"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 29 de setembro de 2012

MENSALÃO: JULGAMENTO IMPÕE CAUTELA AOS CORRUPTOS

 

Independentemente das sentenças, o julgamento do mensalão provoca mudanças positivas na justiça e na política do país.
Os poderosos estão mais cautelosos, menos seguros da impunidade na prática de corrupção. Políticos de reputação duvidosa estão tendo mais trabalho para captar recursos e obter adesões a suas campanhas eleitorais.

Na sessão de quinta-feira, o ministro Gilmar Mendes se referiu à compra de apoio político como ataque à democracia. Essa mercadização da política não ocorre somente com o uso do dinheiro sujo, mas também com a troca de favores, nomeações e toda sorte de escambo envolvendo cargos, repartições, estatais e ministérios.

A ministra Carmen Lúcia apelou aos jovens para que não se desencantem com a política, que é uma das atividades mais importantes na sociedade e crucial para a democracia.
O julgamento do mensalão é a dissecação do que há de mais podre na política e, ao mesmo tempo, uma afirmação da política no seu sentido mais grandioso, com a manifestação livre das instituições democráticas.

É lamentável que dirigentes e intelectuais do PT estejam desqualificando este processo, que chamam de “julgamento de exceção”, e apostando na desmoralização do STF, procurando jogar a opinião pública contra a justiça, exatamente no momento em que ela se renova no Brasil, estreitando o caminho da impunidade.
(Artigo enviado por Mário Assis.
Publicado no blog De Olho no Mensalão)
29 de setembro de 2012
Altamir Tojal

Nenhum comentário:

Postar um comentário