"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

IMAGEM DO DIA

Parentes de vítimas de incêndio em boate participam de velório coletivo em ginásio de Santa Maria (RS)


 
Parentes de vítimas de incêndio em boate participam de velório coletivo em ginásio de Santa Maria (RS) - Ricardo Moraes/Reuters
 
28 de janeiro de 2013

FRASE DO DIA


"O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS?  O QUE É ISSO?  É UM GAROTO QUE DESEJA APARECER E FICA CRIANDO CASO."


Cid Gomes, Governador do Ceará, sobre o pedido do MP do Ceará à Justiça, cobrando a devolução de R$ 650 mil, pagos à cantora Ivete Sangalo, em show de inauguração do Hospital Regional Norte, em Sobral, CE, reduto eleitoral do governador.

28 de janeiro de 2013

VENEZUELA: LANÇAMENTO DA "JUNTA PATRIÓTICA"

COM MANIFESTO À NAÇÃO É CRIADA A 'JUNTA PATRIÓTICA' QUE BUSCA SAÍDA DEMOCRÁTICA PARA CRISE VENEZUELANA
Lançamento da Junta Patriótica contou centenas de pessoas
Com a participação de de políticos, dirigentes sindicais, estudantes, intelectuais e figuras de destaque da vida política da Venezuela, foi criada a Junta Patriótica Venezuelana, uma organização destinada a articular a sociedade civil no combate à tirania chavista.
O nome Junta Patriótica evoca movimento como o mesmo nome que durante a época da independência da Venezuela deu origem à Primeira República.
Já esta versão da Junta Patriótica do século XXI, nasce como um sinal de reação da sociedade civil venezuelana ante a crise que tomou conta do país depois que o tiranete Hugo Chávez mudou-se para Havana, a capital cubana, onde tenta vencer o câncer que lhe acomete há um ano em meio.
Em vista disso, a presidência ficou acéfala, criando-se um inusitado vazio político e institucional, já que a Constituição dispõe que no caso do impedimento do presidente eleito de tomar posse, devem ser realizadas em 30 dias novas eleições presidencias.
Todavia, o que houve foi um golpe de estado na Venezuela, já que o ex-vice-presidente Nicolás Maduro está no comando da Nação. É ex-vice porque foi nomeado (o vice é nomeado pelo presidente) por Chávez no mandato anterior.
Como Chávez não pôde tomar posse, quem deveria assumir o poder seria o presidente da Assembléia com a incumbência de convocar imediatamente novas eleições presidenciais.
Desta forma a Junta Patriótica Venezuelana é a nova frente de luta política na Venezuela no sentido de reconduzir o país à democracia que começa pela obediência à Constituição da república.
Transcrevo, do site La Digital Radio Madrid, no original em espanhol, o texto que noticia a criação da Junta Patriótica.
EN ESPAÑOL - Flor Medina, Pompeyo Márquez, el ”Mocho” Pérez Marcano, Diego Arria, el dirigente Sindical Manuel Rondón en representación de los trabajadores, y en representación de los estudiantes Carlos Figueredo, además estuvieron presentes otras figuras de renombre de la política Venezolana tales como Iván Carratù, Gustavo Sosa y Pablo Medina quienes fueron acompañados por más de 500 personas que de forma entusiasta cubrieron toda la sala del teatro Chacaito y sus alrededores.
Ivan Ballesteros sirvió como conductor del ceremonial donde se procedió a la instalación de la Junta Patriótica Venezolana que tiene como objetivo el rescate de la constitución de aquel país.
En el acto se hizo lectura del llamado Manifiesto de la Junta Patriótica el cual no era otra cosa más que un urgente llamado a la sociedad civil en general para el rescate de la ley y las instituciones en Venezuela.
Cabe recordar que el nombre de Junta Patriótica se toma de la misma agrupación que durante la época de independencia de Venezuela dio origen a la Primera República.
A continuación les presentamos el Manifiesto de la Junta Patriótica leído ayer en el acto de instalación de la misma:
MANIFIESTO:
Caracas, 26 de Enero de 2013. – La Junta Patriótica (JP) se concibe como una plataforma necesaria e imperativa en una etapa crucial de nuestra historia republicana, la cual está conformada por un grupo diverso de venezolanos nacionalistas, que entendiendo el momento histórico que vive la patria, han decidido unir esfuerzos para rescatar la soberanía de Venezuela.
Bajo un régimen de facto como el actual, sin legitimidad de origen y corrompido hasta la médula, es necesaria la unificación de esfuerzos y criterios desde un punto de vista venezolanista. La república ha sido ocupada por gobiernos extranjeros y es nuestro deber movilizar al pueblo hasta recuperar la soberanía.
La Junta Patriótica (JP) será la voz de los sectores que deseen unirse a los diferentes factores democráticos de la nación buscando respeto y entendimiento.
En los actuales momentos de crisis y tutelaje cubano que vive la patria, es imperativo movilizar al país, hacer cumplir la Constitución de la República Bolivariana de Venezuela y utilizar todos los recursos a nuestro alcance para lograr definitivamente una salida pacífica y constitucional a la crisis actual. No podemos seguir convalidando a un régimen de facto vulgar y contrario a los valores patrios.
El prosaico chantaje de las instituciones del Estado, las flagrantes violaciones a la Carta Magna amparadas por magistrados pusilánimes y politizados, el secuestro moral, operativo e ideológico de la Fuerza Armada Nacional Bolivariana, la destrucción sistemática del aparato productivo nacional, el obsceno y fraudulento sistema electoral automatizado, y la entrega traidora de nuestra soberanía a Cuba, no seguirán siendo toleradas de manera impune.

Hacer CLICK AQUI para leer artículo completo

28 de janeiro de 2013
in aluizio amorim

CENAS DE UM SUPERMERCADO VENEZUELANO

VÍDEO MOSTRA A LUTA PELO FRANGO EM SUPERMERCADO NA VENEZUELA. É A MARAVILHA DO COMUNISMO BOLIVARINAO.


O efeito mais dramático do regime comunista-bolivariano do tiranete Hugo Chávez é a escassez de alimentos e gêneros de primeira necessidade que inclui até mesmo papel higiênico.
Este vídeo acima que me enviam da Venezuela, mostra um supermercado de Maracaibo, a segunda maior cidade do País, com os clientes andando de um lado para o outro. Parece tudo normal. Mas estão na verdade aguardando que chegue o frango (pollo em espanhol).
Logo que chega o produto há um inusitado corre-corre. Chega a parecer comédia pastelão. Todavia, esse é o cotidiano do povo da Venezuela sob o açoite do chavismo que já destruiu a economia do país ainda que se ufane em ser - e na verdade é - o país que detém a maior jazida petrolífera do mundo e é o maior exportador do produto.
Sobra petróleo e falta frango, papel higiênico, farinha de trigo, azeite, enfim os gêneros de primeira necessidade tão comuns em qualquer país que não tenha caído nas mãos da canalha comunista.
Na atualidade a Venezuela, vejam só, já está igualzinha a Cuba, que vive há décadas na maior miséria.
28 de janeiro de 2013
in aluizio amorim

MORRI PORQUE JAMAIS O FOGO PEDE DESCULPAS QUANDO PASSA



  Morri porque tenho uma filha adolescente que demora a voltar para casa.



 
 
CladimirCladimir Callegari
Cladimir Gallegari, chora no enterro de sua filha em Santa Maria. Essa imagem entre tantas outras, representa a dor profunda de todos os familiares que perderam seus jovens....
 
28 de janeiro de 2013

RETRATO DE UM PAÍS CORRUPTO

Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios concluiu que 3.588 cidades brasileiras (64,4% do total) estão impedidas de celebrar convênios com o governo federal por irregularidades apontadas pelo Cadastro Único de Convênios do Tesouro (Cauc).

O Cauc é um serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias que visa a reduzir a burocracia dos processos de convênios e volume de papéis, além de ampliar o nível de controle de exigências, possibilitando maior transparência.

Também compete ao cadastro facilitar a entrega de relatórios de gestão fiscal, execução e balanço anual apenas uma vez pelo ente que assina o convênio, e não diversas vezes, como era antes.
Ao mesmo tempo, o sistema verifica a situação das prefeituras quanto às obrigações de adimplência financeira, prestação de contas de convênios, obrigações de transparência e constitucionais legais.
 
O governo promove hoje e amanhã um encontro nacional de prefeitos atrás de apoio político à presidente Dilma Rousseff. As parcerias federais com as cidades, no entanto, têm sido perdulárias, segundo relatório de fiscalização da Controladoria-Geral da União divulgado há nove dias.
 
Foram detectadas irregularidades nos 24 municípios fiscalizados desde agosto do ano passado. Há fraudes no pagamento do Bolsa-Família, desvios em programas de Saúde, Educação e merenda escolar, entre outros casos. As auditorias são feitas desde 2003 via sorteio. Ao todo, já foram feitas 37 vezes. E os problemas citados sempre reaparecem.
 
Segundo o ministro da CGU, Jorge Hage, algumas irregularidades ocorrem por falta de informação dos gestores ao lidar com a verba federal. "Quando fazemos a fiscalização, procuramos verificar qual é o grau da irregularidade", diz Hage.
Na avaliação dele, porém, desvios para enriquecimento ilícito são os mais comuns.
 
(Informações do Estadão)
 
28 de janeiro de 2013
in coroneLeaks

AÉCIO CRITICA PRONUNCIAMENTO DE DILMA


Artigo do senador Aécio Neves - PSDB/MG publicado no jornal Folha de São Paulo
 
 "Ausência de limites"

A redemocratização brasileira nos deixou um importante legado: a certeza de que a democracia é mais que um voto depositado nas urnas.
Ela se baseia na garantia das liberdades e num rigoroso respeito às leis. Assim, não é possível fechar os olhos para o viés autoritário que ganha substância no governo petista.
A governança por medidas provisórias, a profunda subordinação do Congresso, a forma como foram promovidas as mudança de marcos regulatórios, a ausência de diálogo e as diversas tentativas de “regulamentar” a mídia são algumas das expressões dessa perigosa tendência.
Mas a fala da presidente da República e a lamentável utilização da rede nacional de rádio e TV para, entre outras coisas, desqualificar os brasileiros críticos ao seu governo é, certamente, a mais evidente delas. Não se sabe se incomodada pela pressão das articulações que gostariam de ver o ex-presidente Lula candidato ou com a simples motivação de tirar o foco dos fracassos acumulados, constatados pelo pífio resultado da economia, a presidente resolveu antecipar o debate eleitoral.
É nesta posição que ela se permitiu propagar aos brasileiros a visão maniqueísta de uma nação dividida ao meio, na qual os que amam o Brasil são otimistas e estão com o governo enquanto que os que não querem o bem do país, os “do contra”, os pessimistas, estão na oposição.
Essa é uma postura que agride a diferentes gerações de democratas. É impossível não revisitar, com ironia, a gênese petista do “quanto pior melhor”. Ou voltar no tempo para lembrar o nacionalismo canhestro dos governos militares que buscava confundir governo com nação, transformando a crítica em ato impatriótico e que agora ganha estranha atualidade.
O conteúdo do pronunciamento foi atípico e agressivo.
Na parte dedicada à energia, de forma desleal, o texto transformou os que apenas defenderam um outro caminho para a diminuição da conta de luz –no caso a redução de tributos federais– em adversários da ideia. Para a construção do falso raciocínio, sonegou ao país até mesmo a informação de que empresas estaduais criticadas aderiram à proposta do governo nas áreas de transmissão e distribuição.
E, por ironia, são justamente os Estados governados pelo PSDB que, sem alarde, oferecem há muitos anos as maiores isenções de ICMS na conta de luz…
O pronunciamento da presidente tem vários significados. Nenhum deles é bom para a democracia, patrimônio de todos brasileiros.
 
28 de janeiro de 2013
 

ALGUÉM AÍ, POR FAVOR, LIGA O BRASIL NA TOMADA.

 


Eis as questões

Exatamente o que parece estar acontecendo aqui na política de nossa pátria santa. Ninguém vê mais nada e nada de mais, e a impressão é que as coisas estão sendo feitas no escuro, na maciota, nas negociações, por entre névoas.
Que apagão que nada!
Liguem as luzes para que a maquiagem dos números e contas públicas não saia torta - maquiagem no escuro é uma roubada.
Fica toda borrada.
Valhei-nos, lanternas, velas, palitos de fósforo, lampiões, tochas e luzinhas de LED de todas as cores! Valhei-nos! Janeiro dá passagem ao mês de fevereiro na avenida, e os blocos já estão nas ruas - e não são os blocos de pré-sal, que esse Zinho aí anda esquecido no enredo.
E porque essa música que soa nos faz - aos que estão alertas - lembrar daquela velha analogia, a da galinha, do ovo, de contar com os dois não sei onde. Contenha-se.
No mundo real, aquele que a gente acorda cedo para ir trabalhar, ou se está lento, ou vagaroso, periclitante. Primeiro, porque era o verão, as posses de prefeitos, as chuvas, a chapinha do cabelo, a preguiça, e aí para que começar uma coisa tão próxima do Carnaval?
Produção, que é produção mesmo, novos negócios, aquecimento econômico, dinheiro circulando, gente comprando, neca de pitibiriba.
No acender das luzes desse próximo mês os-que-tinham-ido voltarão para nos assombrar lá no mundo imaginário, lá no Planalto Central, naqueles prédios de enormes corredores internos e que parecem uma cuia dividida.
Lá retornarão ao poder os (poupe-me de nomeá-los, por favor) novosvelhos, que manterão a iluminação do abajur lilás e da luz vermelha na porta - e lá não é bem um estúdio de gravação.
Lá, onde não tem apagão, não sinhô, seus pessimistas de plantão, imprensa ignara! Lá onde se decidem as nossas coisas.
Onde eles estão se juntando num bolinho só, para fazer a tal base de sustentação.
A massa pobre, que vai pra batedeira, nem preciso descrever, não?
Lá.
Onde baixam nossas contas de luz, mas é o dinheiro público que vai pagar a parte restante da bondade. Entendeu?
Lá onde baixam uma energia e elevarão a outra, que também tem impacto direto e enorme na inflação, na alta dos preços que não param de subir nem no escuro.
Lá onde a chefe é maquiada para aparecer bonita e simpática no quadradinho mágico da sala de todos os brasileiros, anunciando que a luz não será apagada e poderá ser paga. O que, portanto, não precisa ser muito inteligente para ver, poderá fazer aumentar o consumo.
Mas lá garantem que, como Deus é brasileiro, encherá os reservatórios, afastando - fiquem sossegados, Mãe Dilmah dos Lobões sabe das coisas!- o perigo de faltar luz, de apagões, de apaguinhos.
Inclusive na Copa. E nas Olimpíadas.
O pibinho vai crescer forte.
Lula, finalmente iluminado, poderá saber mais das coisas, senão lendo, talvez ouvindo a rádio no box do chuveiro, de água quente, para cozinhar nosso galo em banho-maria.
Estranho, reparou que agora ele só aparece sempre pelos cantos, como se estivesse à espreita de algo, esperando algo, como um chamado; que algo dê errado para ele palpitar; que apareça mais algum inimigo para ele controlar, exterminar, jurar, como fez com o DEM, como fez com a oposição.
A valsa até que transcorreria sem deslizes, já que a essas coisas todas, no fundo no fundo estamos até acostumados.
O que perturba, novidade, pelo menos do meu ponto de vista, é que também se está apagando a iluminação que vinha dos cérebros nacionais, as ideias luminosas, a energia para modificar o percurso.
Que cabeças outrora pensantes e olhos outrora atentos estão se acomodando no escuro, saindo à luz do dia apenas em bandos para atacar os rebanhos dispersos à procura de um pastor, que no caso não seria um cão.
Nem um clarão. Fiat Lux!
São Paulo, 2013. O poste já está instalado.
 
Marli Gonçalves é jornalista - - Não podemos tocar a energia e nem vê-la, mas é ela que forma e molda tudo o que conhecemos. É bom lembrar que ela não se perde nem se cria; apenas se transforma.
 
28  de janeiro de 2013
Marli Gonçalves

TREVAS NO PALANQUE

 

Foi praticamente unânime a desaprovação ao tom político-partidário que a presidente da República imprimiu ao pronunciamento que fez à nação na noite de anteontem. Ficou evidente que Dilma Rousseff transformou um instrumento de Estado num palanque eleitoral.
 
Ela conseguiu transfigurar o que poderia ser um triunfo administrativo numa atitude amplamente reprovável. Quase metade dos oito minutos e 23 segundos do pronunciamento que deveria servir para comunicar a redução das tarifas de energia foi destinada a atacar os que fazem críticas à forma como a medida foi tomada pelo governo federal ou levantam preocupações quanto ao suprimento energético num momento em que os reservatórios das usinas do país encontram-se em níveis historicamente baixos.

Nesta corrompida visão, à qual o marketing do PT lança mão principalmente em momentos em que se vê mais acuado, o país foi dividido entre "nós" e "eles", entre os "a favor" e os "do contra".
 
É a versão petista do "Ame-o ou Deixe-o" celebrizado pela ditadura militar na década de 1970. Dilma foi eleita para governar para todos os brasileiros, mas comportou-se como líder de facção. Repetiu, em todos os atos e com todas as letras, seu tutor, Luiz Inácio Lula da Silva - que, aliás, promete encontrar-se hoje em São Paulo com a presidente para ditar-lhe rumos para seu governo, assim como já fez com outro poste petista, o prefeito da capital paulista. A rede nacional de rádio e televisão foi convertida por Dilma e seus marqueteiros em comício de campanha. Vinte e um meses antes da próxima eleição, na qual sua participação ainda não é dada como certa nem por parte dos petistas, a presidente fez proselitismo político, prometeu o que não pode garantir - a ausência de risco de racionamento - e anunciou uma medida que, mais uma vez, se vale de malabarismos contábeis para parar em pé.
Para a
Folha de S.Paulo, em editorial na edição de hoje, Dilma manifestou-se "com um triunfalismo que não encontra respaldo na realidade", usando o espaço institucional para "criticar, com uma agressividade inusual," os que não lhe dizem amém.
 
Também em editorial, O Globo avaliou que a presidente fez "exploração política da questão da energia" e empregou "um tom apelativo, beirando o sentimento de patriotismo a que governos autoritários militares recorriam com frequência".
 
O Estado de S.Paulo não tem dúvidas do caráter eleitoreiro da atitude da presidente:
em cadeia nacional, Dilma "discursou como se estivesse em um palanque".

A propaganda - oops, o pronunciamento - de Dilma fez constar em letras garrafais que não haverá "nenhum risco de racionamento" de energia no país, algo que nem São Pedro pode garantir, muito menos com base na incômoda situação em que se encontram os reservatórios brasileiros neste momento.

Nem mesmo a expansão da oferta de energia assegurada pela presidente pode ser dada como certa. Em cadeia nacional, ela anunciou acréscimo de 8,7 mil megawatts em 2013, o que equivale a mais que o dobro da média anual verificada na última década.
 
Além disso, um terço do que ela promete são obras atrasadas que já deveriam estar em operação, como mostra hoje a Folha.
Não bastasse o caráter eleitoreiro do pronunciamento oficial e a inconsistência de cenários e dados apresentados à nação, confirmou-se ontem que a redução das tarifas de energia será viabilizada por mais uma operação temerária com dinheiro do contribuinte, ancorada em mais uma criativa manobra contábil.

Para honrar o corte nas tarifas, o Tesouro terá que aportar R$ 8,4 bilhões e não R$ 3,3 bilhões, como já se especulava. Para tanto, será preciso antecipar recursos a receber de Itaipu, emitir títulos da dívida pública e transferi-los ao BNDES.
 
Em suma, consumir receita futura para financiar despesa corrente, com aumento da já alta dívida bruta, como analisa Mansueto Almeida em seu blog.
O governo nem sabe ao certo como fará isso. "De onde o Tesouro vai tirar o dinheiro é um problema do Tesouro", desdenhou o ministro que deveria cuidar do setor de energia, mas não quer nem saber quem pagará a conta. A gestão petista também não faz ideia de quanto terá que desembolsar para bancar a redução tarifária - as estimativas divulgadas ontem vão só até 2014; depois disso, seja o que Deus quiser.

A redução dos custos de energia merece todo o apoio, porque busca atenuar pelo menos parte das deficiências e ineficiências de infraestrutura que grassam no país, contra as quais a gestão Dilma pouco tem feito. Mas, desde o primeiro instante, ficou claro que à administração petista importa menos o interesse nacional e muito mais os dividendos eleitorais.
 
São atitudes recorrentes de um governo de trevas.

Fonte: Instituto Teotônio VilelaTrevas no palanque
28 de janeiro de 2013

PF INDICIA NOVE POR DESVIO DE DINHEIRO DE PROGRAMA FEDERAL

Envolvidos em desvio de recurso público do Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, foram indiciados por seis crimes, entre eles formação de quadrilha e lavagem de dinheiro e fraude à licitação
A Polícia Federal indiciou, por crimes de peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha, sonegação de contribuições previdenciárias, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, 9 envolvidos no desvio de recursos públicos concedidos no âmbito do Programa Segundo Tempo, do governo federal, para uma Organização Não Governamental - ONG, sediada em Jaguariúna (SP).

Veja também:
Em julho de 2012, com a participação da Controladoria Geral da União - CGU -, a Polícia Federal cumpriu sete mandados de busca e apreensão visando apreender documentos relacionados ao caso.

Segundo a PF, "a ONG comandada por uma ex-vereadora de Jaguariúna e que exercia suas atividades na mesma como se fosse empregada, promoveu várias alterações do estatuto social, fazendo figurar em sua diretoria diversas pessoas, sendo que algumas delas tinham idade avançada e sequer frequentaram a entidade".

"As irregularidades foram comprovadas com a análise dos documentos apreendidos", acentua a PF, em nota.

Confirmou-se que existiam empresas, registradas em nome de terceiros e controladas pela ex-vereadora indiciada, Karina Valéria Rodrigues, para emitir notas fiscais para a ONG, entregando os produtos em quantidade e qualidade inferior à contratada, sendo que grande parte dessas notas eram contabilizadas nas empresas pela metade do valor apresentado para pagamento à ONG.

Na casa de um dos investigados, titular de uma das empresas investigadas, foram encontrados canhotos de cheques, com a letra da ex-vereadora, de duas empresas que seriam concorrentes no fornecimento para a ONG.

Constatou-se também que a indiciada utilizava esses cheques das empresas fornecedoras da ONG para o pagamento de despesas pessoais, como dentista e salário de empregada doméstica.

28 de janeiro de 2013
Fausto Macedo, de O Estado de S.Paulo

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Polícia Federal indicia nove pessoas ligadas a ONG Para Frente Brasil

A Polícia Federal (PF) de Campinas (SP) indiciou nove pessoas ligadas a ONG Para Frente Brasil, acusadas de desvio de verbas cedidas pelo programa Segundo Tempo do governo federal. Entre os indiciados estão a ex-vereadora da cidade e ex-jogadora de basquete Karina Valéria Rodrigues, gerente da entidade.

O grupo é acusado por peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha, sonegação de contribuições previdenciárias, fraude de licitação e lavagem de dinheiro.
O processo será encaminhado para parecer do Ministério Público Federal (MPF), que decidirá se fará a denúncia.

Entre 2007 e 2011 a ONG recebeu R$ 30 milhões do governo para incentivar a prática de esportes para 18 mil crianças, jovens e adolescentes atendidos pela organização. Além do desvio de recursos, a ONG beneficia um número menor de pessoas do que o declarado e há casos de funcionários fantasmas.

28 de janeiro de 2013
Claudio Humberto

NÃO FAÇA DE SEU TÍTULO UMA ARMA


Ao contrário de nosso país, nesse aspecto não civilizado, onde a presidência detém um poder quase ditatorial, uma vez que os representantes (?) do povo, ensilhados como vacas de presépio, por trocas de cargos, liberação de dinheiro por emendas, entre outras quinquilharias, dizem amém a qualquer coisa que seu “chefe” quer.

Um congresso onde existem 86 representações no conselho de ética, e nenhuma surtiu seus efeitos. Eis aí um conselho absolutamente desnecessário.

A medida provisória, que antes perdia seus efeitos em 30 dias, se não fosse votada, na atualidade teve modificado esse aspecto. Hoje funciona como os antigos decretos presidenciais.

Um exemplo da falta de respeito à opinião do eleitor é a lei da ficha limpa. Até hoje não surtiu seus efeitos, apesar de ser um desejo da população.

Cidadão, tente usar seus neurônios na próxima vez que escolher seu representante. A má escolha o transformará em uma arma que pode atirar contra você

28 de janeiro de 2013
 Magu

Uma Resposta para NÃO FAÇA DE SEU TÍTULO UMA ARMA

  1. jozsef janosek disse:
    A TOMADA DO PODER GRAMSCI E A COMUNIZAÇÃO DO BRASIL
    Por Anatoli Oliynik
  2. Em lugar algum no mundo o pensamento de Gramsci foi tão disciplinadamente aplicado como está sendo no Brasil, agora pelo PT, cuja nomenklatura governamental segue com rigor as orientações emanadas dosintelectualóides uspianos que dirigem o Foro de São Paulo e que têm como cartilha os Cadernos do Cárcere, de Gramsci.
  3. Quem não está familiarizado com as ideologias políticas, por certo estará perguntando: Quem foi Gramsci e qual sua relação com o comunismo brasileiro?
    Antonio Gramsci (1891-1937), pensador e político foi um dos fundadores do Partido Comunista Italiano em 1921, e o primeiro teórico marxista a defender que a revolução na Europa Ocidental teria que se desviar muito do rumo seguido pelos bolcheviques russos, capitaneados por Vladimir Illitch Ulianov Lênin (1870-1924) e seguido por Iossif Vissirianovitch Djugatchvili Stalin (1879-1953).
     
  4. Durante sua prisão na Itália em 1926, que se prolongou até 1935, escreveu inúmeros textos sobre o comunismo os quais começaram a ser publicados por partes na década de 30, e integralmente em 1975, sob o título Cadernos do Cárcere. Esta publicação, difundida em vários continentes, passou a ser o catecismo das esquerdas, que viram nela uma forma muito mais potente de realizar o velho sonho de implantar o totalitarismo, sem que fosse necessário o derramamento de sangue, como ocorreu na Rússia, na China, em Cuba, no Leste Europeu, na Coréia do Norte, no Camboja e no Vietnã do Norte, países que se tornaram vítimas da loucura coletiva detonada por ideólogos mentecaptos.
  5. Gramsci professava que a implantação do comunismo não deve se dar pela força, como aconteceu na Rússia, mas de forma pacífica e sorrateira, infiltrando, lenta e gradualmente, a idéia revolucionária.
  6. A estratégia é utilizar-se de diplomas legais e de ações políticas que sejam docilmente aceitas pelo povo, entorpecendo consciências e massificando a sociedade com uma propaganda subliminar, imperceptível aos mais incautos que, a priori, representam a grande maioria da população, de modo que, entorpecidos pelo melífluo discurso gramsciano, as consciências já não possam mais perceber o engodo em que estão sendo envolvidas.
  7. A originalidade da tese de Gramsci reside na substituição da noção de “ditadura do proletariado” por “hegemonia do proletariado” e “ocupação de espaços”, cuja classe, por sua vez, deveria ser, ao mesmo tempo, dirigente e dominante. Defendia que toda tomada de poder só pode ser feita com alianças e que o trabalho da classe revolucionária deve ser primeiramente, político e intelectual.
  8. A doutora Marli Nogueira, juíza do trabalho em Brasília, e estudiosa do assunto, nos dá a seguinte explicação sobre a “hegemonia”:
  9. “A hegemonia consiste na criação de uma mentalidade uniforme em torno de determinadas questões, fazendo com que a população acredite ser correta esta ou aquela medida, este ou aquele critério, esta ou aquela ´análise da situação´, de modo que quando o comunismo tiver tomado o poder, já não haja qualquer resistência. Isto deve ser feito, segundo ensina Gramsci, a partir de diretrizes indicadas pelo ´intelectual coletivo´ (o partido), que as dissemina pelos ´intelectuais orgânicos´ (ou formadores de opinião), sendo estes constituídos de intelectualóides de toda sorte, como professores – principalmente universitários (porque o jovem é um caldo de cultura excelente para isso), a mídia (jornalistas também intelectualóides) e o mercado editorial (autores de igual espécie), os quais, então, se encarregam de distribuí-las pela população”.
  10. Quanto à “ocupação de espaços”, pode ser claramente vislumbrada pela nomeação de mais de 20 mil cargos de confiança pelo PT em todo o território brasileiro, cujos detentores desses cargos, militantes congênitos, têm a missão de fazer a acontecer a “hegemonia”.
  11. Retornando a Gramsci e segundo ele, os principais objetivos de luta pela mudança são conquistar, um após outro, todos os instrumentos de difusão ideológica (escolas, universidades, editoras, meios de comunicação social, artistas, sindicatos etc.), uma vez que, os principais confrontos ocorrem na esfera cultural e não nas fábricas, nas ruas ou nos quartéis. O proletariado precisa transformar-se em força cultural e política, dirigente dentro de um sistema de alianças, antes de atrever-se a atacar o poder do Estado-burguês. E o partido deve adaptar sua tática a esses preceitos, sem receio de parecer que não é revolucionário. Isso o povo brasileiro não está percebendo, pois suas mentes já foram entorpecidas pelo governo revolucionário que está no poder.
  12. Desta forma, Gramsci abandonou a generalizada tese marxista de uma crise catastrófica que permitiria, como um relâmpago, uma bem sucedida intervenção de uma vanguarda revolucionária organizada. Ou seja, uma intervenção do Partido. Para ele, nem a mais severa recessão do capitalismo levaria à revolução, como não a induziria nenhuma crise econômica, a menos que, antes, tenha havido uma preparação ideológica. É exatamente isto que está acontecendo no presente momento aqui no Brasil: A preparação ideológica. E está em fase muito adiantada, diga-se de passagem.
  13. Segundo a doutora Marli Nogueira:
    “Uma vez superada a opinião que essa mesma sociedade tinha a respeito de várias questões, atinge-se o que Gramsci denominava superação do senso-comum, que outra coisa não é senão a hegemonia de pensamento. Cada um de nós passa, assim, a ser um ventríloquo a repetir, impensadamente, as opiniões que já vêm prontas do forno ideológico comunista. E quando chegar a hora de dizer agora estamos prontos para ter realmente uma democracia (que, na verdade, nada mais é do que a ditadura do partido), aceitaremos também qualquer medida que nos leve a esse rumo, seja ela a demolição de instituições, seja ela a abolição da propriedade privada, seja ela o fim mesmo da democracia como sempre a entendemos até então, acreditando que será muito normal que essa volta à democracia se faça por decretos, leis ou reformas constitucionais”.
  14. Lênin sustentava que a revolução deveria começar pela tomada do Estado para, a partir daí, transformar a sociedade. Gramsci inverteu esses termos: a revolução deveria começar pela transformação da sociedade, privando a classe dominante da direção da “sociedade civil” e, só então, atacar o poder do Estado. Sem essa prévia “revolução do espírito”, toda e qualquer vitória comunista seria efêmera.
  15. Para tanto, Gramsci definiu a sociedade como “um complexo sistema de relações ideais e culturais” onde a batalha deveria ser travada no plano das idéias religiosas, filosóficas, científicas, artísticas etc. Por essa razão, a caminhada ao socialismo proposta por Gramsci não passava pelos proletariados de Marx e Lênin e nem pelos camponeses de Mão Tse Tung, e sim pelos intelectuais, pela classe média, pelos estudantes, pela cultura, pela educação e pelo efeito multiplicador dos meios de comunicação social, buscando, por meio de métodos persuasivos, sugestivos ou compulsivos, mudar a mentalidade, desvinculando-a do sistema de valores tradicionais, para implantar os valores da ideologia comunista.
  16. Fidel Castro, com certeza, foi o último dinossauro a adotar os métodos de Lênin. Poder-se-á dizer que Fidel é o último dos moicanos às avessas considerando que seus discípulos Lula, Morales, Kirchner, Vasquez e Zapatero, estão aplicando, com sucesso, as teses do Caderno do Cárcere, de Antônio Gramsci. Chávez, o troglodita venezuelano, optou pelo poder força bruta e fraudes eleitorais. No Brasil, por via das dúvidas, mantêm-se ativo e de prontidão o MST e a Via Campesina, como salvaguarda, caso tenham que optar pela revolução cruenta que é a estratégia leninista.
  17. Todos os valores que a civilização ocidental construiu ao longo de milênios vêm sendo sistematicamente derrubados, sob o olhar complacente de todos os brasileiros, os quais, por uma inocência pueril, seja pelo resultado de uma proposital fraqueza do ensino, seja por uma ignorância dos reais intentos das esquerdas, nem mesmo se dão conta de que é a sobrevivência da própria sociedade que está sendo destruída.
    Perdidos esses valores, não sobra sequer espaço para a indignação que, em outros tempos, brotaria instantaneamente do simples fato de se tomar conhecimento dos últimos acontecimentos envolvendo escancaradas corrupções em todos os níveis do Estado..

  18. O entorpecimento da razão humana, com o conseqüente distanciamento entre governantes e governados, já atingiu um ponto tal que, se não impossibilitou, pelo menos tornou extremamente difícil qualquer tipo de reação por parte do povo.
    Estando os órgãos responsáveis pela sua defesa – imprensa, associações civis, empresariado, clero, entre outros – totalmente dominados pelo sistema de governo gramsciano que há anos comanda o País, o resultado não poderia ser outro: a absoluta indefensabilidade do povo brasileiro. A este, alternativa não resta senão a de assistir, inerme e inerte, aos abusos e desmandos daqueles que, por dever de ofício, deveriam protegê-lo em todos os sentidos.
    A verdade é que os velhos métodos para implantação do socialismo-comunismo foram definitivamente sepultados. Um novo paradigma está sendo adotado, cuja força avassaladora está sendo menosprezada, e o que é pior, nem percebido pelo povo brasileiro.
    O Brasil está sendo transformado, pelas esquerdas, num laboratório político do pensamento de Gramsci sob a batuta de Lula, o aluno aplicado, e a tutela do Foro de São Paulo
 

VÍDEO: TRAGÉDIA NA BOATE DE SANTA MARIA TEM AMPLA REPERCUSSÃO INTERNACIONAL



Este vídeo de rede de TV da espanha relata a tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Para os inúmeros leitores da Venezuela e dos demais países latino-americano, transcrevo do site Venezuelanos en Linea, no original em espanhol, reportagem sobre a tragédia.

EN ESPAÑOL: Más de 200 personas han muerto en el incendio en una discoteca en Brasil. La tragedia en la madrugada de este domingo en la discoteca Kiss, en Santa María, ciudad en el sureño estado de Río Grande do Sul, en la que un número aún no determinado de estudiantes de una universidad participaban en una fiesta con la presentación de bandas musicales. Un incendio comenzó hacia las 2.30 hora local (5.30 en España peninsular) cuando fue encendido en el palco un equipo de fuegos pirotécnicos conocido como "Lluvia de plata", cuyas chispas alcanzaron la espuma utilizada como aislante acústico en el techo del establecimiento.
"Todo comenzó porque utilizaron artefactos pirotécnicos en un local cerrado. Eso generó un incendio y un humo muy tóxico que se expandió rápidamente", ha explicado el comandante del Cuerpo de Bomberos de Río Grande do Sul, coronel Guido de Melo. "El uso de un equipo no permitido terminó provocando la tragedia", agregó el oficial, quien informó de que la licencia de funcionamiento de la discoteca estaba vencida. Humareda y estampida en tres minutos.
Según Ingrid Goldani, una de las empleadas de la discoteca Kiss, la humareda cubrió todo el local en cerca de tres minutos. "Los integrantes de la banda Gurizada Fandangueira, que tocaban en el momento y encendieron el artefacto que provoca las chispas, intentaron inicialmente apagar las llamas con agua y después con un extintor. No sé si no consiguieron manipular el extintor, pero el fuego y el humo se expandió rápidamente", ha dicho. En ese momento se apagaron las luces y todo quedó oscuro, relató el cantante Valterson Wotrich, conocido como "Pimenta" y vocalista de la primera banda en presentarse.
Las llamas y la humareda provocaron pánico entre las personas que estaban en la discoteca, al menos mil según algunas fuentes, y una estampida hacia las puertas de salida, en donde muchos murieron pisoteados.
Los vigilantes bloquearon las salidas

"Recibimos la información de personas que estaban en el lugar de que los vigilantes de la discoteca inicialmente cerraron las puertas y no permitieron una rápida evacuación. Eso provocó aún más pánico y tumulto", según el comandante del Cuerpo de Bomberos.
De acuerdo con los testigos, los vigilantes al parecer no sabían lo que había ocurrido y querían impedir que los estudiantes salieran de la discoteca sin pagar la cuenta.

La dificultad en la evacuación y la avalancha de personas corriendo hacia la única salida causaron numerosas muertes por asfixia. Muchas personas también corrieron hacia los baños en busca de aire y de otra salida que no encontraron. Según el capital Edi Paulo García, de la Policía Militarizada, la mayoría de los cuerpos estaban amontonados y sin quemaduras.
"La mayoría terminó muriendo por asfixia, por la inhalación de los gases tóxicos, y muy pocos por quemaduras. Lo que provocó la tragedia fue el uso de un artefacto no autorizado, el pánico, la inhalación de humo tóxico y la puerta cerrada", según De Melo. La tragedia obligó a la presidenta brasileña, Dilma Rousseff, a cancelar su agenda en Santiago de Chile, en donde participaba en la Cumbre Celac-Unión Europea, y a viajar hacia Santa María para expresar solidaridad personalmente a los familiares de la víctimas y ofrecer la ayuda posible.

28 de janeiro de 2013
in aluizio amorim

DESVIÔMETRO: SITE PROJETA VALORES DESVIADOS POR CORRUPÇÃO

 
Desde setembro de 2012, o site “Desviômetro” demonstra, por uma projeção a cada segundo, o valor de recursos desviados no Brasil. O montante é baseado no estudo “Corrupção: custos econômicos e propostas de combate”, realizado em 2010 pela Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que estimou o custo médio da corrupção no Brasil em 2,3% do Produto Interno Bruto.
No ano passado, a projeção chegou a R$ 96 bilhões. Contudo, segundo Paulo Rodrigues Vega, um dos criadores do portal, a previsão é que o valor seja menor em 2013. Com a diminuição da previsão do PIB para 2013 e o aumento da nota do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção, produzido pela Transparência Internacional, a perspectiva é que o montante seja menor do que ano passado”, explica.


Segundo o site, a projeção inclui os valores desviados por “corrupção, desfalque, falcatrua, negociata, traficância e velhacaria”.
 
A intenção é demonstrar o quanto poderia estar sendo investido na solução dos grandes problemas brasileiros como habitação, saúde, segurança, educação e transporte público.
O endereço lembra que o percentual é modesto, tendo em vista que 27,8% das pessoas cuja renda familiar per capita é superior a cinco salários mínimos concordam que o problema mais grave do Brasil é a corrupção. O site também divulga relatos de corrupção e desvios, publicados em jornais e revistas e registra denúncias recebidas de fontes devidamente identificadas.
“A memória curta do eleitor já foi comprovada por vários estudos e pesquisas, neste sentido nossa contribuição é para que não nos esqueçamos das participações de pessoas de todas as classes e atividades, principalmente políticos, registrando o que fizeram para terem seus nomes envolvidos em assuntos desabonadores para numa próxima eleição possamos melhor avaliar a quem daremos o nosso poderoso e transformador voto”, explica o site.
Segundo Vega, o portal recebe cerca de 150 visitas diárias, mas já chegou a bater picos de 4 mil acessos no dia. Para o criador, a princípio, as pessoas visitam o endereço por curiosidade, mas a intenção é que ocorra uma mudança de consciência.
“O portal é uma forma forte e escancarada de trazer essa discussão para a sociedade. Como evidencia os números, trabalha com a possibilidade de investimento do dinheiro desviado em soluções para os grandes problemas do Brasil e isso vai na veia do interesse das pessoas”, conclui Paulo.
De acordo com o criador, a pretensão é colocar os dados em um painel em Brasília, no mesmo modelo que o “Impostômetro” é realizado em São Paulo. “Com certeza isso vai chamar ainda mais atenção da população para os valores, até porque será no centro político do país”, explica.
Além disso, há a ideia de transformar o portal em instituto e intensificar o trabalho, principalmente em razão dos gastos com a Copa do Mundo de 2014. “O objetivo é trabalhar em benefício da sociedade, alertando a população para o grande problema da corrupção no Brasil. Nós queremos ações mais conclusivas e não apenas revoltas que passam e ninguém mais sabe o que aconteceu”, conclui Vega.
Conheça aqui o Desviômetro: www.desviometro.com.br
 
28 de janeiro de 2013
Dyelle Menezes - Contas Abertas

LIÇÕES


Tornou-se quase uma compulsão nacional o Brasil procurar dar exemplos pelo mundo do que está fazendo, como se os demais países devessem seguir o seu caminho, pois aqui tudo dá certo.

O caso do desarmamento é particularmente exemplar, porque, a propósito do massacre na escola Sandy Hook, na cidade de Newton, os ideólogos do desarmamento logo se apressaram a dizer que os EUA deveriam seguir a política brasileira. Tudo tão simples assim?

Pitadas de antiamericanismo são, desse modo, destiladas, tendo como pano de fundo um suposto sucesso da política nacional de combate à violência. No Brasil, país onde a elite intelectual adotou como ideal "o mundo sem armas", confunde-se propositalmente regulamentação, que é o que se discute nos EUA, com banimento, que é justamente a bandeira desse setor da intelligentsia verde-amarela.


Entre regulamentação e banimento existe um hiato político e filosófico gigantesco.

Aqui os ideólogos do desarmamento, vorazes adversários da liberdade de escolha e da autodefesa, procuram banir o comércio de armas, deixando os cidadãos literalmente à mercê dos assaltantes e criminosos. Os bandidos, livres, agradecem penhoradamente, pois não precisam do comércio legal para se abastecerem.


Aliás, pessoas que exercem a autodefesa, quando assaltadas, por possuírem armas não registradas em casa, tornam-se objeto de processos judiciais por terem transgredido a lei. Só falta a indenização a assaltantes e criminosos!

A legislação que está sendo discutida nos EUA, sob a coordenação do vice-presidente Joe Biden, não propugna o banimento das armas de fogo, pois a liberdade de escolha e o direito à autodefesa são assegurados constitucionalmente.


O que está em questão é uma regulamentação. Assim, dentre algumas ideias defendidas, consta um cadastro nacional de proprietários de armas de fogo e a ausência de antecedentes criminais para sua compra. Medidas sensatas de fiscalização e controle.

Se os desarmamentistas nacionais fossem coerentes, defenderiam a política do presidente Barack Obama no Brasil, ou seja, haveria uma liberalização do comércio de armas, seguindo esses critérios de fiscalização e controle.

Sempre que uma tragédia com a de Sandy Hook acontece nos EUA, imediatamente a sociedade americana é descrita como violenta - com formadores de opinião defendendo essa ideia. Nessa narrativa entram considerações sobre a indústria cultural americana (cinema e TV), o tal culto às armas e as estatísticas cuidadosamente pinçadas para dar ares de ciência ao preconceito.


Os americanos são descritos como militaristas, violentos e "armados até os dentes". Supor-se-ia, então, que a criminalidade com armas de fogo seria, lá, muito maior que a brasileira. Teríamos a conclusão lógica dessas premissas. Não é isso, contudo, o que ocorre.

Vejamos os dados. As informações sobre crimes foram extraídas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que implementa medidas que refletem as três convenções internacionais de controle de drogas e as convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção. Os dados sobre armas foram extraídos do Small Arms Survey.


Trata-se de um projeto independente de pesquisas, com sede no Instituto de Pós-Graduação de Estudos Internacionais e Desenvolvimento de Genebra, na Suíça, fundado em 1999. É uma referência no debate sobre armas, tanto para desarmamentistas quanto para defensores de porte e posse de armas.

Existem aproximadamente 270 milhões de armas de fogo em mãos civis nos EUA. A relação é de 83 a 96 armas para cada 100 habitantes. Isto é, quase uma arma para cada cidadão.


Esses números astronômicos colocam o país na primeira posição em posse de armas de fogo em todo o mundo. O Brasil, por sua vez, possui 14 milhões de armas de fogo em mãos civis - apenas 8 para cada 100 habitantes.

Os homicídios com armas de fogo no Brasil permanecem razoavelmente estáveis desde 2003. Em 2008 foram 34.678 - 18,1 por 100 mil habitantes. Nos EUA o número de homicídios também permanece estável.


Porém, contrariando a argumentação desarmamentista, a média dos últimos anos naquele país não ultrapassa 10 mil homicídios com armas de fogo, ou seja, aproximadamente 2,9 para cada 100 mil habitantes. É significativamente inferior ao Brasil.
A Suíça é o terceiro país em posse de armas de fogo no mundo. Mesmo assim, em 2011 apenas 58 pessoas foram mortas com essas armas - um país fortemente armado com insignificante número de vítimas de armas de fogo, algo que contraria frontalmente a tese dos ideólogos brasileiros do desarmamento.


Ademais, a Alemanha, embora seja o 15.º, registrou menos mortes do que a Itália, que ocupa a posição de número 55. Foram 158 mortes com arma de fogo na Alemanha, 417 na Itália.

Desde 1997 o Brasil impõe restrições à posse e ao porte de armas, mas elas foram inócuas quando, em 1999, o estudante de Medicina Mateus da Costa Meira invadiu um cinema e matou a tiros quatro pessoas.


Em 2003 as leis brasileiras ficaram ainda mais restritivas, mesmo assim, foram novamente inócuas quando, em 2011, o estudante Wellington Menezes de Oliveira matou 12 pessoas na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro. A reação ao Massacre do Realengo, como ficou conhecida a tragédia, demonstra o pensamento mágico envolvido na defesa do desarmamento.

Como se não bastasse, alguns políticos estão propondo alterações no Estatuto do Desarmamento para incluir o artigo que foi rejeitado pela população em 2005. Além do desconhecimento da realidade, tais propostas mostram um profundo desprezo pela democracia e pela soberania do povo.


Não é uma minoria parlamentar ideologizada que se deveria substituir a um referendo. O respeito às regras republicanas é essencial.

Por que não um referendo sobre a liberdade de escolha e o direito à autodefesa?

28 de janeiro de 2013
Denis Lerrer Rosenfield, O Estado de São Paulo