"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PF INDICIA NOVE POR DESVIO DE DINHEIRO DE PROGRAMA FEDERAL

Envolvidos em desvio de recurso público do Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, foram indiciados por seis crimes, entre eles formação de quadrilha e lavagem de dinheiro e fraude à licitação
A Polícia Federal indiciou, por crimes de peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha, sonegação de contribuições previdenciárias, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, 9 envolvidos no desvio de recursos públicos concedidos no âmbito do Programa Segundo Tempo, do governo federal, para uma Organização Não Governamental - ONG, sediada em Jaguariúna (SP).

Veja também:
Em julho de 2012, com a participação da Controladoria Geral da União - CGU -, a Polícia Federal cumpriu sete mandados de busca e apreensão visando apreender documentos relacionados ao caso.

Segundo a PF, "a ONG comandada por uma ex-vereadora de Jaguariúna e que exercia suas atividades na mesma como se fosse empregada, promoveu várias alterações do estatuto social, fazendo figurar em sua diretoria diversas pessoas, sendo que algumas delas tinham idade avançada e sequer frequentaram a entidade".

"As irregularidades foram comprovadas com a análise dos documentos apreendidos", acentua a PF, em nota.

Confirmou-se que existiam empresas, registradas em nome de terceiros e controladas pela ex-vereadora indiciada, Karina Valéria Rodrigues, para emitir notas fiscais para a ONG, entregando os produtos em quantidade e qualidade inferior à contratada, sendo que grande parte dessas notas eram contabilizadas nas empresas pela metade do valor apresentado para pagamento à ONG.

Na casa de um dos investigados, titular de uma das empresas investigadas, foram encontrados canhotos de cheques, com a letra da ex-vereadora, de duas empresas que seriam concorrentes no fornecimento para a ONG.

Constatou-se também que a indiciada utilizava esses cheques das empresas fornecedoras da ONG para o pagamento de despesas pessoais, como dentista e salário de empregada doméstica.

28 de janeiro de 2013
Fausto Macedo, de O Estado de S.Paulo

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Polícia Federal indicia nove pessoas ligadas a ONG Para Frente Brasil

A Polícia Federal (PF) de Campinas (SP) indiciou nove pessoas ligadas a ONG Para Frente Brasil, acusadas de desvio de verbas cedidas pelo programa Segundo Tempo do governo federal. Entre os indiciados estão a ex-vereadora da cidade e ex-jogadora de basquete Karina Valéria Rodrigues, gerente da entidade.

O grupo é acusado por peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha, sonegação de contribuições previdenciárias, fraude de licitação e lavagem de dinheiro.
O processo será encaminhado para parecer do Ministério Público Federal (MPF), que decidirá se fará a denúncia.

Entre 2007 e 2011 a ONG recebeu R$ 30 milhões do governo para incentivar a prática de esportes para 18 mil crianças, jovens e adolescentes atendidos pela organização. Além do desvio de recursos, a ONG beneficia um número menor de pessoas do que o declarado e há casos de funcionários fantasmas.

28 de janeiro de 2013
Claudio Humberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário