"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 4 de junho de 2012

VOTO OBRIGATÓRIO x VOTO FACULTATIVO

Finalmente alguém tomou coragem e propôs um projeto para acabar com o voto obrigatório no Brasil. O deputado Felipe Pereira, do Rio de Janeiro, quer mudar o artigo da constituição e tornar o voto facultativo.

A principal justificativa é que muita gente vai votar apenas para não ter que pagar uma multa por não ter comparecido. Não tem candidato, não acompanha os debates, enfim, não entende que na democracia não basta votar, tem que participar ativamente.

O voto obrigatório tem um aspecto educacional uma vez que todos têm que tirar o título de eleitor e votar. Mas ele ajuda as oligarquias que querem se perpetuar no poder e sabem como comprar esses votos inconscientes.

Votar é bom, é útil, é cidadão, por isso cada um poderia decidir se quer escolher o prefeito ou ir para a praia.

04 de junho de 2012
Heródoto Barbeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário