"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

QUEM VAI APURAR DENÚNCIAS DE QUE LEWANDOWSKI MANIPULOU PARECER TÉCNICO POR INTERESSE POLÍTICO?


 
O que se pode esperar da Justiça de um País em que o futuro próximo presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça é apontado pela revista Veja como o principal manipulador de um esquema, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, que viabilizou a aprovação das contas do PT no escândalo do Mensalão e permitiu o também milagroso endosso das contas da campanha presidencial de Dilma Rousseff?
Em qualquer País com um mínimo de seriedade, teria de ser proposta, no mínimo, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, no Congresso Nacional, para investigar tais denúncias que desmoralizam completamente o Judiciário. Uma denúncia pública do auditor do TSE Rodrigo Aranha Lacombe revelou que a Justiça Eleitoral manipula pareceres técnicos para atender a interesses políticos.
O que fará o Conselho Nacional de Justiça? A Procuradoria-Geral da República também não vai fazer nada diante de tal denúncia da Veja? OAB falará nada? Forças Armadas, também? Quem vai ter a mínima coragem de apurar a denúncia de que Lewandowski manipulou um parecer técnico por mero interesse político? A resposta mais provável no Brasil da impunidade é: Ninguém! E, se alguém apurar, é enorme a chance de dar em nada...
Na reportagem da edição 2334, “A Ordem Veio de Cima”, Lacombe acusa, diretamente, Lewandowiski de cuidar, pessoalmente, da manipulação das contas da campanha de Dilma – que nem poderia ter tomado posse no trono presidencial, se a contabilidade tivesse sido rejeitada. O mesmo auditor Lacombe também denunciou que seu parecer condenando as contas do PT, em 2003, simplesmente desapareceu.
O sumiço do documento teria funcionado como uma espécie de “queima de arquivo” de papéis que comprovariam o esquema do Mensalão – sem que o STF tivesse de apelar para a questionável “teoria do domínio do fato” na hora de condenar os principais acusados de formação de quadrilha. Mas, apesar da denúncia do auditor, é mais fácil um mensaleiro passar pelo buraco de uma agulha, mesmo com a cueca cheia de milhões de dólares roubados, que algo acontecer a um poderosíssimo ministro do STF...
A revelação da Veja deveria servir para o lançamento nacional de uma campanha nas ruas pelo inédito impeachment de Ricardo Lewandowski do endeusado cargo de ministro da mais alta corte judicial do Brasil. O caso, como tantos outros, deve dar em nada. Se bobear, o sucessor de Joaquim Barbosa e atual vice-Presidente do STF, ainda abre um processo contra o Lacombe. E sai da história como vítima.
A denúncia de Lacombe é um sinal de alerta para o que pode acontecer a partir de quarta-feira que vem, quando o STF começa a apreciar os recursos da defesa de 11 dos 25 condenados na Ação Penal 470 – o julgamento que só vai acabar quando realmente terminar, em data ainda não prevista. Cresce o risco de impunidade – o que exigirá uma pronta resposta das ruas, única coisa que mata de medo o sistema de governança do crime organizado no Brasil. A grande polêmica é se os tais embargos infringentes valerão ou não. Tudo pode acontecer...
Quem tem pena é galinha
É grande a reza e a aposta nos meios petralha para que José Dirceu, Delúbio Soares e mais sete réus sejam absolvidos do crime de formação de quadrilha, a partir de quarta-feira, quando começa o julgamento dos recursos do Mensalão.
A torcida petralha espera que Teori Zavascki e Luiz Roberto Barroso, dois novos semideuses do STF, que não participaram da primeira fase do julgamento da Ação Penal 470, repitam o mesmo procedimento do recente julgamento do senador Ivo Cassol – que acabou absolvido do crime de formação de quadrilha.
Se Dirceu, Delúbio e outros sete forem poupados, eles se livram da pena de prisão em regime fechado e poderão trabalhar normalmente durante o dia, tendo apenas de dormir em algum estabelecimento penal agrícola, industrial ou similar – o que vão consolidar a imagem deles como super heróis da petralhada...
Agenda
Veja no YouTube documentário completo mostrando a origem, formas de atuação e objetivos do movimento comunista-socialista nos EUA.
Briga entre eles
O Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro detonou a petralhada em documento escrito para o Foro de São Paulo – em recente reunião das esquerdas do continente, na capital paulista:
“Aqui neste Encontro, os reformistas que dão sustentação aos governos petistas tentarão, mais uma vez, iludir os companheiros, dizendo que o ressurgimento das lutas de massa no Brasil se deve ao fato de o povo querer ampliar as mudanças trazidas pelos governos petistas. Nada mais falso. A opção dos governos petistas pela governabilidade institucional e pelo “neodesenvolvimentismo” capitalista é principal responsável pela explosão de amplos setores da sociedade brasileira. Na verdade, como um pavio de pólvora, um novo reajuste das tarifas de transporte público (todo ele nas mãos de máfias da iniciativa privada), desmontou a mentira oficial de que os brasileiros viviam felizes e em harmonia, num capitalismo “de rosto humano”. O sucateamento e a privatização da saúde, da educação e dos serviços públicos em geral são os fatores determinantes da revolta popular”.
Na visão do PCB, o PT, há 11 anos no poder, não é “progressista nem anti-imperialista”...
Mãos Limpas
 
Porto ocupado
Cerca de 300 ex-catadores de materiais recicláveis do lixão de Itaóca e moradores do município São Gonçalo promovem, desde cedo, um protesto pacífico de ocupação, por uma  semana, pedindo o fechamento do Porto Logístico do COMPERJ/PETROBRAS, situado na Praia da Luz, que é o maior empreendimento da empresa no País.
Eles denunciam a ausência de contrapartidas sociais e ambientais da PETROBRAS e da empresa Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A. que tem empreendimentos na região como o Porto logístico do COMPERJ por onde passam equipamentos pesados, Estrada e um Oleoduto (pela empreiteira EGESA) que está sendo construído em Área Residencial.
A obra ameaça demolir, sem diálogo, a sede da Cooperativa de Recolhimento de Óleo pelo Meio Ambiente (COOPEMA) formada por ex-catadores de materiais recicláveis do antigo Lixão de Itaóca, atualmente desativado.
Contra a impunidade
O presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcanti, convida a imprensa para acompanhar a entrega das assinaturas da petição online contra a Proposta de Emenda à Constituição, que pretende modificar a forma com que os promotores de Justiça apuram fatos praticados por prefeitos, Secretários Estaduais e  deputados Estaduais.
 
Os promotores paulistas são contra a PEC01/13 - de autoria do deputado petebista Campos Machado.
 
A entrega será nesta segunda-feira, a partir das 15 horas, na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde o presidente da casa Samuel Moreira (PSDB) receberá o documento.
 
Petição
O médico Milton Simon Pires, contumaz articulista neste Alerta Total, enviou aos deputados e senadores um abaixo-assinado para impedir, definitivamente, os vetos à Lei do Ato Médico.
Milton revela que o desgoverno petista tenta esconder o caos instalado na saúde pública brasileira.
Sinos restaurados e high tech
O Cardeal Dom Odilo Scherer reza logo mais, às 19 horas, uma missa para celebrar o restauro completo dos seis sinos do Mosteiro de São Bento.
Além da limpeza das peças em bronze (a maior pesando 5,5 toneladas e a menor 690 Kg) e da reforma e pintura da estrutura que sustenta os sinos, foi instalado um sistema eletrônico de acionamento com programação monitorada via internet.
A recuperação foi patrocinada pelo Comolatti – um dos principais grupos do setor automotivo no Brasil.
Quinteto Fantástico


Os cinco atores seriam perfeitos para atuar em que filme famoso de Hollywood?
Bolça Preguissa


Nova proposta para o arsenal assistencialista-eleitoreiro do desgoverno Petralha...
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

12 de agosto de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

QUEM VAI APURAR?


 
De acordo com  a reportagem publicada na Revista Veja (edição 2334 - 14/08) -"A ordem veio de cima"- fica comprovado que Ricardo Lewandowski , ex presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), não passaria de um tremendo mau caráter, um homem sem escrúpulos, que, para ocupar o atual cargo, só seria possível mesmo nessa infelizmente pobre e desmoralizada republiqueta comandada por um mega quadrilha que envolve os três poderes.
 
O pior em tudo isso é que ninguém faz absolutamente nada. Onde está a oposição? onde está a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)? Fazendo proselitismo para o governo? Onde está a própria justiça? Onde estão as FFAA, que seriam em último caso a guardiã dos princípios constitucionais?
 
12 de agosto de 2013
Humberto de Luna Freire Filho é Médico.

O CONGRESSO DA VERGONHA


 
Reportagem de O Globo mostra senadores usando verbas públicas para pagar despesas pessoais, inclusive de combustível de seus jatinhos. O despudor, em um país de tantos pobres e indecente miséria, é escancarado.
 
Eles não querem saber, o mote é: usar tudo que é público, especialmente o dinheiro, exceto o hospital, que tem que ser o Sírio-Libanês, como o prova Sarney, o campeão da hipocondria à custa do Estado, que foi para lá se tratar de uma simples dengue ou sinal no bigode!
 
O senador sem voto, Lobão, o que disse “fiz campanha para ser suplente” e que “não há mais vestais no Senado”, após a cassação de Demóstenes Torres, sem o mínimo pudor e respeito pela opinião do povo, fecha o assunto com a declaração  definitiva, de que “o que é ética para você pode não ser para mim”, sacramentando o conceito de ética relativa, que move seus pares, nada díspares, todos sob o manto do “vício insanável da amizade”, eufemismo de “locupletação”.
 
E são esses “amigos” é que vão propor a reforma política?
 
Ou as manifestações retornam ou definitivamente este país não tem jeito!!

12 de agosto de 2013
Luiz Sérgio Silveira Costa é Almirante - reformado.

"LA GARANTIA SOY YO"


 
A promiscuidade provável - porém velada - que existe entre o Governo do PT e alguns Institutos de Pesquisa de intenção de voto assemelha-se à historinha do vendedor paraguaio - nada contra a a dignidade do povo paraguaio - que, quando indagado sobre a qualidade do que estava vendendo respondia " la garantia soy yo". 
 
O problema aparecia quando o produto, numa das primeiras vezes que era colocado em uso prático, não funcionava, e aí via-se que a garantia não tinha endereço. 
 
Qual a analogia? 
 
Antes dos protestos que sacudiram o país durante o mês de junho, a popularidade da presidente Dilma atingiu incríveis 66%, produto nitidamente falsificado mas com garantia dos principais institutos de pesquisa, interessados em resultados favoráveis ao governo com o qual se entrelaçavam. 
 
A estrepitosa vaia na abertura da Copa das Confederações, o primeiro teste real da autenticidade do índice, mostrou que a garantia era do tipo paraguaia.
Logo após a eclosão das manifestações de junho, o novo percentual caiu, em curto espaço de tempo, a também incríveis 30%, um assustador e inverossímil grau de volubilidade do eleitor brasileiro, levando a sociedade consciente a desconfiar das garantias oferecidas.
 
Por conseguinte, a credibilidade do vendedor também despencou. 
Com a aparente retomada do sono do gigante, os institutos estão voltando lentamente a se pronunciar. Com garantias por enquanto mais cautelosas, elevando a popularidade a modestos 36% mas acentuando que a única maneira do PT vencer as eleições presidenciais  no primeiro turno seria com Lula, fazendo renascer o entrelaçamento com o governo. 
 
Certamente, trata-se mais uma vez, de "la garantia soy yo", já que o vendedor dificilmente recuperará a credibilidade. 
 
É natural também que ele torça para que não ocorra outro teste real tipo abertura da Copa das Confederações.
 
12 de agosto de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra – reformado.

O HUMOR DO DUKE



12 de agosto de 2013
 

SURPREENDENTE: OPRAH WINFREY, APRESENTADORA DE DOS EUA É VÍTIMA DE RACISMO NA SUIÇA



A vendedora de uma sofisticada loja de Zurique, sem reconhecer Oprah, negou-lhe mostrar uma bolsa de couro de crocodilo, solicitada pela apresentadora, sob o argumento de que o produto, caro demais, estaria fora das suas posses. Depois que o incidente foi noticiado o governo suíço pediu desculpas, embora a dona da loja, tenha afirmado que tudo não passou de um mal entendido e que não demitiu e nem vai demitir a vendedora.
 
Foto: Captura imagem/"thepassiranews"
Oprah fala do desagradável incidente ao jornalista Larry King
 
A notícia de que a bilionária e famosa afrodescendente americana Oprah Winfrey, 59, apresentadora e empresária de TV, proclamada pela revista "Forbes”, como a celebridade mais poderosa do mundo", foi vítima de um ato de racismo na Suíça surpreende e por vários aspectos.

Primeiro por envolver uma das mulheres mais populares do mundo, depois por ter acontecido num país tido e havido como um dos mais civilizados do planeta.

Oprah só tornou público o incidente, quase um mês depois, numa entrevista ao lendário jornalista a Larry King, no "CBS" dos Estados Unidos.

Oprah Winfrey estava hospedada no luxuoso hotel Dolder Grand, em Zurique, Suíça, no final de julho, onde fora, para assistir a cerimônia de casamento da cantora Tina Turner, com o produtor musical Erwin Bach. Os hotéis cinco estrelas da região foram invadidos por famosos de todas as partes do mundo, atraídos pelo acontecimento.

O desagradável incidente com Oprah aconteceu num dos dias que em que antecederam a cerimônia: a apresentadora passeava pelas ruas da cidade quando foi atraída por uma bolsa exposta numa vitrine blindada. Tratava-se de uma autentica Jennifer Bag, um assessório criado pelo estilista Tom Ford, em homenagem a atriz americana Aniston Jennifer, amiga de Oprah, feita com pele de crocodilo.
 
Foto: EPA
Essa é a loja, a filial suíça da "Trois Pommes" uma rede de boutiques entre as mais sofisticadas e glamorosas da Europa, frequentada apenas por famosos e endinheirados
 
Oprah contou que entrou na loja e pediu para ver a bolsa exposta na vitrine.

Certamente sem reconhecer Oprah à funcionária respondeu: "Não, essa é cara demais".

Oprah, dona de uma fortuna avaliada em mais de US$ 2,5 bilhões (R$ 5,7 bilhões), afirmou que insistiu e obteve uma resposta ainda pior: "Não, a senhora não pode pagar por esta bolsa, é melhor dar uma olhada nesta", teria dito a vendedora, mostrando um acessório de menor valor.

A bolsa realmente é cara demais, custa atualmente, na mesma loja, 28 mil euros (cerca de R$ 86 mil), não o suficientemente cara para Oprah.

Indignada com o tratamento, certamente por ela ser negra e não está vestida sofisticadamente, a estrela americana costuma trajar-se discretamente fora das câmeras, disse na entrevista que chegou a pensar em comprar a loja inteira:

"Eu queria criar um momento Pretty Woman, pelo gosto de dizer a vendedora, “Grande erro”! Mas então pensei que com essa atitude poderia beneficiá-la com uma fortuna em comissão, o que seria um prêmio, pela grosseria, por isso desisti", acrescentou bem humorada.

Referia-se a uma cena clássica do filme Uma Linda Mulher, estrelado por Julia Roberts e Richard Gere.
 
Foto: Divulgação
A fonte da discórdia: a bolsa Jennifer Bag, projetada pelo estilista Tom Ford,
ao preço de R$ 86 mil, a unidade
Após a divulgação da história, o Suisse Turisme, órgão do governo que promove o turismo na Suíça, pediu oficialmente desculpas a apresentadora. A porta-voz do órgão, Daniela Bar, disse: "Estamos muito envergonhados e pedimos desculpas, em nome do turismo suíço pelo que aconteceu” – e acrescentou – “Esta vendedora agiu de forma inadequada.“

A mídia local, repercutiu e condenou com estardalhaço o fato e lamentou, a impressão que Winfrey acabou levou da Suíça.
 
Foto: Fame Flay UK
A empresária, Trudie Gotz, proprietária da loja, diz que tudo não passou de um mal entendido.
 
A proprietária da cadeia de lojas, "Trois Pommes", a famosa empresária Trudie Goetz, uma das convidadas presentes ao casamento de Tina Turner, também se desculpou, pelo comportamento de sua funcionária, embora tenha garantido que toda esta polêmica não passou de "um mal-entendido".

Diz que a funcionária na verdade queria mostrar outras opções do mesmo produto que estaria num andar superior da loja e por falha de comunicação, do inglês da vendedora, acabou sendo interpretada erroneamente pela apresentadora.

Segundo ela, qualquer vendedora quer vender uma bolsa naquele valor, que conhece a moça de longa data, sabe que ela não é racista, a tem como excelente profissional e que não viu motivo, no incidente para que ela fosse demitida.

A vendedora foi apenas transferida para outra filial, para evitar assédio da imprensa e curiosos.

Não é a primeira vez que Oprah Winfrey foi discriminada em uma dessas lojas sofisticadas: em 2005, a rede Hermes teve que lhe pedir desculpas por ela ter sido convidada a se retirar de uma de suas lojas em Paris, sem nenhuma explicação.

O incidente na loja desencadeou uma saraivada de críticas à Suíça, onde a mídia noticiou nesta semana que os imigrantes que estão no país na condição de asilados, estão, bem ao estilo 'apartheid', proibidos de frequentar alguns espaços públicos como piscinas municipais, estádios e bibliotecas, gerando críticas do grupo “Human Rights Watch”.
 
Foto: Divulgação
SUIÇA: cartaz racista contra imigrantes
A Suíça claramente tem atitudes contraditórias em relação aos emigrantes: por um lado, emprega um grande número de profissionais estrangeiros, por outro lado, o Partido Popular, o maior no parlamento, faz longa oposição à imigração bandeira que é um elemento-chave de seu apelo eleitoral. O partido já foi acusado de racismo por suas campanhas contra imigrantes, a mais conhecida foi um cartaz de uma ovelha branca chutando uma negra, expulsando-a do espaço de uma bandeira suíça.

Com última curiosidade desta história o jornal inglês Daily Mail destaca que é no mínimo estranho que Oprah Winfrey tivesse sido flagrada, interessada em comprar uma bolsa feita de couro de crocodilo, já que é fervorosa defensora dos animais e lidera campanhas radicais contra o uso de roupas e assessórios feitos de pele de animais e chegou a ser nomeada, em 2009, personalidade do ano, pelo grupo de direitos dos animais PETA.

12 de agosto de 2013
Postado por Toinho de Passira
Fontes: Huffington Post, The Local, The Daily Mail, Miami News Day, Reuters, Tages-Anzeiger

SÓ NO BRASIL...


 ...É adotado um modelo de tomada que nenhum outro país usa (à exceção do Haiti, talvez, segundo informações, mas Haiti não conta, não é?);


...Duas empresas participam de uma licitação, previamente combinadas entre si, onde a ganhadora oferece parceria à perdedora na execução da obra;

...Um magistrado é perseguido até por seus pares por fazer Justiça de verdade;

...O povo elege os piores políticos para depois ir às ruas pedir suas renúncias;

...Um presidente se orgulha da sua condição de analfabeto;

...O governo federal incentiva e financia protestos públicos;

...O Tribunal Superior Eleitoral fornece dados cadastrais dos eleitores a uma empresa;

...O governo federal avaliza uma operação de empréstimo de 662 milhões de dólares a um estado (o Maranhão dos Sarney) para que o mesmo quite suas dívidas com a própria federação;

...Existem dezenove parques eólicos prontos há um ano que não geram um watt sequer por falta de linhas de transmissão;

...O governo federal perdoa dívidas de países cujos governantes têm fortunas pessoais várias vezes maiores que as dívidas;

...A reforma de um estádio de futebol custa o dobro da construção de outro igualzinho e demora o triplo de tempo para ficar pronto;

...Uma presidente da República que não respeita o povo declara ter profundo respeito por um extraterrestre (não é o Lula, é o ET de Varginha);

...O então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (Lewandowski, quem mais?) some com pareceres técnicos que reprovam contas do partido do governo que impediriam a posse de um poste na presidência da República.
 
12 de agosto de 2013

CAPILÉ É CURTE 15 MINUTOS DE FAMA, SEM PERCEBER QUE ESSA NOTORIEDADE VAI DESTRUIR A ORGANIZAÇÃO PETISTA "FORA DO EIXO"

 
“Onde foi que eu errei?”

O criativo militante Pablo Capilé, criador da rede Fora do Eixo, sempre esteve fora do noticiário da imprensa. Justamente por ser anônimo, podia viver à sombra do PT e de outros partidos, conseguindo seguidos patrocínios culturais que aplicava no fortalecimento da organização Fora do Eixo, que é uma extensão de sua própria vida, pois Capilé mora na sede da instituição, um casarão no bairro do Cambuci, em São Paulo, onde também vivem e trabalham cerca de 30 militantes do PT, digo, do Fora do Eixo.

Sua atividade principal era organizar feiras amadoras de música, cinema, poesia etc., sempre bancadas pelo poder público (governos federal, estaduais e municipais, empresas estatais) e pela iniciativa privada, mas sem que os participantes  recebessem um só centavo, sob o argumento apresentado por Capilé de que o Fora da Eixo estava dando “visibilidade e divulgação” ao trabalho deles.


Por alardear um trabalho cultural de importância junto aos jovens, Capilé foi conseguindo cada vez mais patrocinadores, entre os quais a Petrobras. E assim o militante petista foi ampliando a organização para atingir todo o país, e realmente estava tendo êxito, pois já funcionam casarões comunitários em outras quatro capitais – Belém, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.

 COLETIVO MÍDIA NINJA

Por sugestão de Bruno Torturra, que é um experiente jornalista, Capilé decidiu criar o “Coletivo Mídia Ninja”. Além de comprar os equipamentos necessários para fazer as filmagens e transmissões ao vivo, permitiu que todos os colaboradores de Torturra também fossem morar no casarão do Cambuci.

Aqui vale uma importante explicação. A chamada Mídia Ninja é uma forma alternativa de jornalismo, que começou com os primeiros celulares que batiam fotografias, fazendo flagrantes que passaram a ser usados por jornais, revistas e emissoras de TV. Depois, as possibilidades se ampliaram com os celulares que filmavam, qualquer um podia ser cinegrafista.

E quando passou a haver conexão dos celulares e de pequenas filmadoras à internet, começaram então as transmissões ao vivo chamadas de Mídia Ninja, de dentro dos acontecimentos, com uma liberdade muito maior do que os jornalistas profissionais, que ainda trabalham com equipamentos de maior porte.

Hoje, a Mídia Ninja é um sucesso retumbante e tende a crescer cada vez mais, em todos os países do mundo. Mas muita gente continua confundindo o “Coletivo” (criado por Capilé para prestar serviços ao PT) com o verdadeiro movimento Mídia Ninja, que é essa forma ampla, alternativa e livre de filmar eventos de todo tipo, sem estar servindo aos interesses de nenhum partido ou organização.

SER FAMOSO SAI CARO…

Quando a Tribuna da Imprensa publicou a série de artigos denunciando as ligações do Fora do Eixo e do Coletivo Mídia Ninja com o PT, na última semana de julho, Pablo Capilé subitamente se transformou numa celebridade. As matérias da Tribuna eram reproduzidas num número enorme de sites e blogs, circulando em alta velocidade na internet, e a grande mídia teve de também correr atrás.

Foi assim que Capilé rapidamente se tornou um astro da comunicação, com direito a página inteira em O Globo e entrevista no programa RodaViva. Não percebeu que desfrutar esses 15 minutos de fama foi seu maior erro. Se tivesse ficado quietinho no casarão do Fora do Eixo, não teria o desprazer de enfrentar as graves denúncias que contra ele passaram a inundar a internet.

Agora se conhece nos mínimos detalhes como funciona o Fora do Eixo, que é uma espécie de seita político-cultural. Os corajosos depoimentos da cineasta Beatriz Seigner e da jornalista Laís Bellini, por si só, já são suficientes para destruir qualquer herói de pés de barro, como Capilé.

Ele não pode mais se esconder atrás da máscara da falsa defesa da cultura. Portanto, os governos estaduais e municipais, as empresa estatais e privadas que apoiavam o Fora do Eixo não terão justificativas para manter os patrocínios, e assim a criativa organização fundada por Capilé tem um encontro marcado com o fracasso.

Quanto ao movimento Mídia Ninja, não vai morrer nunca, seu trabalho terá cada vez mais qualidade técnica e repercussão, sem estar subjugado a qualquer partido ou ideologia política.

Por fim, agradecemos aos muitos comentaristas que nas últimas semanas têm enviado ao blog matérias, depoimentos e gravações no YouTube que desmontam a farsa da organização Fora do Eixo.

NÃO É ONDA, E TSUNAMI


Não vai dar certo essa história de a presidente Dilma mudar seu jeito de ser e passar a reunir-se rotineiramente com as bancadas dos partidos que a apoiam. Porque nada mudou debaixo do sol.

Deputados e senadores saem do gabinete presidencial apregoando que tudo está diferente, que a chefe do governo injeta litros de otimismo nas veias de cada um, que o Brasil está dando certo, voltou a crescer, recebe outra vez montes de investimentos externos e debelou a perspectiva de inflação.

Na verdade, não é bem assim, porque Suas  Excelências aproveitam a oportunidade de aproximar-se da chefe para fazer queixas,aliás, muitas delas justas, e obter vantagens como compensação. Além do que, as dificuldades continuam as mesmas.

O povão não deixou as ruas e permanece em estado de rebelião, exigindo não se sabe mais bem o quê, mas invadindo assembleias, câmaras de vereadores, prefeituras  e, ninguém se engane, logo de novo estarão nas rampas e salões do Congresso e dos ministérios. Prevê-se para o Sete de Setembro manifestações capazes de ofuscar os desfiles militares, ainda que cautelosamente previstos para a parte da tarde, depois que os soldados tiverem retornado aos quartéis.

Numa palavra, a insatisfação e a indignação permanecem, significando que melosos  colóquios entre Executivo e Legislativo pouco exprimem em termos de pacificação nacional. Muito  menos a liberação de verbas para emendas parlamentares ou a promessa de envio de recursos para obras de infraestrutura por enquanto realizadas no papel e nos microfones.

Nem o governo nem os políticos dão-se conta do que acontece no país.  Não se trata de acomodações, mas de rebelião  mesmo, das grandes. A paciência nacional esgotou-se, tanto faz se a administração atual paga pelos pecados das anteriores. A Nação revolta-se  contra o Estado, atropelando o Governo, em primeiro lugar.

Os otimistas  supõem que tudo possa acertar-se com as  eleições do ano que vem, quando o eleitorado rejeitaria a maior parte de seus representantes e passaria o Brasil a limpo. Pode não dar tempo. Nem haver material humano em número suficiente para significar renovação completa.
A rebelião está em marcha, de conseqüências imperscrutáveis.
Mais até pela mudanças das mentes do que das ações. Esgotou-se a estratégia de trocar seis por meia dúzia, quer dizer, para o sentimento nacional são todos farinha do mesmo saco, importando menos se quem governa é o PT, o PSDB, o PMDB ou que outro partido seja.

A onda levantada em junho não dá sinais de desaguar placidamente na praia, cobrindo no máximo nossos tornozelos. É tsunami mesmo, que a boa vontade e a inusitada mudança de postura da presidente Dilma pouco irão alterar.

AGUENTAR O TRANCO

A pergunta que se faz é se as instituições vigentes disporão da força necessária para aguentar o tranco. O Judiciário dá sinais de fraqueza quando o  Supremo Tribunal Federal abre as portas para novo julgamento dos mensaleiros, ao tempo em que admite  a inusitada situação de parlamentares serem condenados à cadeia e continuarem mantendo seus mandatos.

O Legislativo cultiva o  mesmo corporativismo de sempre e nenhuma iniciativa tomou ate agora para reformar de verdade as estruturas políticas e eleitorais.O Executivo enclausurou-se no expediente de liberar verbas para reconquistar apoio, mas em momento algum dispôs de coragem para extirpar métodos fisiológicos em seu relacionamento com o Congresso.

Mas tem mais, muito  mais. Os instrumentos legais da sociedade civil  pensam voltados para seus interesses. A Ordem dos Advogados do Brasil e as associações de magistrados atacam o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, por ter ele  adquirido um apartamento em Miami, mas silenciam diante da mesma morosidade de sempre no julgamento das causas em tramitação nos tribunais. Milhares de reivindicações trabalhistas justas, necessárias e óbvias permanecem dormindo nos tribunais através de influências e expedientes  contrários ao Bom Direito.

Entidades centenárias rendem-se a pressões partidárias para silenciar em troca de favores publicitários do poder público. 
A proliferação de ONGs fajutas criadas para mamar nas tetas do  governo atropelam as sérias e honestas. 
Sindicatos omitem-se diante das reais necessidades do trabalhador para partidariamente receberem migalhas ofertadas  da mesa dos banquetes do poder.

O Estado encontra-se em frangalhos, tanto quanto as instituições nacionais.

A Nação reage. Ignora-se onde vão dar as coisas, mas seria bom tomar cuidado. Do caos, geralmente brota o caos.

12 de agosto de 2013
Carlos Chagas

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA HÉLIO FERNANDES

O STF condena o senador Ivo Cassol, por corrupção. Exercerá o mandato da prisão?

Roberto Gurgel, Procurador Geral, morosidade da Justiça, que pode ser cumplicidade. O povo nas ruas em Sete de Setembro e contra corruptos na CPI dos Ônibus. O MENSALÃO e o CARTELÃO podem incendiar as ruas.

Cassol: De dia no Senado, de noite na prisão 

Quando era presidente, FHC retumbou: “Sem medidas provisórias não existe governabilidade”. Exagero. Agora, 10 anos depois, Dona Dilma garante aos parlamentares do “toma lá, dá cá”: “Vou cortar o envio de medidas provisórias”. Exagero.

O que é rigorosamente verdadeiro, aceitável e compreensível: essas medidas provisórias foram criadas pelo presidente De Gaulle, mas para acelerar a tramitação. Ele enviava a medida provisória, o Congresso tinha 30 dias para votar ou era arquivada, e o presidente não poderia mandar outra sobre o mesmo assunto, durante 2 anos.

Se fosse votada, valia o resultado. Aprovada, se transformava em lei imediatamente, sem intervenção de mais ninguém. Recusada, era arquivada, e a restrição para envio de outra, os mesmo dois anos.
Um dia perguntaram ao presidente Roosevelt, como definiria os Três Poderes. Resposta:
“O legislativo legisla, o Executivo executa, e o Judiciário diz se aquilo que  foi legislado pelo Legislativo e executado pelo Executivo é constitucional ou não?”.

Nenhum Poder acima do outro. Para garantia do cidadão-contribuinte-eleitor, intocável só a Constituição. Que maravilha viver.

A DEMOCRACIA EM PERIGO

A impunidade do CARTELÃO em São Paulo ameaça a tranquilidade do país, e pode fazer tudo voltar a 1964. Por que a Siemens, que já cometeu os mesmo crimes em mais de 50 países, completamente à vontade, praticaria a autoconfissão, ou a confissão da alta corrupção?

Todos os membros da cúpula do PSDB de SP deviam pagar royalties a Lula, por usar ou utilizar a sua expressão: “Eu não sabia de nada”. Alckmin, que era o vice poderoso desde 1994/98, em 2001 assumiu quando Covas se licenciou, e nesse mesmo 2001, Covas morreu. Isso já foi dito aqui fartamente, Alckmin passou a se governador de verdade.

Se o CARTELÃO contaminou tudo e todos, por que só o governador de fato não sabia de nada? Ficou anestesiado? E por que ninguém, nenhum jornal, rádio, televisão aberta ou paga, faz as contas de quantos BILHÕES custou esse CARTELÃO, denunciado pela própria Siemens?

Nada nesse CARTELÃO pode ser varrido dos gabinetes, corre o risco de ser devolvido pelo povo nas ruas.

(O TSE pode se livrar da contaminação com o SERASA e pela enormidade de ter fornecido para essa empresa, que trabalha para bancos e agiotas, os dados de 141 milhões de cidadãos, toda a população brasileira. Não registrando a candidatura dos corruptos de São Paulo, pode se recuperar).
É a democracia ameaçada.

O STF TAMBÉM AMEAÇA A DEMOCRACIA

Depois de um longo tempo de espera, até que Dona Dilma e PT encontrassem dois ministros com perfil de que “não concordam com muita coisa que o STF já decidiu”, esse Tribunal começa a se envolver e quem sabe devolver a tranquilidade para alguns já condenados.

Liguem a televisão, protestem (se for o caso), tudo recomeça depois de amanhã, quarta-feira.
Os dois ministros já começam a “cumprir” o que os nomeadores esperavam deles. O clima do Tribunal, numa parte, de insatisfação.
Noutra, de receio com o que for decidido, ou melhor, “desdecidido” em relação ao que estava julgado. Receio do povo nas ruas e do que pode acontecer nas ruas no Sete de Setembro.

Os novos ministros podem fazer tudo, menos provar à opinião pública que têm perfil “profile”.
Se a democracia corre risco por causa do CARTELÃO do PSDB, o que dizer de uma possível reviravolta no julgamento do MENSALÃO?
Tenho receio pela volta de uma ditadura, sei o que estou dizendo.
Haja o que houver, lutarei contra ela. E os senhores ministros, poderosos e intocáveis, alguma vez lutaram contra qualquer coisa?

Por favor, não se desliguem do MENSALÃO e do CARTELÃO. Os que vão morrer te saúdam. E há ainda o baixo astral do Procurador Geral, que devia ser DENUNCIADO em vez de DENUNCIAR.

PROCURADOR GERAL ROBERTO GURGEL: MOROSIDADE, SINÔNIMO DE CUMPLICIDADE?

Ele cai na expulsória na quinta-feira. Uma semana antes faz três acusações gravíssimas, vai para casa “gozar” a aposentadoria, deixa o problema para o plenário do Supremo. Mas devia ser investigado antes de receber os salários de aposentado.

As denúncias que o Procurador fez, com lentidão insuportável.

1 – Pediu a cassação do mandato de Dona Roseana Sarney, reeleita em 2010. Três anos de mandato cumprido, faltam 13 meses para a eleição. Ele está no cargo há 4 anos, ela foi reeleita há 3, por que esperou tanto tempo para denunciá-la? Quem investigará o caso e a morosidade?

2 – Pediu a cassação do mandato do deputado Garotinho. Acusação textual: “Em 2003, conseguiu 655 mil reais para o PMDB, como financiamento da campanha a presidente, em 2006”. O procurador devia pelo menos respeitar os fatos. Garotinho foi candidato a presidente em 2002, por que recolheria dinheiro para a campanha de 2006? Pertencia ao PSB, por que procurar dinheiro para o PMDB?

3 – Também quer a cassação de Dona Garotinha, eleita governadora do Estado do Rio em 2002.
Garotinho deixou o mandato em abril de 2002, passou o governo para a vice, Dona Benedita, do PT, que ficou no cargo durante 9 meses. Em outubro desse mesmo 2002, Dona Garotinha se elegeu governadora, tomou posse em 2003.

POR QUE 10 ANOS PARA PEDIR AS CASSAÇÕES, ERRANDO ATÉ NAS DATAS?

Explicação importantíssima: não tenho o menor interesse na absolvição ou condenação de nenhum dos três acusados. Não defendo nenhum deles, apenas acuso nominalmente o Procurador Geral. Dez anos para pedir a cassação? O que defendo, e com o maior entusiasmo, é a Justiça rápida, sagrada, sem essa criminosa lentidão.

Quem foi que escreveu sabiamente que “Justiça tardia não é Justiça?”.  Os que acertarem ganharão uma viagem inteiramente grátis, por toda São Paulo, nos trens ou metrôs do CARTELÃO do PSDB, que envolve quase toda a cúpula do partido.

(Um fato que não tem nada a ver com Roberto Gurgel e seus pedidos de cassação retardados: o julgamento da chacina do Carandiru. Já se passaram 21 anos. Morreram 111 cidadãos, presidiários ou não. Alguns dos assassinos foram condenados a 654 anos de prisão, continuam em liberdade. E como ainda faltam muito recursos, viverão para sempre em liberdade).

(Outros nem foram julgados. O primeiro a ser condenado, a 600 anos, foi o comandante, morreu logo. O então governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury, certo de que não seria condenado por ninguém, estarreceu a todos no depoimento: “Eu não estava na sala no momento, se estivesse, teria dado ordem para atirar”. E matar 11 pessoas).

Quer dizer que o âmbito de ação do governador era a sua sala? Não estava na sala, não estava no governo? E se estivesse no banheiro, não estava no governo? Não esclareceu. Quem atrasa a tramitação da Justiça devia ser administrativa, financeira e funcionalmente “justiçado”.

Quem foi que escreveu sabiamente que “Justiça tardia não é Justiça?”. Os que acertarem ganharão uma viagem inteiramente grátis, por toda São Paulo. Nos trens ou metrôs do CARTELÃO do PSDB, que envolve quase toda a cúpula do partido.

(Um fato que não tem nada a ver com Roberto Gurgel e seus pedidos de cassação retardados: o julgamento da chacina do Carandiru. Já se passaram 21 anos. Morreram 111 cidadãos, presidiários ou não. Alguns dos assassinos foram condenados a 654 anos de prisão, continuam em liberdade. E como ainda faltam muito recursos, viverão para sempre em liberdade).

(Outros nem foram julgados. O primeiro a ser condenado, a 600 anos, foi o comandante, morreu logo. O então governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury, certo de que não seria condenado por ninguém, estarreceu a todos no depoimento: “Eu não estava na sala no momento, se estivesse, teria dado ordem para atirar”. E matar 11 pessoas).

Quer dizer que o âmbito de ação do governador era a sua sala? Não estava na sala, não estava no governo? E se estivesse no banheiro, não estava no governo? Não esclareceu. Quem atrasa a tramitação da Justiça devia ser administrativa, financeira e funcionalmente “justiçado”.

DE NOVO NAS RUAS

Estão preparando grandes manifestações para Sete de Setembro, supostamente a data da Independência. Os mais diversos grupos já concordaram em se encontrar, inicialmente em frente à Câmara Municipal do Rio.

Aliás, anteontem deram demonstração de espírito público aqui mesmo. Os vereadores constituíram “CPI para investigar os ônibus”. Como sabem que a maioria desses vereadores é ligada à Fetranspor, que controla todo o transporte do Rio, não aceitaram essa CPI. Muito justo (O ministério público quer saber: por que vereadores comprometidos estão na CPI?).

Querem outra CPI, com outros vereadores. O dinheiro que trafega nesses ônibus, explorando o cidadão-contribuinte-eleitor, colossal. Os vereadores resistem, mas estão se enganando, se iludindo, se apropriando e exagerando na corrupção, mas não participarão de nenhuma CPI.

Só participarão os que forem aprovadas na devassa feita pelo povo. Aguardem só para constatar. Ficou combinado que nesse Sete de Setembro, na medida do possível, o povo esteja nas ruas do Brasil inteiro. Puxa, são protestos e participações em 26 estados e um Distrito Federal, que maravilha viver.

(Os manifestantes passaram o sábado todo conversando com o presidente da Câmara e 5 vereadores. Não chegaram a acordo, marcaram reunião para hoje, com todos os vereadores. Por precaução, dormiram no plenário da Câmara Municipal.

###

 PS – João, teu relato sobre o encontro entre Truman e MacArthur, é excelente. E seria até, quem sabe, magistral, se você acrescentasse um dado, importantíssimo, e excluísse outro, que contamina a narrativa.

PS2 – O que deveria ser expurgado, conto com a tua compreensão histórica: deixar de fora toda a parte opinativa, nada a ver com a narrativa.

PS3 – Para contar é preciso ser repórter. Para interpretar, tem que ser analista. E pelo que está publicado, você não tem os dois requisitos.

PS4 – Se tivesse, não precisaria de toda essa artimanha tão bem recebida neste tipo de comunicação, que é o esquecimento do nome próprio e a predileção pela fantasia do pseudônimo. Usado como refugio para não preencher nenhum espaço.

PS5 – O dado que deveria acrescentar, e que, pelo relato, você conhece: foram dois os encontros. Esse que você contou, foi o primeiro, uma batalha monumental de egos. O de MacArthur, verdadeiro. O do “homenzinho corajoso”, uma farsa.

PS6 – Agora, um fato que você não sabe, está visível na sua narrativa: MacArthur era e sempre foi candidato a presidente. Só deixou de ser, depois de conversar com Eisenhower e este lhe dizer: “Sou candidato e já tenho até a legenda do Partido Republicano”.

PS7 – Nesse primeiro encontro, MacArthur pareceu tão subserviente e serviçal, porque ainda se julgava candidato imbatível e inarredável. Quando Eisenhower lhe disse que estava garantido pelo Partido Republicano, MacArthur desistiu.

PS8 – Por que a desistência? Elementar, meu caro Watson. Se o Partido Republicano já tinha candidato (era o próprio que lhe revelava o fato), e o Partido Democrata, também, o que restava para MacArthur? Só o prazer de humilhar o “homenzinho corajoso”.

PS9 – Por isso, MacArthur foi ao segundo encontro, na Casa Branca. E não só o prazer de ser arrogante com Truman, lhe dizendo: “Quem vai derrotar o senhor é o general Eisenhower”. É um dos grandes prazeres esse de revelar informação de primeira mão.

PS10 – E só naquele momento, humilhado pelo general-imperador, em pé, Truman soube que Eisenhower já estava escolhido pelo Partido Republicano.

PS11 – Esqueceu da humilhação imposta pelo general, se fixou no que diziam e ele acreditava: “Eisenhower vai derrotá-lo”. Todos acertaram.