"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 5 de janeiro de 2013

LIVRE PENSAR É SÓ PENSAR (MILLÔR FERNANDES)

 



O Fósforo
 
Pais, cheios de preconceitos como sempre, podiam, até os dias anteriores a Marco Pólo, fazer vista grossa sobre os deslizes de suas filhas.
Chamam-se deslizes, ninguém ignora, certos senões de caráter que o são mais de corpo e que conduzem passo a passo ao que o povo sabiamente denomina de Mau Passo.
 
No escuro anterior à pólvora, era difícil o controle da natalidade, digo da fatalidade, que leva as moças aos rapazes.
 
De modo que chegamos aos 2.000.000 de habitantes. Mas lá veio o dia em que se juntou um paiol de pólvora ao tronco de uma árvore.
Daí saíram milhões de fosforinhos. Fosforinhos esses que iluminaram tudo e mostraram aos pais horrorizados o quanto sua linda filhinha já estava adiantada no ars amandi. Frase essa que o leitor arguto saberá traduzir no devido calão.
Vão Gôgo, 1949

Nenhum comentário:

Postar um comentário