"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 30 de junho de 2012

SOBRE A BÍBLIA

O texto abaixo já foi e enviado mais de uma vez, em inglês, pela Internet. Tem a ver com o fanatismo e com sujeitar seu bom senso às ortodoxias de fundamentalistas sejam eles cristãos, budistas, islâmicos ou judeus.
É divertido mais sério.

Sobre obter um escravo canadense

No seu programa de rádio certa Dra. Laura Schlesinger falou que para um judeu ortodoxo a homosexualidade é uma abominação segundo Levítico 18:22, e não pode ser ignorada em  nenhuma circunstância.



 
Foi respondida em carta aberta na Internet.

“Cara Dra. Laura:


Agradeço seu trabalho de educar tantas pessoas quanto à Lei de Deus. Aprendi muito em seu programa e tento compartilhar esses conhecimentos com tantas pessoas quanto possa.

Quando alguém tenta defender o estilo de vida homossexual eu lhes lembro de que segundo Levítico 18:22 não resta dúvida de que é uma abominação …
Pronto, fim de discussão.
Contudo peço seu esclarecimento quanto a outros elementos da Lei de Deus e como cumprir essas leis.

1. Levítico 25:44 diz que posso ter escravos tanto masculinos quanto femininos desde que sejam oriundos de nações vizinhas. Um de meus amigos diz que isto se aplica para mexicanos mas não para canadenses. Pode explicar? Por que não posso ter canadenses?

2. Gostaria de vender minha filha como escrava conforme sancionado em Exodus 21:7. Hoje qual seria um preço justo por ela?

3. Sei que não posso ter contato com uma mulher durante seu período impuro menstrual – Lev.15: 19-24.
O problema é como saber? Tentei perguntar mas a maioria das mulheres fica ofendida. .

4. Quando queimo um touro no altar como sacrifício sei que o cheiro é agradável às narinas do Senhor – Lev.1:9. O problema está com os vizinhos. Dizem que o cheiro lhes desagrada. Devo golpeá-los?

5. Tenho um vizinho que insiste em trabalhar no Sabá. Segundo claramente exposto em Exodus 35:2 ele deve ser executado. Tenho obrigação moral de eu mesmo matá-lo ou posso solicitar à polícia que o faça?

6. Um amigo diz que apesar de ser uma abominação comer crustáceos, Lev. 11:10, é uma abominação menor do que a homossexualidade. Não concordo. Pode esclarecer? Há graus de abominação?

7. Lev. 21:20 alega que não posso me aproximar do altar do Senhor se tiver um defeito na minha vista. Admito que uso óculos para ler. Minha visão deve ser perfeita ou pode haver alguma folga para negociação?

8. A maior parte de meus amigos vai ao barbeiro cortar os cabelos inclusive o cabelo nas têmporas apesar de isto ser expressamente proibido segundo Lev. 19:27. De que maneira devem ser mortos?

9. Sei, conforme Lev. 11:6-8 que tocar a pele de um porco morto me deixa impuro, mas posso jogar futebol americano se usar luvas?

10. Meu tio tem uma fazenda e viola Lev.19:19 plantando dois produtos diferentes no mesmo campo. A mulher dele também viola isto ao usar roupas de dois fios diferentes (mescla de algodão e poliéster). Também costuma usar palavrões e blasfemar. Temos realmente de chamar toda a cidade para apedrejá-los? Lev.24:10-16.

Não poderíamos simplesmente matá-los numa fogueira num evento restrito aos familiares como fazemos com pessoas que dormem com seus parentes por casamento (cunhados, noras, genros, cunhadas) ? (Lev. 20:14)

Sei que a senhora tem extensos estudos sobre estes assuntos e portanto entende bastante donde tenho certeza que pode nos ajudar. Obrigado novamente por lembrar-nos que a palavra de Deus é eterna e imutável.
Seu grande admirador ,
James M. Kauffman, Ed.D. Professor Emeritus,
Depto. de Curriculum, Instrução e Educação Especial
University of Virginia


P.S. Seria uma grande pena não poder ser proprietário de um canadense”.

(*) Fotomontagem: Laura Schlesinger e James Kauffman

Ralph J. Hofmann
30 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário