"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 8 de março de 2013

MUDANÇA

 


Raúl Castro & Bermudez
Raúl Castro & Bermudez

Diz ainda que a gerontocracia castrista ganha uma lufada (não confundir com malufada) de juventude. A jornalista especializada em Cuba, Ann Louise Bardach, conta que “ele é um mero soldado absolutamente leal aos Castros.”

Seja assim, ou não, não há registros na História de impérios que se perpetuaram. Todos ruíram. Mesmo que Miguel não promova mudanças, o regime está caindo de podre. Mais uns anos e la mucca va alla lapude (a vaca vai para o brejo).

Foi assim com a União Soviética, com a Iugoslávia de Tito, com o Laos de Pol Pot, com o Chile socialista de Allende, com o peronismo (há controvérsias, por causa dos espertos argentinos), com o Paraguai de Stroesness, com a Nicarágua de Ortega, com parte da Coréia, com Uganda de Idi Amin, com o Haiti de Papa Doc, a Líbia de Kadafi, a Guiana do Cel. Bouterse, o Egito de Mubarak.
Até a Itália de Mussolini. Será assim com a Coréia do Norte, a Venezuela, o Irã, a Síria, que está por um fio, a China, que já está mudando.
Só esperamos que o partido dos trambiqueiros não gere uma luta fratricida.

08 de março de 2013
Magu

Nenhum comentário:

Postar um comentário