"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 5 de abril de 2012

O SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO, GROSSEIRAMENTE ALINHAVADO, É A CAUSA DE MUITOS DOS NOSSOS MALES

Com multipartidarismo exacerbado, voto obrigatório, voto proporcional, órgãos fiscalizadores (Tribunais de Contas da União e dos Estados, Conselho Nacional de Justiça, Advogacia-Geral da União, Procuradoria-Geral da República etc.) e o Poder Judiciário totalmente dependentes dos partidos políticos, com o Poder Executivo “refém” da base aliada etc., e principalmente existindo segundo turno, dentro do atual Sistema Político quem não pratica malfeitos e não junta dinheiro para manter os “partidos” e enfrentar as grandes despesas necessária para sua eleição?

Dentro desse Sistema, a eleição custa muito caro e quem for pego com a “boca na botija” não perde muito. Assim, a meu ver, a causa maior da impunidade do “malfeito” não é do eleitor, mas do péssimo Sistema Político vigente.

Tivéssemos um bipartidarismo, acabariam-se as bases aliadas e o tão “negociado” segundo turno, e assim o Executivo nunca ficaria “refém” de coalizões. O voto facultativo melhoraria 70% a qualidade do voto e dificultaria de 10 a 20 vezes a compra do voto. Com voto distrital puro para vereadores, deputado estadual e federal, seria muito mais barata a eleição no Distrito, e ninguém esqueceria em quem votou.

Se os órgãos de fiscalização (eleitos uns, concursados outros) fossem todos verdadeiramente independentes dos dois partidos políticos, e os três Poderes realmente independentes e harmônicos entre si, tudo melhoraria ainda mais.

O Poder corrompe e o Poder Absoluto corrompe absolutamente, por isso deve ser o mais repartido possível. Em toda sala de reuniões da administração pública deveria ter uma placa: “Quem pratica ‘malfeito’ rouba da criança pobre brasileira”.

Cada povo tem sua História, seu jeito de ser, mas adaptando-se esse Sistema, hoje grosseiramente alinhavado, melhoraríamos muito a nossa triste situação política. Pense nisso.

05 de abril de 2012
Flavio José Bortolotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário