"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 15 de janeiro de 2012

DESRATIZAÇÃO DO CONGRESSO SEM EFEITO COLATERAL

Na quarta-feira uma secretária que trabalhava no plenário do Senado foi mordida por um rato. Imediatamente foram tomadas duas providências: primeira, levaram a servidora atacada pelo roedor para atendimento médico; segunda, mandaram fazer a desratização do Congresso Nacional.

No primeiro caso, uma bobagem: o que causa leptospirose não é a mordida e sim o xixi dos ratos. Assim é, meus preclaros companheiros, que o maior risco de qualquer funcionário daquela casa é usar os mesmos sanitários que os parlamentares usam para tirar água dos seus ilustres joelhos.

No segundo episódio, até que enfim, os nobres congressistas tomaram uma medida plausível: a desratização pode ser feita sem qualquer efeito colateral. Desratização não acaba com os gatos.

sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário