"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 18 de setembro de 2011

OS PASSAPORTES ESPECIAIS DA FAMÍLIA LULA. "UMA VITORIA DO BRASIL QUE PRESTA".


Quatro dos oito passaportes diplomáticos dos filhos e netos de Lula foram devolvidos, por ordem do Ministério Público de Brasília.

Muito boa a notícia sobre a devolução de quatro dos oito passaportes especiais diplomáticos que foram concedidos irregularmente à família Lula da Silva.
Isso deixa milhões de brasileiros mais esperançosos.

Mas a devolução deveria ter acontecido sem a pressão do Ministério Público Federal de Brasília.
Melhor seria se os tais passaportes nem tivessem sido concedidos. Mas isso já seria esperar demais das autoridades, não é? Afinal, aqui no Brasil parece imperar aquela famosa frase do livro Revolução dos Bichos (Orwell):<b> "Todos são iguais perante a lei, mas alguns são mais iguais que outros".
( O livro trata de uma revolução comunista numa granja ). Essas coisa são levadas ao pé da letra em Brasília.

Os tais passaportes especiais transformam pessoas comuns em “representantes do Brasil”, de certo modo, pois devem ser concedidos a quem, de fato, podem favorecer o Pais no exterior. Mas no final do ano passado, no apagar das luzes da sala de Lula, a imprensa divulgou que o Itamaraty havia concedido os tais passaportes a oito membros da família do então presidente.

Isso incluía até três netos (crianças) de Lula. Embaixadores no Disneyworld?
Bem, após uma certa chiadeira em blogs independentes e alguns jornais (menos esquerdistas), e de uma defesa estranha feita pelo Itamaraty para justificar a concessão, o Ministério Público de Brasília abriu uma ação determinando que o Itamaraty recolhesse os tais passaportes.

A questão é que, além de serem pessoas comuns, que em nada beneficiaram o país em suas andanças pelo mundo, os filhos e netos do ex-presidente gozariam de benesses dadas aos diplomatas.

Poderiam embarcar e desembarcar, nos aeroportos, sem filas, sem revistas pelos agentes da Receita. Em suma, uma tremenda mordomia. Com papai faturando uns R$200 mil reais por palestra os Lulinhas podem esperar em salas Vip e pagar impostos de importação, quando for o caso, né?


Gostei do texto do Augusto Nunes, “Fruto das denúncias da imprensa independente e da insistência do Ministério Público Federal de Brasília, que pressiona o Itamaraty desde janeiro, a devolução dos documentos emitidos “no interesse do país” foi uma vitória do país que presta.
Ou meia vitória: quatro integrantes da antiga Primeira Família continuam circulando com o documento irregular.”

Quem devolveu: Marcos Cláudio, de 39 anos, Sandro Luís, de 32 e dois passaportes dados a menores de idade.
Quem não devolveu ainda: um neto menor de idade e os filhos Luis Cláudio, de 25, fábio Luís, de 35, e Lurian, 36.

Conforme Nunes, em seu blog, ” “Entre tantos personagens que Lula gosta de incorporar em comícios, um dos preferidos é o Pai Justo, que jamais permite a qualquer filho desfrutar de alguma vantagem que falte aos demais. É hora de aplicar em casa a lição que vive declamando nos palanques. Se os cinco irmãos viajarem juntos para o exterior, por exemplo, só dois terão de enfrentar as restrições impostas aos brasileiros comuns. Três usarão o salvo-conduto que Celso Amorim expediu a pedido do chefe para dispensar-se de filas e incômodos burocráticos.”

E fecha:
“Ou o pai telefona para o chanceler Antonio Patriota e exige a restituição dos documentos devolvidos ou ordena aos recalcitrantes que cumpram a lei e entreguem os passaportes malandros. Se lhe restar algum juízo, Lula embarcará na segunda opção. Como reiterou o caso Palocci, não são poucos os brasileiros que vão deixando de contemplar com bovina mansidão a arrogância dos fora-da-lei que se imaginam condenados à impunidade perpétua.”

laudaamassada

Nenhum comentário:

Postar um comentário