"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 12 de agosto de 2012

O PAI, NA VISÃO DO GENIAL PABLO NERUDA

Felicidades a todos os pais e avôs no dia de hoje!
Parabéns a nós, que criamos nossas famílias e podemos receber o abraço de filhos e netos nesta data tão especial.

Nada se equivale ao abraço afetuoso e o carinho que nos dão, sendo este o maior presente porque é diário, e faz parte de forma tão importante às nossas vidas que, a cada afago, sgnifica mais tempo de existência, mais força para viver, mais alegria e satisfação.
Somos homens abençoados por Deus, pois temos quem nos ame, quem se importa conosco, quem gosta de nos abraçar e beijar.

Neste domingo, lembremo-nos também de agradecer pela graça de ser pai e, a outros amigos meus também avôs, duplicando esta felicidade inigualável de sermos pais duplamente, o Super Duplo, quando digo às minhas netas o que o avô delas se sente diante de tanta beleza, afeto e amor!

Um forte abraço a todos.
(Francisco Bendl)

FELIZ DIA DOS PAIS!
Hoje, Dia dos Pais, vamos mostrar uma obra do poeta Nobel chileno Pablo Neruda (1904 // 1973) , que tanto gostava do Brasil e dos brasileiros. E fechamos a homenagem com um poemeto de Paulo Peres, que comanda o festejado site Poemas e Canções.

Pablo Neruda

O PAI
Pablo Neruda

Terra de semente inculta e bravia,
terra onde não há esteiros ou caminhos,
sob o sol minha vida se alonga e estremece.

Pai, nada podem teus olhos doces,
como nada puderam as estrelas
que me abrasam os olhos e as faces.

Escureceu-me a vista o mal de amor
e na doce fonte do meu sonho
outra fonte tremida se reflecte.

Depois… Pergunta a Deus porque me deram
o que me deram e porque depois
conheci a solidão do céu e da terra.

Olha, minha juventude foi um puro
botão que ficou por rebentar e perde
a sua doçura de seiva e de sangue.

O sol que cai e cai eternamente
cansou-se de a beijar… E o outono.
Pai, nada podem teus olhos doces.

Escutarei de noite as tuas palavras:
… menino, meu menino…

E na noite imensa
com as feridas de ambos seguirei.

Tradução de Rui Lage
###
DIA DOS PAIS
Paulo Peres

Festejai, pai material,
Este dia especial.
Receba o carinho celestial
- Família, luz e amor -
Através à bênção do Pai Maior,
O Nosso Deus-Pai Espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário