"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 23 de junho de 2012

CRISTINA KIRCHNER DIZ QUE ARGENTINA NÃO RECONHECE O GOLPE DE ESTADO PARAGUAIO


Os Estados Unidos se apressaram em reconhecer a legitimidade do novo governo do Paraguai, mas há controvérsias, como dizia o genial comediante Francisco Milani.
A agência EFE informa que a presidente argentina, Cristina Kirchner, disse que seu país não reconhece o impeachment de Fernando Lugo da presidência do Paraguai, e classificou a decisão do Congresso como um “golpe de Estado”.

“A Argentina não apoia o golpe de Estado no Paraguai”, disse Cristina a jornalistas na sede do Executivo do país. Para a governante, o que ocorreu em Assunção é “inaceitável”. A presidente afirmou que seu país não vai reconhecer o novo governo paraguaio, liderado pelo até então vice-presidente, Federico Franco.

“Sem dúvida houve um golpe de Estado”, disse a governante em declarações publicadas no site da presidência argentina.
Cristina Kirchner considerou que o julgamento político realizado pelo Congresso paraguaio foi “um ataque direto às instituições”.

A líder afirmou que a Argentina assumirá uma postura idêntica a da presidente brasileira, Dilma Rousseff, que também condenou o impeachment, mas não revelou se irá apoiar uma possível expulsão do Paraguai do Mercosul.
“Todos achávamos que este tipo de situação estava superada na região”, lamentou.

Um comentário: