"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

JOAQUIM BARBOSA, MESSIANISMO E LULA

joaquimbarbosa Joaquim Barbosa, Messianismo e Lula
 
Não acho razoável que um Ministro do STF seja alçado à condição de herói, sobretudo pelo fato de apenas cumprir com suas funções. No Brasil, porém, isso acontece com Joaquim Barbosa. Alguns dizem que é pelo fato de não termos heróis ou mesmo porque os corruptos raramente são condenados.
Pode ser.
 
Mas não se deve culpar nem Barbosa e tanto menos os veículos que agora o colocam como um salvador da pátria. Isso está na raiz do comportamento de nosso povo. Sim, a “culpa” é do povo, no sentido de que adotou os salvadores da pátria e pais-de-pobres que se nos apareceram ao longo da história (não todos, é verdade, mas boa parte).
 
O último a valer-se desse procedimento populista foi ninguém menos que Lula. Os que hoje condenam o endeusamento de Joaquim Barbosa são EXATAMENTE OS MESMOS que aplaudiam – e ainda aplaudem – a postura messiânica do ex-presidente, alimentada principalmente pelo marketing do próprio partido.
 
Quando se acusava Lula de populismo, os que hoje condenam os aplausos a Joaquim Barbosa diziam, na época, que era normal, natural, resultado de bom trabalho. Ora, e quais os motivos dessa transformação do ministro do STF em um super-herói? Exatamente o cumprimento de seu dever. Então que também considerem isso normal e natural. E sem dar chiliques pelo fato de ele ter virado herói por condenar a cúpula do PT.
 
Desse modo, sem cair em teorias mirabolantes ou autores obscuros, a atual unção de Joaquim Barbosa pode e deve ser debitada na conta de quem alimentou durante anos o “mito Lula”. E quis o destino, com sua famosa ironia, que justamente o antigo herói fosse o principal atingido pelo novo salvador da pátria.
 
O mesmo povo que enaltecia o presidente salvador da pátria é esse que transforma o ministro do STF em herói. É pra lá de imbecil acreditar que há legitimidade num caso e manipulação no outro. Esses petistas precisam parar de gostar do povo só quando o povo concorda com eles.
Quanto ao mais, o choro continua livre, ao contrário de Zé Dirceu, João Paulo Cunha, Genoíno, Delúbio…
 
12 de outubro de 2012
Gravataí Merengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário