"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

FACTÓIDE PETISTA E OUTRAS NOTÍCIAS PERTINENTES

Lula espalha factóide de que disputará o governo de São Paulo, e Aécio se lança à Presidência na quarta

Luiz Inácio Lula da Silva candidato ao Governo do Estado de São Paulo em 2014? Eis o factóide que o chefão petista, que anda meio sumido do cenário, mandou espalhar entre cardeais do PT e um seleto grupo de empresários paulistas. De cara, não dá para acreditar que um ex-Presidente, vaidoso como ele, se rebaixe a enfrentar uma dificílima eleição a um cargo abaixo do que já ocupou – mesmo se tratando do mais rico estado da pseudofederação brasileira.
Tudo indica ser mais uma jogada de Lula para se manter em evidência. Recentemente, ele lançou o factóide de que o ministro Guido Mantega seria o “poste” dele ao Palácio dos Bandeirantes. Talvez só Mantega tenha levado a sério tal conversinha fiada.
O Alerta Total já antecipou e ainda aposta que, na verdade, se vier candidato a alguma coisa, Lula disputará uma das vagas ao Senado por São Paulo. Aliás, como franco favorito à vitória, recuperando o status de “foro privilegiado” – para alguma eventualidade judicial certa para aporrinhá-lo.
A sucessão presidencial também ganha velocidade fora do bloco petista. O Senador Aécio Neves (PSDB-MG) programa o lançamento de sua pré-candidatura na próxima quarta-feira. O neto de Tancredo Neves subirá à tribuna do Senado para atacar duramente o Partido dos Trabalhadores.
Aécio deverá listar os 13 defeitos, erros ou problemas do PT nestes mais de 10 anos no poder presidencial. Tarefa simples e fácil. Depois, o tucano começa a voar pelo Brasil afora, posando de presidenciável.
De um jeito menos ostensivo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fará o mesmo.
O paulista pretende disputar as prévias tucanas com o mineiro que vive se divertindo no Rio de Janeiro e que já foi queridinho de grandes banqueiros internacionais como os Rothschild.
Assim, o cenário sucessório fica mais divertido. No PT, embora meio contra a vontade da cúpula mensaleira condenada no STF, Dilma Rousseff é candidata à reeleição – hoje com boas chances e dependente do tamanho e dos efeitos da crise econômica prevista no horizonte. Também é quase certa a aventura presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pelo PSB.
 
O neto de Miguel Arraes já sinalizou que só aceita aliança com o PT se o nome dele for cabeça de chapa.
O PMDB fica com a faca e o queijo na mão para repetir a dobradinha de Michel Temer com Dilma ou para se aventurar com Eduardo – caso rompa com a petralhada.
Marina Silva, sempre verde, e ainda sem partido definido, e mais em cima do muro que um tucano, não sendo situação e nem se dizendo oposição a Dilma, também deseja disputar a eleição presidencial.
No Brasil, quem efetivamente elege um Presidente da República é o apoio formal e subterrâneo de grandes empresas que funcionam como correias de transmissão do pensamento e dos interesses da Oligarquia Financeira Transnacional.
Na visão dos donos do mundo, atualmente, qualquer um dos nomes citados pode conquistar o Palácio do Planalto e dormir no Palácio da Alvorada que tudo fica como dantes perante o banqueiro abrantes.
O projeto globalitário para o Brasil já foi bem implantado com Itamar Franco, fortalecido nos oito anos da Era FHC e consolidado nos 10 anos da Era Lula-Dilma.
Assim, em 2014, qualquer um que vença, o Brasil já perdeu em termos de soberania nacional e de qualquer projeto de desenvolvimento fora da vontade do alto-comando globalitário.
 
A ausência de oposição real e a falta de um projeto claro para o Brasil serão duas lamentáveis características da atual sucessão presidencial que oferece um risco de agravamento do caos institucional – no qual os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário batem cabeça.
A vaidade dos principais presidenciáveis pode gerar brigas e denuncismos de efeitos irreversíveis. Além disso, colaboram para o estado de ruptura o desgaste de imagem do PMDB dominando o Congresso e a aparente decadência do PT na fase pós-mensalão e com Lula potencialmente enfraquecido pelo caso Rosegate (abafado, mas com alto teor explosivo, se houver interesse detonador por parte do poder real globalitário).
Em resumo, sejam quais forem os cavalos que disputem a corrida, o páreo já está ganho pela Oligarquia Financeira Transnacional. A sutil diferença para 2014 é que os interesses dos investidores de fora são hoje bastante prejudicados pela gestão temerária do PT na Petrobrás e na Eletrobrás. Tal “incomPTência” pode ser uma boa justificativa para uma aposta em um suposto “nome novo” (que seguirá o mesmo script previsto, porém com teores menos elevados e descarados de corrupção, aparelhamento e péssimo gerenciamento).
Novamente, por tal motivo, e se a crise atingir em cheio o Brasil, o PT corre risco de ser substituído. Do contrário, tudo fica como está, com Dilma se reelegendo com o apoio dos comparsas eternamente governistas do PMDB e os votos manipuláveis dos eleitores pobres de periferia das grandes capitais e do Norte-Nordeste.
Mensaleiros, tamos fora!
O Valor de hoje traz uma notícia péssima para os mensaleiros que pretendiam desmoralizar o Judiciário brasileiro.
Diego García-Sayán, presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, avisa que o tribunal transnacional não deve ser usado como instância de revisão de sentenças proferidas pelas supremas cortes de outros países.
Assim, já nasce morta a intenção do deputado Valdemar Costa Neto e de outros condenados no Mensalão de tentarem a salvação lá fora.
Vergonha radicalóide
Os radicalóides da Juventude Socialista deram um exemplo de anti-democracia nas manifestações públicas contra a blogueira cubana Yoani Sánchez no Brasil.
Os manifestantes bem que poderiam experimentar fazer o mesmo em Cuba.
Ou, já que amam tanto o regime dos irmãos Castro, por que não se mudam para aquele paraíso e tentam fazer o mesmo que fazem aqui por lá, ou seja, nada...
Revisionismo
O Estadão informou que o ex-procurador Geral da República Cláudio Fonteles, um dos integrantes da Comissão Nacional da Verdade, quer uma revisão da história do Brasil durante o período do governo militar, iniciado em 1964, nos livros didáticos usados em todas as escolas militares, assim como nas publicações usadas em escolas civis:
"Se você tem a lei que diz que o que aconteceu neste País foi um Estado que violou gravemente os direitos da pessoa humana, e isso está no ordenamento normativo deste País, como é que isso se concilia com você ensinar aos jovens, aos escolares e mesmo àqueles jovens que devem fazer a carreira militar, que o papel deles é de interferir no processo político violentamente, torturar e matar? Não pode. Isso é ilegal. Isso é uma afronta ao quadro normativo".
Engraçado é que o Exército não incluiu tal matéria na excelente resenha preparada diariamente pelo CccomSEx...
Crise, onde?
O Globo de ontem revelou que o setor industrial reduziu muito sua participação nas exportações brasileiras, com perdas de US$ 14 bilhões.
O Jornal do Commercio de hoje destaca que a Usiminas teve um prejuízo de meio bilhão em 2012.
E o Valor informa que o ricaço Eike Batista resolveu colocar à venda parte de suas ações na MPX – a empresa de energia do seu poderoso grupo EBX.
Ainda bem que, na propaganda do governo Dilma, vai tudo bem no melhor dos mundos possíveis para o Brasil...
Descontrole
Pilar do consumismo na Era petista, o crédito tende a ficar mais caro nos próximos meses.
Investidores apostam a cueca de que Banco Central do Brasil vai dar uma aumentada na taxa referencial de juros, em março ou, certamente, em abril.
A taxa Selic deve subir 0,25%, chegando a 7,5% ao ano, para tentar conter a incômoda subida da inflação.
Já o dólar todo mundo acredita que tende a sofrer pequenas quedas em relação ao Real irreal – obrigando o BC do B a torrar reservas para não deixar a nossa moeda “se valorizar” tanto...
Histórico virtual
 
Hugo Chávez já entrou para história do mundo digital – como piada, é claro.
Foi o primeiro morto-vivo a postar mensagens no twitter, enquanto era transportado de Havana para Caracas em um avião UTI – provavelmente bancado por alguma grande empresa brasileira...
Até agora, nenhuma imagem do paciente foi divulgada pelo governo socialista bolivariano da Venezuela.
Aliás, quem quiser ver o cara, só assistindo o SBT, onde o xará dele (com s) faz palhaçadas todo dia...
Fora, Renan
Integrantes do grupo Avaaz.org vão entregar ao Senado uma petição com quase 1,6 milhão de assinaturas da campanha “Fora Renan”.
 
Os sendores, Pedro Taques (PDT), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), Eduardo Suplicy (PT) e Randolfe (PSOL) já concordaram em receber o material contra Renan.
Para aderir à campanha basta acessar o link:
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
19 de fevereiro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.
alerta total

A PRESENÇA ETERNA DE MAQUIAVEL

 

O artigo “Florença e os Drones”, do colunista David Brooks (New York Times) demonstra a importância do estudo da Filosofia e do pensamento de seus mais importantes formuladores, notadamente do renascentista Maquiavel.

O jornalista participa de um Curso denominado Grande Estratégia na Universidade de Yale. Todos são obrigados a ler Péricles, Sun Tzu e Maquiavel.
Depois debatem as ideias dos pensadores focados nos fatos que atormentam o mundo global, especialmente a onda terrorista que abateu a América em 2001 com a destruição das torres gêmeas.



David Brooks parece fascinado pelas ideias do florentino Nicolau Maquiavel, ao discorrer sobre o amor que ele tinha por Florença, seu viés moralista e principalmente sobre a visão dos defeitos do homem, os quais, segundo ele, são geralmente brutos, ingratos, volúveis, dissimulados, cruéis, covardes, invejosos, ávidos por lucros, e quando a oportunidade aparece praticam maldades sem fim, agravadas quando estão em grupos.

Sobre o Poder, Maquiavel entendia que o governante deveria ser bom, caridoso, benevolente, editar pacotes do bem, no entanto se contradiz ao afirmar que nem sempre isso é possível no mundo da realidade fática, pela simples razão de que, para manter a ordem na sociedade e derrotar a oposição anárquica e feroz, o líder virtuoso tem que praticar medidas duras, calcadas nos maus atos, que invariavelmente produzem bons resultados. E que o governante deve se aliar as massas como antídoto contra a aristocracia empresarial. Tudo pelo amor pelo povo, que deve vir na frente de seu próprio amor.

O ápice da esperteza política se insere na afirmação maquiavélica de que o bem deve ser concedido à conta gotas, enquanto o mal deve ser praticado prontamente e de uma única vez. Lembrem-se da frase: Só tenho uma bala na agulha.

PARALELO

Brooks traça um paralelo entre a Florença do século 16, os ancestrais que criaram a América em meio a conflitos e guerras entre o Norte e o Sul e os Estados Unidos de hoje. Neste aspecto da segurança dos americanos e na guerra ao terror é que entram os drones (aviões não tripulado e altamente letais contra os inimigos). O governante fica diante da opção maquiavélica dos fins que justificam os meios.

Ao utilizar uma arma que mata terrorista, mas por falta de precisão cirúrgica atinge e mata também pessoas inocentes em hospitais e as crianças nas escolas, sob a ótica de que assim agindo, estará protegendo a sociedade americana.

Barack Obama mergulhou no mundo maquiavélico ao ser eleito presidente, autorizando os bombardeios dos drones no Afeganistão, no Paquistão, no Sudão ou onde houver células de grupos terroristas que ameacem os cidadãos americanos. 
Para o público interno, Obama afirma que os aviões tem matado menos inocentes, do que se fossem ataques terrestres com tropas da Infantaria, mas faltam relatórios independentes que comprovem os fatos narrados.

O mais importante do arrazoado de Brooks se traduz na transcrição de que os fundadores da América, ao obterem a percepção de que os homens são venais e não confiáveis como qualquer outra pessoa comum, montaram um sistema constitucional de freios e contrapesos de modo a impedir a hegemonia de grupos ou partidos políticos.

E AQUI NO BRASIL?

Enquanto os americanos estudam estratégia lendo e debatendo sobre os pensadores gregos, chineses, italianos e os grandes líderes mundiais, nós brasileiros vamos levando, que aqui tem samba, carnaval e futebol, big brother e novelas sem fim.

O Instituto Superior de Altos Estudos Brasileiros, que ensinava estratégica para um Brasil grande, que tinha sua sede na Rua do Pasmado em Botafogo/RJ, em um ato de insanidade somado a burrice congênita e adquirida, agravada pela de falta de amor pelo Brasil, foi fechado, em um dos primeiros atos do governo militar, nos primeiros dias de abril.

Seu presidente, Roland Corbisier, o maior filósofo do Brasil foi cassado sumariamente. Uma pena. Poderíamos estar em melhores condições no cenário mundial, se não tivessem sido cassados as nossas maiores inteligências.
Que fazer?
19 de fevereiro de 2013
Roberto Nascimento

O BODOQUE DE DEUS

 

O universo, se o pudéssemos ver do lado de fora, seria belo espetáculo pictórico, mas sem sentido, com suas esferas de gás em chamas e corpúsculos sólidos, cálidos uns, gelados outros, flutuantes e indiferentes ao próprio mistério. Sem vida inteligente, também de necessidade duvidosa, o mundo nada seria.


O universo existe na mente dos homens, e a mente dos homens é um ato de transcendência, que a fisiologia pode mapear, mas não decifrar.
Queiramos ou não, a ciência é inútil para explicar o mundo material e, muito mais ainda, a vida e, nela, como epicentro do mistério, a inteligência humana.

O homem, conforme a teologia comum às principais religiões, é transgressor. No mito judaico, que a Bíblia recolhe, são os dois fundadores da espécie, Adão e Eva, que tentam decifrar o próprio enigma, ao comer do fruto proibido – a conselho do diabo, dissimulado na serpente, o que não deixa de ser uma desculpa apologética.
O fruto proibido é o conhecimento, ou seja, a chave do bem e do mal.

Voltando ao Universo e à sua provável inutilidade – a não ser como continente da vida – a ciência, se um dia chegar a localizar, no tempo e em alguma galáxia primeva, seu início, jamais terá a resposta maior: por que ele surgiu, que vontade lhe deu o primeiro impulso. Só a Fé em um Criador único oferece a resposta, ainda que precária.

MAIS UM AVISO

O meteoro que se fragmentou na atmosfera dos Urais é – entre outros sinais – aviso de nossa precariedade. Em algum momento da Eternidade o sistema solar deixará de existir – segundo os astrofísicos, quando a Via Láctea chocar-se com Andrômeda, daqui a 4 bilhões de anos.
Em sua ilusão, o homem pensa que a ciência salvará a espécie, migrando-a para lugar seguro, ainda a tempo.

É mais provável que, bem antes, um acidente cósmico dê ponto final a esse animal frágil, sem garras e sem mandíbulas fortes, de anatomia torpe, se comparada à de alguns insetos e aves, e que só construiu sua história a partir de circunstâncias do acaso, como a mobilidade das mãos e o uso da linguagem complexa.

Algumas línguas usam um só vocábulo para definir tempo e espaço, aqui e agora, e outras incluem a idéia de sempre. Esse deve ser o resumo de toda a filosofia: o mundo é aqui e agora, na eternidade de um segundo.

Devemos viver “aqui”, nesta tênue camada do planeta que nos oferece as condições físicas da vida, e “agora”, com a consciência de que a vida é uma aventura coletiva e solidária da matéria convertida em natureza e a vida disso consciente. Essa é a herança da Criação, se nela cremos, ou de outras e imperscrutáveis razões.

Quando um meteoro de peso cai sobre a Terra – como o dos Urais – uma imagem pobre e vulgar assiste à nossa angústia, a de Deus atirando-nos, com seu bodoque, seixos menores, como advertência contra a insolência, antes que nos mande os calhaus do fim.

(do Blog do Santayana)

19 de fevereiro de 2013
Mauro Santayana

QUANDO O HUMOR DESENHA A REALIDADE

 




19 de fevereiro de 2013

AS 40 PERGUNTAS QUE A BLOGUEIRA CUBANA YOANI SÁNCHEZ NÃO IRÁ RESPONDER

 

Eis 40 perguntas que não serão feitas a Yoani Sánchez em sua turnê mundial, e se fossem feitas, jamais seriam respondidas pela famosa opositora cubana, que inicia pelo Brasil um giro global por mais de uma dezena de países.


Heroína ou farsante?

1. Quem organiza e financia sua turnê mundial?

2. Em agosto de 2002, depois de se casar com o cidadão alemão chamado Karl G., abandonou Cuba, “uma imensa prisão com muros ideológicos”, para imigrar para a Suíça, uma das nações mais ricas do mundo. C
ontrariamente a qualquer expectativa, em 2004, decidiu voltar a Cuba, “barco furado prestes a afundar”, onde “seres das sombras, que como vampiros se alimentam de nossa alegria humana, nos introduzem o medo através do golpe, da ameaça, da chantagem”, onde “os bolsos se esvaziavam, a frustração crescia e o medo se estabelecia”. Que razões motivaram esta escolha?

3. Segundo os arquivos dos serviços diplomáticos cubanos de Berna, Suíça, e de serviços migratórios da ilha, você pediu para voltar a Cuba por dificuldades econômicas com as quais se deparou na Suíça. É verdade?

4. Como pôde se casar com Karl G. se já estava casada com seu atual marido Reinaldo Escobar?

5. Ainda é seu objetivo estabelecer um “capitalismo sui generis” em Cuba?

6. Você criou seu blog Generación Y em 2007. Em 4 de abril de 2008 conseguiu o Prêmio de Jornalismo Ortega e Gasset, de 15 mil euros, outorgado pelo jornal espanhol El País. Geralmente, este prêmio é dado a jornalistas prestigiados ou a escritores de grande carreira literária. É a primeira vez que uma pessoa com seu perfil o recebe.
Você foi selecionada entre cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time (2008). Seu blog foi incluído na lista dos 25 melhores blogs do mundo pela cadeia CNN e pela revista Time (2008), e também conquistou o prêmio espanhol Bitacoras.com, assim como The Bob’s (2008).
El País lhe incluiu em sua lista das cem personalidades hispano-americanas mais influentes do ano 2008.
A revista Foreign Policy ainda a incluiu entre os dez intelectuais mais importantes do ano em dezembro de 2008. A revista mexicana Gato Pardo fez o mesmo em 2008.
A prestigiosa universidade norte-americana de Columbia lhe concedeu o prêmio María Moors Cabot. Como você explica esta avalanche de prêmios, acompanhados de importantes quantias financeiras, em apenas um ano de existência?

7. Em que emprega os 250 mil euros conseguidos graças a estas recompensas, um valor equivalente a mais de 20 anos de salário mínimo em um país como França, quinta potencia mundial, e a 1.488 anos de salário mínimo em Cuba?

8. A Sociedade Interamericana de Imprensa, que agrupa os grandes conglomerados midiáticos privados do continente, decidiu nomeá-la vice-presidente regional por Cuba de sua Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação. Qual é seu salário mensal por este cargo?

9. Você também é correspondente do jornal espanhol El País. Qual é sua remuneração mensal?

10. Quantas entradas de cinema, de teatro, quantos livros, meses de aluguel ou pizzas pode pagar em Cuba com sua renda mensal?

11. Como pode pretender representar os cubanos enquanto possui um nível de vida que nenhuma pessoa na ilha pode se permitir levar?

12. O que faz para se conectar à Internet se afirma que os cubanos não têm acesso e ela?

13. Como é possível que seu blog possa usar Paypal, sistema de pagamento online que nenhum cubano que vive em Cuba pode utilizar por conta das sanções econômicas que proíbem, entre outros, o comércio eletrônico?

14. Como pôde dispor de um Copyright para seu blog “© 2009 Generación Y – All Rights Reserved”, enquanto nenhum outro blogueiro cubano pode fazer o mesmo por causa das leis do embargo?

15. Quem se esconde atrás de seu site desdecuba.net, cujo servidor está hospedado na Alemanha pela empresa Cronos AG Regensburg, registrado sob o nome de Josef Biechele, que hospeda também sites de extrema direita?

16. Como pôde fazer seu registro de domínio por meio da empresa norte-americana GoDady, já que isto está formalmente proibido pela legislação sobre as sanções econômicas?

17. Seu blog está disponível em pelo menos 18 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, esloveno, polaco, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano e grego).
Nenhum outro site do mundo, inclusive das mais importantes instituições internacionais, como por exemplo as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a OCDE ou a União Europeia, dispõem de tantas versões linguísticas.
Nem o site do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nem o da CIA dispõem de igual variedade. Quem financia as traduções?

18. Como é possível que o site que hospeda seu blog disponha de uma banda com capacidade 60 vezes superior àquela que Cuba dispõe para todos os usuários de Internet?

19. Quem paga a gestão do fluxo de mais de 14 milhões de visitas mensais?

20. Você possui mais de 400 mil seguidores em sua conta no Twitter. Apenas uma centena deles reside em Cuba. Você segue mais de 80 mil pessoas. Você afirma “Twitto por sms sem acesso à web”. Como pode seguir mais de 80 mil pessoas sem ter acesso à internet?

21. O site www.followerwonk.com permite analisar o perfil dos seguidores de qualquer membro da rede social Twitter. Revela a partir de 2010 uma impressionante atividade de sua conta. A partir de junho de 2010, você se inscreveu em mais de 200 contas diferentes do Twitter a cada dia, com picos que podiam alcançar 700 contas em 24 horas. Como pôde realizar tal proeza?

22. Por que cerca de seus 50 mil seguidores são na verdade contas fantasmas ou inativas? De fato, dos mais de 400 mil perfis da conta @yoanisanchez, 27.012 são ovos e 20 mil têm características de contas fantasmas com uma atividade inexistente na rede (de zero a três mensagens mandadas desde a criação da conta).

23. Como é possível que muitas contas do Twitter não tenham nenhum seguidor, apenas seguem você e tenham emitido mais de duas mil mensagens? Por acaso seria para criar uma popularidade fictícia? Quem financiou a criação de contas fictícias?

24. Em 2011, você publicou 400 mensagens por mês. O preço de uma mensagem em Cuba é de 1,25 dólares. Você gastou seis mil dólares por ano com o uso do Twitter. Quem paga por isso?

25. Como é possível que o presidente Obama tenha lhe concedido uma entrevista, enquanto recebe centenas de pedidos dos mais importantes meios de comunicação do mundo?

26. Você afirmou publicamente que enviou ao presidente Raúl Castro um pedido de entrevista depois das respostas de Barack Obama. No entanto, um documento oficial do chefe da diplomacia norte-americana em Cuba, Jonathan D. Farrar, afirma que você nunca escreveu a Raúl Castro: “Ela não esperava uma resposta dele, pois confessou nunca tê-las enviado [as perguntas] ao presidente cubano. Por que mentiu?

27. Por que você, tão expressiva em seu blog, oculta seus encontros com diplomáticos norte-americanos em Havana?

28. Entre 16 e 22 de setembro de 2010, você se reuniu secretamente em seu apartamento com a subsecretaria de Estado norte-americana Bisa Williams durante sua visita a Cuba, como revelam os documentos do Wikileaks. Por que manteve um manto de silêncio sobre este encontro? De que falaram?

29. Michael Parmly, antigo chefe da diplomacia norte-americana em Havana afirma que se reunia regularmente com você em sua casa, como indicam documentos confidenciais da SINA.
Em uma entrevista, ele compartilhou sua preocupação em relação à publicação dos cabos diplomáticos norte-americanos pelo Wikileaks: “Eu me incomodaria muito se as numerosas conversas que tive com Yoani Sánchez forem publicadas. Ela poderia sofrer as consequências por toda a vida”. A pergunta que imediatamente vem à mente é a seguinte: quais são as razões por que você teria problemas com a justiça cubana se sua atuação, conforme afirma, respeita o marco da legalidade?

30. Continua pensando que “muitos escritores latino-americanos mereciam o Prêmio Nobel de Literatura mais que Gabriel García Márquez”?

31. Continua pensando que “havia uma liberdade de imprensa plural e aberta, programas de rádio de toda tendência política” sob a ditadura de Fulgencio Batista entre 1952 e 1958?

32. Você declarou em 2010: “o bloqueio tem sido o argumento perfeito do governo cubano para manter a intolerância, o controle e a repressão interna. Se amanhã suspenderem as sanções, duvido muito que sejam vistos os efeito”. Continua convencida de que as sanções econômicas não têm nenhum efeito na população cubana?

33. Condena a imposição de sanções econômicas dos Estados Unidos contra Cuba?

34. Condena a política dos Estados Unidos que busca uma mudança de regime em Cuba em nome da democracia, enquanto apoia as piores ditaduras do Oriente Médio?

35. Está a favor da extradição de Luis Posada Carriles, exilado cubano e ex-agente da CIA, responsável por mais de uma centena de assassinatos, que reconheceu publicamente seus crimes e que vive livremente em Miami graças à proteção de Washington?

36. Está a favor da devolução da base naval de Guantánamo que os Estados Unidos ocupam?

37. Você é favorável à libertação dos cinco presos políticos cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998 por se infiltrarem em organizações terroristas do exílio cubano na Florida?

38. Em sua opinião, é normal que os Estados Unidos financiem uma oposição interna em Cuba para conseguir “uma mudança de regime”?

39. Em sua avaliação, quais são as conquistas da Revolução Cubana?

40. Quais interesses se escondem atrás de sua pessoa?

(artigo enviado por Mário Assis)

19 de fevereiro de 2013
Salim Lamrani

LIVRE PENSAR É SÓ PENSAR (MILLÔR FERNANDES)

 



19 de fevereiro de 2013

POR QUE O GOOGLE PODE E MURDOCH NÃO?

 

goo14

Correspondentes do NY Times em Londres informavam, na semana passada, que mais seis jornalistas que trabalham para The Sun ou trabalhavam para The News of the World, dois dos tablóides sensacionalistas de Rupert Murdoch, foram presos e tiveram suas casas devassadas, ainda com relação às investigações de escutas telefônicas, hackeamento de computadores, interceptação de mensagens e suborno de policiais nos anos de 2005 e 2006 para conseguir informações sobre celebridades ou crimes e publicá-las em primeira mão.

Mais de 100 repórteres, editores, policiais e funcionários públicos já foram presos nessa investigação. Rupert Murdoch sentiu-se obrigado a fechar o The News of the World, o mais lucrativo dos seus tabloides em junho de 2011 para tentar aplacar a indignação do público que ameaçava contaminar todos seus títulos em papel, na TV ou em bits, 169 vítimas desses atos de invasão de privacidade entraram com processos e 144 já foram indenizadas em valores em torno de US$ 1 milhão cada.

goo11

Perfeito! É o mínimo que tem de acontecer com picaretas desse naipe num país civilizado.

Agora, o que possivelmente ficará para os historiadores explicarem a nossos filhos é porque invasões de privacidade, bisbilhotagem, arapongagem e roubo de informações para proporcionar lucro fácil a quem se entrega a essas práticas é punida de forma proporcional à ofensa e ao prejuízo produzido quando praticados pela “old mídia” e até pelas companhias telefônicas mas não apenas é permitido como, até, é saudado como um paradigma de autêntica ação democrática em favor do bem comum quando praticada pelos donos dos meios modernos de comunicação online como o Google, o Facebook e todas as famigeradas “third parties” a quem todo mundo que possui algum “hub” ou ponto de trafego de alguma significância na internet encarrega de espionar seus clientes e usuários para vender legalmente as informações assim obtidas a qualquer um que queira pagar por elas.

goo16

Qual a diferença entre subornar um policial que prega o seu grampo no telefone de uma ou outra celebridade para obter as informações e pagar pelas que a legião de programadores ultra-especializados dos senhores Page ou Zuckergberg arranca de todos nós, celebridades ou não, abrangendo todas as nossas movimentações físicas e financeiras, nossas perambulações pela rede, nossas conversas, nossas intimidades e até as fotografias que trocamos com os amigos, senão a solerte afirmação deles próprios de que não fazem isso pelas dezenas de bilhões de dolares que isto lhes rende por mês, coisa de somenos, mas sim pelo bem da humanidade?

Por que razão deixar ir adiante esse tipo de espionagem interessa a governos é uma pergunta cuja resposta não exige muito tirocínio. Por que isso interessa a partidos totalitários e a inimigos da democracia como os apedrejadores das yoanis sanchez da vida, menos ainda.

É multimilenar a luta dessa gente pelo controle e o esmagamento do indivíduo. É proverbial a sua ânsia de espionar.

goo13

Mas, mais que tudo, o que lhes espicaça o apetite neste momento particular é a ameaça mortal que decorre do roubo sistematico de informações para o jornalismo independente, seu inimigo figadal desde sempre. Sobretudo em países de instituições periclitantes como o Brasil onde a imprensa professional e livre é o ultimo obstáculo entre eles e o poder absoluto.

Agora por que uma massa enorme de intelectuais, cientistas e pessoas geralmente bem intencionadas sanciona e aplaude os “big brothers” que invadem nossas vidas por todos os lados hoje em dia é algo mais difícil de responder, embora também não seja novidade.

Não existe caso na História de ditadura ou de opressão totalitária que tenha conseguido se instalar no poder sem o concurso decisivo desse tipo especial de imbecil cujo cérebro entra em curto-circuito à menção de certas palavras mágicas, que é quem de fato arma a mão dos genocídas e só acorda para a realidade quando já é tarde demais.

Isso quando não é posto para dormir para sempre pelos próprios “heróis” pelos quais costumava babar…

goo19

19 de fevereiro de 2013
vespeiro

LANTERNA DOS AFOGADOS...

Pressionado, Renan Calheiros faz discurso visguento que lembra lanterna dos afogados

 

Sinal de desespero – Não há como discordar do inteligente e polêmico jornalista José Simão, colunista do jornal “Folha de S. Paulo”, quando ele escreve e diz que o Brasil é o país da piada pronta.
São tantas frases lapidares que tão bem traduzem a balburdia em que se transformou o País, que o governo deveria erguer um muro para abrigar todas elas em cada aeroporto internacional, para que o turista não seja enganado.

Sem ter como escapar do movimento que começou e cresce na internet e que pede o seu impeachment, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), usou a tribuna do plenário nesta terça-feira (19) para, com um discurso pouco convincente, tentar neutralizar o documento que tem mais de 1,5 milhão de assinaturas e deve ser entregue no Congresso Nacional nos próximos dias.
Renan, como se fosse o mais cristalino dos políticos brasileiros, anunciou medidas de “transparência” e cortes de gastos na instituição que resultarão, segundo o parlamentar, em economia da ordem de R$ 262 milhões por ano.
Da tribuna, Renan afirmou que cumpre uma “promessa de campanha” ao tornar a Casa legislativa mais “enxuta e transparente”.

Renan Calheiros, que não suporta encarar a realidade, como ficou claro no caso da demissão de duas estagiárias do Senado que o compararam a um rato, ainda não compreendeu que a insatisfação da sociedade não resulta dos valores gastos na casa, mas de sua presença no comando do Congresso Nacional.
O senador alagoano precisa que alguém lhe explique que a questão está no recente escândalo (inço anos é pouco tempo) que, a partir do seu envolvimento com a jornalista Mônica Veloso, descobriu-se um esquema de cobrança de propinas por parte do parlamentar, cujos pagamentos se davam por meio da quitação das despesas da jornalista e da filha que o alagoano teve fora do casamento.

O presidente do Senado precisa aceitar a ideia de que ter justificado o dinheiro pago a Mônica Veloso com a venda de vacas mais que sagradas e o uso de notas fiscais frias é o que lhe fazem persona non grata no País. Isso ficou claro durante o Carnaval, quando a presença de Renan Calheiros em um SPA gaúcho causou a revolta dos hóspedes.

Não há como aceitar alguém com o currículo de Renan Calheiros no comando do Legislativo federal, pois a sua permanência no cargo criará mais uma nódoa na história conturbada do Senado brasileiro, traduzindo de forma fiel a esculhambação em que se transformou o Brasil.

O bom exemplo deve vir de cima para que uma sociedade mude para melhor. Não será com Renan Calheiros que o Brasil conseguirá mostrar aos cidadãos que a transgressão não compensa. Se o cenário político atual não mudar, será impossível para a sociedade condenar, mesmo que por conta própria, o ladrão da esquina.

Deixar Renan Calheiros na presidência do Senado Federal e do Congresso Nacional é o mesmo que convidar Fernandinho Beira-Mar para coordenar uma clínica de recuperação de dependentes químicos. Para não dizer que é colocar a raposa tomando conta do galinheiro, pois o senador peemedebista já mostrou ao mundo que reage mal diante de comparações animalescas. Clique e leia o artigo “Renan, batizei o mouse do computador com o seu nome!”.

19 de fevereiro de 2013
ucho.info

PETIÇÃO COM 1,6 MILHÃO DE ASSINATURAS DO "FORA RENAN VAI PARA O SENADO


Caros amigos do Brasil,

Dentro de 48 horas, vamos entregar nossa poderosa petição com quase 1,6 milhão de assinaturas da campanha "Fora Renan" para o Senado. Mas para vencermos, precisamos, neste momento, aumentar a pressão - veja como:

Na última vez que Renan foi acusado de crimes e outras sujeiras, em 2007, os senadores criaram um bloco de oposição e se recusaram a trabalhar com ele até que ele renunciou. Nós podemos pedir que eles façam isso de novo. A pressão pública em cima de Renan é tão grande que apenas 35 senadores admitiram ter votado nele. A maioria é contra ele ou tem vergonha de dizer que votou nele. Se todos nós, agora, enviarmos e-mails diretamente para os senadores dizendo que não reconhecemos o voto secreto deles e exigirmos que tomem uma atitude para acabar com o reinado de Renan, antes que ele realmente comece, poderemos construir o quórum necessário para forçá-lo a sair.

Temos dois dias para transformar esta enorme petição em uma ação forte e fazer os senadores perceberem que a resposta deles agora poderá ser decisiva para suas reeleições. Vamos lembrar os senadores de que ele são responsáveis perante nós, o público. Não podem aceitar favores e acordos secretos! Eles devem voltar pra casa com a mensagem de que não iremos embora até que Renan esteja fora. Clique aqui para enviar uma mensagem urgente agora e compartilhe com todos:


http://www.avaaz.org/po/fora_renan_senators_and_stf/?bvDjhdb&v=22102

Não podia ser mais claro - as acusações contra Renan não são compatíveis com a Presidência do Senado. É ultrajante ter um homem presidindo o legislativo do Brasil com um processo de escândalos de corrupção no Supremo Tribunal.

E há mais: a eleição de Renan foi provavelmente inconstitucional. Nossa Constituição não prevê uma votação secreta para a presidência do Senado. E nunca houve uma clara posição pública sobre esta nomeação. 1,6 milhão de nós se uniram para dizer "NÃO!". Isso é o equivalente a uma iniciativa popular e duas vezes a quantidade de votos que Renan recebeu para ser eleito Senador.


Na quarta-feira, nós vamos criar um ato sem precedentes na frente do Senado e causar um rebuliço na mídia. Os sendores, Pedro Taques (PDT), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), Eduardo Suplicy (PT) e Randolfe (PSOL) já concordaram em nos receber, mas todos serão convidados - agora vamos inundar os Senadores com mensagens e deixar claro que eles não podem mais se esconder atrás do voto secreto e por isso vamos ver se eles aparecem ou não para ouvir o apelo do povo para uma ação. Esta é a nossa melhor chance de tirar Renan da sua posição - envie uma mensagem agora e espalhe para todos:


http://www.avaaz.org/po/fora_renan_senators_and_stf/?bvDjhdb&v=22102

Em menos de duas semanas, duas petições criadas no site Petições da Comunidade da Avaaz se tornaram o estopim de um novo impulso para limpar a corrupção de vez do Brasil. Vamos mostrar ao Senado o que o poder do povo é, e que continuaremos retornando várias vezes até vencer, da mesma maneira que fizemos com a Ficha Limpa.

Com esperança e determinação,


Pedro, Diego, Carol, Alice, Joseph, Emma, Ricken e toda a equipe da Avaaz


PS: Emiliano Magalhães, que começou a petição com quase 1,6 milhão de assinaturas no site Petições da Comunidade da Avaaz, convida a todos para visitarem sua página no Facebook
aqui. E se você se preocupa com algum assunto, comece você mesmo a sua própria petição aqui.

PPS: Se você estiver em Brasília e quiser vir para o grande entrega na quarta-feira por favor coloque suas informações de contato
aqui e vamos enviar-lhe informações.

Mais informações:


Renan diz que já foi líder estudantil e considera legítimo pedido de impeachment (O Globo)
http://oglobo.globo.com/pais/renan-diz-que-ja-foi-lider-estudantil-considera-legitimo-pedido-de-impeachment-7592838

Impeachment do Presidente do Senado: Renan Calheiros (Petição de Emiliano Magalhães)
http://www.avaaz.org/po/petition/Impeachment_do_Presidente_do_Senado_Renan_Calheiros

Fenômeno anti-Renan na internet (Estadão)
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,fenomeno-anti-renan-na-internet,995188,0.htm

Autor de petição contra Renan quer levar assinaturas a Brasília (Folha)
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/93412-autor-de-peticao-contra-renan-quer-levar-assinaturas-a-brasilia.shtml

Protesto online contra Renan tem mais de 100 mil apoiadores (UOL)
http://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2013/01/30/protesto-online-contra-renan-tem-mais-de-100-mil-apoiadores.htm

19 de fevereiro de 2013
Pedro Abramovay - Avaaz.org

LULA, DILMA E DIRCEU COMEMORAM 10 ANOS DE PODER, CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE

Ato pelos 10 anos do PT no poder terá Lula, Dilma e Dirceu. Condenado pelo mensalão, ex-ministro não discursará no evento
 

José Dirceu, condenado pelo STF por corrupção ativa e formação de quadrilha
Foto: Daniel Wainstein/Valor/20-6-2012José Dirceu, condenado pelo STF por corrupção ativa e formação de quadrilhaDaniel Wainstein/Valor/20-6-2012

O ex-ministro José Dirceu participará pela primeira vez — desde que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos e dez meses de prisão no julgamento do mensalão — de um evento público ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. O trio deverá estar no ato que o PT realizará amanhã, em um hotel da Zona Norte de São Paulo, para celebrar os dez anos do partido no poder.

Da forma que a programação do evento foi elaborada, a saia-justa de um encontro entre Dirceu, Lula e Dilma deve ser evitada. Apesar de ter presidido o PT por mais de sete anos e de ter sido o homem forte nos dois primeiros anos do partido no poder, o ex-ministro ficará entre os demais convidados, sem lugar na mesa principal do ato. Também não terá direito a discursar.

Os dirigentes da legenda negam que houve cuidado para impedir uma uma foto dos três juntos:

— Não existe essa preocupação — afirmou o secretário de organização do partido, Paulo Frateschi.

O secretário do PT informou que apenas Lula, Dilma, o presidente do partido, Rui Falcão, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, e dirigentes de legendas aliadas que comparecerem terão direito a falar. A expectativa da organização é que cerca de mil pessoas compareçam.

A assessoria de Dirceu confirmou a presença do ex-ministro. Também ex-presidente do PT e condenado no julgamento do mensalão, o deputado federal José Genoino (SP) é outro que deverá ir ao evento. Ele comandou a legenda nos dois primeiros anos do governo Lula. Sua presença, porém, não foi confirmada. Genoino foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão no julgamento do mensalão.

Ex-presidente da Câmara, o deputado João Paulo Cunha (SP) também tem chance de engrossar o grupo de mensaleiros na festa petista. A sua assessoria informou que a ida ao ato será decidida hoje. Cunha foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão.

O evento de amanhã terá o objetivo de sepultar os rumores de uma eventual candidatura de Lula em 2014, e dar início às discussões em torno da campanha à reeleição de Dilma. A avaliação dos petistas é que boatos sobre a volta do ex-presidente têm sido propagados pela oposição para enfraquecer a presidente. O PT quer demonstrar unidade.

Dentro do projeto de reeleição, Dilma deve intensificar a agenda de viagens pelo país. O PT vai realizar, a partir deste mês, seminários em 13 capitais, ainda como parte das comemorações dos dez anos no poder. A expectativa é contar com a participação da presidente e de ministros.

O segundo evento da série de celebrações acontecerá em Fortaleza, na próxima semana, e contará com a ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Ela fará seminário sobre o enfrentamento da pobreza no Brasil. Em março, serão realizados seminários em Salvador e Rio de Janeiro, em datas ainda não definidas.

Lula vai costurar alianças pelo país

No ato de amanhã, no Hotel Holiday Inn, em São Paulo, será divulgado um balanço de 15 páginas sobre o governo petista. O escândalo do mensalão não deve ser citado. O partido pretende resgatar suas conquistas nos últimos dez anos e fazer uma análise dos desafios do país para moldar as bandeiras para a eleição do próximo ano.

— Vamos ter que enfrentar (a questão do mensalão), não acabou ainda. Agora vem os recursos, depois a discussão no Congresso (cassação de mandatos). Nós vamos ter que passar por isso. Mas esse seminário não é para isso — afirmou Frateschi.

Para o senador Jorge Viana (PT-AC), é natural que o partido, após dez anos no poder e 33 anos de existência, cometa erros, mas, segundo ele, é importante que o partido aprenda com eles:

— O PT não está mais na adolescência, temos cicatrizes e não podemos ter vergonha delas.

Lula também deve correr o país para costurar a manutenção das alianças petistas com partidos da base para 2014. O ex-presidente pretende reeditar as Caravanas da Cidadania, realizadas entre 1993 e 1996.

19 de fevereiro de 2013
Sérgio Roxo - O Globo
(COLABOROU: Fernanda Krakovics)