"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 4 de junho de 2012

HISTÓRIAS DO JORNALISTA SEBASTIÃO NERY

PT JÁ ERA PONTO FINAL

Eleito governador do Ceará pela UDN, em 62, Virgílio Távora recebeu logo a visita de um chefe político udenista do sertão:
– Governador, como estamos no poder, venho reivindicar que a coletoria do Crato permaneça com os meus correligionários. Tem sido praxe.
– Doutorzinho (chamava todo mundo assim), Vosmicê me perdoe. Mas não pode ser. O secretário de Finanças, ontem nomeado, é quem manda lá. PT.
O outro se conformou, mas pediu prioridade para a transferência de professores. Virgílio negou outra vez:
– Doutorzinho, Vosmicê me perdoe novamente. Mas não pode ser. O secretário de Educação é do PSD e onde é que Vosmicê já viu Virgílio Távora meter a mão em cumbuca do PSD? PT.

###

VIRGÍLIO


Já danado da vida, o chefe político udenista perguntou:
– Escute, governador. Que negócio é esse de PT?
– PT, doutorzinho, quer dizer assunto encerrado, ponto final.
– Pois para mim não é, não senhor. Para mim, PT quer dizer PTB, para onde me transfiro a partir de agora.
– E para mim, doutorzinho, PT vai continuar sendo ponto final.

###

GENERAIS


Outra do saudoso Virgílio. Coronel do Exército, era o governador. O secretário de Finanças era o general Edson Ramalho. Chegou ao palácio o chefe político da UDN de Santana do Cariri, Cincinato Furtado Leite. Também queria a nomeação de um coletor:
– Governador, dê ordens ao general Ramalho para me atender.
– Doutorzinho, comigo acabou essa história de meu delegado, meu coletor e minha professora. Delegado é militar, nomeado pelo secretário de Segurança, que é um militar. Coletor é funcionário da secretária de Finanças. Quem decide é o secretário. E diretora é a diplomada mais antiga da cidade. PT.
– Mas, governador, se o senhor der ordens o general Ramalho atende.
– Doutorzinho, você foi cabo da Polícia Militar. Onde você já viu coronel dar ordens a general? PT.
O drama do governo do PT é que os “generais” que dão ordens a ele, o FMI, o Banco Mundial, o sistema financeiro, os especuladores e seus agentes aqui, como a Febraban, são todos lá de Washington.

Delegado Claudio Guerra está delirando em suas recordações


O tal delegado Claudio Guerra, baseado no que aparece sobre o que foi dito em seu livro, está misturando muita coisa. Só para lembrar: ele fala em um delegado ex componente da Scuderie Le Coc, que teria sido assassinado com uma metralhadora especial mandada pelos americanos. Seria uma queima de arquivo.
O tal delegado não era delegado, era um policial. A metralhadora era própria para assassinatos e descartável. Queima de arquivo não bate. Na verdade o crime foi um acerto de contas da máfia do jogo dos bichos. A vítima foi Mariel Mariscot.
Claudio Guerra tinha ligações com o tristemente famoso “capítão Guimarães”. Esteve envolvido em inúmeros assassinatos de bicheiros em Vitória do Espírito Santo. Depois da limpeza Guimarães entrou como banqueiro e ele tornou-se dono de pontos. Aqui no Rio este bandido andava nos clubes extorquindo.
Estou dizendo, quem quiser que acredite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário