"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

JOSÉ DIRCEU PEDE ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA

 

IBIÚNA – Em comício que reuniu Rui Falcão e um pipoqueiro que passava pelo local, José Dirceu alegou não ser José Dirceu. "Meu treinamento em Cuba foi tão bem sucedido que, ao retornar ao Brasil clandestinamente, confundi-me comigo mesmo, esquecendo-me de que já não era mais quem fora. Sei que é complicado, mas afianço a todos que conhecem a minha trajetória que, na verdade, sou Michel Teló.”

O compositor e ex-José Dirceu pôs-se imediatamente a cantar Ai se te pego, sendo especialmente lírico ao entoar Nossa, nossa / Assim você me mata / Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego, que dedicou a Joaquim Barbosa.


Fontes bolivarianas garantem que José Dirceu fez nova plástica

Perplexo com a notícia, O Globo publicou um segundo clichê do jornal, substituindo o arco-íris da capa por um céu carregado e ameaçador. Michel Teló, o antigo, foi apreendido quando tentava cruzar a fronteira da Venezuela rebolando ao som das primeiras frases do Manifesto Comunista.

Dias Toffoli e Lewandovski imediatamente recuaram de seus votos e condenaram o novo José Dirceu (antigo Michel Teló) a 320 anos de cadeia por corrupção ativa e tentativa de induzir Joaquim Barbosa a quebrar de vez a espinha por meio de ritmos insinuantes e compulsivamente dançantes.

No fim da tarde, três embaixadores americanos foram sequestrados.
 
11 de outubro de 2012
The i-Piaui Herald

IMAGEM DO DIA

  • Próxima Foto
  • Menino vende balões em uma rua de Cabul, no Afeganistão
    Menino vende balões em uma rua de Cabul, no Afeganistão - Omar Sobhani/Reuters
     
    11 de outubro de 2012

    GILBERTO CARVALHO INCONSOLÁVEL, CHORA A MORTE DO COMPARSA JOÃO PAULO CUNHA

     
    O ex-seminarista que caiu na vida acha a morte política muito pior que a morte física

    Terno pretinho-Kirchner, expressão compungida de quem acaba de chegar do velório, Gilberto Carvalho caprichou na pose de viúvo inconsolável para chorar a perda do companheiro José Genoino. “Ele prestou grandes serviços ao governo”, murmurou nesta quinta-feira o secretário-geral da Presidência da República. Inconformado com a partida do assessor especial do Ministério da Defesa, repetiu o bordão que estreou no adeus a João Paulo Cunha: “Isso dói”.

    Essa espécie de dor, sabe-se agora, só assalta Gilberto Carvalho quando ocorrem mortes políticas impostas pelo Supremo Tribunal Federal a mensaleiros de estimação. A morte física de algum companheiro é coisa de rotina, demonstrou a reação do secretário do Planalto ao assassinato de Celso Daniel. O afastamento provisório de João Paulo e Genoino, que terão de trocar o gabinete em Brasília por uma cela de presídio, pareceu-lhe infinitamente mais doloroso que o desaparecimento definitivo do prefeito de Santo André.

    “Todos gostam muito do Genoíno”, contou o seminarista que nunca decorou a segunda parte do Credo, caiu na vida e gostou do sabor do pecado. “Tanto assim que o ministro Nelson Jobim recomendou ao Celso Amorim que o mantivesse no cargo. Ele fez um trabalho de aproximação com os militares muito bom. É por isso que é querido entre os generais. Podem perguntar a qualquer um”.

    Se simpatia fosse atenuante, não haveria um único integrante da grande tribo dos 171. Mas Gilberto Carvalho está convencido de que não pode ser castigado um companheiro tão bom de prosa. “Vamos sentir muita falta da conversa dele”, choramingou a carpideira federal. Em contrapartida, Genoino terá tempo e gente de sobra para conversas no pátio da cadeia. É sempre um consolo.

    11 de outubro de 2012
    Por Augusto Nunes - Veja Online
     

    O ALCANCE DA CONDENAÇÃO DE DIRCEU, O CORRUPTO

     
    A partir do julgamento do mensalão, grupos políticos com projetos de poder criminoso de se eternizar no governo terão de prestar contas à Justiça
    O julgamento do mensalão já atinge a sua 11ª semana, e, pela importância histórica do que está em questão, reúne momentos memoráveis, em todos os sentidos. Um deles, entre os principais, a condenação do ex-ministro José Dirceu, por “corrupção ativa”, confirmada pelo ministro Marco Aurélio de Mello, na terça-feira, ao dar o sexto voto de aceitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República, avalizada pelo ministro-relator, Joaquim Barbosa.

    Com apenas dois votos favoráveis ao ex-ministro, dos ministros Ricardo Lewandowski, revisor do voto do relator, e Dias Tóffoli, o veredicto de Mello definiu o destino de Dirceu nesta acusação, num processo em que também é acusado pela PGR de formação de quadrilha, da qual era o chefe. Organização constituída para desviar dinheiro público, lavá-lo com o uso da tecnologia desenvolvida por Marcos Valério na campanha do tucano Eduardo Azeredo à reeleição como governador de Minas em 1998, a fim de comprar apoio político-partidário ao primeiro governo Lula.

    Na sessão seguinte, ontem, os dois votos restantes, dos ministros Celso de Mello e Ayres Britto, presidente da Corte, confirmaram a denúncia e o entendimento do relator, sendo Dirceu condenado por oito ministros, na acusação de corrupção ativa. A denúncia de montagem de quadrilha ainda será julgada, mas a tendência do Pleno não ajuda Dirceu.

    Na apresentação dos votos pela condenação de Dirceu foram citadas provas “torrenciais” — termo usado pelo procurador-geral, Roberto Gurgel — da atuação do então ministro chefe da Casa Civil naquele período, como maestro do mensalão.

    Também estará nos destaques do julgamento histórico o voto da ministra Cármen Lúcia, proferido ainda na terça, contra Dirceu, em que ela pulveriza, com justificada indignação, a tentativa da defesa de minimizar o crime tachando-o de “simples” caixa dois de campanha. “Acho estranho e muito grave que alguém diga, com toda a tranquilidade, que houve caixa dois. Caixa dois é crime. Dizer isso na tribuna do Supremo, ou perante qualquer juiz, me parece grave (...)”.

    O esfarrapado álibi foi destilado dentro do PT, assumido pelos mais proeminentes advogados do partido (e de acusados de legendas aliadas) e pelo presidente Lula. Este, numa entrevista concedida em Paris a uma free-lancer, mesmo depois de ter pedido desculpas, em rede nacional, por ter sido “traído” pelos mensaleiros — admissão explícita da existência do esquema —, amenizou o escândalo, equiparando-o “a tudo que os outros partidos fazem”.

    Pois isto é crime, disse com firmeza Cármen Lúcia. Mesmo porque, “restou provado”, como concordam os ministros, inclusive Lewandowski e Tóffoli, que este dinheiro ilegal saiu de cofres públicos, (Visanet/Banco do Brasil e contratos assinados por Marcos Valério, no papel de publicitário, com o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), também condenado) e foi lavado numa grande fraude financeira de que participaram o Banco Rural, Marcos Valério, Delúbio Soares e José Genoíno, com o conhecimento de José Dirceu.

    Além do álibi improvável, das fileiras do partido surgiu, por meio de intelectuais orgânicos, a tese farsesca de que o mensalão não passava de invenção das “elites”, a serviço das quais estaria uma “mídia golpista” (a imprensa independente e profissional, leia-se). No melhor estilo da visão conspiratória cultivada em hostes de militantes partidários, tudo era uma fantasia mal intencionada. Grande bobagem, como está sendo mostrado num dos mais longos julgamentos de que se tem notícia, transmitido ao vivo pela TV.

    Assistir a qualquer das sessões dá ideia precisa da seriedade com que o Ministério Público construiu sua denúncia, com base em informações das CPIs que vasculharam o escândalo, de investigações e perícias da Polícia Federal. O mesmo zelo e rigor técnico transparecem nos votos do relator Joaquim Barbosa e na intervenção dos demais ministros.

    Não faz sentido, portanto, o condenado José Dirceu, em nota emitida após o desfecho do seu julgamento nesta acusação, dizer-se “prejulgado e linchado”, e ainda equiparar a Corte a um tribunal “político e de exceção”. Discurso para militantes.

    Não contava a defesa, de Dirceu e de todos, que o STF, por maioria absoluta, avançaria na jurisprudência. “Provas evidenciais”, a teoria do “domínio do fato”, a importância de testemunhas — nada, por óbvio, inventado pelos ministros do STF, apenas reinterpretações de conceitos antigos — serviram para condenar vários acusados, inclusive parte da cúpula do PT na época do mensalão, 2002/2005.

    Sem a nova amplitude de visão da maioria do Pleno do STF, nunca um chefe — aquele que tem o “domínio do fato” — de uma operação ilegal com estas proporções, montada dentro do Estado, seria condenado, pois ele não deixa provas materiais. Cometem crimes sem rastros. Por isso, a ortodoxia jurídica, na qual confiaram os advogados dos mensaleiros, contribuiu muito para a ideia de que poderosos não são punidos no Brasil. E de fato.

    O alcance da condenação de Dirceu é essencialmente político, ponto-chave para a estabilidade institucional do Brasil na democracia. Fica entendido, depois deste julgamento, que qualquer grupo que tente executar um projeto de poder criminoso para se perpetuar como governo — não importa em nome de quê — esbarrará, como deve ser, com o Poder Judiciário, e, no caso específico, com o Supremo, responsável último por zelar pela Constituição.

    O Executivo subjugar, por via financeira ou qualquer outra forma, o Legislativo é desestabilizar a República, implodir princípios da democracia representativa, atacar o conceito essencial da independência entre os Poderes, tomar o rumo de um regime chavista, unitário, cesarista. É crime, alerta o Supremo.

    O mesmo é verdade no relacionamento entre Legislativo e Justiça. Esta é a mensagem do STF nas condenações que tem lavrado. Mais significativa ela fica se for considerado que a maioria dos atuais ministros da Corte, sete em dez, foi nomeada por governos petistas. É risível enxergar algum dirigismo nas condenações que têm sido distribuídas.

    Se o impeachment de Collor fortaleceu o Congresso brasileiro, o julgamento do mensalão consolida o Judiciário como um pilar sólido do regime de democracia representativa. O Brasil como nação passa a ter no mundo uma estatura equivalente ao tamanho e importância de sua economia.

    11 de outubro de 2012
    EDITORIAL DE O GLOBO
     

    "IRONIA DA HISTÓRIA"

     
    O PT cresceu e o presidente Lula governou nesta democracia. Lula e Dilma indicaram os juízes que condenaram Genoino e Dirceu

    Vamos falar francamente: os jovens da esquerda revolucionária dos anos 60 e 70 nunca lutaram pela democracia. Não, pelo menos, por esta que temos hoje e que vem sendo aperfeiçoada desde 1985.

    Todos que participaram dos partidos, movimentos, vanguardas e alas daquela época sabem perfeitamente que se lutava pela derrubada do capitalismo e pela implantação aqui de um regime tipo cubano.

    E, se não quiserem ou não acreditar em depoimentos pessoais, basta consultar os documentos produzidos por aqueles grupos.

    Poderão, então, verificar, que a única grande divergência entre eles estava no processo. Para alguns, a revolução comunista viria pela guerrilha a partir do campo, no modelo cubano. Para outros, o capitalismo seria derrubado pela classe operária urbana que se formava no Brasil em consequência do próprio desenvolvimento capitalista.

    Derrubar o regime dos militares brasileiros não era uma finalidade em si. Aliás, alguns grupos achavam que a instauração de uma “democracia burguesa” seria contraproducente, pois criaria uma ilusão nas classes oprimidas. Estas poderiam se conformar com a busca “apenas” de salários, benefícios, casa própria, carro etc., em vez de lutarem pelo socialismo.

    Pois foi exatamente o que aconteceu. E, por uma dessas ironias da história, sob a condução e a liderança de Lula! Uma vez perguntaram a Lula, preso no Dops de São Paulo: você é comunista? E ele: sou torneiro-mecânico.

    Uma frase que diz muito. De fato, o ex-presidente jamais pertenceu à esquerda revolucionária. Juntou-se com parte dela, deixou correr o discurso, mas seu comportamento dominante sempre foi o de líder sindical em busca de melhores condições para os trabalhadores da indústria.

    Líder político nacional, ampliou seu objetivo para melhorar a vida de todas as camadas mais pobres, não com revolução, mas com crédito consignado, salário mínimo e bolsa família, bens de consumo e moradia, churrasco e viagens. Tudo pelas classes médias.

    Mas por que estamos falando disso? Certamente, não é para uma cobrança tardia. É por causa do julgamento do mensalão, mais exatamente por causa das reações de José Dirceu, José Genoino e tantos outros membros do PT.

    Os dois ex-dirigentes condenados deram notas escritas, cujo conteúdo tem dois pontos contraditórios. De um lado, tentam passar uma ilusão, a de que lutavam pela democracia desde os anos 60. De outro, desqualificam essa democracia ao dizer que a decisão do Supremo Tribunal Federal, poder central no regime democrático, foi um julgamento de exceção e de ódio ao PT, promovido por elites reacionárias que dominam a imprensa e a Justiça. Eis o velho discurso: a democracia é burguesa, uma farsa que só favorece os ricos.

    Ao mesmo tempo, dizem que a vida do povo, dos mais pobres, melhorou e muito sob o governo do PT. Ora, em qual ambiente o PT cresceu, o presidente Lula ganhou e governou? Nesta nossa democracia que, entre outras coisas, levou a este extraordinário momento: Lula e Dilma indicaram os juízes do STF que condenaram Genoino e Dirceu.

    O movimento estudantil dos anos 60 e 70 foi uma tragédia. Foram para a política os melhores rapazes e moças. E a política, por causa da ditadura local e da guerra fria global, e mais a ideologia esquerdista então dominante na intelectualidade e na academia, levou à luta armada. Tratava-se de um tremendo engano político. Como acreditar que uma guerrilha dentro da floresta amazônica poderia terminar com a tomada do poder em Brasília?

    Estava claro que a nova classe operária, como os trabalhadores da indústria automobilística, com seu líder Lula, sequer pensava em Cuba, mas sonhava com o padrão de vida dos colegas de Detroit. E os sindicalistas, com posições no governo.

    E assim, jovens idealistas e com o sentimento de dever, perderam a vida, foram massacrados em torturas, banidos pelo mundo, famílias arrasadas. É um milagre que tantos deles tenham conseguido recolocar de pé a vida e estejam aí prestando serviços ao país.

    Mas não serve para nada tentar esconder essa história. Em vez de tentar mudar o passado, melhor seria uma revisão, uma crítica serena, favorecida pelo tempo passado. Mesmo porque, sem essa crítica, ocorrem as recaídas que, estas sim, podem perturbar o ambiente político.

    Felizmente, a democracia, modelo clássico, de Ulysses, Tancredo, Montoro, venceu, não sem uma ajuda dos jovens dos anos 60 e 70.

    11 de outubro de 2012
    Carlos Alberto Sardenberg, O Globo

    "O ALCANCE DE UMA SENTENÇA"

     

    Conceda-se, apenas para argumentar, que os costumes políticos brasileiros permanecerão em geral os mesmos apesar da decisão sem precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) de condenar por corrupção ativa, entre outros, um dos mais importantes líderes de sua geração, o ex-ministro da Casa Civil da Presidência da República José Dirceu, homem forte do PT durante décadas e do governo Lula nos seus primeiros anos.

    Afinal, poderão dizer os céticos, invocando um exemplo de varejo, porém ainda assim revelador, na semana passada, em pleno julgamento do mensalão, a Polícia Federal apreendeu R$ 1,1 milhão que serviria para subornar eleitores em Paraopebas, no Pará, sem falar de R$ 1.280 que, como manda o figurino, estavam escondidos na cueca de um agente petista em Manaus.


    Mas o prognóstico de que, passado o choque inicial das sentenças acachapantes da Suprema Corte, tudo continuará igual em matéria de conquista e ocupação do poder, equivale de alguma forma a acreditar na enormidade de que o mensalão não só foi uma operação de caixa 2 entre o PT e aliados, como saiu da cabeça do tesoureiro da agremiação, o matuto Delúbio Soares.

    O fato é que, "pela primeira vez na história deste país", a Justiça processou, julgou e puniu dezenas de réus de um esquema ambicioso de corrupção política engendrado nas entranhas do governo federal. E o fez deixando claro que, em estrita obediência ao devido processo legal, o Judiciário tem condições técnicas, institucionais e morais para reconstituir, passo a passo, um escândalo de tamanhas proporções e identificar os seus autores.

    Se não por uma improvável conversão aos valores que devem ditar a conduta dos detentores da representação popular, ao menos a certeza da punição fará a maioria dos políticos habituados a ceder aos seus piores instintos, a custo zero, pensar duas vezes antes de delinquir. Inescrupulosos ou honestos, decerto já se deram conta de que o breve do Supremo contra a corrupção vem no bojo da repulsa da opinião pública - uma coisa realimentando a outra - à imundície das estrebarias do poder.

    Há, nesse sentido, uma relação entre a cobrança popular que gerou a Lei da Ficha Limpa e as esperanças do País quando, sete anos depois da revelação dos fatos, o STF começou a julgar os mensaleiros. A súbita popularidade do severo relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, atesta que a consciência moral da Nação está viva e desperta.

    Os brasileiros leigos nem sempre conseguimos acompanhar os pontos de doutrina discutidos nas sessões da Corte transmitidas ao vivo. Mas a sociedade entende perfeitamente - e se rejubila - quando o decano do tribunal, Celso de Mello, saúda o direito do cidadão de exigir "que o Estado seja dirigido por administradores íntegros, legisladores probos e juízes incorruptíveis".

    Ou quando a ministra Cármen Lúcia expressa a sua ira contra a versão oficial, rota desde o primeiro momento e descartada pelo STF, de que não houve suborno de deputados, mas caixa 2. "Caixa 2 é crime, uma agressão à sociedade", fulminou. "(A defesa) passa a ideia de que ilícito pode ser praticado e tudo bem. Não é 'tudo bem'". Ela integrou a maioria que condenou Dirceu (além do então presidente petista José Genoino e do notório Delúbio) com base em três pontos críticos.

    Pela posição que ocupava no coração do governo e por sua influência política dentro e fora do PT, ele dispunha dos meios para orquestrar a compra de apoio parlamentar ao Planalto. Portanto, podia e - a julgar pelo muito que dele se conhece - queria. Não bastasse isso, há a proximidade de datas entre os encontros de Dirceu com banqueiros (e Delúbio!) e os repasses de dinheiro manchado. Por último, se é inverossímil que o tesoureiro do PT tenha criado e dirigido o espetáculo, a tese da iniciativa e comando de Dirceu é de todo verossímil.

    Assim também o nexo entre Lula e o mensalão. A mesma lógica que une Delúbio e Genoino a Dirceu no trâmite do negócio liga o "capitão do time" do governo ao presidente. O ex-ministro condenado por ter concebido e comandado o esquema, não o levaria adiante sem, no mínimo, o sinal verde do chefe. E este, que nomeou 5 dos 10 atuais membros do STF, vem dizer, insultuosamente, que a condenação de seus companheiros foi "uma hipocrisia".

    11 de outubro de 2012
    EDITORIAL - O Estado de São Paulo

    ESPECIALISTAS DIZEM QUAIS QUADRILHEIROS DE LULA DEVEM IR PARA A CADEIA

     A caminho da prisão?.Cúpula do PT é condenada por corrupção no mensalão e especialistas ouvidos por ISTOÉ dizem quais condenados devem ir para a cadeia


    Chamada.jpg
    DESTINO
    Tremembé Os réus paulistas do mensalão, como José Dirceu e João Paulo
    Cunha, poderão cumprir pena no Complexo Penitenciário de Tremembé (acima)

    Durante o julgamento do mensalão, na última semana, os ministros do STF condenaram o ex-ministro José Dirceu por corrupção ativa. A corte concluiu que Dirceu comandou de dentro do Palácio do Planalto um esquema de compra de apoio político no Congresso. O STF selou ainda o destino de outros dois réus do PT: José Genoino, ex-presidente do partido, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro, também considerados culpados por corrupção.

    Nas próximas semanas, após encerrar a votação, os ministros passarão para a fase chamada de dosimetria, quando são estabelecidas as penas dos réus. Juristas esperam nova polêmica nessa parte do julgamento, pois a corte ainda não decidiu se um magistrado que votou pela absolvição poderá opinar sobre a punição do réu.

    De qualquer forma, já é possível fazer uma previsão sobre a pena que caberá a cada um dos pelo menos 25 condenados. Especialistas em direito penal e magistrados ouvidos por ISTOÉ estipulam que o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro Delúbio Soares pegarão cinco anos de prisão em regime semiaberto. A pena, se confirmada, os obrigará a se apresentar todas as noites em uma penitenciária.

    4.jpg

    Para se chegar a esse cálculo, foi levado em consideração o critério da aplicação de penas brandas para réus primários. Do contrário, a punição dos dois ficaria em pelo menos oito anos, o que determinaria o regime fechado. Mas, apesar dessa projeção, o regime fechado não pode ser totalmente descartado. Existe a possibilidade de os magistrados do Supremo levarem a punição ao teto da pena prevista para o crime de corrupção ativa, que é de 12 anos.

    Outra hipótese de majoração da pena é se Dirceu for condenado na próxima semana por formação de quadrilha.

    “Nada pode ser descartado, mas os ministros estão mais preocupados em condenar do que em estabelecer grandes penas. O semiaberto dá uma expedição de mandado de prisão, o que para a sociedade já é um símbolo de punição”, resume Romualdo Sanches Calvo, presidente da Academia Paulista de Direito Criminal.

    IEpag46e48_Mensalao-2.jpg
    Por ser de São Paulo, a tendência é que Dirceu – condenado a regime semiaberto ou fechado – cumpra a sentença no Complexo Penitenciário de Tremembé, que recolhe Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga e Pimenta Neves.

    O presídio do Vale do Paraíba, a 140 quilômetros de São Paulo, é a única instituição do Estado que cumpre os requisitos necessários para abrigar réus como os do mensalão. É lá que a Secretaria de Administração Penitenciária coloca presos envolvidos em crimes de grande repercussão, que poderiam ter a vida ameaçada se tivessem que conviver com detentos comuns.

    MENSALAO-COSTA-IE.jpg
    CONDENADO
    Valdemar Costa Neto deve receber pena de nove anos

    Quem também pode engrossar a lista dos detidos em Tremembé são os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). De acordo com o especialista em direito penal Tiago Ivo Odon, membro da comissão de juristas que analisam a reforma do Código Penal, os dois devem receber pena de pelo menos nove anos. Dos réus paulistas, o ex-presidente do PT José Genoino é o que tem mais chances de se livrar da penitenciária e cumprir pena alternativa, de pagamento de multa ou prestação de serviços à sociedade.

    Já a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), poderá ser o destino de oito réus mineiros do mensalão condenados por crimes que somam mais de oito anos de pena. Entre eles está o publicitário Marcos Valério, que será condenado a pelo menos 12 anos de prisão, segundo penalistas. Lá, o preso mais célebre é Bruno Fernandes, ex-goleiro do Flamengo, acusado de assassinato.


    5.jpg
    Fotos: Marcio Fernandes/AE; Sérgio Lima/Folha Imagem; NILTON FUKUDA/AE
     
    11 de outubro de 2012
    Josie Jeronimo - IstoE
     

    CONDENADOS NO MENSALÃO DO PT ABUSAM DA RETÓRICA CHICANEIRA E INSTITUEM TESE DE MÃO ÚNICA

     


    Sem nexo – Política é a arte da incoerência, como sempre afirma o ucho.info. Com o julgamento do Mensalão do PT (Ação Penal 470) pelo Supremo Tribunal Federal, esse viés incompreensível da política tornou-se mais evidente.
    A exemplo do que noticiamos na edição de quarta-feira (10), José Dirceu e José Genoino, condenados por corrupção ativa, abusaram do tom melancólico para rechaçar a decisão quase unânime dos ministros do STF. Como era esperado, ambos afirmaram ser vítimas de injustiça e de um golpe arquitetado pela imprensa nacional. Conversa fiada que não mais convence.
     
    Os advogados dos réus, durante a defesa e ao longo do julgamento, insistiram na tese de que testemunhas ouvidas durante o inquérito jamais apontaram Dirceu e Genoino como partícipes do esquema.
    Vale lembrar, porém, que as testemunhas mencionadas são filiadas ao Partido dos Trabalhadores ou tiveram algum no maior escândalo de corrupção da história do País. Resumindo, as autoridades ouviram pessoas que jamais falariam o contrário ou foram treinadas para faltar com a verdade.
     
    Ora, se as provas testemunhais servem para eventualmente absolver os réus, como alegaram os advogados de defesa, servem também para condenar, como fizeram os ministros da Suprema Corte.

    Como a cúpula petista é firmada por magnânimos intocáveis, a mencionada tese só funciona em uma via, a da absolvição, não servindo para condenar alguns saltimbancos que se valeram da petulância para arquitetar um golpe financiado com dinheiro público desviado e polpudas doações de empresários corruptores.
     
    O projeto do PT de transformar o Brasil em uma versão continental de Cuba foi interrompido, mas é preciso dedicação dos brasileiros para que o plano seja sepultado de uma só vez, sob pena de, em breve, sermos obrigados a viver sob o manto de uma ditadura civil, a exemplo do que ocorre na vizinha Venezuela, onde a exceção tornou-se regra.

    11 de outubro de 2012
    ucho.info

    REAÇÃO DE DIRCEU É "JUS ESPERNIANDI" QUE NÃO PODE VIRARAÇÃO POLÍTICA, AFIRMA ROBERTO FREIRE

     



    Operação orquestrada – “É um jus esperniandi que a sociedade não pode permitir que se torne ação política”, definiu o presidente nacional do PPS, Roberto Freire (SP), ao analisar as declarações do ex-ministro José Dirceu (PT) após ser condenado por corrupção ativa pelo Supremo Tribunal Federal. O parlamentar afirmou que é “inconcebível” que o esperneio de Dirceu instrumentalize a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e o movimento sindical. “Tem que haver reação da sociedade democrática”.

    Freire disse ainda que agora cabe à cidadania cumprir seu papel, de dar prosseguimento ao trabalho executado pelo STF de construir uma sociedade em que a impunidade não seja a regra e em que poderoso não esteja acima da lei. “Não adianta reclamar que a política é suja, se, no momento apropriado não se contribui para que ela seja séria e limpa; é preciso votar bem, se posicionar corretamente no dia a dia, nos pronunciamentos públicos, em todas as ações”.

    Heróis?

    Freire ironizou o fato de Dirceu e o ex-presidente do PT, José Genoino, se considerarem heróis do povo brasileiro. “Aí não podemos ter contemplação; é melhor ficarmos com Macunaíma do que imaginar que alguma dessas figuras possa ser herói do povo brasileiro”. “Merecemos muito mais”, afirmou.

    Sobre a defesa do controle da mídia e do judiciário, que fez Dirceu, após ser condenado, Freire afirmou: “Isso também era parte do plano (do PT, com o mensalão); não era apenas corromper partidos políticos e parlamentares, era também controlar todas as instituições democráticas. Isso era parte da estratégia de permanência no poder”.

    Refundação e autocrítica

    Freire acredita que o PT precisa passar “por uma refundação, num processo severíssimo de autocrítica”. O partido, diz ele, pode continuar como está e ganhar eleições, ter parlamentares, mas vai ficar “sem qualquer credibilidade e sem perspectiva de ser uma alternativa de projeto político para o país; isso acabou”.

    O julgamento, afirmou Freire, além de desnudar o que o ministro Celso de Mello chamou de “macrodelinquência governamental”, mostra “as entranhas daquilo em que se transformou, no governo, o Partido dos Trabalhadores”. O deputado lembrou ainda que o ministro Carlos Ayres Britto disse que o PT perpetrara uma tentativa de golpear as instituições para permanecer no poder.

    Freire comparou o julgamento do mensalão à Operação Mãos Limpas, desenvolvida na Itália na década de 90 pelo Poder Judiciário e o Ministério Público. “Naquela oportunidade ficou evidenciada uma relação promíscua entre a máfia e o poder político, exercido, então, por cinco partidos, sob a liderança da Democracia Cristã”. Do processo resultou uma crise que desaguou no desaparecimento dos cinco partidos. “O primeiro-ministro, na época, teve de fugir da Itália com medo de ser preso”.

    11 de outubro de 2012
    ucho.info

    PETISTAS ENSAIAM DISCURSO DRAMÁTICO E ALERTAM PARA O PERIGO DE SE EXPLORAR O ESCÂNDALO DO MENSALÃO

     



    Lixa grossa – Ao que parece, os petistas estrelados conseguiram, pela primeira vez em três décadas, combinar um discurso. Depois da condenação de José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino, todos por corrupção ativa, o PT reuniu em São ministros do Supremo Tribunal Federal acerca da Ação Penal 470, que trata do mensalão.

    A necessidade de afinar o discurso era tão grande, que até a presidente Dilma Rousseff foi convocada para uma reunião de emergência com o antecessor, Lula da Silva, no escritório paulista da Presidência da República. Viajando sob as expensas do contribuinte, Dilma se fez acompanhar de alguns ministros e esteve reunida com Lula durante quatro horas.

    Do encontro do PT e da reunião de Dilma e Lula saiu um discurso uníssono, porém mentiroso. De que os três ex-dirigentes do partido foram injustiçados e vítimas de um golpe tramado pelas elites, em conluio com setores da imprensa e com o Judiciário. Conversa mole da pior qualidade, pois é melhor acreditar na maioria dos ministros do STF do que na trinca de mensaleiros descarados, que agora condenados tentam vender a tese boquirrota da inocência.

    Secretário-geral da Presidência, o petista Gilberto Carvalho, o mesmo que tratou com desdém e frieza a morte de Celso Daniel, disse nesta quinta-feira (11) que “quem for inteligente” não explorará o escândalo do Mensalão do PT no segundo turno das eleições municipais.
    “A única coisa que posso dizer é que aqueles que têm apostado no uso político de fatos como esse nunca se deram bem. Quem na eleição passada tentou usar temas morais para fazer campanha não se deu bem, o primeiro turno registrou a vitória das forças progressistas do País, acho que isso tem de ser comemorado, então quem for inteligente não vai tentar fazer esse uso”, declarou o secretário.

    “Se o fizer, a população tem muita sabedoria pra julgar e entender que o que vale é a prática de um projeto que está mudando o País, diminuindo a pobreza, que recolocou o Brasil numa outra dimensão, e esse projeto ao ser levado pras prefeituras também tem dado muito certo”, completou o assessor da presidente Dilma.

    Por misturar ousadia com dissimulação, Gilberto Carvalho não deve ser levado a sério, pois o PT quer convencer os incautos brasileiros de que o maior escândalo de corrupção de todos os tempos não passa de obra de ficção dos adversários.
    Entre a fala encomendada e embusteira de Carvalho e as decisões fundamentadas e históricas dos ministros Joaquim Barbosa, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto, só mesmo um irresponsável pode se deixar levar pela verborragia visguenta do petista.

    Essa fala matreira de Gilberto Carvalho faz parte de um script muito bem ensaiado nos bastidore
     do PT, que conta com os textos de Genoino e Dirceu e com as cobranças insossas de Fernando Haddad.
     A situação do PT pode ser comparada a do comandante de um navio que afunda no meio do oceano, que sem ter para onde ir aguarda a morte chegar como o balanço das ondas.

    11 de outubro de 2012
    ucho.info

    BEOCIUS LACRIMEJANTIS


    RESPEITÁVEL PUBLICOOOOO!!!
    Em mais um bizarro espetáculo, o Gran Circo Congresso Fedemal apresentou na ultima quarta feira em seu picadeiro principal a peça, Lágrimas de Crocodilo. estrelada pelo pateta mór do Senado Fedemal. Eduasno Suplicio.
    ........................................................


    E como eu não estou com paciência e nem tempo para comentar o comportamento boçal desse cretino. Deixo para vocês assistirem ao vídeo e titrarem suas conclusões.

    Ainda volto neste assunto, mas não hoje, minha paciência anda mais curta que cobertor de pobre.

    Pela primeira vez desde que este humilde Blog foi aberto, sento diante do PC e não consigo escrever uma postagem.
    Criatividade negativa mode on.
    Abraços a todos e um ótimo feriadão. FUIII!!!
     
    11 de outubro de 2012
    omascate

    ELEITORES DE SÃO PAULO: NÃO ESQUEÇAM!


     
    11 DE OUTUBRO DE 2012

    NOVE DE OUTUBRO

    Nove de outubro de 1917, Lênin volta a Petrogrado e se refugia no Instituto Smolni. Começa seu poder.

    Nove de outubro de 2012, nosso Lênin, José Dirceu, escondido em casa, vê pela TV Justiça sua condenação no Supremo Tribunal Federal. É o fim do seu poder.
    com os brutamontes de sua laia

    Seria o fim da era Lula, caso algum partido, ou aliança de partidos, dissesse isso claramente à população. O mais fácil seria mostrar um DVD, em vários idiomas, para todo o mundo, mostrando os piores momentos petistas no Julgamento do Século no Brasil. E também, por que não deles mentindo e se divertindo com dinheiro público?


    Romanée Conti de 6 mil reais

    Um governo, desde o caput, até o pessoal da garagem, sujou as mãos assaltando a República. Mentirosamente alcançaram o poder para isso. E queriam ficar para sempre - um poder sem limites. Os dias de Lênin e seus métodos violentos e visíveis já eram. Hoje, e desde 2003, os dias da era Lula e sua quadrilha são calmos e disfarçados. Mas não conseguiram enganar o STF. Não queriam dar tiros mesmo; só queriam a chave do cofre. A democracia permite isso. Mas a República não. E assim ficamos sabendo do assalto "democrático" do governicho Lula. Perceberam a diferença entre democracia, um meio, um método; de República, uma essência de Leis e Povo, puros e sadios?

    Qualquer criminoso como Lula pode se intitular campeão da "democracia", mas não pode se dizer republicano. Os leninistas, quais sejam os métodos, são sempre ardilosos e mentirosos. O governo Lula tem aparência de honesto, mas isso se provou falso. A corrupção está provada e foi condenada. Simplesmente não é possível enganar todos, todo o tempo.

    Mas o pior do leninismo tupiniquim e ladrão de galinhas é a corrupção moral da população. O leninismo petista é corruptor da moral da sociedade. Quem pensa somente no dinheiro que o governo Lula roubou tende a não perceber a diferença enorme entre um partido comunista (100% corrupto) e um partido normal, que embora possa roubar eventualmente, ainda obedece às regras democráticas e não tem a obsessão de destruir seus adversários.
     
    Os comunistas têm a sua própria regra. Nela não existe o adversário político, existe o inimigo político. Os adversários servem apenas para a fase de implantação da Ditadura, a fase de construção da suposta democracia (demagogia). Uma vez no poder, os adversários políticos não precisam mais existir.
     
    O partido comunista no poder inexoravelmente se expande até violar os limites e os direitos dos outros partidos, os quais são partes da sociedade que compartilham legitimamente diferentes conjuntos de idéias, de projetos, e até de aspirações e pretensões políticas a ser governo um dia.
    Um partido totalitário não tolera isso. Se não dá para exterminar fisicamente os partidos, como Lenin fazia, por que não comprá-los? Um partido comunista não aceita dividir a sociedade com ninguém. Por isso não tem compromisso com as Leis da República.
    Por isso seus líderes foram condenados e ainda continuam berrando: queremos justiça! Já a tiveram. Talvez tenham razão – não sabem o que é uma Republica.

    Mas o povo cada vez sabe mais sobre a República. Por enquanto...

    Por enquanto, alguns jornalistas canalhas e hipócritas, desapontados e em estado de choque, na defensiva e ocupados em esconder suas antigas convicções equivocadas, omitem a grande notícia eleitoral de 2012: nunca se vendeu e se comprou tantos votos como nesta eleição! Vá lá que esses jornalistas ainda estejam se recuperando do golpe de Lei que seus ídolos levaram neste 9 de outubro de 2012.

    O ADMIRÁVEL GADO NOVO se comportou como tal, novamente como rebanho. Uma massa chifrada que, em desabalada carreira procura e acha a sua propina, sua esmola e seu óbolo humilhante de um político-cidadão todos os dias, parece estar sempre em festa. No dia da eleição, então... ele faz a festa da democracia (democracia na TV). Mas o que se vê é a auto-corrupção do povo por seus políticos. E não se vê isso pela imprensa, não na regularidade com que isso acontece. Isso nunca aconteceu nesta escala antes da era Lula.

    A corrupção moral é a mãe das corrupções. Por isso falo da pobreza moral do nosso povo. Quem empobreceu a moral da República? Quem vive dela e quem a explora. Quem a está matando? Respondo de novo: os demagogos comunistas, ladrões da moral, os donos da festa da democracia.

    Uma palavra sobre o Supremo Tribunal Federal. Ainda aguardo o resultado proclamado em acórdão condenatório e sua execução penal. Mas isso vai ficar para o ano que vem. Por enquanto, esse é também o dia em que o Supremo cortou a linha da vida do lulo-petismo.
     
    11 de outubro de 2012
    charles london

    CÚPULA PETRALHA ENXERGA CONSPIRAÇÃO DE DILMA NO STF PARA CONDENAÇÃO DE DIRCEU E GENOÍNO NO MENSALÃO

     



    Teve um dedo da Presidente Dilma Rousseff na pesada condenação a José Dirceu e José Genoíno por corrupção ativa. A suspeita, aparentemente contraditória, já virou tese na cabeça de alguns membros da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores. Eles já propagam o temor de que Dilma tenta se fortalecer politicamente para romper com o partido. Por isso, já tem uma minoria pensando em sair com Dilma antes que ela “traia” o PT.

    A teoria conspiratória sobre a ação de bastidores de Dilma, enxergada pelos petistas que não toleram a ex-brizolista na Presidência, seria justificada com os contundentes votos dados contra o núcleo político do PT no julgamento da Ação Penal 470 pelos ministros Luiz Fux e Rosa Maria Weber. Pelo raciocínio de alguns petistas da cúpula, como os dois magistrados foram indicados por Dilma para o STF, se poderia atribuir uma participação oculta da Presidente na destruição dos réus do mensalão, sobretudo José Dirceu, que nunca topou bem com Dilma.

    O temor de uma minoria na Executiva do PT – onde José Dirceu tem grande influência – é que Dilma consiga se tornar independente do partido, para descartá-lo no momento em que for conveniente. O medo maior é que Dilma, com alta popularidade nas pesquisas de opinião, supere o mito (em decadência) Luiz Inácio Lula da Silva e inviabilize um possível retorno dele à Presidência, em 2014. Ainda de acordo com a crença conspiratória dos petistas (que enxergam golpistas e inimigos por todos os lados), Dilma estaria contando com o desgaste público que o julgamento do Mensalão vai causar, para tirar do governo quem tenha relações fortes com os réus condenados à execração pelo STF.

    Uma certeza dos petistas é concreta. Dilma tem um projeto próprio de poder e gostaria de consolidá-lo sem depender do PT. Até agora, ela tem dado manifestações públicas de fidelidade e lealdade a Lula da Silva. No entanto, já contrariou fortemente o ex-presidente, atropelando o PT para emplacar sua poderosa amiga Maria das Graças Foster na presidência da Petrobrás, no lugar de José Sérgio Gabrielli – cuja gestão virou alvo de críticas da Graça, que fazia parte dela como diretora. Além do caso Gabrielli, petistas reclamam do corpo mole de Dilma em subir no palanque paulista de Fernando Haddad (como ela fez muito a contragosto) e no apoio escancarado ao amigo José Fortunati (PDT) que venceu facilmente a disputa pela Prefeitura de Porto Alegre.

    No entanto, o episódio mais recente de desgaste e confronto de Dilma com um cardeal da legenda aconteceu na antevéspera da eleição municipal. A Presidenta mandou que Gilberto Carvalho se retratasse publicamente sobre o infeliz comentário acerca do julgamento do Mensalão: "Aquela coisa do outro lado da rua dói muito". Reservadamente, Dilma comentou que o gesto de Carvalho foi “idiota”. Dilma ficou contrariada porque seu Secretário-Geral da Presidência da República jamais poderia ter cometido tamanho ato de agressão e desrespeito ao Supremo Tribunal Federal - cujo prédio fica em frente ao Palácio do Planalto, no outro lado da Praça dos Três Poderes.

    Outra manifestação lida nas entrelinhas pela cúpula petista contra Dilma foi a atitude dela em deixar claro que quem fosse condenado no Mensalão deveria deixar o governo assim que terminasse o julgamento no STF. A pressão interna feita por ela foi tão violenta – desagradando a oligarquia partidária – que José Genoíno foi praticamente coagido a entregar ontem seu cargão de assessor especial do Ministro da Defesa. Genoíno foi saído, “PT da vida”, com Dilma.

    A personalidade marciana de Dilma, que não tem medo de enfrentamentos internos e toma decisões enérgicas na velocidade em que Lula nunca tomou, assusta os membros da executiva nacional do PT. Lula também não ousa contrariá-la publicamente porque sabe que Dilma não responderia como uma vaquinha de presépio – o que poderia precipitar um rompimento prematuro entre a criatura e seu criador. O fato real é que a brizolista Dilma nunca foi bem digerida pela turma do “Sapo (Boi)Barbudo” – como o falecido caudilho Leonel de Moura Brizola se referia a Lula, sempre que ambos divergiam politicamente.

    A grande questão, que só o tempo irá resolver, é quando ocorrerá um confronto final. Qual justiçamento político acontecerá primeiro: Lula e o PT romperão com Dilma? Ou a Presidenta deixará à deriva o titanic dos petralhas? Pelo cenário atual, o PT é um barco com previsão de afundamento (que pode ser lento ou rápido) após o julgamento do Mensalão e na hora em que os membros de sua cúpula (Dirceu e Genoíno) forem obrigados pela Lei a pagar suas penas vendo o sol nascer quadrado. O caldo deve entornar de vez se novas e inevitáveis investigações relacionarem diretamente Luiz Inácio Lula da Silva ao verdadeiro comando do esquema mensaleiro.

    O Alerta Total já entecipou que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem tudo para enfrentar problemas sérios no desdobramento judicial do Mensalão. Com a condenação de seu ex-chefe da Casa Civil por corrupção ativa, será impossível sustentar a tese de que José Dirceu agia sozinho na operação de “compra” de partidos base aliada, sem que seu superior hierárquico “soubesse de nada”. Sob a presidência de Joaquim Barbosa no STF, a partir de 18 de novembro, o mito Lula deverá enfrentar o rigor da Justiça – com o agravante de que agora não tem mais foro privilegiado para se blindar.

    Dilma Rousseff, ao contrário de Lula, é estrela em ascensão. É favorita, facilmente, à reeeleição em 2014. Até agora, não há concorrentes de peso. Eduardo Campos (PSB) ou Aécio Neves (PSDB) não são páreo para ela. Se o PT cometer o arakiri político de detonar Dilma da legenda - insistindo no retorno de Lula -, a presidenta tem a opção de retornar ao PDT ou ser adotada por um partido gigante como o PMDB, cujo desejo permanente é ser governista. Brigar com Dilma é péssimo negócio. Mas como os petralhas são autofágicos, têm tudo para cometer mais um erro político fatal.

    Na conjuntura até 2014, só um nome poderia enfrentar Dilma com chances de vitória - ao menos perante a opinião pública: Joaquim Barbosa. Mas nada indica que ele tenha pretensões de deixar o STF e ser candidato ao Palácio do Planalto.

    Suprema Dilma

    A presidente já indicou três ministros para o olimpo do Supremo Tribunal Federal.

    Luiz Fux, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, foi indicado por ela em 1º de fevereiro de 2011.

    Rosa Maria Weber, ex-ministra do Tribunal Superior do Trabalho, veio para ocupar a vaga aberta pela prematura aposentadoria da ministra Ellen Gracie.

    E, mais recentemente, Dilma também indicou Teori Albino Zavascki, vindo do STJ, que substituirá Cezar Peluso – aposentado pela “expulsória” dos 70 anos de idade.

    Dando certa razão aos conspiradores da cúpula petista, pelo menos Rosa e Teori foram apadrinhados pelo ex-marido e grande amigo de Dilma, o advogado trabalhista Carlos Araújo.



    Projeto Petralha de Golpe

    Preparando sua saideira, pois também se aposenta em 18 de novembro, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, aproveitou ontem seu voto no julgamento do Mensalão para detonar o PT.

    Britto deixou claro que o mensalão foi um projeto de golpe:

    Um projeto de poder quadrienalmente quadruplicado. Projeto de poder de continuísmo seco, raso. Golpe, portanto”.

    Pá de cal

    Carlos Ayres Britto explicou a essência estratégica do esquema mensaleiro:

    O objetivo não era corromper sob a inspiração patrimonialista. Um projeto de poder foi feito, não um projeto de governo, que é exposto em praça pública, mas um projeto de poder que vai além de um quadriênio quadruplicado. É um projeto que também é golpe no conteúdo da democracia, o republicanismo, que postula a renovação dos quadros de dirigentes e equiparação das armas com que se disputa a preferência dos votos”.

    Foi assim que José Dirceu de Oliveira e Silva acabou condenado pela goleada de 8 a 2 por corrupção ativa...

    Macrodelinquência governamental

    Antes, o decano do STF, Celso de Mello, já tinha usado sua habilidade verbal para detonar a petralhada.

    Celso de Mello definiu que representou o mensalão:

    Um projeto criminoso do poder, engendrado, concebido e implementado a partir das mais altas instâncias governamentais e praticado pelos réus do processo entre eles Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino".

    Crime intolerável

    Celso de Mello ressaltou que foi criada uma "grande organização criminosa que se constituiu a sombra do poder, formulando e implementando medidas ilícitas que tinham por finalidade realização de um projeto de poder".

    "Estamos tratando de macrodelinquência governamental, da utilização abusiva, criminosa do aparato governamental ou do aparato partidários por seus próprios dirigentes".

    Mello completou com chave de ouro: "O que se rejeita, presente a situação denunciada pelo Ministério Público, é o jogo político motivado por práticas criminosas perpetradas à sombra do poder. Isso não pode ser tolerado, não pode ser admitido".

    E finalizou: "O Estado brasileiro não tolera o poder que corrompe e nem tolera o poder que se deixa corromper. Quem tem o poder e a força do Estado em suas mãos não tem o direito de usá-lo para exercer em seu próprio benefício a autoridade que lhe é conferida pelas leis da República".

    Vitória da Teoria do Domínio do Fato

    Um debate, após o voto de Ayres Britto, consagrou no STF o emprego da Teoria do Domínio do Fato, quando é possível atribuir responsabilidade penal a um réu que pertence a um grupo criminoso mas que, por ocupar função hierarquicamente superior, não é o mesmo sujeito que pratica o ato criminoso.

    A técnica foi usada pela maioria dos ministros para condenar quando o autor não é apenas aquele que realiza a conduta típica do crime, mas também aquele que, sem praticar o fato em si, planeja e decide a atividade dos demais.

    O debate foi taticamente promovido pelo ministro Ayres Britto para inviabilizar, praticamente, as futuras teses dos defensores dos condenados, na fase de recursos.



    Sem vergonha...

    Foi patética a chorosa entrega de cargo feita pelo ex-presidente do PT José Genoino, durante reunião do Diretório Nacional do PT, lendo uma cartinha digitada, durante cinco minutos:

    "Retiro-me do governo com a consciência dos inocentes. Não me envergonho da nada".

    Genoino tentou pregar a velha lenga-lenga petista de que existe uma campanha de ódio contra o PT:

    "A minha condenação é uma tentativa de condenar todo um partido. Mas eles fracassarão. O julgamento da população sempre nos favorecerá, pois ela sabe reconhecer quem trabalha por seus justos interesses. Ela também sabe reconhecer a hipocrisia dos moralistas de ocasião".

    Ataque ao Supremo

    O assessor forçado a se detonar do ministério da Defesa criticou quem o condenou por corrupção ativa:

    "A Corte errou. A Corte foi, sobretudo, injusta. Condenou um inocente, condenou-me sem provas. Reservo o direito discutir democraticamente esta decisão. Nesse julgamento, transformaram ficção em realidade. Quanto maior a posição do sujeito na estrutura do poder, maior sua culpa. Se o indivíduo tinha uma posição de destaque, ele tinha de ter conhecimento do suposto crime e condições para encobrir evidências e provas. Portanto, quanto menos provas e evidências contra ele, maior é a determinação de condená-lo. Trata-se de uma brutal inversão de valores básicos da Justiça e de uma criminalização da política".

    As palavras de Genoíno contra a acertada decisão do plenário do STF podem complicar ainda a fase de definição das penas, na qual ele, Dirceu, Delúbio e Marcos Valério tem grandes chances de puxar cadeia...

    Bom aliado petista

    Aliado do candidato petista Fernando Haddad (e agora até queridinho dos petistas mais idiotizados), o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) será obrigado a devolver R$ 21,315 milhões aos cofres municipais.

    Maluf foi intimado a devolver à prefeitura o valor de prejuízos de operações financeiras com papéis do Tesouro Municipal no caso conhecido como "escândalo dos precatórios", em razão de uma condenação ocorrida em dezembro de 1998.

    Ironia é que a ação que condena o rico bolso do agora “companheiro” Maluf foi movida pelo PT em 1996.

    Guerra santa

    O famoso pastor televisivo Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, promete voltar a usar o chamado kit gay nas escolas para arrebentar o ex-ministro da Educação de Lula, Fernando Haddad.

    Malafaia apoia José Serra (PSDB) na disputa do segundo turno pela Prefeitura de São Paulo.

    O candidato de Lula que se cuide porque Malafaia tem prestígio entre os evangélicos por sua postura ultra-conservadora.

    Armas do cidadão

    Cidadãos começam uma enxurrada de reclamações na Central de Relacionamento do Senado.

    O motivo é expressar contrariedade ao Projeto de Lei do Senado nº 176/2011 que altera o artigo 35 da Lei nº 10.826 de 2003 - o Estatuto do Desarmamento - proibindo a comercialização e aquisição de armas de fogo e munição em todo o território nacional, com algumas exceções previstas na Lei.

    No Alô Senado, a crítica generalizada é que o PLS nº 176/2011 é um golpe contra a vontade democrática da sociedade que já manifestou sua opinião no referendo sobre o Desarmamento.

    Mensalão pelo mundo afora

    Vejam como a bela imagem de Lula da Silva no exterior pode se desmilinguir em segundos, com as notícias negativas sobre o Mensalão:

    ESPANHA - El principal imputado del "juicio del siglo" acusa a Lula de ser "el jefe" de la trama de compra de votos
    http://es.noticias.yahoo.com/principal-imputado-juicio-siglo-acusa-lula-ser-jefe-054957125.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    CHILE - Reo denuncia que Lula “era el jefe” de red de corrupción juzgada en Brasil
    http://www.biobiochile.cl/2012/09/15/reo-denuncia-que-lula-era-el-jefe-de-red-de-corrupcion-juzgada-en-brasil.shtml

    PANAMÁ - Lula "era el jefe" de red de corrupción juzgada en Brasil
    http://www.telemetro.com/inter/2012/09/15/114501/lula-era-jefe-red-corrupcion-juzgada-brasil#.UFcwqtATG1s.facebook

    FRANÇA - Au Brésil, l’opérateur du scandale des années Lula prétend que le chef de l’Etat était au courant
    http://america-latina.blog.lemonde.fr/2012/09/15/au-bresil-loperateur-du-scandale-des-annees-lula-pretend-que-le-chef-de-letat-etait-au-courant/

    ARGENTINA - Acusan a Lula de haber liderado una enorme red de corrupción -
    http://www.lanacion.com.ar/1508847-acusan-a-lula-de-haber-liderado-una-enorme-red-de-corrupcion

    HONDURAS - Acusan a Lula da Silva de ser jefe de red de corrupción
    http://www.elheraldo.hn/Secciones-Principales/Mundo/Acusan-a-Lula-da-Silva-de-ser-jefe-de-red-de-corrupcion

    MÉXICO - Empresario acusado por corrupción involucra directamente a Lula en fraude
    http://www.sinembargo.mx/15-09-2012/368039

    VENEZUELA - Acusan a Lula de ser “el jefe” de la corrupución en el Brasil -
    http://dossier33.com/2012/09/acusan-a-lula-de-ser-el-jefe-de-la-corrupucion-en-el-brasil/



    Anti-Herói

    De Joaquim Barbosa, refutando a tese de que não merece ser tratado como herói nacional:

    "Isso aí é consequência da falta de referências positivas no país. Daí a necessidade de se encontrar um herói. Mesmo que seja um anti-herói, como eu”.

    A ironia da História é que Barbosa foi nomeado para o STF com uma canetada de José Dirceu de Oliveira e Silva, então ministro da Casa Civil, já que o Presidente Lula estava viajando...

    Barbosa presidente

    Plenário do STF elegeu ontem o ministro Joaquim Barbosa, relator no julgamento do mensalão e atual vice-presidente do Supremo, para ser o novo presidente da Corte por um mandato de dois anos.

    O vice dele será Ricardo Lewandowski – de quem Barbosa já foi até amigo em outros tempos.

    Barbosa também foi eleito para presidir o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

    Lançamento espontâneo

    Na internet, já tem um movimento lançando Joaquim Barbosa para a Presidência da República em 2014.

    No site
    www.joaquimbarbosapresidente.com.br pode-se fazer o download do adesivo para fixar num veículo ou janela,

    A página também aceita depoimentos a favor de Barbosa – que nada tem a ver com o movimento e nem autoriza tal ideia expontânea do eleitorado.

    Releia o artigo:
    Super Barbosa será Presidente da República?

    Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
    11 de outubro de 2012
    Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.
    alerta total

    JUÍZA CATARINENSE CRIA FIGURA DE PAI À REVELIA


    Estamos vivendo dias de fúria legiferante ... do Judiciário. Há alguns meses, comentei a decisão inédita no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que condenou um pai a pagar indenização de R$ 200 mil por abandono afetivo. De acordo com a assessoria de imprensa do STJ, a filha entrou com uma ação contra o pai após ter obtido reconhecimento judicial da paternidade e alegou ter sofrido abandono material e afetivo durante a infância e adolescência. A autora da ação argumentou que não recebeu os mesmos tratamentos que seus irmãos, filhos de outro casamento do pai. Como não existe lei que contemple este tipo de ação, a Terceira Turma decidiu legislar.

    Judiciário legislar está virando moda. Alega-se que o Legislativo demora demais para elaborar leis, deixando vácuos legais. Pode ser. O fato é que elaborar leis nunca foi função do Judiciário. A Constituição de 88, que desde o berço foi concebida como uma colcha de retalhos, está virando um variegado patchwork. Casamento é entre homem e mulher? Pode ser. Mas pode também não ser. Todos são iguais perante a lei? Talvez sim. Mas talvez não. Tudo depende de interpretação. No caso das cotas, o STF tirou da manga o exótico conceito de “igualdade material”, para justificar a oficialização do racismo.

    Na última década surgiu aos poucos, no seio do Judiciário, a tese do abandono afetivo. Que impõe a um pai a obrigação de amar seu filho, como se fosse possível amar por decreto. Várias ações provocaram o Judiciário. Mas atenção: sempre é o pai que tem obrigação de amar. Não vi, até hoje, esta ação impetrada contra uma mãe. A razão é simples. O filho que se julga abandonado, em vez de exigir carinho ou afeto, se contenta com uma gorda indenização. Como em geral o provedor é o pai, é sempre contra ele que se propõe a ação. Ainda mais se for um empresário bem sucedido. Filho algum vai acionar por abandono afetivo um pai que vive de salário mínimo.

    No caso da moça que pediu indenização, uma professora de Votorantim (SP), a ministra Nancy Andrighi, da Terceira Turma do STJ, determinou uma indenização de 200 mil reais. O caso havia sido julgado improcedente em primeira instância, tendo o juiz entendido que o distanciamento se deveu ao comportamento agressivo da mãe em relação ao pai. A autora recorreu, e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) reformou a sentença, reconhecendo o abandono afetivo e afirmando que o pai era “abastado e próspero”. Na ocasião, o TJ-SP condenou o pai a pagar o valor de R$ 415 mil como indenização à filha. A ministra Andrighi achou por bem tabelar o amor paterno pela metade do preço. Amor virou inciso do Direito das Obrigações.

    O caso não é novo. Em setembro de 2003, o juiz Mário Romano Maggioni, da comarca de Capão da Canoa, Rio Grande do Sul, condenou o advogado e vereador Daniel Viriato Afonso a reparar sua filha em R$ 48 mil por abandono afetivo. Esta teria sido a primeira ação brasileira de filho contra pai por abandono que transitou em julgado.

    Pior ainda, a sentença obrigava o pai a “passar a visitar a filha, no mínimo a cada 15 dias, levando-a a passear consigo, comprometendo-se, também, em acompanhar seu desenvolvimento infanto-juvenil, prestando assistência, apresentando a criança aos parentes pelo lado paterno”. Imagine um pai que recusa o filho sendo obrigado a fingir que o adora. Se antes só havia uma recusa, a convivência forçada abre as portas para a raiva ou ódio. O juiz Maggioni encontrou a fórmula mais rápida de fazer um pai odiar um filho.

    Várias ações neste sentido foram impetradas de lá para cá, tendo os juízes se pronunciado ora a favor, ora contra a pretensão da parte impetrante. Leio na revista Consultor Jurídico que, ano passado, a juíza Laura de Mattos Almeida, da 22ª Vara Cível de São Paulo, negou indenização a uma filha que foi gerada fora do casamento.

    Aos 37 anos, a recepcionista desempregada conta que, filha de pai “riquíssimo”, atravessou uma vida de privações. Enquanto seus irmãos viajavam à Europa, ela começou a trabalhar aos 14 anos para engrossar as finanças da casa. Na tentativa de reaver os prejuízos financeiros, psíquicos e morais causados pela ausência do pai, a mulher ajuizou um pedido de danos morais no valor de R$ 6 milhões. Valor que, certamente, cobre qualquer carência de afeto. Mas a recepcionista não levou. “Não há como obrigar uma pessoa a amar outra”, argumentou a juíza.

    Os juízes que condenam pais por abandono afetivo estão contaminados pelo ranço cristão do “amai-vos uns aos outros”. Este é um dos mais perversos momentos do cristianismo. Ninguém pode obrigar ninguém a amar, como disse sensatamente Mattos Almeida. Sem falar que, como perceberam Nietzsche e Kierkegaard, esta ordem exclui o sentimento de amizade. Amizade é eleição, afinidade eletiva. Se tenho de amar o próximo, não sobra espaço para o amigo.

    Em 3 de março do ano passado, chegou à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado o Projeto de Lei 700, 2007, que pretendia caracterizar o abandono moral como ilícito civil e penal, de autoria deste impoluto pastor evangélico, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). Até agora, a matéria aguarda julgamento e esteve sob a relatoria ... do também impoluto senador Demóstenes Torres.

    Tem um pai ou mãe obrigação de amar um filho? – me perguntava eu então. Esta seria a normalidade das coisas, mas os fatos são teimosos. E se o filho é um celerado, assassino ou drogado, como tantos que existem neste mundinho, apesar dos esforços paternos em educá-lo para a vida? E se o filho matou a mãe, como tantos matam? E se o filho – por uma ou outra razão – tornou-se inimigo do pai? Vivemos em um mundo em que milhares de adolescentes odeiam os pais. Devem os pais responder com amor e carinho?

    Os jornais de hoje nos trazem mais um achado no campo do Direito. Em decisão inédita, a Justiça de Santa Catarina determinou que um engenheiro de 54 anos pague pensão à filha de sua ex-companheira. A jovem, de 16 anos, é filha do primeiro casamento da mãe e conviveu com o padrasto por dez anos. A decisão, em caráter liminar, endossa uma nova visão do Direito de Família: pai é quem cria, independentemente do nome que consta na certidão de nascimento.

    Até há bem pouco, pai era quem gerava. Velharias da biologia. Para os novos juristas-legisladores, pai é quem sustenta, ainda que sustente filho de outro. Para justificar sua sentença, a juíza Adriana Mendes Bertoncini, da 1.ª Vara de Família de São José, presumiu o que chama de "paternidade socioafetiva", pelo fato de o engenheiro ser o responsável pelo contrato escolar da adolescente. A tese não é nova e há horas anda pipocando no Direito de Família.

    Hoje, nada mais fácil para um juiz legislar. Basta criar uma palavrinha nova – homoafetividade, por exemplo – e em nome do neologismo pode mandar a Constituição às favas. Foi o que aconteceu no caso da união entre pessoas do mesmo sexo. A meritíssima criou agora esta exótica figura jurídica, a paternidade socioafetiva. De seu bestunto – e não da vontade do legislador – surgiu uma nova lei. Que, em falta de melhor denominação, eu chamaria de a lei do pai-chupim. Chupim, para quem não sabe, é aquele passarinho que põe seus ovos em ninho alheio, e delega o sustento de seus filhotes aos donos do ninho.

    A mãe, Madalena (nome fictício), de 41 anos, conta que o engenheiro arcou com as despesas da família, incluindo colégio particular, alimentação, viagens e presentes, desde que a filha tinha seis anos. As duas constam como dependentes no Imposto de Renda do engenheiro. O valor estipulado pela Justiça é de 20% dos rendimentos do padrasto, cerca de R$ 1,5 mil. A jovem já recebe pensão do pai biológico, de um salário mínimo. A mãe se separou do primeiro marido quando a menina tinha dois anos.

    O Estado vem invadindo cada vez mais – e abusivamente – a vida privada dos cidadãos. Hoje, até ao namorar você corre o risco de ser considerado, para efeitos judiciais, casado. Fomos todos enquadrados. Que história é essa de ser solteiro? Você é que acha que é. Basta que você mantenha um relacionamento amistoso por um ou dois mais anos e a lei o considera casado. Você encetou relações com uma mulher separada e com filhos? Está achando que é padrasto? Nada disso. Você é pai, com todas as obrigações daí decorrentes.

    Em suas alegações, a mãe ajunta as despesas de uma viagem, pagas pelo engenheiro, que ela e filha fizeram à Disney. As duas viajaram em março do ano passado, um mês depois do fim do relacionamento. "Desde fevereiro, quando nos separamos, ele nunca mais fez nenhum contato com ela, nem mesmo pelo telefone. Foi uma separação brusca, que deixou minha filha desorientada", diz Madalena.

    A moça aceita a separação, desde que o antigo companheiro herde sua filha. Aviso aos navegantes: se você se relacionar com mãe com filha, afaste-se da filha. Se quiser viajar com seus filhos, deixe a filha dela na praia a ver navios. Melhor nem levá-la a teatro, cinema ou restaurantes. Se levar, você está constituindo uma paternidade socioafetiva. E vai acabar pagando pelo sustento de filho alheio. Para preservar seu patrimônio, melhor até mesmo manifestar certo asco pela menina.

    Já há juízes condenando avós ao pagamento de pensão alimentar. Mais um pouco, em nome da novel paternidade, e os pais do padrasto terão de prover o sustento do enteado do filho. Em sua obstinação de mensurar o imensurável, os juízes estão criando barreiras intransponíveis entre pessoas. E as varas de Família estão virando varas de Piranhas.

    Cabe recurso da liminar. Se for dado provimento à sentença, estará legalmente consagrada a figura do pai à revelia.


    11 de outubro de 2012
    janer cristaldo

    SILAS MALAFAIA RESPONDE A FERNANDO HADDAD EM VÍDEO



    O pastor Silas Malafaia acaba de gravar um vídeo para atacar de vez a candidatura de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo. No programa, Malafaia ataca a recente acusação de Haddad sobre a “instrumentalização das religiões” que estaria sendo feita por José Serra na campanha. Até o julgamento do Mensalão é citado no vídeo.

    - Quando algum líder evangélico apoia vocês é opinião, quando é do outro lado é fundamentalista religioso. O povo não é otário não Haddad. Vocês que tentaram instrumentalizar políticos de outros partidos - ataca o Pastor.


    Da coluna de Lauro Jarim do site de Veja

    11 de outubro de 2012
    in aluizio amorim

    É POR ISTO QUE OS COMUNISTAS ODEIAM OS EUA


    ALVO CERTO - Cela para quatro presidiários, em Englewood, no Colorado, EUA: condições próprias para corruptos e poderosos em geral.
    O jornalista Augusto Nunes reproduz em sua coluna matéria da edição impressa da revista Veja, que vem a calhar, pois mostra que nos Estados Unidos há diversos poderosos, entre empresários e políticos, que cumprem penas nas cadeias, como Jeffrey Skilling, o ex-presidente da Enron, ex-gigante de energia. Skilling está cumprindo uma pena de 24 anos de cadeia, já que foi condenado por sua participação no rumoroso escândalo contábil que levou a Enron à falência, em 2001.

    Está aí portanto uma das prováveis razões que levam os comunistas de todos os matizes a odiar os Estados Unidos. Todo comunista odeia o Estado de Direito democrático ainda em vigência por lá. No seu lugar querem erigir o "estado socialista", onde as prisões são feitas apenas para os ladrões de galinha ou para seus opositores.

    Transcrevo o trecho inicial da reportagem com link para leitura completa:

    Condenado a catorze anos de prisão por transformar sua gestão num paiol de corrupção, o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich virou o prisioneiro número 40.892.424 na prisão de sua preferência. Ele pediu para cumprir a pena no Complexo Penitenciário de Englewood, que fica perto de Denver, no Estado do Colorado. No conjunto de Englewood, há um centro administrativo e duas prisões, uma de baixa segurança e outra de segurança mínima, só para homens. Uma vez que não tem presos violentos nem com alto risco de fuga, Englewood oferece mimos como mesas de sinuca, pingue-pongue e pebolim. Como se vê na fotografia acima, as celas têm espaço razoável, janelas de bom tamanho e iluminação direta. Não são um paraíso, mas também não são o inferno.

    Nos Estados Unidos, o preso tem direito a pedir para cumprir a pena em determinada penitenciária. O juiz pode aceitar o pedido, mas a palavra final é do Federal Bureau of Prisons, órgão que administra o sistema penitenciário federal. Em sua decisão, o FBP leva em conta se o grau de periculosidade do condenado combina com o nível de segurança da prisão. Blagojevich escolheu Englewood porque é uma prisão razoável. É lá que Jeffrey Skilling, o ex-presidente da Enron, ex-gigante do setor de energia, está cumprindo sua pena de 24 anos. Skilling foi condenado por sua participação no enorme escândalo contábil que acabou levando a Enron à falência, em 2001.
    Leia TUDO AQUI
     
    11 de outubro de 2012
    in aluizio amorim