"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 13 de abril de 2013

QUADRILHEIROS PETISTAS TENTAM MINIMIZAR INVESTIGAÇÃO SOBRE O "CAPO" LULA

Petistas minimizam abertura de inquérito para investigar Lula no mensalão. Lideranças do partido chegaram a considerar o caso uma ‘notícia velha’

Reunidos no diretório nacional do PT, as lideranças petistas tentaram minimizar, nesta sexta-feira, a abertura de um inquérito da Polícia Federal (PF) para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cúpula do partido não discutiu o assunto e, aos repórteres, as lideranças chegaram a considerar o caso uma "notícia velha".

A investigação é sobre se a campanha do presidente Lula teve utilização de caixa dois e não é uma investigação sobre o presidente Lula - disse o presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão, em entrevista na sede do partido em São Paulo.


- Essa é mais uma das muitas invencionices que se cria tentando atingir o presidente Lula, cujo único "crime" cometido foi o de melhorar a vida de milhões de brasileiros - afirmou Falcão.

O presidente petista descartou a elaboração de uma nota de solidariedade a Lula, que na próxima segunda-feira receberá o título de cidadão honorário em Belo Horizonte, ao lado da presidente Dilma Rousseff, e participará de um seminário sobre os 10 anos de governo do PT. Os petistas organizam uma festa para ele, mas negam que seja um desagravo.

- Não há nenhuma necessidade de a gente soltar uma nota de solidariedade até porque a gente não acha que ele esteja agravado ou investigado pessoalmente - disse Falcão.

O presidente do PT, no entanto, fez uma crítica velada ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, por ter dado crédito às denúncias de Valério.

- Acho curioso que o próprio procurador, que diz que o ex-deputado José Dirceu não merece crédito porque é réu, dê crédito a outra pessoa que também é ré, com a condenação maior, até o momento, do que a de Dirceu.

O tom de Falcão foi o mesmo utilizado pelas lideranças petistas durante todo o dia de ontem. O deputado Cândido Vaccarezza considerou o assunto "notícia antiga". Diretor do Instituto Lula, o ex-ministro Luiz Dulci sequer quis comentar o inquérito. E o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que disputará as eleições internas contra Falcão, falou que o tema não estava na pauta de discussões do partido na reunião.

- O ataque que ele vem sofrendo é o mesmo dos últimos oito anos - disse Romênio Pereira, do PT de Minas, que afirmou que o evento que está sendo preparado no estado para receber Lula não terá um tom de desagravo:

- Vai ser uma festa linda.
 
13 de abril de 2013
Tatiana Farah - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário