"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

É POR ISTO QUE OS COMUNISTAS ODEIAM OS EUA


ALVO CERTO - Cela para quatro presidiários, em Englewood, no Colorado, EUA: condições próprias para corruptos e poderosos em geral.
O jornalista Augusto Nunes reproduz em sua coluna matéria da edição impressa da revista Veja, que vem a calhar, pois mostra que nos Estados Unidos há diversos poderosos, entre empresários e políticos, que cumprem penas nas cadeias, como Jeffrey Skilling, o ex-presidente da Enron, ex-gigante de energia. Skilling está cumprindo uma pena de 24 anos de cadeia, já que foi condenado por sua participação no rumoroso escândalo contábil que levou a Enron à falência, em 2001.

Está aí portanto uma das prováveis razões que levam os comunistas de todos os matizes a odiar os Estados Unidos. Todo comunista odeia o Estado de Direito democrático ainda em vigência por lá. No seu lugar querem erigir o "estado socialista", onde as prisões são feitas apenas para os ladrões de galinha ou para seus opositores.

Transcrevo o trecho inicial da reportagem com link para leitura completa:

Condenado a catorze anos de prisão por transformar sua gestão num paiol de corrupção, o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich virou o prisioneiro número 40.892.424 na prisão de sua preferência. Ele pediu para cumprir a pena no Complexo Penitenciário de Englewood, que fica perto de Denver, no Estado do Colorado. No conjunto de Englewood, há um centro administrativo e duas prisões, uma de baixa segurança e outra de segurança mínima, só para homens. Uma vez que não tem presos violentos nem com alto risco de fuga, Englewood oferece mimos como mesas de sinuca, pingue-pongue e pebolim. Como se vê na fotografia acima, as celas têm espaço razoável, janelas de bom tamanho e iluminação direta. Não são um paraíso, mas também não são o inferno.

Nos Estados Unidos, o preso tem direito a pedir para cumprir a pena em determinada penitenciária. O juiz pode aceitar o pedido, mas a palavra final é do Federal Bureau of Prisons, órgão que administra o sistema penitenciário federal. Em sua decisão, o FBP leva em conta se o grau de periculosidade do condenado combina com o nível de segurança da prisão. Blagojevich escolheu Englewood porque é uma prisão razoável. É lá que Jeffrey Skilling, o ex-presidente da Enron, ex-gigante do setor de energia, está cumprindo sua pena de 24 anos. Skilling foi condenado por sua participação no enorme escândalo contábil que acabou levando a Enron à falência, em 2001.
Leia TUDO AQUI
 
11 de outubro de 2012
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário