"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 17 de maio de 2012

AS FRASES E OS HOMENS POR TRÁS DELAS...

O oncologista brasileiro Drauzio Varella

"No mundo actual, investe-se cinco vezes mais em medicamentos para a virilidade masculina e silicones para as mulheres do que na cura do Alzheimer. Daqui a alguns anos, teremos velhas de mamas grandes e velhos com pénis duro, mas nenhum se recordará para que servem".


Ayres e a liberdade de imprensa
À imprensa cabe vigiar o Estado - nunca o contrário.
Ministro Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal - Imprensa 
domingo, 13 de maio de 2012.
Sérgio Cabral, o cara de pau
Nunca na minha vida misturei amizade com interesse público.
Sérgio Cabral - Imprensa 
domingo, 29 de abril de 2012.
Mensalão de Lula
O mensalão é um acontecimento real, cuja existência histórica não pode ser apagada, de modo que não se trata de uma criação da imprensa ou do Ministério Público.
Antonio Fernando de Souza, ex-procurador geral da República - Imprensa 
segunda-feira, 23 de abril de 2012.
Corrupção lulista
Cachoeira a Demóstenes: 'Está levando as malas de vinhos?'
Veja - Veja 
sábado, 7 de abril de 2012.
Brasil e os palhaços
Esse Brasil é um circo e os palhaços vocês sabem bem quem são.
Romário - Imprensa 

segunda-feira, 19 de março de 2012.

Chico Anysio
Não tenho medo de morrer. Tenho pena...
Chico Anysio - Chico Anysio 

sexta-feira, 23 de março de 2012.
Jerfferson, o poderoso
Sou o homem mais poderoso da República. Derrubei o Zé Dirceu e agora vou derrubar o Mantega.

Roberto Jefferson - Folha de São Paulo 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012.

17 de maio de 2012
(aleluia)

MORRE VÍTIMA DE CÂNCER A "RAINHA DA DISCO MUSIC", E ELETRIZANTE DONNA SUMMER



Minuto de silêncio – Considerada em todo o mundo como a Rainha da Disco Music, a cantora Donna Summer morreu na madrugada desta quinta-feira (17) após meses de luta contra o câncer.

Nascida em Boston, em 31 de dezembro de 1948, LaDonna Adrian Gaines teria contraído câncer de pulmão. De acordo com algumas fontes próximas à cantora, Donna Summer acreditava ter ficado doente após respirar partículas tóxicas do atentado de 11 de setembro, em Nova York.

Donna ganhou cinco prêmios Grammy e fez sucesso, principalmente nos anos 70, com músicas como “Last Dance,” “Hot Stuff”, “She Works Hard for the Money” e “Bad Girls”. Ao longo da carreira ela vendeu aproximadamente 130 milhões de discos em todo o planeta.

Donna Summer estreou profissionalmente como vocalista de apoio do trio Three Dog Night. A carreira solo em disco foi lançada em 1974, “Lady of the Night”. Seu primeiro grande hit foi “Love to Love You Baby”, que em 1976 chegou ao segundo lugar na parada da revista americana “Billboard”.

Constatado o sucesso, Donna passou a lançar um LP por ano até 1984, tendo alcançado a marca de dezessete álbuns de estúdio. Entre seus trabalhos mais importantes estão “Bad Girls” e “On the Radio, Volume I & II”.

Em 1999, Donna Summer gravou um álbum ao vivo no Hammersmith Ballroom, no Manhattan Center, em Nova York, ocasião em que seu incontestável talento arrastou uma legião de fãs ao local.

A gravação do álbum Live & More Encore foi tão fantástica e eletrizante que acabou transformando o Hammersmith Ballroom em verdadeira pista de dança, uma vez que todos que lá estavam permaneceram em pé e dançando ao som de Donna Summer. Na ocasião, Donna dividiu o palco com a cantora australiana Tina Arena ao som de “No More Tears (Enough Is Enough)”, cujo vídeo você confere abaixo.


Em 2009, Donna Summer veio ao Brasil para divulgar o CD, o primeiro lançado após dezessete anos. Ao mudar de gravadora e assinar contrato com a Geffen Records, em 1983, Donna perdeu espaço nas paradas.

Donna Summer, que morava em Nashville, no estado do Tennessee, deixa seu marido Bruce Sudano, que também era seu produtor, dois filhos e quatro netos. “Esta manhã, perdemos Donna Summer Sudano, uma mulher cheia de talento, sendo que o maior deles era a sua fé”, declarou a família em comunicado.

“Enquanto lamentamos a sua morte, estamos em paz celebrando a sua extraordinária vida e seu legado permanente. Palavras realmente não podem expressar o quanto nós apreciamos suas orações e seu amor para a nossa família neste momento difícil.”

A cantora Dionne Warwick declarou em comunicado que ela estava triste em perder uma grande intérprete e “querida amiga”. “Meu coração vai para seu marido e seus filhos”, afirmou Warwick. “Orações serão rezadas para mantê-los fortes”, completou.



Donna Summer canta o sucesso “Last Dance” no “David Foster & Friends”

INADIMPLÊNCIA ALCANÇA O NÍVEL MAIS ALTO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS E ANULA A BOLHA DE VIRTUOSISMO DE LULA


O céu é o limite – O ano de 2008 chegava ao seu último mês, dezembro, quando Luiz Inácio da Silva ocupou os meios de comunicação para pedir aos brasileiros a manutenção do consumo em níveis elevados, como forma de evitar os efeitos colaterais da crise financeira originada a partir do “subprime” norte-americano.

À época, o ucho.info afirmou que o pedido presidencial, se atendido pela população incauta, geraria endividamento recorde das famílias e elevação da inadimplência. Lula, obtuso como sempre, disse torçamos contra o Brasil.

Pois bem, a missão do jornalista é revelar a verdade, proteger a sociedade contra as mazelas do Estado, alertar para as armadilhas criadas pelos governantes e analisar os fatos e seus desdobramentos futuros.
Lula por certo não gostou e não gosta da imprensa verdadeira, mas os números não mentem. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (16) pela Serasa Experian, a inadimplência cresceu 4,8% em abril, em relação ao mês anterior.
Na comparação com o mesmo período de 2011, a inadimplência registrou alta de 23,7%. No acumulado do ano, o aumento é de 19,6%.

“O aumento da inadimplência do consumidor mostra que as dificuldades de honrar as despesas de início de ano, aliadas ao endividamento crescente, se estenderam para além do mês de março, considerado o mais crítico do ano. Dessa forma, abril de 2012 registrou a maior variação mensal para este mês desde 2002″, informou a Serasa por meio de nota.

De acordo com a entidade, a inadimplência não bancária, que inclui cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água, puxou a alta do índice, com variação de 8,8% e contribuição de 3,5%.

Seguiram o mesmo comportamento as dívidas com os bancos, que registraram crescimento de 4,3%. Por outro lado, os títulos protestados e os cheques sem fundos tiveram queda de 13,7% e 7,4%.

De janeiro a abril, o valor médio das dívidas não bancárias cresceu 23,8%, o dos cheques sem fundos apresentou aumento de 12%, assim como os títulos protestados e as dívidas com os bancos, que aumentaram 8,8% e 0,1%, respectivamente.

Esse cenário se deve não apenas aos pedidos irresponsáveis de Lula, mas também à concessão do crédito fácil, o que incentivou o consumismo e, para a alegria dos inquilinos do Palácio do Planalto, arremessou 39 milhões de novos consumidores na chamada classe média, que hoje estão às voltas com pilhas de carnês atrasados e faturas vencidas.
Como disse o próprio Lula, “nunca antes na história deste país”.

17 de maio de 2012
ucho.info

COMISSÃO DA VERDADE ESTRÉIA COM DISSENSO E PODE PRODUZIR MEIA VERDADE À MODA DA ESQUERDA


Cortina de fumaça – Emocionada, a presidente Dilma Vana Rousseff instalou nesta quarta-feira (16), durante cerimônia no Palácio do Planalto, a Comissão Nacional da Verdade, criada para investigar as violações aos dos direitos humanos cometidos no período compreendido entre os anos de 1945 e 1988, que inclui a ditadura militar.
Durante o evento, Dilma contou com a presença dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio da Silva.

Dilma disse que a Comissão da Verdade não é motivada por “ódio”, “revanchismo” ou “desejo de reescrever a história”, mas esse é um assunto que suscita dúvidas de toda ordem.
“Ao instalar a Comissão da Verdade, não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu”, afirmou a presidente em discurso. “Nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la [a verdade] em sua plenitude, sem ocultamento”, declarou a presidente.
Tão logo foi instalada a Comissão, alguns dos seus integrantes divergiram sobre o foco das investigações.

Para o ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça e primeiro coordenador do grupo, “toda violação” deve ser apurada. Ou seja, nesse escopo inserem-se os agentes do Estado e os integrantes da resistência, para não chamá-los de terroristas. “O artigo primeiro da lei refere que toda a violação a direito humanos poderá ser examinada pela comissão”, afirmou Dipp ao ser questionado sobre o tema.

Cláudio Fontelles, ex-procurador-geral da República, pensa na direção contrária. Ele entende que a Comissão deve se restringir aos atos cometidos pelos agentes do Estado. “Essa comissão é fruto de uma lei que reconheceu que o Estado brasileiro violou direitos humanos através de servidores públicos. Se essa lei mostrou esse quadro assim, então nós temos de cuidar de avaliar as condutas dos servidores públicos, que violaram direitos humanos. É ser fiel à lei”, declarou Fontelles.

Essa divergência dificilmente permitirá um consenso, necessário para o andamento dos trabalhos da Comissão da Verdade, que, segundo os atuais ocupantes do Palácio do Planalto, servirá apenas para levar à sociedade a verdade sobre acontecimentos do passado.

Por mais que Dilma garanta que não haverá ingerência por parte do governo, o projeto é fazer da tal Comissão da Verdade um órgão de apuração da meia verdade, pois a outra metade, protagonizada pelos atuais donos do poder, não pode ser revelada por conta dos atos cometidos. Em outras palavras, Dilma patrocinará a divulgação da verdade que convém à esquerda verde-loura, o que será possível com a manutenção de mentiras conhecidas e mistérios recorrentes.

Não se trata de defender os operadores da ditadura militar ou ser adepto das práticas criminosas adotadas à época. Trata-se, sim, de cobrar isonomia na apuração dos casos de violação dos direitos humanos, independentemente de quem tenha transgredido.

Não cabe, de igual modo, uma eventual acusação de direitismo, porque o editor do ucho.info e alguns familiares foram perseguidos políticos, com direito a parte dos absurdos que constavam da cartilha da era plúmbea. Sendo assim, isonomia já!

17 de maio de 2012
ucho.info

39% DOS INTERNAUTAS USAM A INTERNET PARA ATIVIDADES DIÁRIAS E 44% PRECISAM DAS REDES SOCIAIS PARA MANTER AMIZADES


Ajuda cibernética – Nesta quinta-feira (17) é celebrado o Dia Mundial da Internet.

Aproveitando a data, a Norton, da Symantec, divulgou um estudo que mostra como as pessoas atuam na rede no Brasil. De acordo com os dados da pesquisa Norton Cybercrime Report 2011, o brasileiro passa em média 30 horas por semana conectado à rede mundial de computadores, número superior à média global, que é de 24 horas.

Simultaneamente, 39% dos entrevistados no País alegam precisar da internet para realizar atividades diárias e 44% perderiam o contato com os seus amigos sem as redes sociais, ou seja, utilizam a internet para manter e resgatar seus contatos.

Somado a este contexto, a popularização dos celulares e tablets também contribui para a amplitude do acesso e compartilhamento dos conteúdos online.

O Brasil já ultrapassou a barreira de 250 milhões de aparelhos móveis, o que significa que cada brasileiro possui mais de um equipamento desse tipo.
Considerando que a internet está em qualquer lugar, as ameaças virtuais se apresentam em toda a rede e de formas distintas.

A mais comum é o roubo de dados pessoais, com 28%, seguida pelo mapeamento/rastreamento do usuário, com 25%, segundo o último estudo da Symantec Internet Security Threat Report.

O número de armadilhas móveis difundidas por hackers aumentou drasticamente em um ano: de 163, em 2010, para 315, em 2011. Porém, diante destas incursões maliciosas, apenas 14% dos aparelhos estão imunizados com aplicativos de segurança, sendo que 36% dos usuários de plataforma móveis acessam à internet pelo aparelho, ou seja, mais suscetíveis aos perigos virtuais.

“A internet abriu possibilidades para que as pessoas se mantenham informadas e conectada, além de facilitar o dia a dia. Porém, infelizmente, também abriu precedentes para que cybercriminosos atuem de formas variadas com a finalidade de roubar dados, senhas, documentos e fotos”, ressalta a especialista em comportamento digital da Norton, Juliana Nemer.

(Com informações do AdNews)

17 de maio de 2012
ucho.info

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO MOBILIZA BUSCA SOBRE DIRCEU, ERENICE...

Lei de Acesso à Informação mobiliza busca por dados de ex-ministros. Governo não mostra informações novas; no Planalto houve procura por gastos de Dirceu e Erenice

No primeiro dia de vigência da Lei de Acesso à Informação, órgãos federais evitaram divulgar documentos inéditos. A lei contempla que, além de o cidadão poder formular pedidos de dados, os governos podem ter papel ativo e divulgar informações inéditas. Os ministérios se limitaram a divulgar um link para a Corregedoria-Geral, onde poderia ser acessado um portal sobre a lei.
Os gastos dos ex-ministros da Casa Civil José Dirceu e Erenice Guerra com cartão corporativo - ambos varridos do Executivo após a explosão de escândalos - e dados sobre os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso monopolizaram as atenções daqueles que foram ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) instalado no Palácio do Planalto.

A sala, de quarenta metros quadrados, tem seis computadores e quatro câmeras de vigilância. Quatro funcionários da Secretaria de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República foram treinados pela Controladoria-Geral da União (CGU) para orientar os interessados. Até as 16h30 desta quarta-feira, 16, o SIC do Planalto havia registrado 17 solicitações de informação.

O SIC do Planalto atende o cidadão que for atrás de informações do Gabinete de Segurança Institucional, da Casa Civil, da Secretarias Geral, de Relações Institucionais e de Comunicação Social e da vice-presidência da República.

À tarde, o sistema eletrônico de recebimento de pedidos da CGU apresentou problemas técnicos. Já os SICs de boa parte dos ministérios ficaram vazios durante o dia e receberam poucos pedidos por e-mail.

A Polícia Federal foi um dos órgãos que ainda não divulgaram material novo. No site do órgão estão disponíveis apenas relatórios policiais de 2008, amplamente divulgados na época. A assessoria da Polícia Federal argumenta que o sistema ainda está em fase de implementação e, nas próximas semanas, novos dados poderão ser divulgados.

Os SICs das pastas da Justiça e da Indústria, Desenvolvimento e Comércio receberam poucos pedidos de informação. Pela internet, cinco servidores fizeram pedidos à Justiça. O SIC da Indústria e Comércio recebeu quatro e-mails e cinco telefonemas com pedidos de informação. Todas as pessoas que procuram os ministérios eram servidores. As duas pastas já exibiam na internet portais de transparência antes da entrada em vigor da lei.

Diferentemente de outras pastas, o Ministério das Relações Exteriores registrou um número “elevado” de pedidos. Ao longo do dia, 30 pessoas pediram informações sobre documentos diplomáticos, como vistos e prazos de obtenção de passaportes.

À tarde, o ministro Antonio Patriota visitou a unidade do SIC, localizado na entrada principal do prédio do Itamaraty. O ministério ainda está organizando o seu portal de transparência. Relatórios de auditorias internas, por exemplo, foram divulgados no começo da noite.

Recorde

O SIC do Ministério da Saúde bateu recorde de pedidos. Foram 46 até o final da tarde. Funcionários da pasta, no entanto, lamentaram que boa parte dos pedidos não se enquadravam no espírito da nova lei. Houve pedido de telefone de maternidade e até dicas para parar de fumar, além de pedidos de esclarecimentos sobre ações da pasta. O ministério já dispõe do Disque Saúde, telefone 136, que repassa dados sobre seus programas.

Um dos empecilhos para o êxito da lei será a cultura do funcionalismo. Pesquisa da CGU em parceria com a Unesco apontou que para 55,5% dos servidores há dados e fatos que devem ser eternamente mantidos sob sigilo.

Leonencio Nossa e Rafael Moraes Moura, de O Estado de S. Paulo
17 de maio de 2012

GOVERNO DILMA GASTA R$ 441,7 MILHÕES COM VIAGENS/DIÁRIAS ATÉ ABRIL

Despesas com diárias e passagens voltam a crescer em 2012
Os gastos da União com o pagamento de passagens aéreas, custos com locomoção e diárias concedidas a funcionários públicos e militares, de janeiro a abril de 2012, chegaram a R$ 441,7 milhões. O valor significa aumento de 21,9% em relação ao mesmo período de 2011, ano em que o governo federal tentou apertar o cinto com esse tipo de despesa.
O decreto presidencial no 7.446, revogado em março deste ano, centralizou as autorizações de passagens e diárias. Essas poderiam ser validadas apenas por ministros, secretários executivos, secretários nacionais e presidentes de autarquias. Em 2011, os valores alcançados no ano decresceram em R$ 900 milhões em relação a 2010, chegando à marca de R$ 1,6 bilhão gastos.
Os gastos da União com o pagamento de passagens aéreas, custos com locomoção e diárias concedidas a funcionários públicos e militares, de janeiro a abril de 2012, chegaram a R$ 441,7 milhões.
O valor significa aumento de 21,9% em relação ao mesmo período de 2011, ano em que o governo federal tentou apertar o cinto com esse tipo de despesa.
O decreto presidencial no 7.446, revogado em março deste ano, centralizou as autorizações de passagens e diárias. Essas poderiam ser validadas apenas por ministros, secretários executivos, secretários nacionais e presidentes de autarquias. Em 2011, os valores alcançados no ano decresceram em R$ 900 milhões em relação a 2010, chegando à marca de R$ 1,6 bilhão gastos.
O orçamento previsto para esse ano é de R$ 1,4 bilhão e já apresenta despesas empenhadas da ordem de R$ 962,7 milhões. Do montante gasto, R$ 61,4 milhões foram destinados a restos a pagar (compromissos assumidos em exercícios anteriores), enquanto que R$ 380,3 milhões são referentes a passagens e diárias de 2012, até o mês passado.
Desde 2006, foram desembolsados R$ 4,1 bilhões com essa natureza de despesas, se incluídos apenas os primeiros quatro meses do ano, com valores constantes atualizados pelo IGP-DI, da FGV. O recorde do período pertence a 2010, quando foram consumidos R$ 533 milhões em valores corrigidos. Depois de 2012, os anos em que mais se gastou com passagens e diárias, até abril, foram 2009 (R$ 406,1 milhões), 2006 (R$ 389,7 milhões) e 2007 (R$ 373 milhões).
Atualmente, as maiores despesas nessas rubricas são do Ministério da Educação (ME). Foram gastos R$ 65,8 milhões até abril (em comparação aos R$ 52,4 milhões no mesmo período em 2011).
Em segundo lugar, estão os gastos do Ministério da Justiça (MJ), com R$ 54,4 milhões (aumento substancial de 42,8% em relação aos primeiros quatro meses de 2011, quando as despesas atingiram a R$ 38,1 milhões).
Segundo assessoria de imprensa, as despesas do MJ foram atribuídas a ações da Polícia Federal e Rodoviária Federal no país, gastos com a Força Nacional e combate às drogas nas fronteiras brasileiras (como a “Operação Sentinela”), além de todos os custos exigidos por eventos como o Rio+20 ou no que tange ao aparato requerido pela investigação do caso Cachoeira, por exemplo.
Diárias e passagens também representaram desembolsos significativos nos ministérios da Defesa (MD) – R$ 51,3 milhões em 2012, R$ 49 milhões em 2011 –, e Saúde (MS) – R$ 31,5 milhões em 2012, R$ 19,3 milhões em 2011, o que representou acréscimo de 61,3%.
Questionada sobre o aumento da despesa, a assessoria de imprensa do MS limitou-se a informar que os gastos “abrangem as despesas realizadas pelos servidores da sede do ministério, de seus 26 núcleos estaduais, dos hospitais federais do Rio de Janeiro (…) e dos três institutos nacionais – INCA, INC e INTO –, além do Instituto Evandro Chagas e do Centro Nacional de Primatas.” A assessoria ainda afirmou que o valor executado até abril corresponde à programação orçamentária de 2012.
O Contas Abertas também questionou os ministérios da Educação e da Defesa sobre o aumento dos gastos com passagens e diárias, mas até o fechamento da reportagem, não obteve respostas.
Veja aqui os gastos com diárias e passagens da União nos anos de 2011 e 2012
17 de maio de 2012
Yuri Freitas
Do Contas Abertas

CRISE DE DILMA

6,2 milhões de cheques sem fundos em apenas 4 meses

Nos quatro primeiros meses do ano foram emitidos 6,2 milhões de cheques sem fundos

Cheque sem fundos é um dos principais problemas do comércio, que muitas vezes evita esse meio de pagamento
ESTADÃO PME
Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE
Inadimplência preocupa o comércio
Relatório divulgado nesta quinta-feira pela Serasa Experian indica que foram devolvidos - entre janeiro e abril deste ano - 6,2 milhões de cheques. Esse número representa, no entanto, apenas 2,05% do total de cheques emitidos no período: 306,7 milhões.



Ainda assim, o porcentual de cheques sem fundos em 2012 é superior ao registrado nos quatro primeiros meses do ano passado. Em 2011, 1,92% dos cheques emitidos não tinham fundos.

Na quarta-feira, a mesma entidade divulgou informações preocupantes sobre a inadimplência no País, que registrou alta de 23,7% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. A informação faz parte de relatório divulgado nesta quarta-feira pela Serasa Experian. No fechamento dos quatro primeiros meses do ano, o índice aponta elevação de 19,6%.

17 de maio de 2012

UMA IMAGEM PARA OS HISTORIADORES DO FUTURO. SE OS HOUVER...

TAI A IMAGEM QUE NÃO ME DEIXA MENTIR.
 
 
Sinceramente.
Não tenho argumentos nem estômago para comentar esta imagem.
O Brasil virou de vez a maior zona de baixo meretrício da história da humanidade.
Conseguiram juntar em uma única fotografia, tudo o que há de pior em matéria de política.
 
17 de maio de 2012
omascate

CACHOEIRA: LAVAGEM DE DINHEIRO NA CORÉIA




CPI suspeita que empréstimos milionários recebidos por Cachoeira sejam oriundos de dinheiro enviado ao exterior pela quadrilha

A análise dos 41 volumes de documentos relativos à declaração de Imposto de Renda dos últimos 10 anos do bicheiro Carlinhos Cachoeira, encaminhados pela Receita Federal à CPI, indica que o contraventor tinha uma espécie de "lavanderia" internacional do dinheiro sujo obtido no Brasil.

Nas declarações de IR dos exercícios referentes aos anos de 2008, 2009 e 2010, o bicheiro informa que recebeu da empresa BET Capital R$ 11,4 milhões a título de empréstimos. A suspeita é de que os recursos da organização criminosa eram encaminhados para a empresa BET Company, estranhamente com sede na comunista Coreia do Norte, na Ásia, e acionária majoritária da BET Capital.

Carlinhos Cachoeira teria 49% das ações e a BET Company outros 51%. O esquema que começa a ser desvendado aponta que o dinheiro sairia do Brasil e voltava para a BET Capital, que emprestava milhões ao contraventor.

Cachoeira declarou ter recebido da empresa R$ 2,8 milhões em 2008; R$ 4,3 milhões em 2009; e novamente R$ 4,3 milhões em 2010.

Existem também empréstimos com cifras milionárias no nome da ex-mulher e de um ex-cunhado.

Para integrantes da comissão, há, além da sonegação fiscal, um movimento gigante de evasão de divisas. Hoje, durante reunião administrativa da CPI, alguns parlamentares vão sugerir que a Interpol seja acionada para mapear o caminho internacional do dinheiro da organização criminosa.

Informações extraoficiais apontam que existe uma espécie de conta-mãe num paraíso fiscal.

Cartão de crédito
O que também chamou a atenção dos parlamentares foi a declaração de rendimentos, incompatíveis com os gastos no cartão de crédito do bicheiro. Em 2008, ele declarou ter recebido R$ 20,4 mil em rendimentos tributáveis e, em 2007, R$ 17,8 mil.

No entanto, os gastos no cartão ultrapassam R$ 500 mil.

Em 2003 e 2004, o contraventor informou à Receita Federal que não teve rendimentos. Ele costumava guardar dinheiro em casa. Declarou ao Fisco ter, num cofre, a quantia de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Nos depoimentos prestados na CPI pelos delegados da Polícia Federal Matheus Mella Rodrigues e Raul Alexandre Marques de Souza, responsáveis pelas Operações Monte Carlo e Vegas, ficou evidente que existem 13 empresas ligadas ao bicheiro.

Uma delas tem sede num paraíso fiscal do Caribe.

As empresas JR, Alberto Pantoja e Brava receberam, aproximadamente, R$ 40 milhões em depósitos efetuados pela empreiteira Delta, no foco das denúncias desde o início do escândalo.

 17 de maio de 2012
João Valadares, Correio Braziliense

A CAIXA-PRETA DO CONGRESSO


ara e Senado se recusam a divulgar dados, contrariando norma que entrou em vigor onte.

Câmara e Senado se recusam a divulgar dados, contrariando norma que entrou em vigor ontem.
No primeiro dia de estreia da Lei de Acesso à Informação, ontem, o Senado e a Câmara dos Deputados — Casas em que a legislação tramitou durante anos e só foi aprovada por pressão do governo — afirmaram que não pretendem informar o salário de seus servidores, descumprindo o novo texto, que estabelece como público esse tipo de dado.

Ao contrário da Controladoria-Geral da União (CGU), que ressaltou justamente essa informação como exemplo que deve ganhar publicidade, o Congresso se fechou sobre o tema.

"Informações consideradas pessoais, ou seja, aquelas relativas à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem de um indivíduo, não podem ser divulgadas. Ou seja, o salário de um servidor específico não pode ser divulgado nem na internet nem a pedido de um cidadão", alegou a Câmara em nota enviada ao Correio. O Senado usou o mesmo argumento.

As justificativas contrariam não só a nova lei, como também a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema. Em julho de 2009, o então presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, liberou a publicação na internet da remuneração mensal dos 162 mil servidores da Prefeitura de São Paulo.

A postura do Legislativo federal não foi o único obstáculo no primeiro dia de aplicação da Lei de Acesso à Informação. O próprio Supremo ainda precisa regular quem vai atuar como instância recursal, ou seja, que área de cada órgão vai ser acionada quando uma informação for negada ao cidadão ou houver omissão na resposta.

O responsável por reavaliar a classificação das informações também falta ser definido.

No primeiro dia em que a lei passou a vigorar, poucos dados foram acrescentados aos que já constavam nos portais de transparência dos órgãos. Foi o que ocorreu na Procuradoria-Geral da República (PGR), por exemplo, a respeito de uma das informações mantidas em sigilo: o índice de produtividade de cada procurador, individualmente.

A PGR informou que os dados estão sofrendo ajustes, mas, prometeu publicá-los no portal da transparência. Contudo, sem definir prazo.

A presidente Dilma Rousseff publicou ontem, no Diário Oficial, a primeira lista de documentos considerados secretos, em sua maioria relacionados às seguranças de tecnologia da informação e predial no governo federal.

Procura
No Executivo distrital, não houve procura por informações. O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Secretaria de Transparência e Controle do Governo do Distrito Federal não recebeu nenhuma demanda. "Vai demorar um tempo não só para o governo, como para a população entender a lei", explicou a subsecretária de Transparência do DF, Cláudia Taya.

Nos SICs da Câmara, do Senado e do STF, segundo os próprios órgãos, a procura também foi pequena, embora nenhum tenha divulgado o balanço oficial.

Já a CGU informou que, em todo o Executivo federal, houve 708 pedidos apenas na quarta-feira.

O Correio testou o sistema e-SIC, que recebe pedidos on-line para órgãos do governo federal. A página, que pode ser acessada de qualquer órgão público do Executivo federal, não apresentou problemas como lentidão ou travamentos. Após ser feito o pedido, um e-mail é enviado ao endereço eletrônico cadastrado, com o número de protocolo e o prazo em que a informação deve ser entregue.

"Vai demorar um tempo não só para o governo, como para a população entender a lei"
Cláudia Taya, subsecretária de Transparência do DF

708
Número de pedidos de informações solicitados ontem da administração pública federal

17 de maio de 2012
GUILHERME AMADO Correio Braziliense

FGTS ROUBADO EM R$ 24 BILHÕES POR LULA E DILMA

Para leitores deste blog entenderem melhor sobre o que aconteceu, resumidamente, aqui apresento alguns números globais do FGTS do trabalhador.
 
O FGTS é patrimônio do trabalhador, ou seja, é uma espécie de poupança que as empresas depositam sobre percentual do salário, em nome individual de cada um dos trabalhadores.
 
Atualmente, a Caixa Econômica Federal, administra cerca de 600 milhões de contas, sendo 100 milhões, aproximadamente, de contas ativas. O patrimônio do trabalhador está, grosso modo, em R$ 250 bilhões. O FGTS é atualmente remunerado à taxa de 3% ao ano + TR. Como o TR, tende a ficar em 0%, a remuneração da FGTS vem perdendo seu patrimônio em termos reais.
 
O número curioso é que a CEF empresta ao tomador de casa popular, à taxa de 7,9% ao ano, divulgado ontem. A CEF tem lucro líquido de 4,9% sobre os empréstimos lastreados no FGTS. Além disso, a CEF cobra pela administração desta conta, em valores líquidos 1%, ou seja R$ 2,5 bilhões. Comenta-se que a remuneração liquida pudesse ser de no máximo R$ 500 milhões ao ano.
 
Bem, vamos ao fatos do título desta matéria. O governo Lula e agora governo Dilma, conseguiram que os administradores do FGTS sacassem a parte do "subsídio" do programa Minha Casa Minha Vida, do FGTS, em fundo perdido.
Este termo fundo perdido, se aplica aos recursos que saem mas não voltam. Eu estava a pensar que o "subsídio" do programa Minha Casa Minha Vida, viesse do Tesouro, o que seria natural. Qualquer subsídio teria que ser arcado pelo conjunto da sociedade.
Não foi e não está sendo feito assim. O "subsídio" está sendo sacado do patrimônio do trabalhador, ou seja cada trabalhador individualmente está subsidiando o programa Minha Casa Minha Vida.
 
Pasmem, senhores leitores, o montante destes saques, já chegam a R$ 24 bilhões até hoje, segundo o senador Paulo Paim (PT-RS) do próprio partido de ambos presidentes da República. Tudo isto, foi dito, na audiência pública sobre o futuro do FGTS, feito em 25 de abril próximo passado, no Senado Federal.
 
Nem mesmo a senadora Marta Suplicy (PT-SP) presente na audiência pública contestou esta afirmativa. São decisões do governo, que passam batido. Nem a imprensa chamou a atenção sobre isto. Pasmem ainda, que o senador Paulo Paim tomou conhecimento deste fato, naquele dia, 25 de abril de 2012.
 
Isto é que se chama oferecer benefícios com chapéu alheio. Tanto presidente Lula como presidente Dilma, bradam e conjugam o verbo fazer, sempre, na primeira pessoa do singular. Para ser justo, deveriam no mínimo fazer referência de que o "subsídio" do programa Minha Casa Minha Vida está sendo dado pelo conjunto de trabalhadores. 
 Dinheiro do governo, não é! Nem do contribuinte! Quem está subsidiando o programa Minha Casa Minha Vida são os trabalhadores!
 
Cadê os sindicalistas da CUT e da Força Sindical? Agora que estão do lado do Lula e Dilma, fazem de conta que o assunto não diz respeito a eles. Os tempos mudaram. Acordem, trabalhadores!
 
17 de maio de 2012
Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof. UFPR.
 
05 de maio de 2012

QUEM NEGOCIA COM BANDIDO?

Investigações da PF, do FBI e da Interpol sustentam que Collor recebeu Dossiê Cayman e que sua família pagou US$ 2,2 milhões por papéis fraudulentos

O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), aquele que já caçou marajás um dia e que se dedica hoje a caçar jornalistas, acusa fanaticamente um profissional da VEJA de ter-se unido a bandidos etc. e tal.
Ele finge não saber a diferença entre conversar com quem quer que seja em busca de informações e, de fato, se associar à bandidagem. E parece não saber a diferença faz tempo!

Lembram-se do Dossiê Cayman — aquilo, sim, uma picaretagem armada contra os tucanos?

O caso foi investigado pela Polícia Federal, pelo FBI e pela Interpol. Conclusão: Collor recebeu o papelório. E sua família, segundo as investigações, pagou US$ 2,2 milhões por eles. Quem mesmo, senador, negocia com bandidos? Ou não eram bandidos os que armaram aquela tramoia? O que Vossa Excelência queria de posse daquela falcatrua? Por certo, não era fazer reportagens, ainda que muitos repórteres tenham sido pautados, não é mesmo?

Leiam o que informou a Folha no dia 12 de dezembro do ano passado. Eis que, cinco meses depois, temos o valente senador posando (Emir Sader, seu neoamigo do PT, escreveria “pousando”) de grande moralista, a acusar gente decente de se envolver com bandidos.

*** *** *** ***
Por José Ernesto Credendio

Investigação da Polícia Federal afirma que a família do senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) pagou em 1998 pelo dossiê Cayman, conjunto de papéis forjados para implicar tucanos com supostas movimentações financeiras no exterior.
Segundo o inquérito, o senador teria recebido pessoalmente a papelada das mãos de um envolvido, em Maceió.
As conclusões são baseadas em investigações da Polícia Federal, do FBI (nos Estados Unidos) e da Interpol. Collor não foi indiciado por não ter participação direta no pagamento nem na elaboração dos papéis, mas é citado como beneficiário do caso. De acordo com a investigação, o dossiê custou US$ 2,2 milhões em valores da época, pagos a partir de uma conta controlada por Leopoldo Collor, irmão do senador, no paraíso fiscal das Bahamas.

Os irmãos Collor caíram em um engodo, diz o inquérito, já que na prática pagaram uma fortuna por papéis grosseiramente falsificados. A investigação rastreou as viagens feitas pelos envolvidos na produção e na difusão do dossiê.
Eles transitam por EUA, França e Salvador, onde houve escala do avião. Por fim, chegam a Maceió. Os documentos mostram como uma “offshore” no Uruguai, em nome de um laranja de Leopoldo Collor, controlava uma conta nas Bahamas.

E como foi a negociação para que o dinheiro fosse depositado em um banco em Coral Gables, uma cidade na Flórida (EUA), sem deixar rastros. Mas o FBI entrou no caso e conseguiu, ao lado da Interpol, apurar as conexões.
O valor da venda apareceu em uma agência do Eurobank na cidade norte-americana, conforme autorização de transferência bancária de 31 de agosto de 1998.
Parte da trama foi relatada à investigação por Raymundo Nonato Lopes Pinheiro, então diretor internacional de comercialização da Rede Globo e réu no processo. “Laranja” de Leopoldo, ele confirma que é autor do documento que permitiu a transferência bancária, por meio de procuração.

Nonato disse à PF que conhecia Leopoldo desde os 17 anos. A existência da empresa “offshore” foi confirmada pelo irmão de Collor.
A conta em Coral Gables era, no papel, de Martha Volpato, indicada para receber o pagamento pelo dossiê e, assim, evitar que o negociador surgisse na transação.
O principal negociador é Luiz Claudio Ferraz da Silva, amigo de Leopoldo. Ele teria entregue os papéis a Fernando Collor em 5 de setembro de 1998, em Maceió.

Martha, que recebeu US$ 20 mil, chegou a ser presa em outra operação da PF. As investigações estão em processo na 10ª Vara de Justiça Federal de Brasília, quase pronto para julgamento.

Encerro

Como se vê, o lobo pode mudar de pelo, mas não de hábitos.
17 de maio de 2012
Reinaldo Azevedo

CPI DO CACHOEIRA POUPA DELTA, GOVERNADORES E POLÍTICOS DE INVESTIGAÇÃO

Por José Ernento Credendio e Andreza Matais, na Folha Online:

A CPI do Cachoeira livrou, nesta quinta-feira, governadores e parlamentares da quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico e de serem convocados a explicar suas relações com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

A empreiteira Delta, apontada pela Polícia Federal como braço financeiro do esquema, também não terá seus sigilos quebrados nacionalmente, “por falta de indícios”, no entendimento da maioria da comissão. A CPI livrou ainda da investigação o presidente licenciado da empreiteira, Fernando Cavendish.

Os deputados e senadores aprovaram apenas a quebra do sigilo da empresa Delta na região Centro Oeste, além dos sigilos de pessoas sem foro privilegiado que assessoravam Cachoeira e já foram investigadas pela Polícia Federal, conforme antecipou a Folha na edição de hoje.

A votação foi orquestrada pelo PT e PMDB, que comandam a CPI. O relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), sequer colocou em votação os requerimentos acerca dos governadores e da Delta nacionalmente.
Esses requerimentos só devem entrar na pauta da CPI no dia 5 de junho. “Nós não vamos fazer devassa”, afirmou o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). “A generalização cheira a devassa”, complementou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

PIZZA

Conforme a Folha antecipou na edição de hoje, foi feito um acordão entre caciques do PT, PMDB e PSDB para poupar os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). No pacote dos governistas entrou ainda a preservação da Delta nacionalmente, que tem obras com o governo federal.

“Reuniu-se um grupo numa sala e decidiram quem vai morrer. O Rio de Janeiro está enterrado até a alma. O que vamos dizer?”, afirmou a senadora Kátia Abreu (PSD-TO). “Na minha opinião, estamos convocando os bagrinhos da história. Os importantes estão de fora”, complementou.

“Dá impressão de estarem selecionando alvos por orientação política partidária”, criticou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). “É um mal começo desta CPI”, disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), um dos poucos a insistir na convocação dos governadores. “Estamos amarelando”, afirmou o senador Pedro Taques (PDT-MT).
(…)

17 de maio de 2012
Reinaldo Azevedo

NOTA AO PÉ DO TEXTO

O PAÍS DE PARLAMENTARES COMPROMETIDOS COM O CORPORATIVISMO...
UMA VERGONHA, COMO DIRIA BORIS CASOY. UMA VERGONHA A ALIANÇA PT/PMDB/PSDB CONTRA O BRASIL HONESTO!
UMA ALIANÇA ESPÚRIA QUE PROTEGE  CORRUPTOS E CORRUPTORES, E INSTITUI A IMPUNIDADE E A IMPOSTURA.
m.americo

UM TERÇO DOS BRASILEIROS TEM INTERNET EM CASA

article image
Acesso à internet no Brasil vem se expandindo (Fonte: Reprodução/sxc.hu)
Brasil ocupa a 63ª posição de um total de 154 países em ranking de acesso residencial à internet
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 16, revelou que 33% dos brasileiros têm acesso à internet em suas casas. O Brasil, no entanto, ainda está bem atrás de países do norte europeu e da Ásia quando o assunto é inclusão digital.

No topo da lista aparece a Suécia, com 97% da população tendo acesso à internet residencial. O Brasil, por sua vez, ocupa a 63ª posição de um total de 154 países.

A pesquisa, denominada Mapa da Inclusão Digital, foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a operadora de telefonia Vivo.

São Caetano: 69% dos lares com internet

Apesar de ainda estar bem atrás de alguns países europeus, por exemplo, o acesso à internet no Brasil vem se expandindo. Há seis anos, apenas 8% dos brasileiros tinham internet em suas casas. O crescimento foi de 154% desde então.

A cidade de São Caetano, no ABC paulista, apresenta o maior índice de acesso à internet residencial no país: 69%.

opinião e notícia
17 de maio de 2012

MUTIRÃO NACIONAL PELO JULGAMENTO DO MENSALÃO JÁ!

Um mutirão nacional pedindo agilidade no julgamento do Mensalão será realizado neste domingo, 20 de maio. A manifestação está sendo organizada pela rede de movimentos contra a corrupção e a impunidade.

A meta principal é coletar mais assinaturas para a petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) por celeridade no processo. Já foram computadas 28 mil assinaturas, sendo 18 mil na Internet e 10 mil no papel, em diversos estados do país.

O processo do Mensalão no STF acaba de completar 4 anos e 6 meses e as denúncias ocorreram há mais de 7 anos. Movimentos de doze cidades confirmaram (até 15/5) a participação no mutirão e os organizadores aguardam novas adesões.
Estão programadas manifestações no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Vitória, Florianópolis, João Pessoa, Cascavel (PR), Botucatu (SP), Jaú (SP), Dracena (SP) e Panorama (SP).

Os termos da petição são os seguintes: “Aos Ministros do STF: Fazemos um apelo a V.Exas para não permitirem que os crimes do Mensalão prescrevam antes do julgamento e que pedidos de vistas e adiamentos beneficiem os acusados.

O processo está em tramitação há muito tempo. Deixar que ocorra prescrição e que os acusados continuem a se aproveitar da demora do julgamento significará verdadeira oficialização da impunidade no Brasil”.

###

APOIO À PETIÇÃO

A petição tem o apoio de diferentes setores da sociedade. Entre as pessoas que aderiram estão: o príncipe D. João de O. E Bragança, os deputados Luiz Paulo Correa da Rocha, Chico Alencar e João Batista de Araújo (Baba), o ex-ministro Marcílio Marques Moreira, o empresário Ivan Botelho, o diretor de tevê Daniel Filho, a cantora Olívia Byinton e os economistas Paulo Guedes, Elena Landau e Pérsio Arida.

O abaixo-assinado será entregue em seguida no STF pelos movimentos Transparência Brasil e Queremos Ética na Política. O endereço para remessa das folhas com as assinaturas é:
Comissão Organizadora SOS STF / Missão Ampulheta em Brasília:

A/C: Sr. Rodrigo Netto
SHIS QI 13, conj. 12 casa 05
Lago Sul – BSB / DF – CEP: 71635-120


###

DE FRENTE PARA O MAR

No Rio, o Movimento 31 de Julho contra a Corrupção realizará a manifestação no Posto 9, em Ipanema, às 11h. Será montada a alegoria de uma prisão de frente para o mar. Grupos de outras cidades também montarão suas réplicas de celas e cadeias.

Segundo Marcelo Medeiros, coordenador do Movimento 31 de Julho, “não será por falta de xadrez que os juízes do STF terão motivo para atrasar ainda mais o julgamento”.

As manifestações são pacíficas, garantidas pela Constituição. Os organizadores recomendam que, a critério dos movimentos locais, seja requerida proteção policial com a necessária antecedência.

O motivo da mobilização é a dúvida sobre a realização do julgamento do Mensalão pelo STF neste semestre, abrindo a possibilidade de prescrição de diversos crimes e de candidaturas de acusados, que poderão escapar da Lei da Ficha Limpa.
Ainda não é certo que o ministro Lewandowski concluirá a revisão do processo em tempo hábil e percebe-se que aumenta a pressão de áreas do governo para retardar o julgamento.

###

ADESÕES PELA INTERNET

Na Internet, o abaixo-assinado pelo Julgamento do Mensalão está no Portal Petição Pública, no seguinte endereço:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N22495

É INTERESSANTE A PRÁTICA DO ESCULACHO, UMA BOA MANEIRA DE PUNIR OS TORTURADORES DE 64

 
Não há crime hediondo como a tortura, quando o algoz usa do poder de que dispõe para seviciar a vítima indefesa, não importa se o torturador é militar, civil ou um simples sequestrador – o crime abjeto é o mesmo.
Mas é claro que o torturador que age sob o manto da farda militar tem a circunstância agravante de representar um Poder desmesurado, não há dúvida. Fica mais covarde ainda.

É preciso punir esses criminosos, não há dúvida. Mas acontece que o Supremo já decidiu que a Lei da Anistia valeu, está em vigor e não pode haver condenação para os torturadores do regime militar. O que se pode fazer, então?
Ora, a solução já está encontrada. É o esculacho-escracho, uma manifestação que surgiu na Argentina e no Chile e que agora ganhou uma versão bem brasileira.

Assim, com o intuito de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da Comissão Nacional da Verdade, que tem por objetivo investigar os crimes cometidos por agentes de Estado (torturas, assassinatos, sequestros) no período da Ditadura Militar (1964-1985), jovens manifestantes têm promovido atos de esculacho contra os torturadores.

Já foram feitos esculachos em diversas cidades. No Rio, o alvo foi o torturador José Antônio Nogueira Belham, em frente a sua casa, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Ele foi um dos responsáveis pela morte do deputado Rubens Paiva.
Em Guarujá, São Paulo, o esculachado foi Maurício Lopes Lima, tenente-coronel reformado, reconhecido por Dilma Rouseff como o seu torturador.

É claro que a versão brasileira do esculacho tende a ser muito mais alegre e festiva, como é do nosso temperamento, que comprova a cordialidade de nosso povo na sábia visão do sociólogo Sergio Buarque de Holanda, o pai do Chico (que também apoiava a guerrilha, teve de deixar o país mas não chegou a ser torturado).

Daqui a pouco, vão aparecer surdos, bumbos, caixas e tamborins, e o esculacho vai ficar completo, podem apostar. E assim vai indo o Brasil, este estranho país onde tudo acaba em pizza ou em… samba.

17 de maio de 2012
Carlos Newton

O INCERTO FUTURO DOS GREGOS E DE SEUS VIZINHOS

article image
Futuro da Grécia gera preocupações em todo o mundo (AFP)
A Grécia quer permanecer na zona do euro, mas luta contra as medidas de austeridade. Do outro lado, a Europa teme uma saída grega, mas também se apavora com a possibilidade de contágio da crise    

A formação de um governo na Grécia depois dos divididos resultados das últimas eleições parlamentares teria dado ao país a chance de respirar em meio a sua interminável crise econômica e de buscar as reformas de que tanto precisa, como a recapitalização de seus bancos e o aumento da privatização, que ajudariam a restaurar sua credibilidade com seus parceiros europeus e os mercados financeiros. Ao invés disso, os gregos voltarão às urnas no dia 17 de junho, e até lá estarão sob os cuidados de Panagiotis Pikrammenos, o juiz mais veterano em atividade no país.

De acordo com as pesquisas, o apoio da população grega à permanência na zona do euro aumentou de 70 pra 80% nos últimos três meses. No entanto, há temores de que a instabilidade política que continua a assolar o país possa provocar uma saída da Grécia do bloco monetário. Três bilhões de euros foram sacados de contas gregas na última semana, depois que a nova formação do Parlamento não conseguiu estabelecer um governo de coalizão. “O povo está tomando medidas preventivas”, diz um banqueiro veterano. “Se você tem nas mãos uma pilha de euros, certamente se sentirá rico caso o dracma seja reestabelecido”.

Além disso, embora queiram continuar na zona do euro, os gregos estão cansados das medidas de austeridade, colocadas pelos alemães como pré-requisito para a permanência. O Syriza, coalizão de esquerda que teve a segunda maior votação nas últimas eleições, parece concordar com essa visão, defendendo a permanência grega, desde que haja uma revisão das reformas impostas pela troika (União Europeia, Banco Central Europeu, e Fundo Monetário Internacional).

Essa é uma mensagem que parece atrair os eleitores gregos, e pesquisas indicam que o Syriza pode vencer as próximas eleições com 20,5% dos votos, o que ainda não lhe garantiria a maioria, mas que já deixaria à frente de partidos tradicionais como A Nova Democracia e o PASOK.

Líderes querem políticas de crescimento

No resto do mundo, os saques nos bancos gregos também causaram preocupação em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, que já estão em alerta para uma possível saída da Grécia da zona do euro. “Ou a Europa colocará em ação uma zona do euro compromissada, estável e bem sucedida, ou entraremos todos em um território perigosíssimo com enormes riscos para todo mundo”, afirmou o primeiro-ministro britânico David Cameron nesta quinta-feira, 16. No entanto, nem todos estão tão pessimistas. Charles Dallara, chefe do Instituto Internacional de Finanças, acredita que a Grécia se estabilizará assim que formar um novo governo comprometido com a ideia de permanecer na zona do euro. “O dano pra o resto da Europa, caso a Grécia deixe a zona do euro, seria algo entre uma catástrofe e o completo Armageddon”.

Esperava-se que no encontro do G8, que começa nesta sexta-feira, 18, nos arredores de Washington, Barack Obama – seguindo os passos do novo presidente francês, François Hollande – fosse pressionar a chanceler alemã Angela Merkel a adotar uma abordagem mais relaxada, e considerar um pacote de crescimento para a Europa, deixando de lado as medidas de austeridade rejeitadas pelos eleitores gregos. Mas fontes ligadas ao governo norte-americano afirmam que o governo de Obama decidiu evitar envolvimento direto com as questões da economia europeia.

“Desequilíbrios entre os países da zona do euro criaram credores e devedores, e em algum momento as perdas de crédito terão que ser reconhecidas, absorvidas e divididas”, diz Ser Mervyn King, chefe do Banco da Inglaterra. “Até que isso aconteça, não haverá resolução alguma”.

“Aqueles que dizem que uma saída da Grécia não será grande coisa não sabem do que estão falando, ou têm motivos escusos”, afirma Sony Kapoor, da usina de ideias ReDefine, de Bruxelas. “Os danos sociais, políticos e econômicos à União Europeia serão incalculáveis”.

REPUBLICANAGEM

GRÉCIA QUEBRADA
Gregos retiram entre € 700 milhões e € 1,2 bilhão dos bancos em três dias.
Corrida aos caixas eletrônicos aumentou com a crise política e o temor de que Atenas deixe a zona do euro. Esta notícia só vale mesmo pelo que mostra de identificação dos gregos com os brasileiros. Lá, tal como aqui, as fontes de informação se enganam por pouco nos valores que anunciam. A diferençazinha entre 700 milhões e 1,2 bilhão de euros é de apenas meio bilhão de euros. Uma coisinha de nada. Mas não é por isso que a Grécia está quebrada. É histórico, a Grécia sempre valeu apenas pelas ruínas.

LANCHAS NO ARQUIVO
Como se esperava, o Conselho de Étitica da Presidência arquivou o caso das lanchas-patrulha que Ideli diz que não comprou, mas pagou e não bufou. Agora falta apenas dizer o que o governo vai fazer com elas. Guardar no arquivo-morto vai ser difícil.
PELE DE MARTA
Marta Suplicy pede pressão popular por lei contra a homofobia. Senadora relatora do projeto diz que sociedade precisa ser mais participativa no assunto. Vai ver que a sociedade não entra nessa porque não quer estar na pele de Marta e prefere olhar a senadora sexóloga com bons olhos.

GREVE E ACIDENTE
Que coisa! Foi só os metroviários entrarem em greve para São Paulo saltar na frente com uma batida entre dois trens na linha 3-vermelha. O coitado do presidente do Metrô de São Paulo, Peter Walker, teve que se desdobrar em justificativas para dizer que a causa mais provável do acidente foi uma falha mecânica. A colisão só fez barulho, deixou um saldo de quase 40 pessoas feridas. Não houve mortos, só feridos. E, afinal, por que é mesmo que os metroviários estão de greve, pô?!?

FALA SÉRIO!!!

Foto: R. Stuckert F°/PR


A primeira-presidenta Dilma instalou nesta quarta-feira (16) a Comissão da Verdade. E olha só quem está ali, à mão direita da toda poderosa: ele, Luiz Erário Lula da Silva. Cercado por Marco Aurélio Top-Top Sargento Garcia e Fernando Henrique Cardoso; Escoltado por Temer, Maia, Sarney e Fernandinho Beira-Collor. Ah, fala sério!
17 de maio de 2012

COMISSÃO DA VERDADE PARALELA À COMISSÃO DA VERDADE...

Militares na reserva lançam hoje a Comissão Paralela da Verdade, já que CV da Dilma não pretende apurar 119 atentados e assassinatos da esquerda



A pretensa Comissão da Verdade já recebeu uma lista de 119 atentados e assassinatos que teriam sido praticados por militantes da esquerda. No entanto, a maioria dos 7 membros da CV não pretendem priorizar tais casos. A CV só pretende se debruçar sobre as sempre pregadas “violações de direitos humanos” que teriam sido praticadas por agentes do Estado entre 1964 e 1985. A intenção velada é criar pré-condições políticas para uma revisão da Lei de Anistia de 1979.

Militares não aceitam tal golpe dos militantes ideológicos. Por isso, logo mais, vão instituir, no Clube Naval, a "Comissão Paralela da Verdade". O trabalho extraoficial tem apoio, direto, dos militares na reserva e, discreto, dos oficiais na ativa. A intenção é oferecer uma alternativa aos membros da CV e à turma de esquerda no Ministério Público que defendem a contraditória “Justiça de Transição” (para quê, ninguém diz?). Osmilitares não aceitam as manobras para driblar ou anular a Lei de Anistia – já sacramentada pelo STF.

O ato de posse dos componentes da CV, que receberão R$ 12 mil mensais pelo trabalho, foi uma cerimônia simbolicamente patética, no Palácio do Planalto. Além de parentes de presos políticos desaparecidos, a cerimônia misturou a Presidenta Dilma Rousseff com os ex-Presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique e Lula da Silva. No mesmo balaio de gatos, estavam os notórios os mensaleiros José Dirceu e José Genoino junto com os ministros do Supremo Tribunal Federal que vão julgá-los e o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, que vai acusá-los pelos crimes no mensalão.

No evento também estavam os Comandantes Militares. Juniti Saito (Aeronáutica), Enzo Peri (Exército) e Júlio Moura (Marinha) aplaudiram os discursos, mas sem muito entusiasmo. Assim que o evento acabou, saíram o mais depressa possível do Palácio. Nos bastidores, a maior bronca dos militares da ativa seria com a indicação de Rosa Maria Cardoso da Cunha. A advogada que defendeu a ex-guerrilheira e hoje Presidenta Dilma Rousseff, nos tempos da “dita-dura”, ficou de filme queimado depois que manifestou, publicamente, que a CV não vai apurar os crimes cometidos por militantes de esquerda.

O discurso da Comandanta-em-chefe não agradou aos militares. Dilma filosofou que “a força pode esconder a verdade, mas o tempo acaba por trazer a luz”. Para piorar, ainda contou a mentirinha oficial de sempre: “Não nos move o revanchismo, o ódio nem o desejo de reescrever a história. mas mostrar o que aconteceu, sem camuflagem, sem vetos”. Chegando a chorar, como uma atriz de primeira, Dilma foi além na retórica ilusionista: “A desinformação não ajuda a apaziguar. O Brasil merece a verdade. As novas gerações merecem a verdade, e, sobretudo, merecem a verdade factual aqueles que perderam amigos e parentes e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia”.

O Alerta Total insiste, a bem da verdade. A tal Comissão da Verdade é inútil e só tem propósito revanchista e diversionista. A intenção em manter alarmadas as forças armadas atende a um objetivo dos verdadeiros inimigos externos do Brasil. Os membros da Oligarquia Financeira Transnacional investem nos agentes conscientes ideológicos para impedir que os guardiões constitucionais da soberania do Brasil tenham condições de cumprir seu papel. Com militares neutralizados ou transformados em meros funcionários públicos fardados, fica mais fácil manter o Brasil como uma mera colônia de exploração mantida artificialmente na miséria, para proveito dos esquemas globalitários.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

17 de maio de 2012
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.