"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

DA SÉRIE, QUE TE COMPRE QUEM NÃO TEM CONHECE. 1


NO brasil maravavilha DO BUFÃO E DA MAMULENGA : Um ano de desencontros nas projeções .

As estimativas para a economia brasileira em 2011 mudaram da água para o vinho ao longo do ano.

As previsões dos analistas no último boletim Focus do ano passado revelavam que o país cresceria 4,5%, com a produção industrial atingindo alta de 5,30% este ano.

Talvez alimentados pelo forte ritmo da atividade em 2010 - quando o PIB cresceu 7,5% -, os dados eram mais otimistas que os apurados no boletim do último 23:
expectativa de alta de 2,90% do PIB e ínfimos 0,82% para a atividade industrial.

No caso da inflação, a aposta era que ela não chegaria nem perto do teto da meta, agora ultrapassado.

- O mercado subestimou o impacto das medidas restritivas tomadas pelo governo no fim de 2010. Também não se supunha que a crise do euro fosse chegar tão forte - diz o ex-diretor do BC Carlos Thadeu de Freitas.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário