"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 15 de julho de 2013

CONSPIRAÇÃO É O FORO QUE TE PARIU!

O mínimo que você precisa saber sobre o Foro de São Paulo


 Fundado em 1990 por Lula e Fidel Castro — por ideia de Lula, como ele mesmo revelou em maio de 2011 [ver Vídeo 3] —, o “Foro de São Paulo é a mais vasta organização política que já existiu na América Latina e, sem dúvida, uma das maiores do mundo. Dele participam todos os governantes esquerdistas do continente. Mas não é uma organização de esquerda como outra qualquer. Ele reúne mais de uma centena de partidos legais e várias organizações criminosas ligadas ao narcotráfico e à indústria dos sequestros, como as Farc e o MIR chileno, todas empenhadas numa articulação estratégica comum e na busca de vantagens mútuas. Nunca se viu, no mundo, em escala tão gigantesca, uma convivência tão íntima, tão persistente, tão organizada e tão duradoura entre a política e o crime”, como escreveu o filósofo Olavo de Carvalho em 2007.

Por quase duas décadas, a imprensa brasileira ignorou — para não dizer escondeu — a existência do Foro de São Paulo, e quem quer que ainda fale a respeito é acusado de "teórico da conspiração", seja por "idiotas úteis" (como Lenin se referia a seus colaboradores inconscientes), seja por militantes cínicos, de modo que, se não há mesmo cura para os segundos, os primeiros ao menos, diante das provas aqui reunidas, precisarão escolher se serão tão cínicos quanto eles, ou se finalmente admitirão a própria idiotice — etapa fundamental do seu processo de cura.

Com vocês: o Foro de São Paulo segundo ele mesmo.

I.

VÍDEO 1 - 2012 - MENSAGEM DE LULA EM APOIO A HUGO CHÁVEZ


Trechos da mensagem de Lula:

Em 1990, quando criamos o Foro de São Paulo, nenhum de nós imaginava que em apenas duas décadas chegaríamos onde chegamos. Naquela época, a esquerda só estava no poder em Cuba. Hoje, governamos um grande número de países e, mesmo onde ainda somos oposição, os partidos do Foro têm uma influência crescente na vida política e social. Os governos progressistas estão mudando a face da América Latina. (...) Em tudo que fizemos até agora, que foi muito, o Foro e os partidos do Foro tiveram um grande papel que poderá ser ainda mais importante se soubermos manter a nossa principal característica: a unidade na diversidade. (...) Sob a liderança de Chávez, o povo venezuelano teve conquistas extraordinárias, as classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. (...) Tua vitória será a nossa vitória.”

II.


VÍDEO 2 - 2008 - HUGO CHÁVEZ CONFESSA: LULA E FARC JUNTOS NO FORO DE 1995


Hugo Chávez confessa ter conhecido o presidente Lula e um dos então comandantes das Farc Raúl Reyes — cuja eliminação pelo Exército colombiano no nordeste do Equador ele lamenta e furiosamente critica — na reunião do Foro de São Paulo de 1995, em San Salvador, capital de El Salvador, na América Central:
“Recebi o convite para assistir, em 1995, ao Foro de São Paulo, que se instalou naquele ano em San Salvador. (...) Naquela ocasião conheci Lula, entre outros. E chegou alguém ao meu posto na reunião, a uma mesa de trabalho onde estávamos em grupo conversando, e lembro que colocou sua mão aqui [no ombro esquerdo] e disse: ‘Cara, quero conversar com você.’ E eu lhe disse: ‘Quem é você?’ ‘Raúl Reyes, um dos comandantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.’ Nós nos reunimos nesta noite, em algum bairro humilde lá de El Salvador. (...) E então se abriu um canal de comunicação e ele veio aqui (...) e conversamos horas e horas. Depois, em uma terceira e última ocasião, passou por aqui também.” 

III.


FARC & PT, SEGUNDO RAÚL REYES

Em entrevista à
Folha de S. Paulo de 27 de agosto de 2003, Raúl Reyes dera, entre outras, as seguintes declarações:

Folha O sr. conheceu Lula?

Reyes Sim, não me recordo exatamente em que ano, foi em San Salvador, em um dos Foros de São Paulo.
Folha Houve uma conversa?
Reyes Sim, ficamos encarregados de presidir o encontro. Desde então, nos encontramos em locais diferentes e mantivemos contato até recentemente. Quando ele se tornou presidente, não pudemos mais falar com ele.
Folha Qual foi a última vez que o sr. falou com ele?
Reyes Não me lembro exatamente. Faz uns três anos.
Folha Fora do governo, quais são os contatos das Farc no Brasil?

Reyes As Farc têm contatos não apenas no Brasil com distintas forças políticas e governos, partidos e movimentos sociais...

Folha O senhor pode nomear as mais importantes?
Reyes Bem, o PT, e, claro, dentro do PT há uma quantidade de forças; os sem-terra, os sem-teto, os estudantes, sindicalistas, intelectuais, sacerdotes, historiadores, jornalistas...
Folha Quais intelectuais?
Reyes [O sociólogo] Emir Sader, frei Betto [assessor especial de Lula] e muitos outros.”

IV.


A MENTIRA DE VALTER POMAR SOBRE FARC E FORO

Em 18 de agosto de 2010, saiu no
Estadão Online:

"O secretário executivo do Foro de São Paulo, Valter Pomar, do Partido dos Trabalhadores (PT), negou hoje (18) qualquer vínculo desse grupo de partidos da esquerda e da centro-esquerda latino-americanas, criado em 1990, com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). 'As Farc não participam e nunca participaram do Foro de São Paulo', disse Pomar, em entrevista a correspondentes brasileiros em Buenos Aires, onde se realiza o 16.º encontro da organização.

A Agência Estado insistiu na indagação sobre se nem em 1990, ano da criação do grupo pelo PT, na capital paulista, houve a participação no Foro de algum partido político ligado às Farc. 'Eu estava lá. Não participou nem como um setor de partido', afirmou. Segundo ele, todos os representantes da Colômbia que participam das reuniões do Foro pertencem a organizações e partidos legais. O secretário executivo do Foro disse que esse assunto voltou à tona por causa da declaração do candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra, Indio da Costa (DEM), sobre a ligação entre PT e Farc."

Olavo de Carvalho escreveu na ocasião:

“Quer dizer então, ó figura, que o Raúl Reyes mentiu ao dizer que presidira a uma assembleia do Foro ao lado de Lula? Quer dizer que o Hugo Chávez estava delirando ao dizer que conhecera Raúl Reyes e Lula numa reunião do Foro? Quer dizer que o expediente da revista América Libre é todo falsificado? Quer dizer que as
atas do Foro foram inventadas por mim, que ainda tive o requinte de escrevê-las em espanhol? Ora, vá lamber sabão.”

V.

DISCURSO DE LULA DE 2 DE JULHO DE 2005 - 15 ANOS DE FORO

Pronunciado na celebração dos 15 anos de existência do Foro de São Paulo e
reproduzido no site oficial do governo, este discurso é, segundo Olavo de Carvalho, "a confissão explícita de uma conspiração contra a soberania nacional, crime infinitamente mais grave do que todos os delitos de corrupção praticados e acobertados pelo atual governo; crime que, por si, justificaria não só o impeachment como também a prisão do seu autor":

“Em função da existência do Foro de São Paulo, o companheiro Marco Aurélio [Garcia] tem exercido uma função extraordinária nesse trabalho de consolidação daquilo que começamos em 1990... Foi assim que nós, em janeiro de 2003, propusemos ao nosso companheiro, presidente Chávez, a criação do Grupo de Amigos para encontrar uma solução tranquila que, graças a Deus, aconteceu na Venezuela. E só foi possível graças a uma ação política de companheiros. Não era uma ação política de um estado com outro estado, ou de um presidente com outro presidente. Quem está lembrado, o Chávez participou de um dos foros que fizemos em Havana. E graças a essa relação foi possível construirmos, com muitas divergências políticas, a consolidação do que aconteceu na Venezuela, com o referendo que consagrou o Chávez como presidente da Venezuela.

Foi assim que nós pudemos atuar junto a outros países com os nossos companheiros do movimento social, dos partidos daqueles países, do movimento sindical, sempre utilizando a relação construída no Foro de São Paulo para que pudéssemos conversar sem que parecesse e sem que as pessoas entendessem qualquer interferência política.” 

Olavo de Carvalho escreveu na ocasião:

"(...) O sr. presidente confessa, em suma, que submeteu o país a decisões tomadas por estrangeiros, reunidos em assembleias de uma entidade cujas ações o povo brasileiro não devia conhecer nem muito menos entender.

Não poderia ser mais patente a humilhação ativa da soberania nacional, principalmente quando se sabe que entre as entidades participantes dessas reuniões decisórias constam organizações como o MIR chileno, sequestrador de brasileiros, e as Farc, narcoguerrilha colombiana, responsável, segundo seu parceiro Fernandinho Beira-Mar, pela
injeção de duzentas toneladas anuais de cocaína no mercado nacional. (...)"

VI.

PT/FARC/FORO - SEQUÊNCIA DE FATOS

Em 24 de setembro de 2007, Olavo de Carvalho publicou o artigo "
O perigo sou eu", no qual pede mais uma vez ao leitor — já o tinha feito em "Relendo notícias", de 2003 — a gentileza de examinar brevemente esta sequência de fatos:

"· Abril de 2001: O traficante Fernandinho-Beira Mar confessa que compra e injeta no mercado brasileiro, anualmente, duzentas toneladas de cocaína das Farc em troca de armas contrabandeadas do Líbano.

· 7 de dezembro de 2001: O Foro de São Paulo, coordenação do movimento comunista latino-americano, sob a presidência do sr. Luís Inácio Lula da Silva, lança um manifesto de apoio incondicional às Farc, no qual classifica como 'terrorismo de Estado' as ações militares do governo colombiano contra essa organização.

· 17 de outubro de 2002: O PT, através do assessor para assuntos internacionais da campanha eleitoral de Lula, Giancarlo Summa, afirma em nota oficial que o partido nada tem a ver com as Farc e que o Foro de São Paulo é apenas 'um foro de debates, e não uma estrutura de coordenação política internacional'.

· 1º de março de 2003: O governo petista estende oficialmente seu manto de proteção sobre as Farc, recusando-se a classificá-las como organização terrorista conforme solicitava o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

· 24 de agosto de 2003: O comandante das Farc, Raul Reyes, informa que o principal contato da narcoguerrilha no Brasil é o PT e, dentro dele, Lula, Frei Betto e Emir Sader.

· 15 de março de 2005:
Estoura o escândalo dos cinco milhões de dólares das Farc que um agente dessa organização, o falso padre Olivério Medina, afirma ter trazido para a campanha eleitoral do sr. Luís Inácio Lula da Silva. O assunto é investigado superficialmente e logo desaparece do noticiário.

· 2 de julho de 2005: Discursando no 15º. Aniversário do Foro de São Paulo, o sr. Luís Inácio Lula da Silva entra em contradição com a nota de 17 de outubro de 2002, confessando que o Foro é uma entidade secreta, 'construída para que pudéssemos conversar sem que parecesse e sem que as pessoas entendessem qualquer interferência política', que essa entidade interferiu ativamente no plebiscito venezuelano e que ali, em segredo, ele próprio tomou decisões de governo junto com Chávez, Fidel Castro e outros líderes esquerdistas, sem dar ciência disto ao Parlamento ou à opinião pública.

· 9 de abril de 2006: O chefe da Delegacia de Entorpecentes da PF do Rio, Vítor Santos, informa ao jornal O Dia que “dezoito traficantes da facção criminosa Comando Vermelho — entre eles pelo menos um da Favela do Jacarezinho e outro do Morro da Mangueira — vão periodicamente à fronteira do Brasil com a Colômbia para comprar cocaína diretamente com guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Os bandidos são alvo de investigação da Polícia Federal. Eles ocuparam o espaço que já foi exclusivo de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar”.

· 12 de maio de 2006: O PCC em São Paulo lança ataques que espalham o terror entre a população. Em 27 de dezembro é a vez do Comando Vermelho fazer o mesmo no Rio de Janeiro.

· 18 de julho de 2006: O Supremo Tribunal Federal, sob a pressão de um vasto movimento político orquestrado pelo PT, concede asilo político ao falso padre Olivério Medina, agente das Farc.

· 16 de maio de 2007: O juiz Odilon de Oliveira, de Ponta-Porã, divulga provas de que as Farc atuam no território nacional treinando bandidos do PCC e do Comando Vermelho em técnicas de guerrilha urbana.

· 12 de fevereiro de 2007: As Farc fazem os maiores elogios ao PT por ter salvo da extinção o movimento comunista latino-americano por meio da fundação do Foro de São Paulo.

· Agosto de 2007: Nos vídeos preparatórios ao seu 3º. Congresso, o PT admite que seu objetivo é eliminar o capitalismo e implantar no Brasil um regime socialista; e fornece ainda um segundo desmentido à nota de Giancarlo Summa, ao confessar que o Foro de São Paulo é 'um espaço de articulação estratégica' (sic).

· 19 de setembro de 2007: Lula oferece o território brasileiro como sede para um encontro entre Hugo Chávez e os comandantes das Farc.

Entre esses fatos ocorreram outros inumeráveis cuja data não recordo precisamente no momento, entre os quais o fornecimento maciço de armas às Farc pelo governo Hugo Chávez, uma campanha nacional de mídia para desmoralizar o analista estratégico americano Constantine Menges que divulgava a existência de um eixo Lula-Castro-Chávez-Farc, os tiroteios entre guerrilheiros das Farc e soldados do Exército brasileiro na Amazônia, as denúncias de que as Farc davam treinamento em guerrilha urbana aos militantes do MST e, é claro, várias assembléias gerais e reuniões de grupos de trabalho do Foro de São Paulo.

A existência de uma ligação profunda, constante e solidária entre o PT e as Farc é um fato tão bem comprovado, que quem quer que insista em negá-la só pode ser parte interessada na manutenção do segredo ou então um mentecapto incurável. (...)"

VII.

VÍDEO 3 - DISCURSO DE LULA DE 2011 - 17ª REUNIÃO DO FORO


Trechos do discurso de Lula, em que ele lembra de quando teve a ideia do Foro e do dia em que conheceu Fidel Castro, admite que Chávez tentou um golpe na Venezuela, e mostra como os participantes da entidade foram conquistando o poder em toda a América Latina, país por país (além, é claro, de soltar todas as suas bravatas eleitoreiras): 

"(...) Querido companheiro Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, e sua companheira Rosario [Murillo]; querido companheiro [Ricardo] Alarcón [de Quesada], representando aqui o extraordinário povo cubano; querido companheiro [Nicolás] Maduro, chanceler da Venezuela, queridos companheiros latino-americanos e convidados para essa 17ª reunião do Foro de São Paulo.

Eu tenho sempre a preocupação, querido [José Manuel] Zelaya, de participar desses Foros e falar em português. [Trecho inaudível...] não entende nada do que 'yo hablo'. [Risos.] Eu tenho um tradutor que é um cubano naturalizado brasileiro. Se precisar o tradutor pode traduzir para que todo mundo entenda o que estou “hablando”. Se entende... Bom, se não entender, eu não tenho culpa.
Eu queria dizer a todos vocês que eu tô emocionado porque faz muito tempo que eu não participo de uma reunião do Foro de São Paulo. Parece que a última foi no Bar Latino em São Paulo em 2005, mas muito de passagem. E eu lembro quando tivemos a ideia de construir o Foro de São Paulo. Em 1985, eu fiz uma entrevista para um jornal brasileiro, e eu dizia que não era possível um metalúrgico chegar à presidência pelo voto e disputando democraticamente uma eleição. Quatro anos depois, eu fui à primeira disputa presidencial, fui para a segunda volta [turno], e terminei as eleições com 47% dos votos. O PT saiu muito fortalecido daquela eleição. Os partidos de esquerda que estão aqui, brasileiros não sei se estão todos, mas o PCdoB, o PSB, não sei se estão... o PDT que estiveram juntos comigo, todos nós saímos muito fortalecidos.
E aí então veio a ideia, conversando com os companheiros cubanos num primeiro momento, de fazermos uma reunião da esquerda latino-americana. E fizemos em São Paulo, no Hotel Danúbio que já não existe mais, em junho de 1990, a nossa primeira reunião. Havia, meu querido Maduro, tantos partidos de esquerda na América Latina e tantas divergências, que só da Argentina compareceram 13 partidos políticos, e a única coisa que unificava os argentinos eram os gols de Maradona na Copa do Mundo de 1990. [Risos. Aplausos.] Havia um processo de desconfiança muito grande entre toda a esquerda latino-americana. Nós não tínhamos ainda aprendido uma lição básica que iria permitir que a esquerda chegasse ao poder. Nós temos um brilhante educador brasileiro, que já morreu, um dos mais importantes, que muitos latino-americanos conhecem, Paulo Freire, e ele dizia: 'Juntar os diferentes para derrotar os antagônicos.'
E nós fomos aprendendo a conviver entre nós, e fomos construindo uma relação democrática difícil, complicada, muitas vezes era necessário muita paciência. Eu lembro que uma vez na reunião do Foro de São Paulo em El Salvador, nós não deixamos o Chávez participar, porque Chávez tinha tentado o golpe na Venezuela e nós não deixamos ele participar. Era muito difícil. Havia um processo de desconfiança entre nós muito grande. E de coração eu quero dizer pra vocês que uma das forças políticas que mais contribuiu para que nós chegássemos a construir o que nós construímos foram os companheiros do partido comunista cubano, que sempre tiveram paciência e experiência de nos ajudar. Não posso desmerecer o trabalho do companheiro Marco Aurélio Garcia, que hoje está no governo, não está aqui, mas que participou de quase todas as reuniões do Foro de São Paulo.
Eu fico imaginando que algumas pessoas não estão mais aqui entre nós. E eu queria saudar aqueles que não estão aqui entre nós, homenageando o companheiro Schafik [Handal], da Frente Farabundo Martí, que não está entre nós. [Aplausos.] Nós estamos um pouco mais velhos. Quando começou o Foro, eu não tinha nenhum cabelo branco. Tomaz Borges tinha todo o cabelo na cabeça. [Risos] Daniel Ortega era cabeludo. [Risos] Ou seja: nós estamos cansados, mais do que quando começamos o Foro. Mas o caminho que nós percorremos não pode perder a importância das nossas conquistas. Nós estamos falando de 21 anos. Vinte e um anos é o tempo de maturidade de um jovem ou de uma jovem. E nesses 21 anos, olhemos a fotografia da America Latina de 1990 e olhemos a fotografia da America Latina de 2011, e nós vamos perceber que um verdadeiro furacão de democracia passou pelo nosso continente. Um verdadeiro furacão.
Eu fico olhando a América do Sul. Quando cheguei à presidência em 2002, só tinha o Chávez. Mesmo assim, tinha sofrido um golpe. Depois, veio [Nestor] Kirchner. Depois de Kirchner, veio eleições no Paraguai. Depois, no Uruguai, com Tabaré [Ramón Vázquez Rosas]. Depois veio no Equador. E nós fomos fazendo uma mudança extraordinária que culminou com a eleição do companheiro Evo Morales na Bolívia. [Aplausos.] É a demonstração mais viva dessa evolução política da esquerda latino-americana. [Aplausos.]
Porque esses meninos, e eu digo meninos porque tive o prazer de participar no dia 19 de julho de 1980 do primeiro aniversário da Frente Sandinista quando o orador principal foi Tomás Borges, o dia em que eu conheci Fidel Castro e fomos comer uma lagosta na casa não sei de quem, e eu lembro perfeitamente bem que, depois de chegar ao poder por uma revolução, no momento certo a Frente Sandinista não teve medo e convocou eleições democráticas. Perdeu. Daniel é o único ser humano do planeta que perdeu mais eleições do que eu. Eu perdi três eleições. Daniel perdeu quatro eleições. [Risos.] Quatro eleições. Entretanto, por nenhum momento, por mais acusado que esse companheiro fosse, ele deixou de acreditar que o caminho da democracia que a Frente Sandinista tinha optado era o melhor para a Nicarágua. E agora está o companheiro de volta para a presidência da República pela via do voto direto. Eu, como vocês estão percebendo, tenho muita dificuldade de fazer qualquer discurso de oposição depois de oito anos de governo.
Mas vou dizer uma coisa à nossa querida companheira [Aída 'Mocha' García Naranjo] tratada carinhosamente de 'Mocha'. Uma coisa que nós fizemos no Brasil e poderia ser feito [sic] no Peru era provar que aquele discurso de que primeiro a economia tem que crescer para depois distribuir é apenas meia verdade. Porque na maioria dos nossos países a economia cresceu e não foi distribuído. E no Brasil nós provamos que fazer ao inverso deu resultado. Primeiro distribuir pra fazer a economia crescer. [Aplausos.] Nós provamos três coisas no Brasil. Primeiro: de que é possível distribuir e essa distribuição fazer com que os pobres se transformem em cidadãos. Segundo: combinar exportação com importação. Porque no Brasil historicamente se falava que quando você exportava você diminuía o mercado interno, e quando você fortalecia o mercado interno você diminuía as exportações. No Brasil, nós crescemos o mercado externo e fortalecemos o mercado interno. Terceira derrota que nós impusemos à tese de que era preciso crescer para distribuir: diziam que não se podia aumentar o salário dos trabalhadores e nem o salário mínimo que causava inflação. Nós aumentamos o salário mínimo em 62% no meu governo, e durante oito anos 87% dos trabalhadores tiveram ganho real de salário acima da inflação. Geramos 15.300.000 empregos formais em oito anos de mandato. Desapropriamos 47 milhões de hectares de terra. Assentamos 590 mil pessoas. E dobramos o financiamento para agricultura familiar. Dobramos o [inaudível] crédito. Nós saímos de 70 milhões de trabalhadores com contas bancárias para 115 milhões de trabalhadores. Ou seja: 45 milhões de trabalhadores em 8 anos viraram cidadãos com acesso à bancalização.
E tudo isso, querida Mocha, eu conversava muito com meu amigo [Alejandro] Toledo e conversava muito com Alan García. Quantas e quantas vezes eu dizia: 'Companheiro, a coisa mais fácil, a coisa mais barata, o que custa menos para um governo é gastar dinheiro com o pobre, porque o pobre custa muito pouco para o Estado.' E quando nós criamos o Bolsa-Família, até alguns companheiros da esquerda no meu pais diziam que era política assistencialista. E as pessoas não sabem o milagre que uma mãe faz com 40, ou 50, ou 60 dólares na mão. Um rico dá de gorjeta depois de tomar um uísque. Mas uma mãe pobre, ela é capaz de levar comida para um filho para muitos dias com pouco dinheiro. E nós, no meio da crise, colocamos praticamente 52 milhões de brasileiros, ou 13 milhões de famílias, pra receber uma ajuda mínima. E essa gente se transformou em consumidor, se transformou em gerador de emprego, e se transformou em pessoas que ajudaram a economia a crescer. Um dado importante: no auge da crise de 2008, a classe C da região mais pobre do Brasil, que é o Nordeste e o Norte, consumiram mais do que a classe A e a classe B da região sul do país, numa demonstração que quando o pobre tem um pouquinho de dinheiro na mão, ele não deposita no banco pra especular. Ele vai comprar comida, ele vai comprar roupa, ele vai fazer com que a roda da economia comece a girar. É por isso que, em apenas 8 anos, nós tiramos 28 milhões de brasileiros da extrema pobreza e colocamos 36 milhões na classe média. Eu acho que poucas vezes foi possível um país sofrer um processo de evolução, de transformação econômica que nós sofremos no Brasil. (...)"

VIII.

FORO DE SÃO PAULO ESTÁ POR TRÁS DAS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL - JUNHO/2013

Notas de Olavo de Carvalho:


"O movimento arruaceiro foi lançado pelo Foro de São Paulo, como confessou o sr. Valter Pomar, para forçar um 'upgrade' do processo revolucionário, passando da fase 'de transição' para a de 'ruptura'. Como sempre acontece nessas ocasiões, alguns líderes da primeira fase teriam de ser sacrificados, caso não se adaptassem rapidamente ao novo ritmo das mudanças. A presidenta Dilma Rousseff e até o PT como um todo apareciam no cardápio como fortes candidatos à posição de cabeças cortadas. A "Constituinte" de Dona Dilma é apenas um recurso desesperado a que ela faz apelo para salvar o próprio pescoço, mostrando serviço ao Foro para provar que, em vez de ser passada para trás, pode tomar a dianteira do processo e tornar-se sua condutora em vez de sua vítima. Evidentemente, isso implica atenuar um pouco o sentido da 'ruptura' e esticar um pouco a fase de 'transição', criando uma etapa mista que assegure a sobrevivência, no poder, de pelo menos uma parte da primeira geração de líderes revolucionários, tradicionalmente a candidata maior ao exílio ou ao cemitério quando chega a fase da 'ruptura'. Como todo governante 'de transição', Lula e Dilma sempre viveram de arranjos e acomodações, aos quais agora o Foro de São Paulo queria dar um 'basta'. A reação 'de direita' que se viu nas ruas mostrou que a 'ruptura' era um tanto prematura demais, e isso, de certo modo, devolveu a iniciativa do processo ao governo 'de transição'. Meno male. Em todo caso, o fator agente decisivo é, agora como antes, o Foro de São Paulo. Dilma é o rabo que jamais abanará o cachorro."
(Olavo de Carvalho)

"TODA REVOLUÇÃO COMUNISTA É FEITA PELA ESQUERDA CONTRA A ESQUERDA. A REVOLUÇÃO É UM MONSTRO QUE SE ALIMENTA DE SI MESMO. FOI SEMPRE ASSIM, NUNCA SERÁ DE OUTRO MODO. A PRIMEIRA LEVA DE REVOLUCIONÁRIOS É SEMPRE SACRIFICADA. ISSO É UM DADO HISTÓRICO FUNDAMENTAL, MAS MUITO IGNORADO NO BRASIL."
(Olavo de Carvalho)

"A esquerda inventa mil novas propostas, mil novas leis, mil novos programas, sabendo que uns irão adiante, outros serão barrados, mas TODOS manterão a direita ocupada em discussões sem fim enquanto o poder do Foro de São Paulo cresce de um modo ou de outro. Por exemplo, se o casamento gay é aprovado, é uma vitória. Se é rejeitado, dá ocasião a novos protestos. E assim por diante. Do mesmo modo, o Foro ganha com o sucesso do PT, que amplia os seus meios de ação, ou com o fracasso do PT, que é capitalizado como argumento em favor da 'ruptura'. Hegemonia é isso: é dominar o tabuleiro e ganhar pelos dois lados. CHEGA de discutir propostas uma a uma. O que é preciso é queimar a raiz de onde TODAS elas nascem.
(Olavo de Carvalho)

"Aviso: Não peçam meu apoio a nenhum movimento que seja 'contra a Dilma', 'contra o PT', 'contra os corruptos' ou coisa assim. Só apóio o que seja:
CONTRA O COMUNISMO
CONTRA O FORO DE SÃO PAULO
Estou muito velho para perder meu tempo com VEADAGENS CÍVICAS."
(Olavo de Carvalho)

"O negócio não é 'Não vote no PT'. É NÃO VOTE EM COMUNISTA. Em nenhum comunista, seja do PT ou de onde for, seja ostensivo ou camuflado. Coisas como PSTU e PSOL são INFINITAMENTE PIORES do que o PT.
NÃO VOTE EM COMUNISTA.
NÃO VOTE EM PUXA-SACOS DO COMUNISMO.
NÃO VOTE EM CÚMPLICES DO COMUNISMO."
(Olavo de Carvalho)

"Impeachment da Dilma para que? Para trocá-la por outro membro do Foro de São Paulo?
AUDITORIA NO FORO DE SÃO PAULO - JÁ!"
(Olavo de Carvalho)

"Em vez de lutar contra infindáveis PECs, PLs, decretos, etc., tentando matar baratas pelo método de jogar uma naftalina na cabeça de cada uma, vão direto ao ponto:
AUDITORIA NO FORO DE SÃO PAULO - JÁ!"
(Olavo de Carvalho)

"Sou a favor da
manifestação contra o Foro, porém o mais urgente é persuadir o Ministério Público — ou uma CPI — a investigar as finanças dessa instituição cujos recursos, misteriosíssimos, parecem ser ilimitados.
AUDITORIA NO FORO DE SÃO PAULO - JÁ!"
(Olavo de Carvalho)

"Chega de discutir pontos particulares do programa comunista. É preciso acertar no coração do bicho em vez de apenas roer-lhe as unhas."
(Olavo de Carvalho)

"Também chega de discutir lindas 'propostas positivas' para um Brasil melhor enquanto a praga comunista não for extirpada. Quando uma jovem está sendo estuprada, não é hora de sonhar com um lindo casamento, filhinhos, uma casa própria etc. É hora de parar o estuprador."
(Olavo de Carvalho)

"Já escrevi que, na infância, eu tinha um tremendo complexo de burrice, achava que todo mundo entendia tudo e só eu era o cego perdido no tiroteio. Adotei como objetivo da minha vida entender e explicar — se possível — o que se passa. Não sou líder de merda nenhuma, não tenho ideologia definida, não tenho nenhum programa de ação a oferecer. Mas posso fornecer, aos interessados, algumas informações e análises históricas para que, no devido tempo, descubram o que fazer — e façam. Como diria o Pernalonga: That's all, folks."
(Olavo de Carvalho)


Ver também: "Quem paga?" e "Caos e estratégia", de Olavo de Carvalho.
 
15 de julho de 2013

MANIFESTAÇÃO CONTRA O FORO DE SÃO PAULO



No dia 31 de Julho em São Paulo será realizado o "XIX 

Encontro do Foro de São Paulo" Vamos nos manifestar 

contra o evento e sua realização.

 
15 de julho de 2013

PAPA APOSTA NOS "JOVENS"


A humanidade não tem cura mesmo. Há vinte séculos pensadores têm demonstrado o engodo do cristianismo, sua doutrina baseada no credo quia absurdum, sua transformação em doença de tudo que foi um dia saúde, sua anulação do homem transferindo seu destino para uma imortalidade que não existe, sua crença em um deus que tampouco existe, em uma ressurreição que não houve nem poderia haver, em uma mãe que era virgem e permaneceu virgem após o parto – enfim, a crença em tudo que a razão rejeita – e no entanto aí estão as multidões cultuando o representante máximo desta colossal vigarice oriunda do judaísmo.

Citei ontem o Anticristo. Fui reler o livro e fui tomado mais uma vez por meu entusiasmo juvenil por Nietzsche. É autor que deve ser lido na juventude, quando ainda não nos rendemos ao estatuído. Costumo afirmar que ler Nietzsche depois dos 30 é como conhecer Paris depois de velho. Temos a sensação de ter perdido uma vida – e só temos uma.

“Em sua estréia internacional – leio na última Veja – o papa Francisco terá no Rio de Janeiro uma grande chance de aproximar a Igreja daqueles que estão mais longe dela”.

De fato, o vice-deus está apostando nos jovens – estes seres informes que da vida e do mundo nada sabem – e estão infensos tanto a bobagens como rock ou superstições milenares como religião. A um custo estimado em 350 milhões de dólares – dos quais 118 milhões serão bancados pela União, Estados e municípios – o assim chamado papa dos humildes – e bota humildade nisso! – vem fazer proselitismo no Terceiro Mundo, que o Primeiro há muito a Igreja já perdeu. Cristianismo e tabagismo hoje são vícios de países pobres, que pouco ligam para a saúde. Desconheço Estado que tenha investido tal montante em dólares – de uma só tacada – na difusão de uma doutrina.

Por isso admiro os judeus. Não querem nem saber de aumentar o rebanho a força de converter gentios. É judeu quem é filho de mãe judia. São sábios os judeus: paternidade é uma questão de fé.

O cristianismo foi denunciado quase no berço. Entre 176 e 180 d.C. surgiu uma das mais virulentas críticas à noiva seita, elaborada pelo nobre romano Celso. Já naqueles dias, os cristãos eram acusados de pretender criar um Estado dentro do Estado. "Há uma raça nova de homens, nascidos ontem, sem pátria nem tradições, unidos contra todas as instituições religiosas e civis, perseguidos pela justiça, universalmente marcados de infâmia, mas que se vangloriam da execração comum".

Do livro de Celso, o Discurso Verdadeiro, não restou nada. Foi eliminado da História pela Igreja triunfante. Só nos chegou, ironicamente, o Contra Celso, de Orígenes, no qual o santo homem – aquele que se castrou porque seu sexo o escandalizava – segundo prática da época, retoma os argumentos da obra que contesta. Celso faz perguntas bastante pertinentes:

“Por que te viram então, a ti, filho de Deus, vagabundo de infelicidade, vergado sob o pavor, desamparado, correndo o país com os teus dez ou onze acólitos recrutados na ralé do povo, entre publicanos e marinheiros sem eira nem beira, e ganhando envergonhadamente uma precária subsistência? Por que foi preciso que te levassem para o Egito? Para te salvarem do extermínio pela espada? Mas um Deus não pode temer a morte. Um anjo veio de propósito do céu ordenar a ti e a teus pais a fuga. O grande Deus, que já tinha tido o trabalho de enviar dois anjos por ti, não podia então preservar o próprio filho no seu próprio país?”

É pergunta de difícil resposta. Não por acaso, os cristãos abominam Celso. O Contra Celso, texto escrito há quase vinte séculos, revela uma extraordinária lucidez, mesmo em nossos dias.

“Há muitos que, embora careçam de reputação ou nome, exercem seu ofício ao menor estímulo, com a maior facilidade, dentro e fora dos lugares sagrados como se estivessem submetidos ao êxtase profético. Outros, vagando como mendigos e visitando as cidades e os acampamentos militares, oferecem o mesmo espetáculo. Cada um deles tem as palavras na ponta da língua e usam-nas instantaneamente: “Sou Deus”, “filho de Deus” ou “espírito de Deus”. Vim porque o fim do mundo se aproxima e vós, os humanos, sereis destruídos por vossa maldade! Mas eu vos salvarei e vós me contemplareis vir novamente com poder celestial! Bem-aventurado quem agora me honre! Eu relegarei todos os demais ao fogo eterno, as cidades bem como seus países e seus povos. Aqueles que não reconheçam agora as sentenças que caem sobre suas cabeças logo se lamentarão e mudarão de opinião inutilmente! Mas aqueles que tiverem acreditado em mim, preservarei eternamente! A essas ameaças grandiloqüentes acrescentam palavras raras, meio loucas e absolutamente incoerentes, cujo sentido não pode ser compreendido por nenhum homem, por mais inteligente que seja, tão obscuras e vazias. Mas o primeiro simplório ou charlatão que as ouve pode explicá-las como lhe parecer melhor... Estes pseudoprofetas, a quem em mais de uma ocasião ouvi pessoalmente, admitiram sua fraqueza depois que os convenci e confessaram que inventaram todas suas inúteis palavras”.

Mais ou menos na mesma época, o pensador grego Luciano de Samosata constata a miséria intelectual dos novos fanáticos:

"Estes infelizes acham que são imortais e que viverão eternamente. Em consequência, eles desprezam os suplícios e se entregam voluntariamente à morte. Seu primeiro legislador os persuadiu que eles todos são irmãos. Desde que mudam de culto, eles renunciam aos deuses dos gregos e adoram o sofista crucificado cujas leis seguem. Eles desprezam igualmente todos os bens e os colocam em comum, graças à fé total que eles têm em suas palavras”.

Alertas não faltaram ao longo dos séculos. Mais contemporaneamente, Nietzsche, ao retomar as acusações dos pensadores do século II, parece estar falando das ideologias que hoje infestam os jornais. Volto ao Anticristo:

“E não subestimemos a funesta influência que o cristianismo exerceu mesmo na política! Atualmente ninguém mais possui coragem para os privilégios, para o direito de dominar, para os sentimentos de veneração por si e seus iguais – para o pathos da distância...
“Nossa política está debilitada por essa falta de coragem! – Os sentimentos aristocráticos foram subterraneamente carcomidos pela mentira da igualdade das almas; e se a crença nos “privilégios da maioria” faz e continuará a fazer revoluções – é o cristianismo, não duvidemos disso, são as valorações cristãs que convertem toda revolução em um carnaval de sangue e crime!
“O cristianismo é uma revolta de todas as criaturas rastejantes contra tudo que é elevado: o Evangelho dos “baixos” rebaixa...”

Não resisto a mais uma citação:

“A mulher foi o segundo erro de Deus. – “A mulher, por natureza, é uma serpente: Eva” – todo padre sabe disso; “da mulher vem todo o mal do mundo” – todo padre sabe disso também. Logo, igualmente cabe a ela a culpa pela ciência... Foi devido à mulher que o homem provou da árvore do conhecimento. – Que sucedeu? O velho Deus foi acometido por um pavor mortal. O próprio homem havia sido seu maior erro; criou para si um rival; a ciência torna os homens divinos – tudo se arruína para padres e deuses quando o homem torna-se científico! – Moral: a ciência é proibida per se; somente ela é proibida. A ciência é o primeiro dos pecados, o germe de todos os pecados, o pecado original.

“Toda a moral é apenas isto: “Tu não conhecerás” – o resto deduz-se disso. – O pavor de Deus, entretanto, não o impediu de ser astuto. Como se proteger contra a ciência? Por longo tempo esse foi o problema capital. Resposta: expulsando o homem do paraíso! A felicidade e a ociosidade evocam o pensar – e todos pensamentos são maus pensamentos! – O homem não deve pensar.
Então o “padre” inventa a angústia, a morte, os perigos mortais do parto, toda a espécie de misérias, a decrepitude e, acima de tudo, a enfermidade – nada senão armas para alimentar a guerra contra a ciência! Os problemas não permitem que o homem pense...
“Apesar disso – que terrível! – o edifício do conhecimento começa a elevar-se, invadindo os céus, obscurecendo os Deuses – que fazer? – O velho Deus inventa a guerra; separa os povos; faz com que se destruam uns aos outros (– os padres sempre necessitaram de guerras...). Guerra – entre outras coisas, um grande estorvo à ciência! – Inacreditável! O conhecimento, a emancipação do domínio sacerdotal prosperam apesar da guerra!
“Então o velho Deus chega à sua resolução final: “O homem tornou-se científico – não existe outra solução: ele precisa ser afogado”...

“O cristianismo não era “nacional”, não estava baseado em raça – apelou a todas as variedades de homens deserdados pela vida, tinha aliados em toda parte. O cristianismo possui em seu âmago o rancor dos doentes – o instinto contra os sãos, contra a saúde. Tudo que é bem-constituído, orgulhoso, galante e, acima de tudo, belo é uma ofensa aos seus olhos e ouvidos. Novamente recordo as inestimáveis palavras de Paulo: “Deus escolheu as coisas fracas deste mundo, as coisas loucas deste mundo, as coisas ignóbeis e as desprezadas”: essa era a fórmula; in hoc signo a décadence triunfou. – Deus na cruz – o homem nunca compreenderá o assustador significado que esse símbolo encerra? – Tudo que sofre, tudo que está crucificado é divino... Nós todos estamos suspensos na cruz, conseqüentemente somos divinos... Apenas nós somos divinos!... Neste sentido o cristianismo foi uma vitória: uma mentalidade mais nobre pereceu por ele – o cristianismo continua sendo a maior desgraça da humanidade”.

Claro que o papa argentino não se dirigirá, no Brasil, a pessoas cultas. Aliás, se fosse essa sua intenção, teria como platéia apenas um punhado de gatos pingados. Papa Paco se dirigirá aos “jovens", a esta gente que nunca leu nem vai ler. O cristianismo aposta na ignorância. Tem longa vida pela frente. O vice-deus sabe disso. E vem ceifar sua messe neste Brasil inculto.


15 de julho de 2013
janer cristaldo

NUNCA ANTES...

 

Com a economia voando, o problema da corrupção na política era simplesmente irrelevante para a maioria da população. A razoável qualidade da política econômica era como uma blindagem para malfeitos do governo. Abusos, tanto no Poder Executivo como no Congresso, foram tolerados pela grata complacência de uma nova classe média emergente.

O histórico julgamento do mensalão foi como um despertar da opinião pública, graças ao brilhante desempenho de Joaquim Barbosa à frente do Supremo Tribunal Federal. Agora, com a forte desaceleração da economia de um lado e recorrentes manifestações disparadas por redes sociais de outro, inaugura-se uma fase de baixa tolerância da opinião pública com as nossas obscuras práticas políticas.

O medíocre desempenho da economia transformou a indiferença popular em irritação incontida. A perda do poder de compra dos salários com a inflação ascendente foi como um nervo exposto tocado pela elevação das tarifas de transporte urbano.

Mas a verdade é que sobem também as mensalidades escolares, os aluguéis, as despesas com alimentos, em uma alta generalizada e perversa de preços, ao mesmo tempo em que ocorre a desaceleração do crescimento, configurando a ameaça da “estagflação”.

Prisioneiros da armadilha social-democrata do baixo crescimento, temos enorme dificuldade em perceber que a estagflação na economia e a corrupção na política são as duas faces de um mesmo fenômeno: um Estado hipertrofiado e disfuncional.

Suas digitais são visíveis em toda parte pela ininterrupta escalada dos gastos públicos como porcentagem do PIB. Sua arquitetura pertence ao Antigo Regime, mas foi preservada por sucessivos governos de uma social-democracia obsoleta, mas hegemônica por viciosas alianças com o fisiologismo de políticos conservadores.

Tiveram o mérito de democratizar os orçamentos públicos com os programas sociais de transferência de renda, mas não ousaram enfrentar os privilégios, os subsídios e as estruturas ineficientes do Antigo Regime.

A contínua expansão dos gastos públicos sob os governos militares e social-democratas causou outras dificuldades além da corrupção e do baixo crescimento. Nunca houve na História da humanidade um programa de combate à inflação que levasse tanto tempo.

15 de julho de 2013
Paulo Guedes, O Globo

AQUI É PONTO FINAL DOS PROTESTOS



15 DE JULHO DE 2013

PAROU POR QUÊ? POR QUE PAROU?

 
15 de julho de 2013
 
 



 

RELEMBRANDO O MELHOR DO DUKE. BASTA ADAPTAR AOS MOVIMENTOS DE RUA...

                                                     Com o cu na mão



15 DE JULHO DE 2013

DEBOCHE:MINISTRA DE DILMA VÊ GOVERNO EMPENHADO EM COMBATER O "MAU CUSTEIO"



Governo está empenhado em combater o "mau custeio", diz ministra
 
 
A Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, disse, nesta segunda-feira, 15, quando questionada a respeito dos cortes adicionais no Orçamento da União, que deverão ser anunciados até a próxima segunda-feira, 22, que os gastos com a folha de pagamentos do governo e com a Previdência estão sob controle e que as despesas de custeio não têm crescido.
 
Ela ressaltou, ainda que os gastos com passagens aéreas em 2012 foram menores do que em 2010 e que o governo está comprometido em combater o que entende como "mau custeio" e estimular aqueles que enxerga como investimento. A ministra não precisou, porém, o valor do corte ou a data de divulgação dos ajustes.
 
MINHA CASA, MINHA VIDA
 
Miriam almoçou em São Paulo com membros do Secovi-SP, sindicato de representa empresas de toda a cadeia do setor de construção. Em exposição sobre o Minha Casa, Minha Vida, ela afirmou que o volume de unidades contratadas nas duas fases do programa pode ser maior do que previsto no planejamento do governo federal, já que os empreendimentos que se encaixam na faixa 2, para famílias com renda média de até R$ 3,1 mil, já ultrapassaram as metas iniciais.
 
Segundo a ministra, há espaço ainda para mais um milhão de contratações, além das 2,7 milhões firmadas a partir de 2009. Destas, 45% já foram entregues. Desde o início da segunda fase do programa, foram contratadas 1,78 milhão de moradias, 75% do total previsto.
 
Acelerar a execução dos contratos da faixa 1, para famílias com renda de até R$ 1,6 mil, afirma Miriam, é um dos principais desafios de curto prazo do Minha Casa, Minha Vida. Esses empreendimentos têm custos mais apertados e costumam render margens menores para as empresas, especialmente em regiões metropolitanas.
 
Para isso, continua, o governo federal pede ajuda de prefeitos e governadores, para que deem incentivos como cessão de terrenos ou disponibilidade de infraestrutura para que as moradias sejam construídas.
 
A ministra citou como boas iniciativas aquelas adotadas em Belo Horizonte e São Paulo, em que o poder municipal e estadual subsidiam R$ 20 mil para empreendimentos que se enquadram na faixa.
 
Desde 2009, quando foi criado, o programa Minha Casa, Minha Vida recebeu R$ 177,5 bilhões em investimentos, 46% dos quais por meio de subsídios.

15 de julho de 2013
DO VALOR

OPOSIÇÃO RECOLHE ASSINATURAS PARA CPI DO BNDES

Projeto do deputado César Colnago quer acabar com sigilo de operações do banco, que teria beneficiado grupo do empresário Eike Batista em contratos

Prédio do BNDES no Rio de Janeiro
BNDES teria adiado prazos e relaxado exigências para empresas de Eike Batista (Vanderlei Almeida/AFP)
A oposição está recolhendo assinaturas no Congresso para a instalação de uma CPI mista, com deputados e senadores, para investigar as operações financeiras e de empréstimos do Banco Nacional Desenvolvimento Econômica e Social (BNDES). Estão envolvidos na busca de apoio parlamentares de DEM, PSDB e PPS. Para conseguir a instalação, é necessário obter o apoio de 171 deputados e 27 senadores.
Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo desta segunda-feira mostrou que aditivos em contratos beneficiaram empresas do grupo de Eike Batista com prorrogação de prazos de pagamento, de disponibilidade de recursos em contas de reserva e de cumprimento de exigências técnicas. Segundo os documentos obtidos, foram firmados, entre 2009 e 2012, quinze contratos no valor de 10,7 bilhões de reais com juros baixos, garantias em ações das próprias companhias ou bens que ainda seriam adquiridos.
Para o líder do PPS, Rubens Bueno, a constatação dos benefícios reforça a necessidade de investigação. "Fica claro que o governo está usando o banco para beneficiar alguns grupos especialmente escolhidos pelos consultores de alto valor de mercado do PT. Queremos investigar não só o caso que envolve as empresas de Eike Batista, mas todos os contratos do BNDES. É muito dinheiro envolvido e há suspeitas de balanços maquiados".
Na semana passada, outra reportagem do Estado mostrou que o patrimônio do BNDES encolheu 38% entre março de 2011 e março de 2013, enquanto a média dos bancos públicos e privados registrou crescimento de 25%, segundo dados de levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.
Leia também: 
Sigilo – Um projeto de autoria do deputado federal César Colnago (PSDB-ES) quer retirar qualquer proteção de sigilo bancário sobre operações financeiras e de financiamento do BNDES e suas subsidiárias. A justificativa dessa proteção foi usada pelo banco de fomento para não informar ao Congresso e ao jornal O Estado de S. Paulo qual a dívida atual do grupo empresarial comandado por Eike Batista e os pagamentos já feitos nos contratos.
O parlamentar espera que com o projeto seja possível abrir o que chama de "caixa preta" do banco. Ele argumenta que, como o BNDES é uma instituição pública, suas ações devem ter transparência total. Afirma que o sigilo bancário tem sido usado pelo banco para ocultar o desempenho dos negócios realizados e destaca que a divulgação das informações seria um custo a pagar pelos entes privados ao buscarem condições facilitadas junto ao banco
15 de julho de 2013
Veja (Com Estadão Conteúdo)

PETROBRAS ACUMULA PERDA DE R$ 2,3 BI COM VENDA DE COMBUSTÍVEIS - DIZ CBIE

Preços de venda de gasolina e diesel no país estão abaixo dos valores de importação.  Cálculos são do CBIE, com dados referentes ao período de janeiro a maio


Preços dos combustíveis importados são maiores do que os de venda no mercado interno
Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
Preços dos combustíveis importados são maiores do que os de venda no mercado interno Pablo Jacob / Agência O Globo
RIO - A valorização do dólar frente ao real, que continuou forte na última semana, além do impacto negativo nas contas da Petrobras, que tem quase 80% de sua dívida na moeda americana, vem aumentando drasticamente a defasagem dos preços da gasolina e do óleo diesel. A estatal acumula perda estimada em R$ 2,2 bilhões em sua receita, de janeiro a maio, por vender os combustíveis a preços inferiores aos de sua importação.
Do total, R$ 575,5 milhões são referentes à importação de gasolina e R$ 1,6 bilhão corresponde à importação com o óleo diesel. O cálculo foi feito pelo Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), considerando os gastos com a importação, que foram superiores à receita obtida com a venda de gasolina e óleo diesel.
A alta do dólar praticamente eliminou a ligeira recuperação nos preços dos dois produtos que a estatal tinha conseguido com o reajuste obtido no dia 30 de janeiro e depois no dia 6 de março só para o diesel. Procurada pelo GLOBO, a Petrobras informou que não comentaria o assunto.
Segundo cálculos do CBIE com base nos dados disponíveis do último dia 9, a gasolina vendida pela Petrobras em suas refinarias, sem impostos, está 25,3% mais barata em relação do que o produto comercializado no mercado internacional. Já o óleo diesel está sendo vendido pela companhia cerca de 21,7% mais barato do que no exterior.
Com o governo tentando reduzir a escalada da inflação no país, especialistas não acreditam que neste ano a Petrobras conseguirá algum novo reajuste de preços dos dois combustíveis, que representam cerca de 60% de sua receita total. Mais difícil ainda, segundo esses especialistas, será conseguir aumento de preços em 2014, ano de eleilões. Ou seja, só resta à Petrobras torcer para o dólar cair e se estabilizar.
15 de julho de 2013
Ramona Ordonez - O Globo
 

SALÁRIO DE PARLAMENTAR NO BRASIL SUPERA O DE JAPÃO, ALEMANHA E CANADÁ

 
O salário básico dos parlamentares no Brasil é maior do que o de países ricos como Japão, Alemanha e Canadá, segundo um levantamento feito pela revista britânicaThe Economist“. Se for considerado como proporção do PIB (produto interno bruto) per capita, os ganhos dos legisladores do Brasil superam o de 24 dos 29 países analisados.
 
Hoje, os deputados e senadores brasileiros ganham o equivalente a US$ 157,6 mil por ano de salário básico, ou 13 vezes o PIB per capita. O cálculo usa uma cotação do dólar em paridade do poder aquisitivo, com o objetivo de neutralizar as variações do poder de compra do dólar nas diferentes nações.
 
Entre os 29 locais examinados pela revista, apenas quatro pagam mais que o Brasil aos seus parlamentares, em termos absolutos: Nigéria, Itália, Estados Unidos e Austrália. Desses, no entanto, somente a Nigéria é mais pobre que o Brasil, em termos de PIB per capita.


 
Na Austrália, os parlamentares ganham mais de US$ 200 mil por ano, mas esse valor equivale a menos de quatro vezes o PIB per capita. Essa proporção é comum a diversos países ricos, como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Canadá e Reino Unido.
 
Na França e na Suécia, o salário dos parlamentares equivale a, no máximo, duas vezes o PIB per capita. Na Espanha e na Noruega, a remuneração dessas autoridades é muito próxima ao próprio PIB per capita do país.
 
Entre os países estudados, a Espanha é o que paga menos aos parlamentares, apenas US$ 43,9 mil por ano.
 
O levantamento da “Economist” foi feito porque no Reino Unido existe uma proposta de aumento do salário dos congressistas em 11,5%, num momento em que a renda média do país está estagnada. Se o projeto vingar, a remuneração deles subirá de US$ 105,4 mil por ano para US$ 117 mil (continuando abaixo da verificada no Brasil).
 
Custo do Congresso
 
Considerando todo o Orçamento da Câmara e do Senado, o Poder Legislativo do Brasil gasta mais, por ano, do que o de Alemanha, França, Canadá e, inclusive, Itália, país onde os parlamentares ganham mais, segundo outro estado, da Transparência Brasil, feito em 2007.
 
Hoje, os congressistas brasileiros ganham R$ 26.723,13 por mês. No entanto, apesar de terem acabado com o 14º e o 15º salários, ainda têm vários outros tipos de remuneração.
 
Os senadores têm auxílio-moradia (R$ 3.800 por mês), plano de saúde (sem limite para despesas médicas), cota parlamentar (até R$ 15 mil mensais com telefone, correio, alimentação e outros itens), passagens aéreas (cinco por mês, de ida e volta, entre Brasília e a capital do Estado que representa), carro oficial (com 10 litros de gasolina ou 14 de álcool por dia) e cargos de confiança (11 servidores comissionados, além de sete efetivos).
 
Os deputados possuem auxílio-moradia (R$ 3.000 por mês), reembolso com gastos em saúde, cota parlamentar (até R$ 34.258, dependendo do Estado que representa, para passagens aéreas, telefone, correio, alimentação e outros) e cargos de confiança (até 25 secretários, cuja soma de salários pode chegar a R$ 78 mil por mês).

15 de julho de 2013
Sílvio Guedes Crespo - UOL

LOBÃO DETONA O FORO DE SÃO PAULO

ABRINDO A CAIXA-PRETA

Por que os prefeitos e governadores revogaram os aumentos concedidos nas tarifas de ônibus e outros modais, sob a pressão das manifestações populares? Será que não tinham confiança nos valores fixados por seus órgãos técnicos?

O TCM do Rio colocou o dedo na ferida ao questionar os relatórios das empresas de ônibus, considerando seus números inconsistentes e sem credibilidade para determinar quanto o município pagará àquelas concessionárias a título de indenização pelas “perdas de receita” em função do bilhete único e das gratuidades.

Isto tudo remete à chamada caixa-preta das tarifas dos transportes, principalmente dos ônibus, processo no qual o poder público ignora quantos passageiros são efetivamente transportados pelas concessionárias. Baseiam-se em informações fornecidas pelas próprias empresas, que não são checadas.

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

É este desconhecimento dos governos que dá margem para que as empresas fraudem seus clientes, rateando o custo total de sua operação (soma dos custos de combustível, pneus e peças, salários, depreciação e manutenção dos veículos, despesas indiretas etc.) por um número de passageiros menor do que o número real dos que pagam a tarifa. O resultado é uma tarifa superior ao que seria justo, que o governo sequer sabe em quanto é superfaturada, pois desconhece o número real de pagantes.

A partir de 2010, com a bilhetagem eletrônica, as empresas passaram a ser indenizadas pelo valor correspondente ao que deixavam de receber dos passageiros que fizeram mais de uma viagem e pagaram por apenas uma, graças ao sistema do bilhete único, e dos que viajaram de graça beneficiados pela isenção (estudantes, idosos e outros).

Note-se que isto não tem nada de gratuidade, pois, na verdade, as viagens feitas sem cobrança dos passageiros beneficiados vão ser pagas pelo Tesouro Municipal, vale dizer pelo conjunto dos contribuintes da cidade.

O TCM está declarando com todas as letras sua desconfiança de que há fraude também no cálculo do valor a ser indenizado, pois o governo não sabe ao certo o valor que deixou de ser arrecadado pelas empresas por transportar gente sem cobrar. Logo, vem pagando no escuro, com base no que as empresas informam.

A caixa-preta só existe porque os governantes não se interessam por controlar o fluxo real de passageiros nos ônibus e demais modais. Quando tentei fazer este controle em 2001, como secretário estadual de Transportes, instituindo o cartão com chip controlado pelo estado, fui boicotado pelo próprio governador. As empresas de ônibus acabaram emitindo e controlando elas próprias o chamado bilhete único e informam ao governo o que bem entendem.

O TCM pode prestar enorme serviço à sociedade brasileira se obrigar a prefeitura a conhecer e divulgar todos os componentes do cálculo das tarifas e das indenizações devidas pelo transporte de passageiros não pagantes.

Auditar os números, apenas, não vai eliminar o risco de fraude no cálculo das tarifas e das indenizações. O Rio e o Brasil precisam de permanente vigilância para que os usuários não sejam explorados, nem as finanças públicas, oneradas.

15 de julho de 2013
Luiz Alfredo Salomão é ex-secretário estadual de Transportes do Rio.

BIENVENIDO A CARACAS, SEÑOR SNOWDEN



Mas saiba que muitos se questionam por que o senhor quer vir para um país que viola os princípios que defende


OESP - 13 de julho de 2013 – Peter Wilson*
senhor Snowden, vejo na imprensa que está avaliando a possibilidade de um asilo na Venezuela. Se for verdade, faço-lhe uma proposta comercial.
Acredito que você e eu poderíamos ganhar milhões de dólares aqui usando sua nova expertise em pedir asilo no exterior.

Logo verá que há milhares de venezuelanos que amariam fugir e recomeçar a vida em outros países. Longas filas de pessoas se formam todas as manhãs para pegar formulários para vistos e passaportes nas missões dos EUA e de países europeus em Caracas. Após você chegar, poderá aconselhá-los sobre a melhor maneira de sair.


Não me interprete mal. A Venezuela é um grande país, com um povo amigável e uma beleza natural de tirar o fôlego. Ela tem as praias do Caribe e as montanhas com os topos nevados dos Andes.

Deveríamos fazer uma viagem terrestre: a gasolina custa apenas US$ 0,01 o galão. Mas você poderia encontrar dificuldade para comprar um carro novo. No mínimo, precisará de paciência. Militares, policiais e funcionários públicos têm preferência.

Certo, não são os EUA. Mas eu morei aqui nos últimos 21 anos e amo o lugar. Ainda assim, a Venezuela não é para qualquer um.

Se você tem a impressão de que vai passar o restante de seus dias num paraíso tropical, pense duas vezes antes de entrar no avião para Caracas.

Talvez, queira trazer seu próprio papel higiênico. Estamos no 15.º aniversário de uma revolução que o presidente Hugo Chávez iniciou em 1999. Sim, a pobreza extrema foi reduzida como seus apoiadores apregoam, mas isso teve um custo. A economia está arrasada. O governo expropriou dezenas de empresas cuja produção sempre parece cair após cada confisco.

Hoje, caminhando pelo meu bairro, vi longas filas de pessoas se estendendo para fora de um supermercado estatal. Elas estavam esperando para comprar óleo, açúcar, frango - produtos de primeira necessidade.
A escassez de alimentos é comum. Embale um par de sapatos confortáveis se quiser comprar café, carne, farinha de trigo, farinha de milho ou massas.

Bem, você provavelmente poupou algum dinheiro daquele salário polpudo na Booz Allen Hamilton. Mas se não for em dinheiro vivo, e como o governo americano provavelmente está monitorando sua conta bancária, você vai ter problemas. Os preços andam subindo muito por aqui.

A taxa de inflação nos seis primeiros meses do ano chegou a 25%. No ano passado inteiro, ela ficou perto de 40%. Se você encontrar emprego, cuide de receber em dólares e fazer contatos imediatamente no mercado negro.
A taxa de câmbio oficial lhe dará seus 6,3 bolívares por dólar. A taxa do mercado negro é 33 bolívares por dólar e subindo, pois a moeda local perdeu quase todo seu valor.

Boa sorte para encontrar um apartamento. Com a nova lei de regulamentação do mercado imobiliário, é quase impossível desalojar inquilinos, e, com isso, poucos proprietários querem alugar seus apartamentos.

E mesmo que acabe morando num bairro chique, vai querer considerar alguma segurança (e não só para manter distantes aqueles incômodos comandos de captura dos fuzileiros navais).

C0mo posso colocar isso? Pense em tingir o cabelo de preto e dar um trato no bronzeado. Você parece demasiadamente branco, o que faz de você um alvo fácil para criminosos. E criminosos não faltam.
Caracas tem a mais alta taxa de homicídios entre as capitais do mundo e os sequestros estão em alta. Quando o sol se põe, é melhor ficar em casa, mas mesmo isso não é garantia de segurança.

Compre um plano de saúde. Embora o governo e Sean Penn gostem de afirmar que os venezuelanos têm livre acesso à assistência médica, isso é uma balela. No centro de saúde de meu pequeno povoado nos arredores de Caracas, os doentes são aconselhados a trazer seus termômetros. Remédios? Esqueça - eles não os têm.

Os pacientes são enviados para farmácias privadas até para os remédios mais banais. E os hospitais são ainda piores. Um amigo meu quebrou a perna em dois lugares e eu o levei ao hospital público. O médico nos disse que a perna teria de ser recomposta com pinos. Meu vizinho disse: "Faça-o".

O médico riu e nos disse que não tínhamos entendido. O hospital não tinha pinos; teríamos de comprá-los por uma quantia considerável em Caracas.

Você desejará ser cuidadoso ao extremo quando as luzes apagarem. Embora a Venezuela tenha as maiores reservas de petróleo do mundo, os apagões são constantes na medida em que a rede elétrica está lentamente se esfacelando.
Por isso, traga uma mala extra com baterias e velas de Moscou.

É fato que muitos venezuelanos por aqui o admiram por denunciar os programas americanos de espionagem.
Mas pense duas vezes antes de passar a perna em alguém por aqui. Temos nossa versão do Estado de vigilância e os adversários do governo dizem que são "consultores" cubanos que estão interceptando as ligações pela companhia telefônica estatal e as Forças Armadas.

Por falar nelas, você gostará de conhecer seu novo melhor amigo: o presidente Nicolás Maduro, que descreve a si mesmo como um "filho" de Chávez e já afirmou um dia que seu antecessor apareceu para ele na forma de um pássaro.
Um ex-motorista de ônibus, Maduro cumpriu a missão de estreitar laços com países com histórico de direitos humanos problemático, do Irã à Síria, de Cuba à Bielo-Rússia.
Seus defensores gostam de dizer que a democracia da Venezuela é a melhor da América do Sul, mas isso é claramente uma impostura.
As instituições políticas do país, incluindo o Supremo Tribunal de Justiça e o Conselho Nacional Eleitoral, perderam sua autonomia. Com Chávez, elas se tornaram meros apêndices do poder supremo do presidente e seus apaniguados.

Por outro lado, a vitória eleitoral do presidente em abril ainda não foi reconhecida pela oposição, que alega que ele não teria vencido não fosse uma fraude eleitoral em massa.

Não sei ao certo como está o seu espanhol, "señor" Snowden, mas eis uma rápida primeira lição. Apesar de sua campanha de consciência contra os EUA, algumas pessoas ainda podem chamá-lo de ianque ou gringo, no começo. E se prepare para ouvir um bocado as palavras fascista, contrarrevolucionário e burguês. Elas são usadas para descrever qualquer um que se oponha ao governo.
 
15 de julho de 2013
 

PT VAI MUDAR NOME PARA PTX, O PARTIDO SÓCIO DO EIKE BATISTA


Contratos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sofreram alterações para beneficiar empresas de Eike Batista.
As mudanças adiaram prazos, estenderam recursos e relaxaram exigências.
 
Documentos enviados ao Congresso e obtidos pelo 'Estado' mostram que foram firmados 15 contratos no valor de R$ 10,7 bilhões com empresas do grupo de janeiro de 2009 a dezembro de 2012 com juros baixos, garantias em ações das próprias companhias ou bens que ainda seriam adquiridos.
 
 
Uma das prorrogações foi assinada a apenas quatro dias do prazo em que a empresa deveria ter feito o pagamento. Em 15 de setembro de 2012 a UTE Parnaíba, que tem a MPX como sócia, deveria ter pago ao BNDES R$ 242,7 milhões. No dia 11 de setembro de 2012, porém, um aditivo mudou o pagamento para março de 2013.
 
O adiamento ocorreu também em contrato de R$ 240 milhões firmado em dezembro de 2009 com a empresa UTE Porto de Itaqui Geração de Energia S.A., que tem a MPX como sócia.
O contrato original previa amortização equivalente a cinco parcelas em junho de 2012, mas um aditivo postergou a quitação em 13 meses.
Outro acordo, com a Porto do Pecém Geração de Energia, na qual a MPX está envolvida, o BNDES prorrogou a exigência de desempenho técnico em seis meses: de dezembro de 2011 para junho de 2012.
 
Juros baixos
 
No entanto, as vantagens oferecidas a projetos ligados ao empresário não se resumem a adiamentos.
O maior dos contratos individuais entre BNDES e empresas de Eike, de R$ 1,4 bilhão, foi firmado em julho de 2009 para a implantação de uma termoelétrica dentro do complexo industrial de Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), que tem como acionista a MPX.
 
A unidade está em operação e, segundo o contrato, os pagamentos do financiamento do BNDES serão realizados até junho de 2026.
Os juros cobrados são de 2,77% ao ano acima da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 5% ao ano.
A taxa é inferior à Selic, que foi elevada pelo Banco Central para 8,5% ao ano na semana passada, usada pelo Tesouro para levantar recursos no mercado.
 
Há taxas de juros ainda mais favoráveis ao grupo. Em dezembro de 2009, um contrato de R$ 407,7 milhões com a LLX Sudeste para a compra de equipamentos para a construção do porto de Sepetiba, em Itaguaí (RJ), tem juros fixos de 4,5% ao ano. Na época da assinatura do contrato, a Selic era em 8,75%.
O BNDES justifica que, em linhas específicas, outras empresas também receberam juros subsidiados (leia mais abaixo).
 
Garantias. As garantias também chamam a atenção. Penhor de ações das próprias companhias, cartas de fiança assinadas por empresas do grupo e bens que ainda seriam comprados estão entre as garantias ofertadas pelo grupo EBX.Num contrato que assina como pessoa física, no valor de R$ 1,344 bilhão, para a construção de um estaleiro pela OSX, Eike oferece entre as garantias dividendos uma de suas empresas, com sede na Holanda.
Firmado em 2012, o contrato prevê amortizações a partir de 2016 e pagamento até 2034. Projetos de infraestrutura, como estaleiros, usinas e portos, geralmente são financiados no longo prazo.
No caso de Eike, a maior parte dos empréstimos vence na próxima década.
 
(Estadão)
 
15 de julho de 2013
in coroneLeaks