"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 22 de novembro de 2011

PT MONTA UM ONGÓDROMO E AGORA CHAMA A "SOCIEDADE" PARA RESOLVER O PROBLEMA

Onde é que está a oposição para botar o dedo na cara do Gilberto Carvalho, secretário-geral da Dilma? Ontem ele convocou a "sociedade" para corrigir as falhas do PT, do governo petista, que montou um Ongódromo no Brasil por onde escorreram bilhões em corrupção, para financiar campanhas políticas e a manutenção de uma base aliada corrupta. A matéria abaixo é do Valor Econômico. (coroneLeaks)


Responsável pelo contato do governo federal com os movimentos sociais, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, reconheceu ontem que a administração falhou na fiscalização de contratos com o terceiro setor.

Segundo o ministro, o controle dos recursos aplicados pelo Executivo é "muito difícil". "Efetivamente houve problemas, sim, na nossa capacidade de fiscalizar lá na ponta", disse Carvalho. "Por isso que nós estamos convocando a sociedade.
Sem a participação da sociedade é muito difícil o governo conseguir fiscalizar cada centavo que é aplicado", declarou o ministro, depois de participar de um evento, em São Paulo, promovido pelo Ministério Público Estadual para debater o papel de entidades sociais e fundações.


Ao comentar as denúncias de desvio de recursos em convênios e contratos dos ministérios do Trabalho e do Esporte, Carvalho afirmou que é "injusto" o "processo de criminalização" do terceiro setor, com a divulgação de irregularidades.
"Não é justo com as organizações. As pessoas precisam conhecer o Brasil a fundo para saber quanto o trabalho junto aos excluídos, às vítimas das drogas, aos idosos, crianças", disse.
"Houve incidência de problemas, mas acreditamos que seja exceção, que tem recebido o devido combate".


No mesmo evento, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou o uso político de Organizações Não Governamentais (ONGs) por partidos, como forma de desviar recursos públicos.
Segundo o tucano, "está na moda" usar o terceiro setor para fins ilícitos. Fernando Henrique defendeu a independência das ONG em relação aos partidos.
O ex-presidente sinalizou apoio à eventual saída do ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), do governo federal. Segundo o ex-presidente, ministros devem deixar o cargo quando perdem a sustentação política no governo.

"Depois de certo ponto, queira a presidente ou não, o ministro passa a ser um peso", disse FHC, evitando citar o nome do ministro Lupi. "Não quero particularizar, mas vocês sabem o que eu quero dizer. Os próprios ministros deveriam entender que quando perdem condições de permanência o gesto da retirada é o gesto mais construtivo para eles próprios do que a insistência em ficar quando não tem mais condição", comentou o tucano.

Lupi é alvo de denúncias de supostas irregularidades envolvendo convênios do Ministério do Trabalho com ONGs ligadas ao PDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário