"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 1 de março de 2013

PIB DE 2012 CONFIRMA QUEDA DO BRASIL NO RANKING DAS MAIORES ECONOMIAS

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtOkn5gfGljMD4ys54xlovP4LrRbtUNPoN12xyaqb6QV-LO95n1sK18a7tf0yG8_0Pb8CcZPYLpEqomiqpov3baC7D8Qn3PjYe1vEdJ_HTiJAEUDDtSrRcUwPON7pum6Ni_Oz7B5vi60Q/s1600/Dilma+Rousseff.jpg
 
O Brasil confirmou a perda da sexta posição no ranking das dez maiores economias do mundo, caindo para sétimo lugar, com a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do último trimestre de 2012 - no acumulado do ano, a economia cresceu apenas 0,9%.

A queda já havia sido alertada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em abril do ano passado, devido ao baixo crescimento econômico e do enfraquecimento do real ante o dolar.

Em agosto do ano passado, após a divulgação do PIB do segundo trimestre, o site de VEJA apurou junto à consultoria Economist Intelligence Unit (EIU) que, levando em conta as estimativas para o ano, já era possível considerar a perda do sexto lugar como um fato irreversível.

No começo de 2012, o país conquistou o sexto lugar logo após a divulgação dos resultados do PIB do ano anterior, que avançou 2,7%, e fez com que ficasse logo acima da Grã-Bretanha.

Ao longo do ano, porém, o mercado brasileiro foi atingido pelos efeitos da falta de investimentos e o baixo desempenho da indústria, resultando no decepcionante avanço de 0,9% no resultado anual.

camuflados
01 de março de 2013
 
Continua
PIB: Brasil perde posto de 6ª maior economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário