"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: O TCU JÁ SABIA...

Em 2005, o TCU já havia flagrado os desvios do Programa Segundo Tempo. O que o TCU fez? Nada.

Entre fevereiro e junho de 2005, o Tribunal de Contas da União realizou "auditoria com o intuito de avaliar o Programa Segundo Tempo", levantando problemas e propondo melhorias. A metodologia foi visita direta aos núcleos com maior número de participantes e 2.429 questionários enviados para outros conveniados. O resultado está publicado na internet. Vejam, abaixo, trechos copiados do sumário executivo apresentado ao plenário da casa, em junho de 2006.

Havia fraudes escandalosas no número de atendimentos ...

As crianças eram entregues a "professores" e "monitores" sem a qualificação necessária ...

50% dos núcleos visitados não tinham recebido o material esportivo...

Já tinham sido constatados indícios de falcatruas na distribuição de merenda para as crianças, no que viria a transformar-se em uma das maiores fontes da roubalheira do Programa Segundo Tempo ...

Mais uma constatação do TCU: a precariedade das instalações esportivas, com crianças praticando esporte em terrenos baldios...

Por fim, o TCU fazia recomendações para a melhoria do Programa Segundo Tempo. Na verdade, confirmava que nada está funcionando, basta olhar a lista de sugestões: mais uniformes, mais comida, mais professores, mais instalações esportivas...

É surpreendente que o TCU não tivesse, à época, interrompido o Programa Segundo Tempo, que desde 2003 já havia consumido R$ 100 milhões. Surpreendente nem tanto. A associação dos funcionários do tribunal é uma das entidades inadimplentes no convênio realizado com o programa, de quem a CGU tenta reaver dinheiro público, R$ 2,5 milhões desviados das suas finalidades.

Há 5 anos atrás, o TCU tão somente recomendou corrigir todas as distorções encontradas hoje. Nada mais foi feito. Nada mais foi cobrado. A farra continuou. Inclusive para a alegria dos membros da sua associação de funcionários.

Desde 2004 o próprio TCU recebia dinheiro público do Segundo Tempo, fraudando vergonhosamente os seus objetivos. Por que o TCU não fiscalizou a própria casa? A resposta é uma pergunta: um país destes tem jeito?

coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário