"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

CUSTO BRASIL

 

Nos jornais de 24/12/12 saiu uma matéria informando que em plana seca e sufoco do povo, os políticos dos municípios nordestinos aprovaram reajustes de até 272% nos subsídios de prefeito e de vereador, e tudo conforme as regras do jogo.
Segundo dados do governo federal, da conta "quanto paga ao governo federal" - "quanto recebe do governo federal", apenas 8 estados repassam impostos com sinal positivo, são eles:

SP (com 57%); RJ (27%); RS (4%); PR (4%); MG (4%); SC (3%); ES (1%) e AM (1%).

Maranhão do Sarney é o estado que mais recebe, quase R$ 8 bi. Seu principal, político que está no poder há mais de 50 anos, fez um bom trabalho!
Ou:dos 26 Estados da Federação:

18 – Dão Prejuízo (Recebem pra Viver)
08 – Dão Lucro (Pagam pra Viver)


Dos 8 que pagam só São Paulo paga mais que os outros 7 juntos - contribui com 57%.

Resumindo: não existe só bolsa família/esmola, existe também uma enorme carga de bolsa-burocracia e de bolsa-políticos-incompetentes ou corruptos, na atual situação fica difícil definir.


 
Como tudo está estabelecido na carta magna e não tem limite para acabar - somos obrigados a ser eternos solidários -, os improdutivos não precisam se preocupar em se tornar produtivos. Para quê?
Têm incautos suando para pagar as contas. Podemos aproveitar a situação e perguntar: para aonde vão tantos impostos (12ª maior carga tributária do planeta)?
Pela proporção (18 a 8) percebemos que o Brasil foi montado exatamente de forma contrária ao lema de sua bandeira. Seu lema deveria ser “cruzar os braços que a grana chegará. Produzir? Isso é coisa de neoliberal”; e lembrando que os incautos que pagam a pesada conta poderiam viver muito melhor se aproveitassem os frutos de seus trabalhos.
Isso é democracia ou baderna estabelecida?
 
Obs. Alguns exemplos: Sítio de Quinto (BA); Alagoa Grande (PB), Aroeiras do Itaim (PI), Souza (PB), Pombal (PB), Venha Ver (RN), Arneiroz (CE), Carira (SE) e Malhada (BA).
31 de dezembro de 2012
Artur Larangeira Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário