"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OS ETERNOS DESPREPARADOS ABENÇOADAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO


Todos que passeiam pelo meu blog, sabem que eu nao tenho qualquer apreço pelo ministerio publico brasileiro. Alias, tenho verdadeiro desprezo porque conheço bem como funcionam aquelas bandas. São pessoas despreparadas, advogados frustrados, que encontraram no ministério público uma forma sobrenatural de ganhar a vida. E ganhar bem.

Poder na mão de quem é despreparado, gera problema. Na mão de governantes despreparados, o poder vira ditadura. Na mão de membros do ministério público, vira abuso. Eles nao medem esforços para acabar com a vida de uma pessoa, principalmente se há interesses pessoais em jogo.
Procuradores e promotores deveriam ser como PM's. Não deveriam poder exercer atividades paralelas às suas funções. Há o risco de misturarem as coisas. No entanto, tem procurador que viaja o Brasil vendendo seus livrinhos, à custas sabe -se lá de quem.

Nesta semana, mais uma vez, vem a tona o despreparo de membros do ministério público. Desta vez, dentro de uma universidade particular - Mackenzie. Uma aluna foi ameaçada de prisão caso nao deixasse de lado as críticas as aulas de um membro do parquet (eles adoram usar este termo). Aqui na Italia, parquet é o tipo de piso que forramos o chao.

Percebendo que a aluna havia razão e não tinha intenção de deixar de reclamar, não lhe restou outra opção a nao ser vestir sua fantasia de super herói. Em minha mente pude imaginar o cara colocando aquela roupa azul de superman e uma cueca vermelha para afrontar a aluna. Ameaçou-a dizendo que daria "voz de prisao".

Voz de prisão? Por qual motivo? Porque ela estava reclamando? Não! Porque ele pertence ao ministério público e se sentiu ofendido.
Ora, ja vimos membros do ministério público enterrar dinheiro no quintal, dirigir bêbado, matar motoboy com arma ilegal, matar em autodefesa por ser do tamanho de uma criança desferindo mais de 12 tiros e continuar recebendo os honorários sem qualquer problema, e tudo acabar em pizza. Prender uma aluna, ou ameaçá-la, não faz qualquer diferença. No final, a força está com ministério público que não tem qualquer órgão que o fiscalize.

Ah tá! Não me venha falar do CNMP. Não dá para acreditar em uma instituição cujo presidente é o proprio procurador geral da república. Não dá para acreditar em um conselho, cujo presidente é também o presidente dos investigados. A verdade é que assim como diversas outras áreas no Brasil, o que vale é o corporativismo.


O que mais me faz rir, é ler no Estadão que, o irmão do tal membro do parquet, que também é professor na mesma instituição e tambem faz parte do mesmo parquet, acusou a aluna de ser racista! Por que nao fizeram isso antes, quando foi entrevistado e teve a oportunidade de mostrar os fatos? Porque nao passa de uma historinha montada para prejudicar a jovem estudante, já que pelo modo civilizado (rever o conceito das aulas), não seria possível. A política do ministério público é exterminar aquilo que não lhe convém. E para isso, vão aparecer dezenas de membros do parquet apoiando as vitimas do suposto "racismo".

Só não sei o que farão quando perceberem que o membro do parquet que acusou a aluna de racista, faz piadas com homossexuais em seu facebook e ainda tem um certo desprezo pelo supremo tribunal federal. Se tem alguém que deveria ser processado, as provas estão nos jornais. Mas como estamos falando de Brasil, os vagabundos e canalhas que permeiam a entidade já estão se mexendo para poupar os pobres negrinhos.

Paulo Pavesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário