"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

AHMADINEJAD: "LULA FAZ FALTA!"

Irã critica Dilma e diz que Lula ‘faz falta’
Autoridades iranianas veem claro distanciamento e já tomam medidas para coibir o comércio bilateral


O porta-voz pessoal do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad fez duras críticas à nova diplomacia brasileira em relação ao seu país. Em entrevista à Folha, Ali Akbar Javanfekr atacou diretamente a postura da presidente Dilma Rousseff de dar menos ênfase ao Irã.

“A presidente golpeou tudo o que [o ex-presidente] Lula havia feito. Destruiu anos de bom relacionamento”, afirmou. “Lula está fazendo muita falta”.

A irritação iraniana também se nota nas recentes barreiras contra exportadores de carne brasileira. A União Brasileira de Avicultura afirma que as vendas de frango para o Irã, em alta até outubro, passaram a ser vetadas sem justificativa. Importadores iranianos de carne relataram que Ahmadinejad enviou carta à alfândega ordenando que diminua compras do Brasil.

Já a multinacional brasileira JBS relata ter tido milhares de toneladas de carne bovina retidas por três semanas num porto iraniano. O caso é seguido com preocupação pelo Itamaraty, que garante não haver mudança na agenda com o Irã.

opinião e notícia
23/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário