"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RETROSPECTIVA: AFIANDO A MEMÓRIA...

A história se compõe dos fatos do dia-a-dia. Muitos deles são heróicos, inauditos, revolucionários; outros não gozam de tamanha dimensão, são os fatos miúdos, mas que muitas vezes são mais ou tão importantes quanto os grandiosos.
No desgoverno do lulopetismo, o que assistimos é uma inundação de fatos miúdos que montam a biografia, não apenas do Lula, mas de uma paisagem política tão ou mais assustadora, que nasceu pela prestidigitação do "nunca antes nesse país", do monarca Lula que inventou um país imaginário, onde todos os problemas estavam resolvidos ou em vias de se resolver.
Vendeu esse país para o povo, distribuindo bolsas-benesses e discursos estrondosos nos palanques hipnotizando com promessas absurdas a patuléia de crentes.
Hoje, há uma herança pesada sobre os ombros desse Brasil. Uma espécie de âncora que começa a paralizar a cantareira Brasil. Queira Deus não naufraguemos aos fortes ventos e tempestades que se anunciam na economia internacional. Quem viver verá.

">

Nenhum comentário:

Postar um comentário