"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 15 de julho de 2012

CHINA ADMITE: TEMPOS DIFÍCEIS VIERAM PARA FICAR

Primeiro-ministro chinês diz que obstáculos para o crescimento da economia serão duradouros

o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao
China, do primeiro-ministro Wen Jiabao, é 'BRIC' com os maiores recursos financeiros (Getty Images)

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, alertou neste domingo que a recuperação econômica do país ainda não é estável e que os obstáculos deverão prosseguir por algum tempo, de acordo com reportagem da agência de notícias estatal Xinhua. Durante viagem pela província de Sichuan neste fim de semana, Wen pediu grandes esforços para fortalecer a vitalidade e o dinamismo do crescimento econômico.

"A taxa de crescimento da economia ainda está dentro da faixa alvo do governo estabelecida no começo deste ano e políticas de estabilização estão funcionando", observou o primeiro-ministro. Na semana passada a China informou que seu Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,6% no segundo trimestre deste ano, o menor nível em três anos e abaixo do avanço de 8,1% no primeiro trimestre.

Leia mais: Contribuição chinesa ao PIB do Brasil deve perder força
Entre os motivos elencados pelo governo estão a crise internacional da Europa e as dificuldades no setor imobiliário e em outros setores da economia. Dos 10,4% em 2010, o crescimento passou a 9,2% no ano passado e depois a 7,8% durante a primeira metade do atual ano. O índice de crescimento no segundo trimestre é o mais baixo registrado desde os 6,6% do primeiro trimestre de 2009.

Leia mais: Produção industrial chinesa sobe 9,5% em junho
15 de julho de 2012
(Com Agência Estado e France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário