"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 2 de maio de 2013

DIAGRAMA DE LEMES

 

Considerada a insuficiência contemporânea das noções lineares e polarizadas de “esquerda” e “direita”, ou a confusão de conceitos do Diagrama de Nolan (feito por libertários, para libertários, assim avalio), contribuo com esta primeira versão do diagrama cujo objetivo é aprimorar a visualização do velho espectro político-ideológico, mantendo a dicotomia entre esquerda e direita (eixo horizontal) e adotando formatos circulares que ilustrem o fenômeno da proximidade dos extremos, sejam estes de viés totalitário ou libertário (eixo vertical).
Vale observar que os conceitos de socialismo e comunismo são ora tratados conforme a teoria marxista – de Marx, mais exatamente. Portanto, é desconsiderada a experiência do socialismo real ou o conceito de “socialismo democrático”, devaneio pós-marxista.
Diagrama de Lemes
 
02 de maio de 2013
in blog de Bruno

O HUMOR DO DUKE




02 de maio de 2013

A ESCOLHA DE DILMA

 

foto-70


Entre uma e outra declaração de amor e protestos de elevada estima e consideração por si mesma no seu discurso à Nação deste Primeiro de Maio, dona Dilma voltou a bater na tecla da educação.

Disse que está mandando finalmente ao Congresso a sua tantas vezes anunciada proposta de obrigar o investimento de todo o dinheiro dos royalties do pré-sal em educação porque educação é tudo aquilo que a gente sabe como condição para o desenvolvimento, e coisa e tal…

É claro que é só um gesto simbólico posto que, gostando como tem gostado ultimamente da baixa politicagem, dona Dilma sabe melhor que ninguém qual é a chance real dos seus sócios no alegre condomínio da governabilidade abrirem mão da parte que lhes cabe desse latifúndio que cada um tem defendido rosnando e arreganhando dentuças ameaçadoras para qualquer um que dela se aproxime.

foto-81

Ainda assim é digna de nota essa insistência no tema por parte desta filha de professores universitários emigrados da Europa (ainda que do Leste).

Posto ao lado do outro grande esforço pela educação de sua autoria – o Programa Ciência sem Fronteiras que pretendia mandar 75 mil brasileiros para estudar em universidades estrangeiras e que se vai arrastando por aí no padrão PT de gestão – esse projeto dos royalties nos permite espiar para dentro daquele que talvez seja o último grande dilema de consciência vivido por dona Dilma.

Ja comentei antes que não é pouca coisa para quem se alinhou a vida inteira com todos quantos vêm na cultura ocidental a obra de Satã em pessoa, propor algo com sabor tão herético quanto mandar brasileiros estudar no próprio “Inferno“.

foto-77

Mas ha uma explicação plausível.
Se tudo se apoiava na idéia de dar aos trabalhadores a propriedade dos meios de produção e hoje os meios de produção são exclusivamente intelectuais, como negar o poder revolucionário da educação?

É impossível. Mas conhecendo como conhece o anel de ferro ideológico e corporativo em que estão encerrados os professores do Estado, componente essencial da armação granmsciana que ajudou a levar e ajuda a manter o PT no poder, dona Dilma tem todas as informações de que precisa para saber que não pode alimentar ilusões quanto à expectativa de fazê-los retornar à função de ensinar da qual foram afastados depois de tanta luta apenas cobrindo-os de dinheiro.

foto-78

O problema da educação pública brasileira, aliás, nunca foi de falta de dinheiro como provam todas as pesquisas internacionais comparando o nosso investimento por aluno com o do resto do mundo.

Se os empregados do Estado, viciados nas blandícias da estabilidade no emprego e da impunidade ampla, geral e irrestrita, não conseguem fazer uma estrada, um porto, um aeroporto, nem mesmo um hospital público decente se apropriando de mais de 1/3 de tudo que os brasileiros produzem ano após ano, porque seria diferente com a educação que é coisa muito mais complicada que tudo isso junto?
Dilma está certa. O remédio é o que as universidades estrangeiras usam…

foto-80

Mas como renegar a desclassificação do esforço como justificação da diferença e passar a afirmar o primado da responsabilidade individual e a competição como parteira da qualidade depois de toda uma vida dedicada ao contrário, sobretudo a partir do posto mais alto de um esquema de poder que se baseia em substituir tudo isso pela esmola institucionalizada?

Só mesmo indiretamente, mandando brasileiros aprender no exterior.

Com o país escorregando inexoravelmente para a periferia de uma economia global hipercompetitiva apesar dos seus ingentes esforços para fazer desaparecer na marra as consequências inevitáveis da nossa miséria educacional; balançando entre as delícias do Poder e a consciência de que o seu apoia-se na ignorância e na remediação da ignorância, dona Dilma fez a sua escolha mas sofre recaídas.
Sua consciência parece não ter morrido ainda mas a proposta quimérica envolvendo os royalties indica que ela passa muito mal.

foto-71


02 de maio de 2013
vespeiro

CAPRICHO DE DEUS

 

Filme sugerido por Varlice
02 de maio de 2013

A INCÚRIA É DOENÇA CRÔNICA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA



O desleixo é um dos maiores obstáculos à modernização da gestão pública nas três instâncias federativas. Os maus exemplos vêm de cima, gerando o efeito dominó da ineficiência.

Veja-se o caso da Lei Seca. Necessária para diminuir o índice de acidentes, no início, a lei correspondeu às expectativas.

Registrou-se sensível queda no número de acidentes. Ao correr do tempo, a fiscalização relaxou, tanto por causa da falta de bafômetros quanto por conta da recusa dos motoristas a se submeterem ao teste. As leis, por aqui, começam agigantadas e acabam banalizadas. Ou, para não perder o contraponto, leis secas acabam molhadas.

A incúria é doença crônica da administração pública. Veja-se o caso das agências reguladoras, criadas para controlar serviços públicos.
Cumprem suas funções? De maneira precária. Exemplo é o caos nos aeroportos em algumas épocas do ano.
A falta de rigor, a leniência e a politicagem ditam o modus operandi dos órgãos de controle de serviços essenciais. Juntando-se o desleixo à esperteza, forma-se a teia dos esquemas de corrupção que se espraiam pela malha administrativa.

CARTÓRIOS

Os cartórios são provas eloquentes do passado ressuscitado. São os bastiões da cultura arcaica. Qual sua serventia se não a de mostrar que a palavra não serve para nada? Hélio Beltrão, em julho de 1979, tentou acabar com essas maracutaias por meio do Programa Nacional de Desburocratização. Perdeu a guerra. Hoje, a pilha de documentos do cidadão atinge os píncaros.

A malandragem avança sob a égide de lições não tanto cívicas: “Faça o que eu digo, não faça o que faço. Aos amigos, pão; aos adversários, pau. Nossa balança tem dois pesos e duas medidas. E e a lei? ah, é pra inglês ver”. (transcrito do jornal O Tempo)

02 de maio de 2013
Gaudêncio Torquato

AINDA A QUESTÃO INDÍGENA E AS NOVAS 'RESERVAS'


Apesar do STF ter declarado inconstitucionais as demarcações de novos territórios ditos indígenas e proibido a ampliação dos já existentes, a Funai, em conluio com o Conselho Indigenista Missionário, continua “inventando” novas terras pretensamente indígenas.

Tem havido uma série de invasões de terras produtivas, por parte de grupos de índios guaranis provenientes do Paraguai, incentivadas por ONGs indigenistas, com o consentimento da Funai e do Ministério Público. Alguns municípios e mesmo Estados (como Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul) se preparam para a reação. Aonde vai parar essa disputa?

Tanto o Legislativo como o Executivo estão se conscientizando que a Funai extrapolou e que acabaria por dividir o Brasil. Membros da Frente Parlamentar da Agropecuária se preparam para apresentar à ministra Gleisi Hoffmann provas de fraudes na identificação e delimitação de áreas de uso exclusivo dos índios.

OUTRO FRACASSO

Além do mau resultado da demarcação da Raposa–Serra do Sol, onde os índios, sem terem o que comer, migraram para os lixões de Boa Vista, na reserva Ianomâmi as diferentes etnias reunidas artificialmente, como se ianomâmis fossem, estão lutando entre si, já com vários mortos e feridos. Naturalmente a Funai acusa os garimpeiros de armarem os índios, como se eles não guerreassem antes com arcos e flechas.

Apesar dos conflitos tribais na terra indígena ianomâmi, o rei Harald da Noruega ignorou apelos de autoridades brasileiras e foi visitar a área, certamente para exercer o seu “dever de ingerência”, servilmente autorizado pela Funai. Se fosse um brasileiro, jamais a Funai autorizaria a visita.
Obs: A expressão “Dever de ingerência” foi substituída a ONU por “Responsabilidade de proteger”

POR FIM, DECLARAM GUERRA

Dois dias depois de ocupar o plenário da Câmara, uns 400 índios, aos gritos de “Dilma assassina partiram para a invasão, contida pela segurança reforçada por contingentes do Exército de prontidão.
Entre eles haviam índios muito pretos, índios muito brancos com óculos “Armani”, índios carecas e índios de bigode.
Será que aprenderemos?

02 de maio de 2013
Gélio Fregapani

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA COBRA ANDAMENTO DE AÇÕES ENVOLVENDO CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

   


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) não está enviando ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) as informações exigidas para o cumprimento da Meta 18 no Poder Judiciário.
A informação é do conselheiro Gilberto Valente Martins, anunciando que aumentará a fiscalização para evitar que os objetivos do conselho sejam comprometidos porque alguns tribunais não informam sobre o julgamento de crimes de improbidade administrativa e contra a administração pública.

Apenas o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), está cumprindo as exigências da Meta 18, cuja finalidade é que sejam julgadas até o final de 2013 todas as ações distribuídas à Justiça Federal e às estaduais até dezembro de 2011.
Os outros quatro tribunais federais, além de sete estaduais, não prestaram as informações relativas à Meta 18.

O conselheiro disse que durante fiscalização no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios foram encontrados cinco processos em grau de recurso estacionados há cerca de dois anos no gabinete do relator. De acordo com Gilberto Martins, o grupo de trabalho sugeriu ao desembargador que dê prioridade ao julgamento dos processos parados.
Foi sugerido também que ele peça assistência do grupo de trabalho do CNJ para auxiliá-lo no cumprimento da Meta 18, pois há cerca de 800 processos no gabinete do magistrado, enquanto seus colegas não têm mais que 70, em média.

MAIORIA NO SUPREMO QUER MINISTÉRIO PÚBLICO SEGUINDO REGRAS PARA INVESTIGAR






Antes de chegar ao Congresso Nacional, a discussão sobre os poderes de investigação do Ministério Público já havia começado no Judiciário.
O assunto é tema de pelo menos 30 processos no Supremo Tribunal Federal, que ainda não se manifestou definitivamente. Ao menos sete ministros das formações mais recentes do Tribunal votaram a favor do Ministério Público, mas defenderam regras mais claras nas apurações, em maior ou menor escala.

São eles Cezar Peluso, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Celso de Mello e Cármen Lúcia. Mesmo entendendo que o Ministério Público não pode presidir inquéritos, Joaquim Barbosa e Carlos Ayres Britto não mencionaram imposição de regras.
Já Marco Aurélio Mello defende que a apuração criminal é atividade privativa das polícias. Cezar Peluso e Ayres Britto se aposentaram no segundo semestre de 2012.

A maioria dos ministros quer que o MP siga as mesmas regras do inquérito policial, com supervisão do Judiciário e publicidade de informações aos acusados. Alguns limitaram a área de atuação do MP aos crimes cometidos por integrantes da própria instituição e por agentes policiais, crimes contra a administração pública ou ainda se a polícia deixar de agir.
Parte dos ministros defende que não é necessário acionar as polícias quando as acusações derivarem de dados concretos de órgãos administrativos ou de controle, como fraudes previdenciárias ou tributárias.

É PRECISO CONTROLE

“Reafirmo que é legítimo o exercício do poder de investigar por parte do Ministério Público, porém, essa atuação não pode ser exercida de forma ampla e irrestrita, sem qualquer controle, sob pena de agredir, inevitavelmente, direitos fundamentais”, defendeu Gilmar Mendes.
Em mobilização recente contra a PEC 37, Ayres Britto disse que subtrair o poder investigativo do Ministério Público é uma “hecatombe jurídica”, mas que a instituição precisa seguir regras “para não ser refém de si mesma” e “evitar arbítrios”.

O Supremo registra pelo menos 100 ações em tribunais de todo o país questionando a investigação promovida pelo Ministério Público. Elas estão suspensas, aguardando a palavra final da Corte. Defensores da PEC 37 argumentam que o texto atual da proposta valida as apurações feitas até agora, eliminando esses questionamentos judiciais e evitando prescrições.

O presidente da Associação de Juízes Federais do Brasil, Nino Toldo, diz que a maioria dos associados já se manifestou favoravelmente ao poder de investigação do Ministério Público.
Para a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o órgão não pode deixar de investigar, especialmente quando os criminosos dificultam o trabalho da polícia ou estão dentro da própria corporação. “Um Ministério Público imóvel dentro do processo, que não pode investigar, é contramão da história mundial”, avalia o presidente da AMB, Nelson Calandra.

02 de maio de 2013
Débora Zampier (Agência Brasil)

SOB A BATUTA DE DILMA ROUSSEFF, PT PROTAGONIZA SHOW DE MENTIRAS NA COMEMORAÇÃO DO 1o. DE MAIO

 

Perna curta – Mentir é a maior vocação de nove entre dez integrantes do Partido dos Trabalhadores. E os “companheiros” mergulham no exercício da mitomania com invejável devoção.

Durante as comemorações do 1º de Maio, Dia do Trabalho, petistas ilustres aproveitaram a oportunidade para destilara sandices.
O primeiro a abusar da verborragia foi o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que afirmou que o poder de compra do salário do trabalhador está em curva de alta.

Dizendo-se economista – um diploma universitário nada representa – Haddad não se preocupou em contrariar os números e muito menos a realidade do cotidiano.
Fora de controle, a inflação está corroendo sistematicamente o salário dos trabalhadores, mas o PT precisa manter a farsa como forma de evitar que a crise econômica se alastre. O discurso do alcaide paulistano escoa pelo ralo quando consideramos a inflação real, que ao contrário dos índices oficiais, já passa a marca de 20% ao ano.

Como o PT é uma congregação de falsos profetas, a presidente Dilma Rousseff não perdeu a oportunidade e destilou inverdades com a chancela oficial. No pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, Dilma disse que o combate à inflação é “mais do que óbvio”. Essa obviedade é tão utópica, que o maior fantasma da economia continua dando seguidos dribles nos palacianos.

“Este governo vai continuar sua luta firme pela redução de impostos e pela diminuição dos custos para o produtor e consumidor, mesmo que tenha que enfrentar interesses poderosos. É mais do que óbvio que um governo que age assim e uma presidenta que pensa desta maneira não vão descuidar nunca do controle da inflação”, disse a inoperante Dilma.

“Não abandonaremos jamais os pilares da nossa política econômica, que tem por base o crescimento sustentado e a estabilidade”, completou.

A mentira é tamanha, que o governo não consegue manter a inflação no centro da meta, que é de 4,5%. Nos últimos dois anos, primeira metade da era Dilma Rousseff, a inflação oficial gravitou na órbita do teto da meta. De acordo com analistas do mercado financeiro e do Banco Central, nos próximo biênio a situação não será diferente.

Dilma está preocupada com o seu projeto de reeleição e por isso usa a mentira para induzir a opinião pública a erro. Por viver em uma democracia, pelo menos em tese, a presidente pode dizer o que bem quiser, mas não pode zombar da massa pensante nacional. Como Lula, o lobista fugitivo, se recusa a debater com o editor sobre economia, passado e futuro, o convite fica para Dilma Rousseff, desde que o encontro seja de três horas ou mais.

Para que a claque petista não diga que somos radicais e fazemos marcação implacável, Dilma poderá participar do debate com quantos assessores quiser. Prepare-se, presidente, pois o baile será de gala.

02 de maio de 2013
ucho.info

ESTAFETAS DE LULA ARMAM O RETORNO DO EX-METALÚRGICO, O QUE DEVE ACIRRAR A SORDIDEZ NOS BASTIDORES

 

Briga de rua – Os brasileiros que se preparem, pois a Esplanada dos Ministérios em breve será transformada em ringue político, tendo como pano de fundo a eleição presidencial de 2014.

Ainda fugindo da imprensa por causa do Rosegate e do seu envolvimento no Mensalão do PT, o maior escândalo de corrupção da história nacional, Lula atua de forma covarde nos bastidores para desestabilizar sua sucessora, a neopetista Dilma Rousseff.

Enquanto afirma que trabalha pela reeleição de Dilma, o ex-metalúrgico costura sua própria candidatura, o que já era sabido e começa a ficar evidente com o passar do tempo.
Pau mandado do marechal do Mensalão do PT, Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, disse durante as comemorações de 1º de Maio que Lula poderá voltar ao poder. A declaração de Haddad foi escorada por uma faixa estendida entre os trabalhadores e que pedia o retorno de Lula.

Criminoso e verdadeiro atentado contra a democracia, o projeto de poder do PT avança perigosa e paulatinamente sem que a sociedade esboce qualquer tipo de reação. A máquina estatal está aparelhada e reverter esse processo exige celeridade e obstinação, até porque o volume de dinheiro envolvido chega a impressionar o mais bilionário dos terráqueos.

Quem está no poder não quer sair, enquanto os que estão fora querem entrar. Isso explica o vazamento do dossiê contra Rosemary Nóvoa de Noronha, a Marquesa de Garanhuns, que na condição de namorada de Lula fez balburdias como integrante da Máfia dos Pareceres. A queda de braços nas coxias do PT está apenas começando e novos rounds devem surgir nas próximas semanas.

02 de maio de 2013
ucho.info

RECURSOS DOS RÉUS DO MENSALÃO DO PT SÃO QUASE IMPOSSÍVEIS, MAS SERVIRÃO PARA TUMULTUAR O PROCESSO

 

Jogo rasteiro – Termina nesta quinta-feira (2) o prazo para que os advogados dos réus condenados no Mensalão do PT apresentem recursos ao Supremo Tribunal Federal.

Os recursos – embargos de declaração ou embargos infringentes – cumprem o que determina o Código de Processo Penal, mas dificilmente ocorrerá alguma mudança substancial nas sentenças já proferidas e largamente discutidas durante o julgamento da Ação Penal 470.

O que os réus tentam é tumultuar a fase recursal com chicanas jurídicas, na esperança de que o plenário do Supremo acolha o pedido de alguns dos condenados para que o ministro Joaquim Barbosa deixe a relatoria do caso por ter assumido a presidência da Corte.
O regimento interno do STF tem uma brecha que permite o acúmulo de funções, mas os advogados estão se valendo de todos os argumentos na tentativa de provocar um novo julgamento.

A eventual saída de Barbosa da relatoria da Ação Penal 470 depende de decisão colegiada. Em caso positivo, a relatoria da AP-470 ficaria sob a responsabilidade do ministro que ocupará a vaga deixada pelo então ministro Carlos Ayres Britto, o que explica a demora da presidente Dilma Rousseff em indicar seu substituto.

A única possibilidade de reforma de algumas sentenças está no campo dos embargos infringentes, passiveis de acolhimento quando o réu teve pelo menos quatro votos ao seu favor.
Mesmo assim, a chance de uma mudança radical nas condenações é remota, mas não impossível. Apoiados pelas criminosas costuras políticos que têm ocorrido nos bastidores do poder, os advogados dos réus partiram para a estratégia de ganhar tempo através de incursões que podem tumultuar a fase recursal do processo.

Enquanto isso, o Palácio do Planalto escolhe o substituto de Ayres Britto e a Comissão interamericana de Direitos Humanos da OEA decide se acolhe o recurso apresentado por um militante do PT, como noticiamos na edição de quarta-feira, 1º de Maio.

02 de maio de 2013
ucho.info

LULA FINGE QUE NÃO ESTÁ POR TRÁS DO ENTREVERO ENTRE O SUPREMO E O CONGRESSOE ADOTA FALA MANSA

 

Papo furado – Ainda fugindo da imprensa por causa dos inúmeros escândalos em que se envolveu, direta ou indiretamente, Luiz Inácio da Silva continua dando palpites na política brasileira, mesmo que à distância e longe dos holofotes.

Como se desconhecesse as razões que levaram a um confronto entre os poderes Legislativo e Judiciário, Lula disse que não há qualquer clima de animosidade entre o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional.

Lembrando que os Poderes devem cumprir seus respectivos papeis, o ex-metalúrgico destacou o dito popular do “cada macaco no seu galho”.

Esse discurso embusteiro seria minimamente palatável, apesar de chulo, se o Brasil funcionasse dessa maneira. O Supremo não interfere nos assuntos do Legislativo, exceto quando provocado em razão do desrespeito às normas constitucionais. Do contrário, o STF cumpre o seu papel dentro do que determina o conjunto legal e a Carta Magna.

A situação torna-se incomoda para o PT porque o Palácio do Planalto transformou o Congresso Nacional em apêndice obediente, onde busca apoio para governar a partir de um sem fim de Medidas Provisórias, editadas ao arrepio da Constituição Federal.

Fora isso, o Mensalão do PT mostrou de forma incontestável a necessidade da postura sempre vigilante do Poder Judiciário e do Ministério Público, os quais estão na mira de um projeto de engessamento que leva a rubrica palaciana.

Acreditar que a fala de Lula é mansa e conciliadora é assinar um recibo em branco para que a esquerda verde-loura avance em seu projeto totalitarista de poder. Ou a sociedade reage a essa clara tentativa de golpe, ou o aeroporto mais próximo é a melhor das saídas.
Atentai bem, brasileiros!

02 de maio de 2013
ucho.info

COMO SE O BRASIL FOSSE O PAÍS DE ALICE, CONGRESSO IGNORA O CAOS E PROLONGA O FERIADO DE 1o. DE MAIO

 

Vida mansa – No início da semana, o Congresso Nacional foi tomado por discursos e solenidades por conta do Dia do Trabalho, comemorado em 1º de Maio, mas nesta quinta-feira (2) o Legislativo era uma ode ao ócio.

Com a mais suave carga laboral do País, deputados e senadores descansam em casa às custas do suado dinheiro do contribuinte, como se o Brasil estivesse em situação de parar por alguns dias por causa de um feriado que corta a semana ao meio.

Nesta quinta-feira, a reportagem do ucho.info telefonou para alguns gabinetes, na Câmara e no Senado, apenas para confirmar o que já era esperado. A maioria dos parlamentares dispensou funcionários e assessores, sendo que em alguns casos apenas um servidor estava de plantão para esconder o escárnio.

Os reles brasileiros, que madrugam para enfrentar a labuta, não devem se preocupar com os doutos representantes que escolheram nas urnas, pois todos já estão com o salário e benesses depositados nas respectivas contas bancárias.

No momento em que a democracia sangra ininterruptamente e o País continua estagnado, o Parlamento toma a decisão de emendar o feriado de 1º de Maio, dando a entender que deputados e senadores compensaram o enforcamento com uma presença duvidosa na última segunda-feira, 29 de abril.

Cidadãos dessa barafunda chamada Brasil, não se apoquentem, pois cada parlamentar custa mensalmente aos cofres públicos a bagatela de R$ 130 mil. Em números oficiais, é claro. Nos escaninhos do balcão de negócios a história é outra.

02 de maio de 2013
ucho.info

ECONOMIA ESTÁ DESMORONANDO EM CAPÍTULOS, MAS DILMA OUSA DIZER QUE ESTÁ TUDO BEM E SOB CONTROLE

 

Fio trocado – Os discursos de Dilma Vana Rousseff, a presidente inoperante, estão perdendo o prazo de validade. Além de ufanistas, esses palavrórios oficiais trazem afirmações que são desmentidas por números, muitas vezes do próprio governo.

No pronunciamento que fez em alusão ao 1º de Maio, Dilma garantiu aos incautos que a inflação está sendo combatida com firmeza pelo governo e que a economia há de crescer nos próximos meses. Conversa fiada da pior qualidade, que qualquer estreante em Economia sabe identificar.

Não há como controlar a inflação sem a adoção de medidas estruturais, impopulares e definitivas. E por conta do projeto de reeleição a presidente Dilma procurará empurrar o problema até onde der, não importando o que aconteça com o País, desde que consiga permanecer mais quatro anos no Palácio do Planalto depois de 2014.

A crise avança a passos largos, a ponto de colocar o Brasil à beira do despenhadeiro, mas Dilma prefere ignorar os dados do Ministério do Desenvolvimento, que nesta quinta-feira (2) informou o resultado da balança comercial no mês de abril: déficit de US$ 994 milhões, o pior resultado para os meses de abril desde o início da série histórica.

Esse cenário explica o processo de desindustrialização pelo qual passa o País, situação que foi comunicada pelo ucho.info ao governo do então presidente Lula em 2005. Como à época os palacianos estavam empenhados em abafar o escândalo do Mensalão do PT, o assunto foi deixado de lado e a nós coube o rótulo de loucos que torcem contra.

O quadro econômico perde a visão do horizonte quando analisada a infraestrutura do País. E essa radiografia, a cada dia pior, tem servido para afugentar investidores estrangeiros, que têm levado o dinheiro para outros destinos.

Para se ter ideia do que nos espera em termos de desenvolvimento nos próximos anos, a temporada de chuva acabou e o nível de água nos reservatórios das hidrelétricas é o mais baixo desde 2001. De acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as represas das hidrelétricas do sistema Sudeste/Centro-Oeste, responsáveis por pela geração de 70% da energia que abastece o País, fecharam o mês abril (dia 30) com 62,4% de armazenamento de água.
O dobro do nível registrado em 2001, quando houve racionamento de energia, mas muito pouco para sustentar a bolha de virtuosismo lançada por Lula.

Como sempre afirmamos, Dilma pode dizer o que bem entende não por causa do status do cargo que ocupa, mas pelo fato de o Brasil ainda ser uma democracia, mas não se pode contrariar números da balança comercial e muito menos o nível das represas das hidrelétricas. Com esses números, qualquer previsão entusiasmada sobre o crescimento da economia em 2013 é caso para internação no hospício mais próximo.

Sem infraestrutura não há geração de empregos. Sem novos postos de trabalho não há consumo. Sem consumo não há arrecadação de tributos e muito menos reaquecimento da economia. Mas a mentira continuará sendo embalada até 2014, pois o PT não quer e sequer pode perder essa mamata milionária em que se transformou o poder central. E para que Brasília se transforme na versão verde-loura de Caracas não será preciso muito tempo. Até porque, candidatos a ditador é o que mais sobra na esquerda tupiniquim.

02 de maio de 2013
ucho.info

EM DIA DE REVELAÇÕES, CONFESSO: ENCONTREI JESUS E O LEVEI COMIGO!

Após uma manhã de prazeres mundanos - praia, mulheres lindas em minúsculos biquínis, beach-tennis, cerveja... -, voltava eu para casa quando, da calçada, ouvi uma voz aparentemente vinda das profundezas a me chamar: “Ricardo”...

Voltei meu olhar para a direção da voz e lá estava ele: Jesus!

E Jesus acrescentou: “Me leve com você”...

Como não sou de recusar pedidos dessa magnitude, levei Jesus comigo.
Mas só até sua casa, bem ao lado de onde moro, após resgatá-lo bem lá do fundo do boteco do Alexandre, bêbado de não poder andar, quanto mais achar o caminho de casa. Madalena, sua mulher, que já estava na porta, aflita pela demora do marido, agradeceu, não sem antes passar uma descompostura em regra no pobre Jesus, que, à essas alturas, já atendia pelo nome de Genésio.

Jesus é o vigia do prédio ao lado do meu.
 
02 de maio de 2013

QUANDO O HUMOR DESENHA A REALIDADE




02 de maio de 2013

DEPOIS DA CONFEROLA E DA SERPENTOLA, O QUE MAIS O CRIADOR DA CAXIROLA VAI INVENTAR?

 



Aos olhos de gente sem avarias na cabeça, a caxirola é um caxixi ─ aquele chocalho que acompanha o berimbau ─ que o músico Carlinhos Brown pintou de verde e amarelo.

Aos olhos de Dilma Rousseff, a malandragem pareceu suficientemente assombrosa para transformar seu criador num Santos Dumont de turbante. Lançada com pompas e fitas no Palácio do Planalto, imediatamente promovida a símbolo da Copa de 2014 pelo Ministério do Esporte, a caxirola se preparava para incluir o inventor de araque e os fabricantes da esperteza na lista dos milionários da revista Forbes quando a torcida do Bahia descobriu que, vista de perto, aquela coisa era uma arma com entrada livre em todos os estádios do país.

Depois do que aconteceu na Fonte Nova, a caxirola foi condenada a morrer sem ter nascido: sinais emitidos pela cartolagem da Fifa informam que a maluquice será proibida de entrar em campo na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. Surpreendido pelo fiasco, o que fará Carlinhos Brown para recuperar a auto-estima e o dinheiro que gastou por conta dos lucros imaginários?

No comentário abaixo transcrito, o leitor Jacob Samuelson garante que o inventor preferido de Dilma Rousseff já tem pelo menos duas balas na agulha:

Como não para de criar, o genialíssimo Carlinhos Brown já guarda na cabeça duas invenções para animar o Carnaval de 2014:

1. CONFEROLA. Rodelinha de papel pintada de verde e amarelo. Os foliões devem encher as mãos com conferolas armazenadas num saquinho e arremessá-las uns nos outros.
2. SERPENTOLA. Fita de papel estreita, comprida e colorida, pintada com as cores da bandeira nacional, enrolada em discos que se desenrolam em arremesso.

As espantosas novidades confirmam que a criatividade de Carlinhos Brown é tão inesgotável quanto o baú de besteiras que abastecem os discursos de Dilma Rousseff. O timaço de comentaristas está convocado para descobrir o que mais pode ser parido pelo gênio da raça que agora é parceiro do neurônio solitário. Ao teclado, amigos.

MPF É O DONO EXCLUSIVO DE 37.000 INVESTIGAÇÕES. NO BRASIL RURAL, MUITAS DELAS SE TRANSFORMAM EM VERDADEIRAS PERSEGUIÇÕES


O Ministério Público Federal joga na mesa que conduz sozinho, sem polícia, 37.000 investigações. Muitas delas, especialmente em relação à questão indígena e a desapropriações de terra, leia-se apoio aos antrópólogos comunistas da FUNAI e a movimentos ilegais e fora-da-lei como o MST, apóiam verdadeiras expropriações, em nome da "função social da terra".
Para os promotores e procuradores do MPF, via de regra, esta expressão infeliz da Constituição Federal significa dar terra a quem não produz, tirando de quem produz.
Qual a melhor "função social da terra" maior do que produzir alimentos? Produzir tatus e gambás para índígenas caçarem? Produzir urucum pra índio fazer dancinha para turista grindo? Produzir ayahuasca para antropologo da FUNAI se chapar e se inspirar para definir limites de uma reserva?
Neste momento, por exemplo, o MPF do Norte do país está obrigando pequenos frigoríficos a assinarem Termos de Ajustes de Conduta para pressionar fazendas que, segundo estas tais investigações, produzem gado em terras com problemas ambientais, de posse ou de uso de trabalho em condições análodas a escravidão.
O MPF não tem como provar judicialmente estas acusações. Os dados que movem esta perseguição são oferecidos por uma ONG que recebe dinheiro internacional e que tem no nome a palavrinha mágica: "Amazônia".
Ninguém quer que o MPF não investigue políticos corruptos, desde que o faça dentro da lei. O que não é admissível é um MPF fazendo a própria lei, arrancando um dos lados da balança da Justiça, via de regra com viés ideológico.
 
Abaixo, matéria da Folha de São Paulo.
 
A proposta de emenda constitucional (PEC) 37, que retira do Ministério Público a autonomia para investigar crimes, põe em risco ao menos 34 mil investigações tocadas exclusivamente pelo Ministério Público Federal. O total de apurações de promotorias estaduais é desconhecido.
O número representa 30% dos inquéritos conduzidos pela Polícia Federal. A polêmica levou à criação anteontem de um grupo de trabalho na Câmara para avaliar o texto da PEC 37.
Os dois lados admitem que a disputa atrapalha investigações importantes, como a do suposto elo do ex-presidente Lula com o mensalão. "Se a PEC 37 for aprovada, nós teremos o risco de que milhares de investigações em curso no país, conduzidas pelo Ministério Público, sejam jogadas no lixo", afirmou à Folha o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Para Marcos Leôncio, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, os procedimentos do Ministério Público são juridicamente frágeis: "Se [...] alguns deles foram anulados pelos tribunais superiores, imagine a temeridade de uma investigação feita exclusivamente pela Procuradoria".
 
02 de maio de 2013
in coroneLeaks

O GOVERNO NÃO ACREDITA EM DIETAS


Vamos supor que você se coloque como meta manter os 70 quilos. Estando abaixo disso, está beleza, não é mesmo? Mas não significa que você pode largar os exercícios e cair na farra.
Significa apenas que você não precisa de sacrifícios. Basta levar a vida — e os vinhos, as comidas, com temperança.

É o contrário, claro, se você estiver acima da meta, mas sua reação depende de quão longe está e há quanto tempo. Aos 80 quilos, depois de alguns meses de progressiva expansão, você tem que fazer alguma coisa drástica para inverter a curva, como se diz em economia.

Ou, se confia na sua perseverança, pode optar por uma dieta de resposta gradual, lenta e segura.
Ou então pode simplesmente decretar: quer saber? Esse oitentinha já está muito bom.

E tocar a vida da mesma maneira que antes. Sabe o que vai acontecer? Você vai estourar a nova meta, pois esta terá sido fixada não por virtude, mas por preguiça, falta de vontade e até uma ignorância oculta.



É a mesma coisa que o governo federal está fazendo com suas duas principais metas econômicas, a de inflação e a do superávit primário (a economia feita para pagar despesas de juros e financiamento de dívida).

Na verdade, é até um pouco pior, pois o governo está se enganando ou está tentando enganar a gente. Nos documentos oficiais, as metas estão mantidas, de 4,5% ao ano para a inflação e de R$ 155,9 bilhões para o superávit primário (equivalente a 3,1% do Produto Interno Bruto —PIB).

Ao mesmo tempo, porém, autoridades da área econômica distribuem comentários cujo sentido é o seguinte: as metas estão aí, mas não são obrigatórias, pelo menos não para este ano nem para o próximo; além disso, os números atuais, embora fora do alvo, já são suficientes.

Ou seja, 80 quilos está mais que bom, não é preciso mudar a política econômica e nem as metas, pois um dia, quem sabe, a gente chega lá. E, se não chegar, qual o problema?

Se fosse o marido dizendo para a mulher (ou, ok, o contrário), a crise estaria instalada: afinal, a gente faz o quê? Alguma dieta para salvar os 80 ou deixa tudo como está? É grave, mas é doméstico.

Imaginem a dúvida dos chamados agentes econômicos — nome que se dá a todo mundo que toma decisões, do consumidor ao empresário, passando pelo líder sindical que negocia salários e pelo comerciante que fixa seus preços. Então, para compensar a inflação, preciso reajuste de quanto? Qual aplicação vai bater a inflação?

A inflação é facilmente percebida pelas pessoas. E isso está acontecendo. Recentes pesquisas — como as que medem a confiança do consumidor — mostram que a alta de preços, a velha carestia, já é a principal preocupação, com expectativa de alta.

O superávit primário, claro, é tema mais restrito, mas não menos impactante na vida das pessoas. O gasto público maior significa que o governo continua comendo sem controle e que isso vai levar a mais inflação.

Ora, se isso tudo é verdade, por que o governo não reage com uma dieta rigorosa, no caso, com o Banco Central elevando a taxa básica de juros com mão pesada e com o governo, no conjunto, controlando seu desejo de gastar mais?

É por que o governo, a começar pela presidente Dilma, não acredita no atual regime de política econômica, que vem desde o tempo do Plano Real. Sabe aquele sujeito que não acredita em dietas, porque seu metabolismo é diferente, seus ossos são pesados, sua digestão é especial?

Pois, então, o pessoal do governo, no fundo, não acredita que metas de inflação e de superávit primário — bases da política macroeconômica lançada por FHC e mantida em boa parte por Lula — formem a teoria mais adequada para o país.

Isso cria um baita problema cognitivo. Sim, porque, no oficial, a meta de inflação, por exemplo, continua sendo de 4,5%, mas no paralelo pode ser 6,5% ou até mais. Ora, pensam as pessoas de fora: a gente incorpora os 6,5% ou será que em algum momento o governo vai apertar os cintos para buscar os 4,5%, como o Banco Central às vezes diz que vai fazer?

Por que, então, a presidente Dilma não muda tudo? Por que não anuncia as bases de uma nova política, dizendo que a prioridade é expandir o consumo, que isso é o caminho do crescimento, e que a inflação será o que der? Que o governo vai gastar e que o superávit primário, se der, será o que vier?

Seria oficializar o neodesenvolvimentismo, inclusive com as políticas protecionistas e real mais desvalorizado. Tem teoria e teóricos para isso.
De certo modo, algumas autoridades têm dito isso, mas fica assim meio no provisório, informal.

Talvez não oficializem por medo da repercussão negativa. Ocorre que, apesar de todo o debate econômico mundial, os fundamentos são os fundamentos: a inflação tem que ser baixa e controlada (até 3% para os emergentes), e a dívida total, bruta, não deve estar em tendência de alta insustentável.
Não é fácil mantê-los. Mais difícil é não respeitá-los e dizer que os cumpre. 80 quilos não são 70.

02 de maio de 2013
Carlos Alberto Sardenberg é jornalista. O Globo

LENDA URBANA

 


Jogo combinado ou não - provavelmente não -, fato é que na hora em que o senador Aécio Neves propõe o fim da reeleição e a instituição do mandato de cinco anos, o ex-governador José Serra preparava mais um entre os vários artigos que já publicou em defesa da mesma tese.

O verbo está no passado porque Serra pode ter resolvido suspender o trabalho para não dar a impressão de que embarca em canoa conduzida por Aécio.

Tucanos são cheios de idiossincrasias, sensibilidades à flor da pele. Verdade que a autoria está registrada em declaração de Serra quando candidato: na campanha de 2010 disse com todos os efes e erres que, se eleito presidente, lutaria pelo fim da reeleição e a instituição do mandato de cinco anos.

Era contra, argumenta, desde sempre. Assim como Mário Covas, Serra achava que não era por aí, mas acabou se rendendo à ideia patrocinada pelo então ministro das Comunicações, Sérgio Motta, de dar ao PSDB uma garantia de mais um mandato. "Para consolidar o projeto" e proporcionar ao eleitor a chance de replicar a aposta feita na eleição anterior.

A intenção, dizia-se na época (1997), era a de assegurar a execução do projeto da estabilidade econômica em um governo que necessitava de mais tempo para consolidar o seu projeto.

Perfeito. Mas, é de se perguntar o que mudou a essência do conceito em 16 anos e quatro eleições presidenciais depois. Nada, a não ser os destinatários do, digamos, benefício.

Se a questão era conceitual, se, como alegaram os inventores, não havia intenções oportunistas por trás da proposta, não há razão alguma para "desinventar" a obra.

A reeleição propicia o uso da máquina estatal em prol dos detentores do poder? Sem dúvida, mas a prática nefasta é anterior a ela. O abuso não é produto da reeleição. Vem de antes e diz respeito ao maior ou menor grau de desfaçatez dos governantes no manejo dos instrumentos de poder. Acabar com ela não acabará com a improbidade.

Portanto, o argumento é um sofisma. E, no caso específico, uma proposta vazia, cujos proponentes sabem que não tem a menor chance de prosperar. Governantes atuais estão muito bem, obrigados, na posse dessa prerrogativa.

Trata-se de uma lenda urbana a ideia de que a reeleição possa vir a ser extinta. No momento, proposta apenas como uma forma de os concorrentes à Presidência trocarem entre si mensagens de apreço para, jogando no tabuleiro a data de 2018, facilitarem acertos em 2014.

02 de maio de 2013
Dora Kramer, O Estado de S.Paulo

A PISCINA DA IMPUNIDADE


Enquanto a imensa maioria dos otários eleitores do PT se phodem para ganhar a vida. O Ptralhão vagabundo e condenado por crimes de formação de quadrilha e corrupçaõ se esbalda ao lado de sua Evanise nas piscinas da vida.

Nas inacabáveis férias do corrupto socialista de boutique, ainda constam passeios de iate e muita comilança do bom e do melhor.
A militontância que jamais poderá curtir umas férias no mesmo nível, e os bate paus do PT dentro das casas legislativas continuam trabalhando para livrar a cara do bandidão da cadeia.
Enquanto isso...Sinceridade, quem prestar atenção no tipo de vida que estão levando os "caciques" do PT, só sendo mesmo muito otário para acreditar em um partido de trabalhadores.

Há muito o PT largou a ideologia e partiu para o capitalismo selvagem. Digo selvagem porque eles avançam sobre o dinheiro público com uma vontade animal.

O que eu sempre disse se confirma quando vemos essa cambada levando vida de nababo. o PT chegou ao poder só pelo dinheiro, usam a ideologia para tapear militonto idiota, e eleitor otário.As imagens são uma afronta ao judiciário Brasuca, elas nas entrelinhas dizem que o bandidãao aí não irá amargar um dia sequer de cana dura.

A certeza de impunidade é tamanha que o palhação não sente constrangimento algum de posar de milionário e comedor.

E a escrita se repete, tem mulher que adora viver ao lado de bandido.Apesar de eu não acreditar na justiça Brasuca, tenho a maior fé que ela irá me desmentir e mandar este traste safado para a cana dura.O sorriso do meliante na foto é a marca registrada dos que acreditam estar acima das leis.

E o mais engraçado, recentemente vimos Carlinhos cachoeira à beira de uma piscina em um resort ao lado de sua mulher. A imprensa amestrada e os burros de plantão, deitaram o cacete na "afronta" que cometia o outro meliante.E agora?

Porque será que os jornaleiros cretinos estão tão calados?
02 de maio de 2013
omascate

BATEU A CORRERIA NA COMUNALHA SAFADA!


Desde a eleição do EX presidente Defuntus Sebentus, lá em 2002, o PT vem trabalhando de forma ordenada e constante para implantar uma ditadura comunista na pocilga.

O plano deveria ser, usarem o carisma e a falta de noção do Sebento, para fazer o trabalho de angariar a simpatia do populacho e comprar corações e mentes com o paternalismo populista das bolsas caça votos.

Enquanto o Sebento levava o povaréu no bico com seu estelionato político das bolsas, do credito fácil, da copa do mundo, e da cultura do consumo, do pré sal e do crescimento no país da marolinha.
Outros PTralhas, leia-se Zé Dirceu, se preparavam para a eleição líquida e certa, tão certa que mesmo com Dirceu fora da disputa, o povão elegeu Dilmarionett.

Muita gente entendeu Dilmarionett como um poste a ser eleito, mas ninguém percebeu que a eleição da Dentuça seria a pá de cal no receio que as Ratazanas Vermelhas ainda tinham em dar um golpe de estado no país. Dilmarionett foi o balão de ensaio para a implantação do socialismo no país.

Continuariam levando o povão no bico, trabalhando com o crescimento promovido pelo plano Real, distribuindo bondades em troca das liberdades.

Os PTralhas tinham um plano de poder a longo prazo, levariam o país em banho maria, até o total domínio das instituições sem criar convulsões sociais. Seria uma espécie de golpe branco..

O que não contavam era com o mensalão, Bob Jeff quando jogou a merda no ventilador tirou da disputa o provável ditador de plantão que seria Zé Dirceu, sua função seria a de emplacar o socialismo em cima da popularidade e do paternalismo do governo do Sebento. Uma vez que o Ex presidente não tem inteligência, nem peito de ir tão fundo. Um boi de piranha.

Foram, aparelhando o estado de forma lenta e gradativa, empilharam o máximo possível de cumpanherada em cargos públicos com a finalidade de ajudarem a fazer a lavagem cerebral tão necessária para a implantação do regime socialista.

Contam com a ajuda dos famosos idiotas artistas, cantores, intelectuais, religiosos, e o professorado, este com a função de apodrecer a juventude.

Conseguiram tirar a reação dos estudantes quando aparelharam a UNE, sucatearam as forças armadas obrigando aos militares ajoelharem-se diante dos inimigos de ontem.
 
Criaram uma comissão da verdade apenas com o intuito de arrasar com a possibilidade de rebelião dos generais, hoje de pijamas.Garantiram de todos os lados o golpe. Só não contavam com alguns probleminhas.

A marolinha la fora se tornou um tsunami e atrapalhou os planos de crescimento do Brasil, o PIB vem caindo ano a ano, mesmo com todas as manobras contábeis do governo na tentativa de mostrar serviço o povo já está sentindo no bolso a inflação.
A queda no consumo, o endividamento das famílias e o crescimento da inadimplência já começaram a deixar a população de orelhas em pé.
A insatisfação popular cresce, e a popularidade da presidANTA é alta.
Mas, o mundo sabe a manipulação dos números dessa popularidade. Que o digam os que vaiaram a presidANTA a ponto de leva-la a não participar dos festejos de 1º de Maio.

A democracia Brasileira é mambembe mas, ainda sobrevive, e o julgamento do mensalão, atrelado ao caso da amante do EX presidente deram uma reviravolta nos planos dos Ratos Vermelhos. Eles contavam com a impunidade e leniência da justiça em favor dos cumpanheros mensaleiros.
A merda agarrou, os mensaleiros foram condenados, a opinião pública apoiou e cobra a prisão dos vagabundos condenados. O STF não se ajoelhou diante do aparelhamento, apesar do covarde Lewandowiski.

Rose Medonha se tornou uma pedra no sapato do bufão de garanhuns, a queda da economia e o desastre que está virando a PTroubras, mais a corrupção desenfreada que incomoda e alerta o povo, criaram uma espécie de pânico entre os Ratos Vermelhos.

Então o plano de longo prazo de CÚbanizar o Brasil teve que ser antecipado, e aí vemos as tentativas de calar a imprensa, sub julgar o judiciário, retaliar os adversários de ontem. destruir a sociedade, desestabilizar o estado de direito, liberar a violência no país, e as drogas que "convenientemente" tomaram conta das cidades e dos jovens.

Com a morte de Hugo Chavez e os tropeços econômicos da Amérdica do Sul, não da mais tempo para levar a "revolução" em banho maria.
E o PT percebeu que tem que atacar, e é isso que estamos vendo, escancararam suas intenções, abriram de vez a caixa de pandora do comunismo.
E tudo o que era feito de maneira subjetiva, calma, e até disfarçada, agora tem que ser feito na marra, no grito na truculência, e o próximo passo do PT vai ser o golpe de estado, estão tentando com leis aprovadas as pressas no congresso, caso não seja eficiente desta forma, eles certamente irão transformar o país em uma ditadura na marra. E nós que queremos uma sociedade justa e democrática, teremos que pegar em armas para defender nossas famílias.

O recado foi dado na campanha publicitaria que passou na TV. A bandeira vermelha é o aviso que a ordem é destruir a democracia para implantar uma ditadura do proletariado.
Eles avisaram, só que o povão nem ligou, quando perceberem será tarde demais.
 
02 de maio de 2013
omascate