"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 8 de março de 2013

INFLAÇÃO DE DILMA É DE 6,31%. FEIRA MOSTRA QUE É PELO MENOS O DOBRO

 
Inflação oficial desacelera em fevereiro e sobe 0,60%. No ano, o IPCA acumulou uma alta de 1,47%; em 12 meses até fevereiro, a taxa acumulada foi de 6,31%

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou fevereiro em 0,60%, ante 0,86% em janeiro, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou perto do teto do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que iam de uma taxa de 0,36% a 0,63%, com mediana de 0,50%.
No ano, o IPCA acumulou uma alta de 1,47%. Em 12 meses até fevereiro, a taxa acumulada foi de 6,31%, acima do centro da meta estipulada pelo governo, de 4,5%.

A coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, concede entrevista coletiva daqui a pouco para comentar os resultados.

Energia

As contas de energia elétrica ficaram 15,17% mais baratas em fevereiro, dentro do IPCA. O item puxou a desaceleração da inflação no mês. O movimento reflete boa parte da redução de 18% no valor das tarifas em vigor desde 24 de janeiro.

Com peso de 3,18%, o item energia elétrica deu uma contribuição de -0,48 ponto porcentual no IPCA de fevereiro. Junto com a queda de 3,91% verificada no índice de janeiro, as contas de energia elétrica ficaram 18,49% mais baratas em 2013.

Em fevereiro, o item mais do que compensou os expressivos aumentos registrados no aluguel (2,26%) e no condomínio (1,33%) no mês. Como resultado, o grupo Habitação registrou deflação de 2,38% em fevereiro, com impacto de -0,35 ponto porcentual sobre o IPCA do período. Em janeiro, o grupo Habitação já tinha registrado queda de preços de 0,20%.

08 de março de 2013
Daniela Amorim, da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário