"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 28 de abril de 2012

"A CARNE E O SANGUE" - PAIXÃO E VENENO NA CORTE DE D.PEDRO I

Mary del Priore pesquisou uma extensa documentação para contar uma história de amor e política.

Em seu novo livro “A carne e o sangue” publicado pela Editora Rocco, a historiadora Mary del Priore com uma narrativa envolvente descreve o famoso triângulo amoroso formado pelo primeiro imperador do Brasil, sua esposa melancólica, gorda, casta e conservadora, a arquiduquesa Maria Leopoldina da Áustria, e sua amante paulista Domitila de Castro Canto e Melo, uma jovem bela, esbelta e livre que não poluía o prazer com escrúpulos e orações.

Mary del Priore pesquisou uma extensa documentação, em grande parte inédita, em especial no arquivo do Museu Imperial de Petrópolis, para contar uma história ao mesmo tempo amorosa e política, que influiu no destino de uma nação. O sofrimento de Leopoldina com as aventuras extraconjugais do marido antecede o encontro de D. Pedro I com Domitila (ou Titília, como ele a chamava), que mais tarde receberia o título de marquesa Santos do imperador, mas dessa vez ele apaixonou-se perdidamente pela amante e em sua casa libertava-se da monotonia da corte austera da imperatriz Leopoldina.

No livro Cartas de D. Pedro I à marquesa de Santos editado em 1984 pela Nova Fronteira, sob a coordenação do Arquivo Nacional, as cartas que ele assinava às vezes como O Demonão ou Fogo Foguinho, no ardor apaixonado de certas expressões como “vou ser seu mico”, apressado e cheio de desejo de “ir ao cofre”, algumas citadas em A carne e o sangue, mostram o imperador em sua intimidade, sem as pompas protocolares da corte; um homem apaixonado como qualquer outro, com ciúmes da mulher amada. Em uma carta à marquesa de Santos de 4 de maio de 1824 ele escreveu: “Eu sou imperador, mas não me ensoberbeço com isso, pois sei que sou um homem como os mais, sujeito a vícios e a virtudes como todos o são.”

D. Pedro incentivava a presença da marquesa e dos filhos bastardos nos compromissos da corte. Essa presença constante foi, de acordo com Mary, um dos motivos da doença de Leopoldina. Em dezembro de 1826, após a morte da imperatriz, o tumulto instalou-se na cidade. A opinião pública diante do sofrimento e humilhação de Leopoldina e os murmúrios e calúnias contra a marquesa de Santos, que desgastaram sua relação com o imperador, foram decisivos para o retorno de Domitila a São Paulo. Além disso, foi uma condição imprescindível para seu casamento com a princesa Amélia de Leuchtenberg, a futura imperatriz. Ainda segundo Mary, o retorno de D. Pedro a Portugal em 1831 foi influenciado, entre outros fatos, pelo declínio da imagem pública dele.

No triângulo feito de carne e sangue a imperatriz Leopoldina viveu seu destino com estoicismo. D. Pedro esqueceu sua paixão feita de desejo impetuoso, feitiço e egoísmo. A Domitila restaram as lembranças de um amor que tanto escandalizou sua época.

Mary del Priore, autora de mais de trinta livros sobre história do Brasil entre eles História da vida privada, História das mulheres no Brasil, Histórias íntimas e agora o recém-publicado A carne e o sangue mais uma vez surpreende o leitor pelo rigor da pesquisa histórica, mas, ao mesmo tempo, o fascina com os relatos de erotismo e ciúme, intrigas, o casamento como perpetuação da linhagem e o prazer entremeados à história de nosso país.

28 de abril de 2012
Marisa Motta

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