"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 15 de janeiro de 2012

CRACOLÂNDIA OCUPADA



Essa balbúrdia que é hoje a Cracolândia está servindo de trampolim para saltos de políticos e aventuras coloridas de mauricinhos chegados num pito, numa cachimbada rápida, daquelas feitas às carreiras antes de voltarem para o aconchego das casas paternas em regiões mais nobres da paulicéia desvairada.

Dizer que esses pobres farrapos humanos têm direito de ir e vir para justificar a ocupação da Cracolândia é uma triste e canalha meia-verdade. Como as palavras de ordem dos rebeldinhos do fumacê já são coisa manjada, então que se use um desses conceitos pra lá de batidos: "O direito de cada um termina onde começa o direito dos outros".

Quando eles chegaram lá, o território já estava ocupado. Eles hoje se estarram pelas ruas e calçadas onde moram aqueles que pagam impostos e o famigerado IPTU, o achaque governamental que atende pelo chamamento de Imposto Territorial Urbano, fórmula mágica para garantir a segurança, a paz e a tranquilidade das pessoas de bem, dos homens de boa vontade.

Usuário de drogas é contraventor; uma praga que se arrasta que nem cobra pelo chão. O viciado sustenta o traficante. O lugar dos dois é na cadeia. Com direito a tratamento de saúde para quem é doente e não sem-vergonha. Seu lugar é no presídio. Longe da Cracolândia que, muito antes deles tomarem posse, já estava ocupada de fato e por quem de direito.

O ERRADO TÁ CERTO

Nunca na história desse país um presidente causou tanto mal à nação quanto Luiz Erário Lula da Silva.
Agora que desceu a rampa, volta-se contra São Paulo: enfia goela abaixo dos paulistanos o fracassado do Enem, Fernando Haddad. Luiz Erário quer fazer com a prefeitura de São Paulo o que fez com o Palácio do Planalto.

E vai conseguir, graças à oposição, mais lulática que qualquer lulista. Se para Haddad 10 menos 7 é igual a 4, para Luiz Erário governar errado tá certo.
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário