"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

FILHO DE FIDEL CASTRO DESMENTE A MORTE DO CELERADO CUBANO. "ELE ESTÁ BEM"

Após boatos sobre morte, filho de Fidel diz que o pai está bem
O filho do líder cubano Fidel Castro, Alex Castro Soto del Valle, afirmou nesta sexta-feira em declarações reproduzidas pela mídia local, que seu pai, de 86 anos, "está bem" de saúde e mantém suas atividades cotidianas.

As declarações de Soto del Valle aparecem após a divulgação de versões de meios críticos a Fidel que, do exílio, reportaram uma deterioração do estado de saúde do homem que governou Cuba entre 1959 e 2006, quando cedeu o comando do país ao seu irmão, Raúl, devido a um grave problema de saúde.

O comandante "apresenta bom estado de saúde, cumpre suas atividades diárias, faz exercícios, lê e se mantém bem", disse Soto del Valle, em Guantánamo, extremo leste de Cuba, ao apresentar a exposição 'A face da História', com 17 fotos que tirou de seu pai de 2010 até hoje, noticiou a AIN (Agência de Informação Nacional).

As declarações de um dos cinco filhos de Fidel com Dalia Soto del Valle foram reproduzidas por vários meios de comunicação locais, entre eles os sites governistas Cubadebate e Cubasí, e o blog pró-governamental Yohandry.com.

"Há algumas fotos do encontro com os intelectuais celebrado em Havana, mas nenhuma é posada ou intencional, todas foram feitas durante o seu dia-a-dia", explicou o engenheiro eletroquímico e fotógrafo.

"Tenho que dar uma má notícia aos terroristas do sul da Flórida: Fidel Castro está vivo", disse o blogueiro Yohandri.

Desde que se afastou do poder, Fidel tem se dedicado a escrever cerca de 400 artigos de imprensa --sob o título de "Reflexões"--, a publicar vários livros biográficos e sobre sua luta em Sierra Maestra, assim como a receber diferentes personalidades em sua residência.

No entanto, desde 19 de junho não publica novos artigos e as últimas imagens públicas difundidas são as de seus encontros com o papa Bento 16 em Havana, em 28 de março, e com a líder estudantil chilena Camila Vallejo, em 5 de abril. Fidel ainda não se pronunciou sobre a reeleição do presidente venezuelano Hugo Chávez no domingo passado.

12 de outubro de 2012
DA FRANCE PRESSE, EM HAVANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário