"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

DR. MARQUINA, O HOMEM QUE SABE TUDO SOBRE O CÂNCER DE CHÁVEZ

DR. MARQUINA, O MÉDICO QUE EXPLICA TUDO SOBRE O CÂNCER DE CHÁVEZ, CONCEDE ENTREVISTA À TV DOS ESTADOS UNIDOS. VEJAM O VÍDEO.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Lk9eOOd4jI8


O médico venezuelano José Rafael Marquina foi entrevistado pelo conhecido programa do canal de TV nort-americano MegaTV, em espanhol, no Program Baily, conduzido pelo jornalista Jaime Baily. O programa de Bayly que possui auditório é bastante popular no meio hispânico. O jornalista tem um estilo próprio e que se aproxima, de alguma forma, ao programa do Jô. Bayly é peruano e atua nos Estados Unidos.
No vídeo acima a reprodução da entrevista do Dr. Marquina, um dos poucos médicos que tem acompanhado e analisado o câncer que acomete o caudilho Hugo Chávez. Marquina vive e trabalha em Naples, Florida, Estados Unidos e diariamente usa o Twitter dando as informações sobre a evolução da moléstia que castiga o caudilho bolivariano, conforme tenho postado seguidamente aqui no blog.
É que os governos de Cuba e Venezuela atuam conjuntamente no sentido de impedir que vazem informações sobre o real estado de saúde de Chávez. Só para ter uma idéia da importância do Dr. Marquina como fonte de informação é que há um mês, quando Chávez foi internado no hospital Cimeq de Havana, onde permanece até agora, esse médico possuia pouco mais de 150 mil seguidores no Twitter e atualmente esse número ultrapassa 377 mil.
Por isso o Dr. Marquina já concedeu dezenas de entrevistas aos maiores veículos de comunicação internacional, como a CNN, em várias oportunidades e, agora, à MegaTV em programa ao vivo nesta segunda-feira. Sem contar inúmeros jornais globais como ABC da Espanha e inúmeros veículos de comunicação da Europa, Estados Unidos e da América Latina.

Como se pode conferir neste vídeo, o médico José Marquina, que também atua como professor, além de seu trabalho clínico, consegue transmitir para o público leigo diversos conceitos da medicina e, em especial, no que concerne aos tratamentos do câncer.
Além disso Marquina é um democrata convicto e participa ativamente pelas redes sociais, especialmente o Twitter, debatendo a situação política de seu país.
Anti-chavista, Marquina já disse através do Twitter que sonha um dia poder voltar à Venezuela quando este país estiver livre do comunismo bolivariano. Vale a pena ver esta sua entrevista muito bem conduzida pelo jornalista Jaime Bayly. Muito diferente de programas de televisão análogos no Brasil. Bayly não faz rodeios para revelar em que lado está dentro do espectro político-ideológico.

16 de janeiro de 2013
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário