"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 25 de novembro de 2012

SUPLEMENTOS: EM BUSCA DO CORPO PERFEITO

article image
Jovem norte-americano de 18 anos malha seis dias por semana (Fonte: Reprodução/The New York Times)

Médicos alertam para a adoção de medidas poucos saudáveis para tentar conquistar esses tão sonhados corpos ideias
 
A busca corpo ideal vem levando muitos garotos a abusar dos suplementos para ganhar massa muscular, sem ganhar gordura. A expectativa é de que, com o uso desses suplementos, o ganho de músculos ocorra em menos tempo.

Leia também: Suplementos proibidos viram febre em academias
Leia também: Estudos citam riscos do consumo excessivo de vitaminas

Médicos, no entanto, alertam para a adoção de medidas poucos saudáveis para tentar conquistar esses tão sonhados corpos perfeitos. Nos EUA, os adolescentes do sexo masculino parecem dispostos a gastar cada vez mais dinheiro para alcançar esse objetivo.

Um estudo publicado na revista médica Pediatrics revelou que mais de 40% dos entrevistados (jovens com idades entre 12 e 18 anos) afirmaram que malham regularmente para aumentar sua massa muscular. Trinta e oito por cento dos adolescentes disseram que tomam suplementos de proteínas, e quase 6% já tomaram esteroides.

Suplementos podem conter esteroides
Ainda de acordo com o estudo, 90% dos jovens entrevistados afirmaram que malham pelo menos ocasionalmente com o objetivo de ganhar massa muscular.

O professor de medicina Shalender Bhasin, do Centro Médico Boston, explica que "o problema com os suplementos é que não são regulamentados, como medicamentos, então é muito difícil saber o que contêm". Alguns, por exemplo, contêm até mesmo esteroides anabolizantes, ressalta o professor.

Fontes:

Folha de S.Paulo - Mais de um terço dos jovens nos EUA toma suplemento para aumentar músculos

Nenhum comentário:

Postar um comentário