"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CABO ANSELMO, O "JUSTICEIRO"

Ontem, Cabo Anselmo se apresentou, a quem não o conhecia, numa entrevista ao programa Roda Viva.

Nem ele mesmo deve saber direito se era destro ou canhoto, depois de tanto sair da esquerda para a direita, dar meia "volta-volver", virar para o outro lado; de se tornar, um dia, inimigo de seus grandes amigos, amadas e amantes.

***
Histórico de um patriota traidor

Após o golpe, Anselmo foi expulso da Marinha; foi preso; fugiu e se exilou no Uruguai e depois em Cuba, onde teria feito treinamento de guerrilha. Voltou ao Brasil em 70; se ligou ao movimento guerrilheiro. Acabou preso outra vez.

Após a prisão, aceitou trabalhar para o Governo Militar e se infiltrou em grupos de esquerda. Há suspeitas de que antes de 1964, Anselmo já era um agente infiltrado para fornecer informações aos órgãos de repressão do governo, o que foi confirmado pelo ex-diretor do DOPS do Rio de Janeiro. Segundo o ex-diretor do DOPS, ele já possuía treinamento específico para trabalhos de infiltração antes do golpe militar. Há controvérsia sobre sua infiltração nessa ocasião.

Ao agir como agente da repressão, Anselmo forneceu grande quantidade de dados sobre os movimentos de esquerda, provocando a prisão, morte e tortura de vários de seus integrantes, inclusive de sua própria namorada, que estava grávida. Ela não resistiu às torturas e morreu.

Após sua confirmada infiltração nessa ocasião ser descoberta pelos guerrilheiros, Anselmo desapareceu (entre 1972 e 1973). Foi considerado morto até a entrevista à pela Revista Isto É (edição de 28 de março de 1984).

No início dos anos 80, Cabo Anselmo ainda passeava pelo Dops e mantinha uma agência privada de informações. Em l999, foi entrevistado pelo jornalista Percival de Souza. Em 2009, participou do programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes de Televisão. Por sua tão dúbia posição, Cabo Anselmo se tornou uma estrela.

Hoje, o Cabo Anselmo pede identidade formal que não tem desde que foi cassado e, ao governo de SP, a mesma indenização que foi doada aos que foram presos e torturados. Reivindica, também, uma aposentadoria de acordo com o posto que ocuparia hoje na Marinha. Segundo ele, a indenização da Comissão de Anistia não deve beneficiar apenas os militantes de esquerda, portanto o pedido de aposentadoria teria a intenção de exigir... justiça.

Cabo Anselmo é um "justiceiro'. Exige que as coisas sejam feitas de maneira muito corretas, até mesmo ao dizer que ajudaria o atual governo na Comissão da Verdade, mas desde que sejam apuradas as verdadeiras ocorrências dos dois lados. O único problema é o Cabo Anselmo se confundir e misturar informações de um lado com o outro.

Você confiaria no Cabo Anselmo,
mesmo que ele dissesse que te ama?

jurema cappelletti

Nenhum comentário:

Postar um comentário