"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 24 de janeiro de 2012

COMO FÊNIX, PALOCCI RESSURGE...

Palloci dará as cartas no sistema de informações do Palácio do Planalto


Com a nomeação de Thomas Traumann como novo porta-voz da presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro Antonio Palocci ressurgiu das cinzas e mostrou que continua mandando e muito no Governo.

A nomeação de Traumann agradou aos petistas mais radicais, que sonham com o controle das informações governamentais, ou, em Português mais claro, com o cerceamento da liberdade de Imprensa, a nossa velha e conhecida censura.

Thomas Traumann foi o assessor de imprensa de Palocci, quando este ocupava a chefia da Casa Civil e é pessoa da mais inteira confiança do ex-ministro.

Segundo um deputado petista, conhecido por sua repulsa aos “jornalistas que pensam”, a nomeação do novo porta-voz, veio “como uma luva às mãos e chegou em muito boa hora”. O comentário é uma alusão aos escândalos envolvendo o governo Dilma, desde a posse da presidente.

O antigo porta-voz, ministro Rodrigo Baena Soares, é diplomata de carreira e exercia suas funções com muito profissionalismo e isenção. Não atrapalhava o trabalho da imprensa e sempre se conduziu com muita discrição. Talvez, por tudo isso, não tenha agradado aos setores mais radicais do PT, que pediram sua substituição. É jovem, culto e de uma integridade a toda prova e certamente terá pela frente uma brilhante carreira quando retornar ao Itamaraty.

José Carlos Werneck
24 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário