"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 23 de junho de 2012

HISTÓRIAS DO JORNALISTA SEBASTIÃO NERY

ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Eleito governador da Paraíba em 65, pela UDN (derrotou Ruy Carneiro, do PSD, por 3 mil votos), João Agripino começou a sofrer pressão de irmãos e primos, disputando posições, pedindo empregos. A pressão foi crescendo, João Agripino convocou uma reunião da imensa família Maia, em Catolé do Rocha:
- Vocês precisam se lembrar de que a família costuma acabar com os homens públicos. Vejam Epitácio Pessoa, Getúlio Vargas, José Linhares…
Lá do fundo da sala, Fábio Maia, irmão mais novo, interrompeu:
- Só que agora, aqui na Paraíba, está acontecendo exatamente o contrário. E a primeira vez que o homem público está acabando com a família.

###

ARY BARROSO

No doce bar “Sereia do Leme”, onde se tornava o melhor chope do Rio, Ary Barroso conversava com amigos, fim de tarde. Estava irritado:
- Não vou deixar que a Mariucha se case com ele. Ele bebe muito.
Edu da Gaita, magrinho, miúdo, silencioso, com sua sonora alma infinita, punha panos quentes:
- Mas, Ary, ele é um bom rapaz. Beber bebemos todos, bebe você.
- Bebo, sim. Mas eu não quero casar com a Mariucha.
Mariucha era a filha de Ary Barroso. Casou com o bom rapaz que bebia. A pressão da família era menor do que a pressão do chope.

23 de junho de 2012
Sebastião Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário