"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 10 de abril de 2013

ESSES DIAS TÃO ESTRANHOS

 

“Na verdade, não teve ditadura militar no Brasil. Não tem nada de muito assustador com o que aconteceu no país”. Gisele Baginski, 22, presidente da nova Arena, em entrevista a “O Tempo” publicada em 7 de abril.


“Em uma das imagens, uma estudante, pintada de negro e algemada, segurava uma placa que dizia: ‘Caloura Chica da Silva’. Em outra, um aluno pintado de vermelho com um bigode igual ao do ditador nazista Adolf Hitler estava amarrado a uma pilastra”. (“O Tempo”, de 19 de março, sobre o trote a calouros da UFMG)

“Na foto, Donato di Mauro, 25, aparece enforcando um morador de rua com uma corrente na praça da Savassi. (…) O agressor, assumidamente skinhead, já foi denunciado diversas vezes por atitudes preconceituosas”. (“O Tempo”, de 5 de abril)

“Os neonazistas preocupam a Polícia Civil e mostram uma organização rígida no planejamento e na execução de ações violentas. A corporação gaúcha já identificou e fichou 500 integrantes desses grupos”. (“O Globo”, de 6 de abril)

“O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous, afirmou haver ‘fortíssimos indícios’ de que assassinatos de moradores de rua em Goiânia tenham sido praticados por grupos de extermínio. (…) Desde agosto, foram registradas 26 mortes”. (“Agência Estado”, 7 de abril)

“A podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam ao ódio, ao crime, à rejeição”. (Postagem no Twitter do deputado Marco Feliciano, do PSC-SP, pastor e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal)

“É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos”. (Constituição Federal, Inciso VI do Artigo 5º)

“Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. (Inciso III do mesmo Artigo 5º)

“Esta esfera (da liberdade humana) abrange, em primeiro lugar, o domínio interior da consciência; requerendo liberdade de consciência no sentido mais lato (…) e tudo isso sem obstrução por parte dos nossos semelhantes, desde que o que façamos não lhes cause dano”. (Princípio do Dano, de John Stuart Mill, em “Sobre a Liberdade”, de 1859)

“Assim como quereis que os homens façam a vós, fazei do mesmo modo a eles. (…) Não vos arvoreis em juízes, e não serei julgados; não condeneis, e não serei condenados”. (Jesus Cristo, no Evangelho segundo Lucas)

“Age somente segundo uma máxima tal que possas querer, ao mesmo tempo, que ela se torne lei universal”. (Imperativo Categórico, de Immanuel Kant, firmado em “Crítica da Razão Pura”, de 1781)

“Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical. (…) Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas”. (Darci Ribeiro, na conclusão de “O Povo Brasileiro”, de 1995)

(transcrito do jornal O Tempo)

10 de abril de 2013
Antônio Mello (Blog do Mello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário