"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 4 de junho de 2012

A ESTRATÉGIA DE LULA ERA USAR OS "PADRINHOS" DOS MINISTROS DO SUPREMO

Parece bastante simples analisar o comportamento de Lula, de modo a se conseguir identificar uma estratégia de atuação. Lembremo-nos de que o próprio ministro Ayres Brito, presidente do Supremo Tribunal Federal, confirmou que Lula lhe disse recentemente que gostaria de se reunir com ele e seu “padrinho” de indicação para o STF, o jurista Celso Antonio Bandeira de Mello, para tomarem um vinho.

De modo semelhante, na conversa divulgada pela mídia com Gilmar Mendes, também aparece a tentativa de se usar o “padrinho” da indicação da ministra Carmen Lúcia, que foi o ex-ministro Sepúlvede Pertence, ainda que este talvez não tivesse sido contactado até aquele momento. Parece que a estratégia de como agir estava clara.

E, agora, recordemos: quem foi o “padrinho” da indicação de Gilmar para o Supremo, quando Fernando Henrique Cardoso era presidente ? Não foi exatamente o ex-ministro Nelson Jobim ?

Logo, ficou evidente que a estratégia de Lula seria a de tentar influir em relação a esses ministros do STF usando os seus respectivos “padrinhos indicadores”. Porém, a primeira tentativa direta com um desses padrinhos e seu respectivo indicado acabou sendo revelada publicamente, o que estragou tudo. Então, o “primeiro vinho” virou uma grande ressaca.

04 de junho de 2012
Marcelo Mafra

Nenhum comentário:

Postar um comentário