o colesterol e contribuam com o aparecimento de placas nos vasos. ”A circunferência abdominal é outra que agradece o consumo do azeite.
É que o alimento ajuda a evitar a inflamação de uma área do cérebro chamada hipotálamo. A inflamação é provocada por dietas ricas em gorduras saturadas, presentes nas carnes e nos produtos de origem animal.

Como o hipotálamo é o órgão responsável pelo controle da fome e do gasto energético, não é um exagero dizer que o óleo de oliva auxilia a manter a harmonia na massa cinzenta e, assim, a afastar os quilos a mais. Além disso, ele acelera a produção de um hormônio chamado GLP 1, que age no cérebro aumentando a saciedade e reduzindo o apetite.

A oleuropeína tem participação no pelotão antiinflamatório. “Esse polifenol tem propriedades antioxidantes significativas, inibe a agregação de plaquetas e reduz a formação de moléculas inflamatórias em todo o corpo”, afirma a nutricionista Mércia Mattos, da Faculdade de Medicina de Marília, no interior paulista.

Tantas propriedades se refletiriam em um menor risco de uma porção de males, entre eles infartos e derrames. Por falar em proteção, vale destacar, ainda, que esse antioxidante também resguarda as mitocôndrias, estruturas dentro das células responsáveis pela obtenção de energia — dessa forma, fica mais difícil uma célula se aposentar antes da hora.

Quando regamos o prato com azeite extravirgem, porém, não ganhamos apenas boas doses de oleuropeína. O tempero é uma ótima fonte de vitamina E. “Esse nutriente retarda o envelhecimento das células, diminuindo o risco de tumores e doenças do coração”, aponta a nutricionista Soraia Abuchaim, do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio Grande do Sul.

O melhor é que, para desfrutar de tudo isso, bastam 2 colheres por dia. Mas tem que ser do tipo extravirgem, que concentra maiores teores da substância. De preferência, use-o em saladas e apenas ao finalizar pratos quentes — o azeite não gosta de calor e, se for lançado ao fogo, perde grande parte de suas qualidades. Bem que os portugueses tem razão quando banham seu bacalhau com doses generosas da substância.
 Eu e o Giulio concordamos totalmente com duas colheres de sopa ou mais. Um fio de azeite é pura conversa mole.

(*) Texto de apoio: Dra. Maria Dora Ruiz Temoche

05 de julho de 2012
Magu